O cineasta Ali Cook falou recentemente sobre seu mais novo filme, ‘The Pearl Comb’ (O Pente de Pérolas), um curta-metragem sobre sereias que desponta como um dos favoritos à indicação ao Oscar.
Durante entrevista ao Deadline, Cook explicou a origem da ideia de produzir um filme inspirado nas lendas dessas criaturas míticas.
“Algumas coisas me vêm à mente. Eu estava de férias na Cornualha com minhas duas filhas pequenas. Fizemos um passeio com um contador de histórias que coleciona folclore antigo, e uma das narrativas era sobre sereias da Cornualha. Enquanto ouvia, pensei que poderia ser uma boa história”, afirmou.
“Deixando de lado a princesa da Disney, as verdadeiras histórias de sereias são absolutamente assustadoras, são assassinas ferozes. Por isso, acabei adicionando uma qualidade vampírica à minha sereia também. A segunda inspiração veio da história real das Edinburgh Seven, as sete primeiras mulheres a se formarem em medicina no Reino Unido, pela Universidade de Edimburgo, mas que foram impedidas de exercer a profissão. Então, combinei esse drama trágico e real com as lendas das sereias”, acrescentou.
O cineasta também destacou a importância do curta, ressaltando que a obra vai além de uma simples fantasia.
“É um filme de fantasia, mas no fundo há um drama muito real sobre uma mulher que se sente ignorada. Tentamos equilibrar esses dois elementos”, concluiu.
Ambientada em 1893, a trama acompanha a esposa de um pescador (Beatie Edney) que descobre uma possível cura para a tuberculose, para grande ceticismo do médico local (Ali Cook). Ao decidir visitá-la para investigar suas misteriosas habilidades medicinais, e reforçar a crença de que o lugar da mulher na sociedade é o de dona de casa, e não de alguém altamente capacitada, o médico acaba se deparando com algo inesperado. A fonte do poder da mulher pode estar ligada a uma sereia (Clara Paget).
Além de integrar a lista curta da premiação, o curta-metragem de 21 minutos já acumula importantes reconhecimentos: venceu o prêmio de Melhor Curta no Cleveland International Film Festival, Melhor Curta Sombrio no SCAD Savannah Film Festival e o Horror Audience Choice Award no Indy Shorts International Film Festival.



