terça-feira, abril 30, 2024

TUDO Sobre a Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória – Saiba Mais!

O Brasil é um país tão, mas tão grande, que o cinéfilo de carteirinha chega se perde com tantos festivais, mostras e competições cinematográficas que acontecem por aqui todos os anos. O calendário fica lotado! Ainda bem, né? Mas tem um festival em específico que merece carinho e atenção do espectador: o Festival de Cinema de Vitória, que neste ano de 2023 comemora 30 anos e, portanto, temos muito o que festejar!

A Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória teve início na última quarta-feira, 14, e segue firme até domingo, 18. Nessas três décadas de evento, o festival já recebeu inúmeros artistas e lançamentos especiais, somando mais de dois mil títulos exibidos e mais de 500 mil pessoas de público. Números impressionantes, que ajudaram a consolidar a capital do Espírito Santo como um importante polo cinematográfico de nosso país.

Este ano, o ator Marcos Palmeira está sendo homenageado por sua trajetória na dramaturgia, na televisão e no audiovisual. A cerimônia ocorreu na noite do dia 15, comandada pelos atores Silverio Pereira e Bel Kutner, também amigos de Marcos. Emocionado, Marquinhos (como os amigos o chamam) subiu ao palco do Cine Sesc Glória para receber o prêmio das mãos do próprio pai, o cineasta Zelito Vianna. Em seu discurso de agradecimento, Marcos Palmeiras destacou a importância do festival para a economia da cidade e lembrou que gravou um filme na capital capixaba, ‘O Amor Está no Ar’, em 1997, considerado o primeiro longa-metragem gravado na cidade. Em outro momento de grande emoção, Marcos recebeu da esposa, Gabriela Gastal, uma joia exclusiva confeccionada pela designer Carla Buaiz, e também recebeu de sua mãe, a produtora Vera Maria de Paula, o “Caderno do Homenageado”, um livro biográfico do ator escrito pelos jornalistas Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos. O lançamento do livro, não comercializado, ocorre na tarde dessa sexta, 16, durante a coletiva de imprensa com o ator.

Para celebrar os 30 anos, a Mostra Comemorativa fez uma seleção especial de alguns dos projetos mais significantes de sua trajetória para voltar a exibi-los ao público, como o documentário ‘Corumbiara’, de Vincent Carelli, mais atual do que nunca, e a primeira exibição com público do curta ‘Inabitáveis’, de Anderson Bardot, que anteriormente havia estreado on-line no festival durante a pandemia. Toda noite, um longa-metragem é exibido gratuitamente no Cine Sesc Glória, um belíssimo cinema na grande Vitória, com a presença de celebridades e profissionais da mídia e do cinema, além de contar com recurso de interpretação em Libras ao vivo.

Diariamente, na parte da manhã, acontece o Meu Festivalzinho, uma mostra muito especial de curtas animados e/ou infantis voltados para formação de público e visitação de escolas. As sessões são comandadas pelo ator Alexandre Barillari, atualmente em cartaz na reprise da novela ‘Chocolate com Pimenta’.

Foto: Sergio Cardoso

A parte da tarde é reservada para a sessão retrospectiva de curtas-metragens, que rola também no SESC Glória. Todas as sessões da Mostra são abertas ao público, gratuitas e com filmes nacionais de muita qualidade.

Totalmente envolvida e presente no evento, Lucia Caus, diretora do Festival de Cinema de Vitória, salienta que a Mostra é a prova da força do audiovisual brasileiro, e que o festival possibilita importante intercâmbio entre profissionais do setor. Além disso, fica bastante evidente, quando se vem ao festival, a importância que ele tem para a cidade e para a economia local, com funcionários e prestadores de serviço cujos olhos brilham durante todo o tempo em que literalmente vestem a camisa do evento.

Não deixe de assistir:

Foto: Gustavo Louzada

E as celebrações da Mostra não param! Já na noite de abertura foi organizada uma festa especial para comemorar o aniversário da diretora Lucia Caus e também do ator e apresentador do evento, Silvero Pereira. No final de semana, a festa está garantida com o Festival Tendalab, que ocorre em paralelo, trazendo um mix do que há de melhor no cenário musical brasileiro. Os shows ocorrem nas noites de sexta e sábado na UFES e conta com shows de Mukeka di Rato, Simone, Leci Brandão, Gaby Amarantos e muito mais!

Animou? Então fica ligado que o 30º Festival de Cinema de Vitória já tem data para acontecer: de 19 a 24 de agosto de 2023. Anote na agenda e nos vemos lá!

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS