sexta-feira, março 29, 2024

‘The Batman’ estreia nos cinemas! Confira 10 Curiosidades do filme…

O vingança chegou! ‘The Batman’ estreia hoje aos cinemas, para a alegria dos fãs da DC que, desde 2020, quando o primeiro trailer foi divulgado no evento virtual DC Fandome, andam eufóricos para ver o Homem-Morcego em ação novamente. Com pré-estreias durante o carnaval em muitos cinemas brasileiros, o filme chega com a promessa de levar centenas de milhares de pessoas às salas, por isso, trazemos aqui 10 curiosidades essenciais sobre o filme para você conhecer antes de ir ao cinema:

10 – Gravações durante a pandemia

Assim como muitos filmes que estrearão nos cinemas este ano, ‘The Batman’ foi gravado durante a pandemia da covid 19. As gravações começaram tão logo foram possíveis as primeiras flexibilizações de restrições sanitárias no mundo. Entretanto, mesmo com todos os cuidados, o ator principal, Robert Pattinson, acabou se contaminando com o vírus em setembro daquele ano, e as gravações tiveram que ser interrompidas. Duas semanas depois, elas foram retomadas.

9 – Múltiplos países

Embora saibamos que Gotham City é inspirada em Nova York, o novo ‘The Batman’ não foi gravado na cidade mais cosmopolita do mundo. A superprodução se dividiu em muitas cidades no mundo, dentre as quais Liverpool, na Inglaterra, Illinois, em Chicago e Glasgow, na Escócia. Além disso, ainda utilizou efeitos especiais de empresas da Austrália, da Nova Zelândia e, claro, da Califórnia, onde fica a Lucasfilm, que realizou muitos dos efeitos do longa.

8 – Uma mentirinha no trabalho

Quem nunca mentiu no trabalho, quando, na verdade, precisava ir resolver um assunto pessoal? Pois é. Com Robert Pattinson não foi diferente. O rapaz usou toda a sua cara de pau para contar ao diretor Christopher Nolan que tinha uma emergência de família enquanto ainda estava gravando o filme ‘Tenet’, do diretor. Nolan, que não é besta nem nada (aliás, ele foi o último diretor de filmes do Homem-Morcego), virou para Pattinson e disse “você está indo fazer o teste para o Batman, né?”

7 – Morcegoverso

Não deixe de assistir:

Ainda que já tenha sido explicado que ‘The Batman’ não faz parte do Universo Estendido da DC, de alguma forma ele faz parte de uma espécie de Morcegoverso. Isto porque, como todo mundo sabe, antes de interpretar o Homem-Morcego, Robert Pattinson interpretou o vampiro mais famoso do milênio: Edward Cullen. E, bom, vampiros se transformam em morcego né…

6 – Crepúsculo

Além do mesmo protagonista morcenagesco, há outros pontos em comum com a saga ‘Crepúsculo’ e Battinson: por exemplo, a travada de maxilar, tão característica de Edward, e que aparece logo na primeira cena em que Bruce Wayne surge sem a máscara. Outro ponto, destacado já no primeiro trailer, é a vocação de ambos os personagens em salvar pessoas à beira de serem atropeladas por carros desgovernados – em ‘CrepúsculoEdward salva Bella na porta da escola; em ‘The Batman’, Bruce salva o filho do prefeito durante o velório.

5 – Música tema

Já no primeiro trailer os fãs da DC puderam identificar a canção ‘Something in the Way’, do Nirvana, como a música tema de ‘The Batman’. A canção, lançada em 1991 (ou seja, 31 anos antes do lançamento do longa), não foi escrita para o filme, embora sua letra dê o tom da produção. Além disso, para os momentos-chave do longa, foi realizado um remix da versão original, ganhando acordes de piano mais graves e acompanhando as mesmas notas da música tema de Darth Vader.

4 – Maquiagem

Em ‘The Batman’ é a primeira vez que o herói é mostrado com a maquiagem preta nos olhos, que ele usa quando está com a máscara do Cavaleiro das Trevas. Até então, embora todas as vezes que o personagem aparecesse com o traje ele estivesse maquiado, quando tirava o capuz os atores apareciam sem a maquiagem, que sumia milagrosamente.

3 – Ben Affleck

Embora tenha vivido o papel do Batman em ‘Batman vs Superman’ e em ‘A Liga da Justiça’ e de ter sido inicialmente escalado para voltar a interpretar o Homem-Morcego, Ben Affleck começou a se sentir infeliz com a produção e abandonou o projeto. Ele chegou, inclusive, a escrever uma versão do roteiro, que também foi engavetada.

2 – A maquiagem do Pinguim

Uma das coisas que mais chama a atenção em ‘The Batman’ é a inacreditável maquiagem usada em Colin Farrell para se transformar no Pinguim. Ele está realmente irreconhecível. Isso acontece graças à técnica da equipe de maquiagem, que usou seis pedaços diferentes de próteses para compor as cicatrizes do rosto do personagem; para terem certeza de que nenhuma ponta ficaria à mostra, eles direcionavam flashes de lanterna forte no rosto do ator, de modo a verificar se ficava alguma ponta brilhava de maneira diferente.

1 – Batman como Kurt Cobain

Não é só porque o diretor Matt Reeves falou em entrevistas que o seu Batman era inspirado no Kurt Cobain: é porque simplesmente dá para ver a influência do cantor no filme. Além da música tema escrita por ele, a personalidade do líder do Nirvana está todinha em Bruce Wayne: a voz rouca e baixa; a raiva contida; a melancolia; a revolta sem uma razão específica; as roupas largadas e com aparência velha; o cabelo solto, bagunçado tapando os olhos; o olhar de baixo para cima, com o rosto pendendo para um dos lados; aquela sensação de lutar em vão contra um sistema maior. Está tudinho ali, no Batman de Pattinson, e você pode ler mais sobre este ponto aqui.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS