sábado, abril 27, 2024

Só Fracasso! Conheça os PIORES Filmes dos anos 90 – que Completam 30 Anos em 2023

O que define uma obra como boa ou ruim? É quase impossível definir pois a arte é subjetiva e não uma ciência exata. Os críticos podem apontar com mais propriedade os detalhes que levam a crer que uma obra é superior a outra, mas quando falamos do grande público e do fator entretenimento (levando em conta o cinema como diversão) é quase certo não existir concordância do porquê certo filme funcionou para alguns e não para outros. Vários fatores entram em conta, em especial as experiências de vida de cada espectador.

Esta definição do que é bom ou não realmente não é uma ciência exata quando falamos de filmes ou obras de arte em geral. Mas o que existe é o consenso – uma forma democrática de sabermos o que é bem aceito ou não. Esse consenso pode ser da crítica e inclusive do público, para sabermos o que a maioria está pensando sobre determinado filme. Não significa absolutamente que você não irá gostar de um filme mal falado ou irá adorar um bem falado. Mas serve apenas para termos uma ideia geral.

Pensando nisso, trazemos essa nova matéria nostálgica, que se propõe a voltar no tempo, 30 anos no passado, para saber o que o público da época não gostava de maneira alguma dentre os lançamentos da época. Novamente, você até pode gostar ou ter apreço especial por alguns dos filmes da lista – aqui trazemos apenas o reflexo destes longas hoje na opinião geral do grande público, que deram nota abaixo de 5.0 no IMDB – um dos maiores sites de cinema da rede. Confira abaixo esses filmes, digamos, pouco apreciados.

22) Beethoven 2

É até chato falar mal de filmes infantis (ou voltados para toda a família), mas mesmo dentro deste gênero, existem os filmes bons e os ruins. O primeiro ‘Beethoven: O Magnífico’ (1992), filme sobre um cachorro da raça São Bernardo muito trapalhão, foi um sucesso para a Universal Pictures. Mas quando o estúdio resolveu repetir a dose, o público não curtiu muito a ideia. O filme marca nota 4.9.

21) Um Pai Fujão

O saudoso Patrick Swayze começou os anos 90 estrelando sucessos como ‘Ghost: Do Outro Lado da Vida’ (para a Paramount) e ‘Caçadores de Emoção’ (para a Fox). Mas sua parceria com a Disney (através da Hollywood Pictures) nesta comédia, na qual interpretou um criminoso descobrindo o dom da paternidade ao se reconectar com os filhos que abandonou no passado, não convenceu muito. Com Halle Berry no elenco, o filme também consta com nota 4.9.

20) As Tartarugas Ninja 3

Por falar em filmes voltados para as crianças e adolescentes, aqui uma franquia nos cinemas baseada numa série em desenho animado que foi febre total no fim dos anos 80 e início dos anos 90. De fato, quando o primeiro ‘As Tartarugas Ninja’ estreou nas telonas em 1990 com atores reais, o filme foi acusado de ser muito sombrio e violento pelos pais, pegando carona no sucesso de ‘Batman’ (1989). Com o passar das continuações, foram se tornando cada vez mais “aguados” até chegar nesse terceiro – que soma nota 4.8.

Não deixe de assistir:

19) O Duende

Recentemente falei sobre esse pretenso filme de terror, que virou cult nos anos 90 (confira a matéria no link abaixo). Um dos motivos de sua popularidade é se tratar do primeiro filme da carreira de uma certa Jennifer Aniston, hoje uma das grandes estrelas de Hollywood, antes de conseguir seu papel divisor de águas como Rachel na sitcom ‘Friends’. Aqui, como diz o título, Aniston e amigos descobrem um duende maligno, que tenta mata-los. O filme consta com nota 4.8.

Leia também: ‘O Duende’ | Único Terror da Carreira de Jennifer Aniston Completa 30 Anos de estreia em 2023

18) Um Morto Muito Louco 2

Mais uma continuação chegava aos cinemas há 30 anos. Sim, o ano de 1993 foi um dos que mais produziu sequências de filmes. Essa aqui trata-se da continuação de uma comédia cult de 1989 – cuja trama é tão nonsense que muitos embarcaram na ideia. Basicamente conta sobre um morto que todos acham que está vivo. Nesse segundo filme, que conta com nota 4.8, o cadáver “volta à vida” com música através de magia vudu.

17) Encaixotando Helena

Com nota 4.7, chega à lista um dos filmes mais controversos dos anos 90, e talvez da história do cinema. Muitos podem classifica-lo como de extremo mau gosto, e não estariam de todo errados. Escrito e dirigido por Jennifer Lynch, a filha de David Lynch, o filme conta sobre um brilhante cirurgião, obcecado por uma ex-namorada. Após um acidente, ele a opera e a deixa sob seus cuidados em sua mansão. Aos poucos o sujeito doente amputa suas duas pernas e seus dois braços, a fazendo refém. A atriz original seria Kim Basinger, que desistiu do projeto e foi processada pelo valor de US$6.4 milhões.

16) Meus Amigos Dinossauros

Há 30 anos no passado, o mundo do entretenimento vivia uma verdadeira “dino-mania”. Os dinossauros estavam com tudo na cultura pop, fosse na TV com o sucesso da série ‘Família Dinossauros’ (1991-1994) ou nos cinemas com o blockbuster ‘Jurassic Park’ (1993). No mesmo ano, a Universal, em parceria com a Amblin de Spielberg, ainda lançaria a animação ‘Os Dinossauros Voltaram’. E como se não bastasse, teríamos ainda este filme aqui, com o menino Austin O’Brien, de ‘O Último Grande Herói’ (1993). O filme consta com nota 4.6.

15) Olha Quem Está Falando Agora!

Em Hollywood, algumas continuações realmente espremeram até a última gota do suco de certas propriedades. Foi o caso com esta franquia família estrelada por John Travolta e a saudosa Kirstie Alley. O primeiro ‘Olha Quem Está Falando’ (1989) foi um sucesso e apresentou Bruce Willis como a voz do bebê do casal. A continuação repetiu a dose apresentando uma irmãzinha para Mikey. O terceiro filme, que possui nota 4.4, trazia agora cachorros falantes (ou pensantes). Isso mesmo!

14) Até as Vaqueiras Ficam Tristes

Por falar em John Travolta, quem chega agora à lista é Uma Thurman – ela e Travolta estrelariam no ano seguinte o sucesso ‘Pulp Fiction’, que daria novo sangue à suas carreiras e colocaria o nome do diretor Quentin Tarantino no topo da cadeia alimentar de Hollywood. Antes disso, no entanto, a atriz precisaria encarar este longa, que conta com um dos títulos mais bizarros de todos os tempos, e é escrito e dirigido pelo cultuado Gus Van Sant. Com nota 4.3, o filme traz Thurman como uma vaqueira lésbica com grandes dedões, o que facilita na hora de pedir carona.

13) Enigma Mortal

Agora temos uma Drew Barrymore bem novinha, antes de explodir em filmes mais interessantes em sua carreira. No ano anterior, Barrymore já havia estrelado o provocativo ‘Relação Indecente’ (1992). Aqui ela seguia num filme de teor parecido no papel de Holly, uma jovem dividindo o apartamento com Patrick (George Newbern). O que o sujeito não sabe é que a mulher possui uma dupla personalidade, no estilo ‘Psicose’ ou ‘Fragmentado’, e que esta “nova pessoa” possui fortes tendências homicidas. O filme também ganhou nota 4.3.

12) Super Mario Bros.

Recentemente escrevi sobre esse “clássico” cult de 30 anos atrás, que nunca deixou o imaginário de quem viveu aquela época, por motivo de pura e grande decepção. O mais recente filme de ‘Super Mario Bros’, criado na forma de uma animação pela Universal Pictures, já se tornou o maior sucesso financeiro de 2023 – e por isso muitos curiosos foram procurar sobre a tão falada primeira versão com atores reais do filme, que traz produção da Disney (Hollywood Pictures). E bem, com nota 4.1, o que podemos dizer é: assista por sua conta e risco!

Leia também: ‘Super MARIO Bros.’ (1993) | Relembre a Primeira adaptação em live-action que completa 30 anos…

11) Robocop 3

Outra franquia que chegava ao fim há 30 anos graças a um terceiro filme que colocava tudo a perder, descaracterizando totalmente o personagem principal e seu universo em prol de uma censura mais baixa e voltada ao público mais infantil. O primeiro ‘Robocop’ (1987), de Paul Verhoeven, ainda é um clássico inesquecível devido à sua crítica social ácida e extrema violência. As continuações foram deixando isso de lado, até chegarmos a esta conclusão que não conseguiu agradar ninguém. O filme também soma nota 4.1.

10) Jason vai para o Inferno

Não foram apenas ‘As Tartarugas Ninja’ e ‘Robocop’ que colocavam um ponto final a suas franquias há 30 anos (embora tenham tentado novamente nos últimos anos). A franquia de terror ‘Sexta-Feira 13’, um dos maiores sucessos do gênero nos anos 80, saía das mãos da Paramount (após 8 filmes) e um novo exemplar era lançado pela New Line. A ideia de “gênio” era mudar um pouco a fórmula do slasher, colocando Jason como uma criatura que passa de corpo em corpo. Outro que possui nota 4.1.

9) Um Tira e ½

É curioso lembrar que nos anos 80 e 90, usávamos a gíria “tira” para nos referirmos a policiais. E aqui, isso ainda ecoava no título. Considerado uma das piores comédias de todos os tempos, tínhamos o veterano Burt Reynolds pagando todos os seus pecados aqui num projeto da Universal Pictures – que pegava clara carona no sucesso de ‘Um Tira no Jardim de Infância’ (1990), do mesmo estúdio. Reynolds vive um policial que precisa aceitar um menino como parceiro a fim de desvendar um assassinato. Agora, me diga em que planeta a polícia iria aceitar uma criança trabalhando em um caso com seu próprio distintivo? É nota 4.1 nele.

8) A Invasão Começa

Mark Hamill foi um dos atores mais populares dos anos 80, graças ao sucesso da trilogia original de ‘Star Wars’. O ator, é claro, viveu o protagonista Luke Skywalker em ‘Guerra nas Estrelas’ (1977), ‘O Império Contra-Ataca’ (1980) e ‘O Retorno de Jedi’ (1983). E muitos anos mais tarde retornaria ao papel que o consagrou na mais recente trilogia da franquia. Nesse meio tempo gigantesco, precisou amargar algumas produções, digamos, menos conhecidas. Essa aqui, uma ficção científica sobre uma invasão alienígena e viagem no tempo, tem nota 4.1 e é um dos piores filmes de 30 anos atrás.

7) Engano Mortal

O astro Nicolas Cage voltou com tudo recentemente graças aos sucessos de ‘O Peso do Talento’ e ‘Renfield – Dando o Sangue pelo Chefe’. Mas filmes estranhos não são novidades para o ator, e um dos mais bizarros é este ‘Engano Mortal’, que traz Cage caracterizado de forma peculiar com uma peruca, óculos escuros e bigodinho. O filme fala sobre assaltos e trapaças, com um bando de personagens dúbios. O elenco tem Michael Biehn como protagonista, e Charlie Sheen. A nota é 4.0.

6) O Filho da Pantera Cor-de-Rosa

Há 30 anos, a franquia cômica ‘A Pantera Cor-de-Rosa’ chegava ao fundo do poço oficial com essa tentativa de reboot. O eterno Peter Sellers foi a cara da franquia nos anos 60 e 70 como o atrapalhado Inspetor Jacques Clouseau. Falecido em 1980, Sellers havia protagonizado em 5 filmes da série, mas os realizadores tinham em mente continuar tais filmes. Primeiro, foi tentado mascarar sua ausência, usando imagens de arquivo (isso mesmo!) em ‘A Trilha da Pantera Cor-de-Rosa’ (1982); depois introduzir outro inspetor atrapalhado em ‘A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa’ (1983). Por fim, era apresentado o filho de Clouseau, papel do italiano Roberto Benigni. O filme não agradou e soma nota 3.9.

5) O Senhor Babá

Ao contrário de outros grandalhões da luta livre, o icônico Hulk Hogan nunca encontrou seu lugar ao sol em Hollywood, quando falamos das produções cinematográficas que resolveu estrelar. Hoje, a cena é extremamente favorável para esses profissionais, e ex-lutadores como Dwayne ‘The Rock’ Johnson, Dave Bautista e John Cena se tornam astros do cinema. Já Hogan, precisou amargar grandes fracassos, sem que ninguém consiga associa-lo a um filme de sucesso – tirando sua ponta em ‘Rocky III’ (1982). Aqui, como diz o título, ele vive um ex-lutador contratado como guarda-costas/ babá de duas crianças ricas e encapetadas – seguindo a linha de ‘Esqueceram de Mim’. O filme marca 3.8 de nota.

4) A Flor Mortal

Algumas personalidades icônicas marcaram época, mas nunca conseguiram emplacar uma produção cinematográfica de sucesso. Acima vimos o caso com Hulk Hogan. E aqui seguimos com a coelhinha da Playboy, Pamela Anderson. A atriz ficou marcada pela série dos anos 80/90 S.O.S. Malibu, mas no cinema nunca obteve tanto destaque. Aqui ela tentava de novo, sem sucesso, neste que é mais um “clone” do sucesso ‘Instinto Selvagem’ (1992). A nota é 3.7.

3) Carnossauro

Ainda falando na “dino-mania” que tomava conta do mundo no início da década de 90, ‘Carnossauro’ entrou para a história dos filmes ruins, se tornando a cópia mais deslavada e cara-de-pau de ‘Jurassic Park’. A diferença é que este longa, produzido por Roger Corman, não esconde suas origens de cinema B, apostando tudo no terror, mas acertando no humor involuntário – daquele tipo que de tão ruim se tornam divertidos. A nota é 3.6.

2) Garotas do Outro Mundo

Por falar em produções desavergonhadas, esse típico exemplar do cinema B passaria totalmente em branco, se não fosse os nomes por trás do projeto. Aqui temos Stallone, Travolta, Swayze e Estevez. Mas calma, essa sendo uma obra totalmente cara-de-pau, não se tratam de Sylvester, John, Patrick ou Emilio. Aqui, na verdade, a “sacada” de “gênio” dos produtores foi escalar Jackie Stallone (a “mama” Stallone, mãe de Sylvester), Joey Travolta (o irmão de John), Don Swayze (irmão de Patrick) e Joe Estevez (tio de Emilio). Sim, quem tem limite é município. Além deles, Burt Ward (o Robin do seriado do ‘Batman’ dos anos 60) e Linnea Quigley, estrela de filmes de terror dos anos 80. A trama, não que importe muito, fala sobre três alienígenas chegando à Terra e assumindo as formas de três beldades garotas de praia. Toma essa. A nota é 3.6.

1) Inferno Selvagem

Chegando em primeira posição dentre os PIORES filmes de 30 anos atrás, temos uma produção estrelada por ninguém menos do que a vencedora do Oscar, Sandra Bullock. Todos têm seus dias ruins, e todo ator tem pelo menos um filme que desafia o bom senso em sua filmografia. Aqui, precisamos levar em conta que foi numa época antes da explosão da atriz em ‘Velocidade Máxima’ (1994). Mesmo assim, Bullock já participava de produções mais expressivas como ‘O Demolidor’ e ‘O Silêncio do Lago’ – ambos lançados no mesmo ano. A nota é 3.5, e o filme mostra uma ativista defendendo a floresta Amazônica e os nativos de exploradores. A intenção é boa, já a execução… Para os babões de plantão, esse é o filme em que Bullock possui algumas cenas, digamos, mais eróticas – o única de sua carreira.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS