Aqui no CinePOP adoramos a nostalgia dos anos 80. Acontece que a tão querida década está de volta com força total, aguçando a curiosidade dos mais novos sobre o que de fato foi a época. Mas não apenas isso, como também serve como uma volta no tempo para os fãs mais velhos que de fato viveram a época, e jamais foram capazes de esquecê-la. E por que a década de 80 é tão especial hoje, mais que outros anos do passado? É simples. O motivo é que os anos 80 foram responsáveis pela criação dos chamados blockbusters, filmes de entretenimento que ajudaram a moldar o que temos hoje em matéria de superproduções. Com alguns filmes jamais saindo do imaginário da cultura pop, vide ‘De Volta para o Futuro’, ‘Star Wars’, ‘Indiana Jones’ e ‘Karatê Kid’, por exemplo.
Porém, um gênero que igualmente fez enorme sucesso nos anos 80 foi o dos filmes de ação policial. Neste tipo de produção, em geral tínhamos um policial heroico desmantelando organizações criminosas com muito tiro, porrada e bomba. Quem cresceu na época guarda com carinho esses filmes considerados hoje politicamente incorretos. E aqui, nesta nova matéria iremos apresentar 10 Filmes policiais dos anos 80, que nem mesmo os fãs de cinema da época podem ter tomado conhecimento de sua existência, pois foram longas que vieram e foram com tremenda rapidez. O objetivo é justamente relembrá-los. Confira.
Leia também: Só Nostalgia! Os Filmes de Ação Policial Mais Queridos dos anos 80! É Tiro, Porrada e Bomba com Gosto!
Cidade Ardente (1984)
Quando falamos no gênero do cinema policial, de thrillers e de ação, dois fortes representantes são o grande Clint Eastwood e o saudoso Burt Reynolds. Os fãs sempre desejaram ver um filme com estas duas lendas do cinema. Pois bem, pode dar a notícia aos desavisados de que esse filme existe, e está completando nada menos que 40 anos de sua estreia. Sim, ‘Cidade Ardente’ é a produção que uniu Eastwood e Reynolds em tela como ex-parceiros policiais, agora rivais, precisando se unir para investigar um assassinato em Kansas City na década de 1930.
Leia também: Nostalgia Máxima! 10 Clássicos Policiais ESQUECIDOS dos anos 80! Você Lembrava de Todos?
Um Tira de Outro Mundo (1988)
Um subgênero dentro dos filmes policiais é o dos buddy cop movies, ou seja, filmes de parceiros policiais. Afinal, todo homem da lei precisa ter seu apoio. Mas e quando ele está morto, mas ainda assim resolve te dar cobertura? Essa é a trama nonsense deste longa de ação e terror protagonizado por Treat Williams e Joe Piscopo. Eles são parceiros policiais investigando os experimentos ilegais de uma companhia misteriosa. No processo, Williams é morto, mas trazido à vida como uma espécie de zumbi, que só irá descansar após terminar o caso.
Batendo de Frente (1989)
Com produção de Dino De Laurentiis, o que acontece quando o eterno Sr. Miyagi, Pat Morita, une forças com o comediante e apresentador queixudo Jay Leno? É o que descobrimos nessa comédia dirigida por Lewis Teague, o mesmo responsável por ‘Alligator’, ‘Cujo’ e ‘A Joia do Nilo’. Como esperado, eles vivem policiais muito diferentes, que são os novos parceiros da força, investindo em um gênero que dava muito certo na época nos cinemas.
Caçada em Atlanta (1981)
Por falar no eterno durão Burt Reynolds, o astro possui um grande acervo de produções do tipo na década de 1980. Depois de um dos maiores encontros de sua carreira, com Clint Eastwood, no item que abre a lista, agora ele chega no papel de Tom Sharky, um policial rebaixado após uma operação dar errado. Mas ele não desiste do caso, e recruta uma equipe na força para ir até as últimas consequências. Aqui temos a direção do próprio Reynolds.
Beleza Fatal (1987)
Outra figura muito conhecida e que marcou as décadas de 1980 e 1990 é a da atriz vencedora do Oscar Whoopi Goldberg. Antes de ‘Ghost’ e ‘Mudança de Hábito’, mas após sua performance indicada ao Oscar por ‘A Cor Púrpura’, ela investia no gênero da comédia policial, no papel de Rita Rizzoli, uma policial durona da divisão de narcóticos, que adora se disfarçar em suas operações fazendo uso de suas perucas para cada ocasião. O filme é dirigido por Tom Holland, mas não o que você está pensando, e sim o dos anos 80 – responsável pelos filmes de terror ‘A Hora do Espanto’ e ‘Brinquedo Assassino’.
Um Tira Implacável (1988)
Outro filme de ação dos anos 80 que você nunca tinha ouvido falar, este ‘Um Tira Implacável’ (Shakedown) marca por trazer como um dos protagonistas o “policial do futuro” em pessoa: Robocop. Ou melhor, seu intérprete Peter Weller. No ano seguinte do citado filme do policial cibernético, com distribuição da Universal, Weller vivia um advogado, precisando unir forças com um tira renegado (papel de Sam Elliott – que também fez parte do elenco do item acima) para desmascararem e impedirem os atos de um policial corrupto.
Saigon – Império da Violência (1988)
Como dito, o gênero dos filmes de parceiros policiais dominava os cinemas nos anos 80, o público queria mais e mais. Assim, como a demanda era grande, todo estúdio de Hollywood precisava garantir a oferta. Esse aqui foi servido pela extinta 20th Century Fox, e trazia o grande Willem Dafoe vivendo um policial do exército em Saigon, durante a Guerra do Vietnã. Seu parceiro é o ator e dançarino Gregory Hines (‘O Sol da Meia Noite’). Juntos, em uma das piores épocas e lugares do mundo, eles investigam uma série de assassinatos de prostitutas.
A Entrega Mortal (1989)
Com produção da Orion Pictures, uma das produtoras mais emblemáticas dos anos 80, quem estrela aqui são os veteranos “brabos” Gene Hackman e Tommy Lee Jones. Tudo bem, esse não é exatamente um filme de ação policial, já que os protagonistas são militares, mas a fórmula é a mesma. Hackman vive um militar graduado com a missão de trazer de volta aos EUA um oficial renegado (Jones), que irá enfrentar a corte marcial. Porém, sua “entrega” (como diz o título) escapa e ele começa a descobrir as camadas que existem por trás de toda esta situação.
Tiras Especiais (1987)
Quando falamos nos anos 80, é claro que não poderíamos deixar de fora alguma produção da picareta Cannon Films. Afinal, por mais “171” que o estúdio fosse, a Cannon se empenhava em entregar todo tipo de filme e gênero. Assim, a aposta do estúdio para um buddy cop foi unir o eterno Lando Calrissian de ‘O Império Contra-Ataca’, Billy Dee Williams, ao eterno nerd Robert Carradine (‘A Vingança dos Nerds’). Na trama, eles investigam um assassinato que irá leva-los diretamente a um grande esquema de corrupção dentro de seu próprio departamento de polícia.
Atirando para Matar (1988)
Finalizando a lista dos filmes policiais dos anos 80 que você nunca tinha ouvido falar, temos uma produção da Disney, através da Touchstone Pictures. Sidney Poitier é o maior astro negro do cinema de todos os tempos, e foi o primeiro ator preto a vencer uma estatueta do Oscar. Aqui, ele retornava às telonas após um hiato de dez anos em sua carreira, para o papel de um agente especial do FBI, caçando um serial killer. Ele alista a ajuda de um rastreador profissional, papel de Tom Berenger (‘Platoon’), já que o assassino está em uma trilha nas montanhas, com um grupo de escaladores sequestrados, o que inclui a personagem da saudosa Kirstie Alley.