O cineasta James Gunn, responsável pelo recém-lançado ‘Superman’, respondeu às crescentes alegações de que o filme estaria refletindo o conflito entre Israel e Palestina.
No longa, o vilão Lex Luthor, interpretado por Nicholas Hoult, orquestra uma guerra entre duas nações fictícias: Superman se envolve no conflito global ao impedir que Bovaria, a nação agressora, ataque seu vizinho, Jarhanpur.
A narrativa e as alegações de que Superman possui um viés político alimentaram debates sobre uma possível analogia entre os eventos do longa e o conflito real entre Israel e Palestina.
No entanto, segundo a Variety, Gunn já havia abordado a questão antes mesmo da estreia de ‘Superman’.
“Quando escrevi isso, o conflito no Oriente Médio não estava acontecendo. Então tentei fazer algumas coisas para afastar [o roteiro] disso, mas não tem nada a ver com o Oriente Médio. É a invasão de um país muito mais poderoso, governado por um déspota, contra um país problemático em termos de história política, mas sem qualquer defesa contra o outro. É realmente ficcional”, afirmou na época.
Além disso, a reportagem destaca que “ativistas e influenciadores pró-Palestina vêm celebrando o filme nas redes sociais, interpretando-o como uma crítica direta a Israel em resposta à sua ofensiva militar em Gaza”.
‘Superman’ esta em cartaz nos cinemas nacionais.
Crítica | James Gunn dá o pontapé inicial do DCU com o ESPETACULAR ‘Superman’
Crítica 2 | ‘Superman’ mostra que a verdadeira rebeldia é ser bom em um mundo cercado pelo mal
James Gunn assume o filme de super-herói original no recém-imaginado universo da DC com uma mistura singular de ação épica, humor e coração, apresentando um SUPERMAN movido pela compaixão e uma crença inerente na bondade da humanidade.
David Corenswet estrela como Clark Kent/Superman.
O elenco também conta com Rachel Brosnahan (Lois Lane), Nicholas Hoult (Lex Luthor), Edi Gathegi (Michael Holt/Senhor Incrível), Anthony Carrigan (Rex Mason/Metamorfo), Nathan Fillion (Guy Gardner/Lanterna Verde), Isabela Merced (Kendra Saunders/Mulher-Gavião), Skyler Gisondo (Jimmy Olsen), Sara Sampaio (Eve Teschmacher), Wendell Pierce (Perry White), Milly Alcock (Kara Zor-El / Supergirl) e outros.

