sábado, abril 27, 2024

Primeira série cancelada pela Netflix em 2023 foi acusada de PLÁGIO por autora brasileira

A Netflix anunciou seu primeiro cancelamento de 2023 já no segundo dia do ano, e pegou muita gente de surpresa.

O streaming anunciou o cancelamento da elogiada ‘1899, a nova série dos criadores de ‘Dark‘, Jantje FriseBaran bo Odar.

A produção foi considerada um sucesso de público e também de crítica, conquistando 76% de aprovação no Rotten Tomatoes.

O motivo do cancelamento não foi revelado, mas a série foi acusada de plágio e a notícia causou muita dor de cabeça. A ilustradora e quadrinista brasileira Mary Cagnin expôs em suas redes sociais no ano passado que diversos elementos da série foram plagiados de sua HQ ‘Black Silence‘, publicada em 2016.

E realmente: a série de suspense trouxe várias similaridades com o material da autora brasileira e parecia ter sido adaptada até mesmo no visual, com imagens comparativas.

Ao tomar conhecimento da polêmica, Jantje Frise – uma dos criadoras da série – se defendeu através de uma publicação no Instagram e atacou Cagnin, dizendo que sua declaração é uma jogada para tentar vender mais quadrinhos:

“Oh. Internet! Não posto nada há anos porque, sinceramente, acho que as redes sociais se tornaram tóxicas. As últimas 24 horas provaram isso de novo. Para contextualizar: uma artista brasileira alegou que roubamos ideias de sua graphic novel. Para deixar claro: nós não fizemos isso! Até ontem nem sabíamos da existência dessa graphic novel. Ao longo de dois anos, colocamos dor, suor e exaustão na criação de ‘1899’. Esta é uma ideia original e não é baseada em nenhum material. No entanto, estamos sendo bombardeados com mensagens – algumas delas rudes e ofensivas. Alguém dá um alarme falso e todos caem em cima, sem ao menos checar se as afirmações fazem algum sentido. Claro que isso deve ser um esquema para vender mais de suas histórias em quadrinhos: bela jogada.” 

Hoje, o cocriadorBaran bo Odar confirmou o cancelamento da série sem dar explicações para o motivo: “É com o coração pesado que anunciamos que ‘1899’ não foi renovada. Nós teríamos amado finalizar essa incrível jornada com uma segunda e terceira temporada, como fizemos com ‘Dark’. Mas, infelizmente, nem sempre as coisas saem como planejado. A vida é assim. Sabemos que essa notícia irá decepcionar milhões de fãs, mas agradecemos a eles do fundo do nosso coração por fazerem parte dessa incrível aventura. Nós amamos vocês. Nunca se esqueçam.”

Não deixe de assistir:

Você acha que a série plagiou a artista brasileira?

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS