O drama ‘Quanto Vale?’ (‘Worth’), centrado nas consequências e no processo de recuperação que sucedeu o atentado terrorista às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001, já está disponível na Netflix.

E a produção até que surpreendeu os críticos, conquistando 76% de aprovação no Rotten Tomatoes. Segundo o consenso geral, o longa “não é tão contundente quanto se poderia esperar, mas continua sendo uma dramatização complexa e poderosa de eventos da vida real”.

Elogiado por suas performances, o drama biográfico ainda recebeu algumas críticas por seu roteiro, que poderia ter se aprofundado em algumas questões mais densas e burocráticas que envolveram as vítimas do 11 de Setembro. Já entre o público, o filme se saiu melhor, conquistando 86% de aprovação.

Confira as principais avaliações:



“Inicialmente legalista e procedimental, mas depois torna-se um pouco mais leve e apresenta atuações realmente boas”. – Claudia Puig, FilmWeek (KPCC – NPR Los Angeles)

“Se o filme existe para nos mostrar o quão grande era o fundo, ele estragou tudo, porque ficamos com perguntas preocupantes e sem resposta. Se o filme existe para levantar essas questões, ele o resolve recorrendo a um drama melodramático. E não consegue fazer as duas coisas com eficácia”. – William Bibbiani, TheWrap

Aproveite para assistir:

“Certas hierarquias e estruturas acabam sendo preservadas aqui, apesar do filme ter feito questão de questioná-las”. – Matt Zoller Seitz, RogerEbert.com

“Quanto Vale? fica aquém de ter força suficiente no roteiro para justificar uma recomendação”. – Richard Roeper, Chicago Sun-Times



“Por melhor que seja o elenco de apoio, Keaton mantém o filme unido. Como muitos de seus melhores papéis, é uma performance sutilmente inteligente, resistente às inclinações do filme para o sentimentalismo”. – Jake Coyle, Associated Press

“O roteiro de Max Borenstein evita continuamente a sutileza para o melodrama estático. Você ouve as mesmas falas repetidas ad nauseam, apenas ligeiramente ajustadas e mais altas e mais raivosas a cada vez”. – Johnny Oleksinski, New York Post

Na trama, Michael Keaton estrela como Feinberg, um advogado e mediador que é apontado pelo Congresso dos Estados Unidos para liderar o Fundo de Compensação à Vítimas, instituído após os trágicos eventos. Feinberg e seu time enfrentam a tarefa impossível de determinar quanto vale uma vida para as famílias que perderam entes queridos no atentado, à medida que a nação se reergue do chocante acontecimento.

A direção fica a encargo de Sara Colangelo, com roteiro assinado por Max Borenstein. A trama foi baseada no livro de não-ficção What Is Life Worth?’, de Kenneth R. Feinberg.

Amy Ryan dá vida a Camille Biros, chefe de operações da firma, enquanto Stanley Tucci é um organizador comunitário que perdeu a esposa nos ataques.

O elenco também conta com Tate DonovanShunori RamanathanTalia BalsamLaura BenantiMarc MaronAto Blankson-WoodChris TardioCarolyn Mignini e Victor Slezak.



Comentários

Não deixe de assistir: