sábado, abril 27, 2024

Um dos melhores filmes de Steven Spielberg faz 30 anos em 2023; Veja curiosidades!

Steven Spielberg é um dos maiores diretores de todos os tempos e já comandou diversos clássicos do cinema – incluindo ‘Jurassic Park’‘E.T. – O Extraterrestre’‘Indiana Jones’ e tantos outros. E é um fato dizer que, quando Spielberg resolve recorrer a seu lado mais intimista e crítico, ele produz obras-primas da sétima arte, como o clássico ‘A Lista de Schindler’.

Estrelado por Liam Neeson, a trama acompanha o alemão Oskar Schindler, que viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso, transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da história, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão.

A produção é considerada um dos melhores filmes de todos os tempos e, além da aclamação crítica, conquistou sete estatuetas do Oscar, incluindo Melhor FilmeMelhor Direção. Como se não bastasse, o longa fez um estrondo gigantesco de bilheteria, arrecadando mais de US$322 milhões contra um orçamento de US$22 milhões.

Em 2023, ‘A Lista de Schindler’ completa 30 anos desde seu lançamento e, para aproveitar seu vindouro aniversário, preparamos uma breve lista em que elencamos algumas curiosidades de bastidores.

Confira:

  • Quando a sobrevivente Mila Pfefferberg foi apresentada a Ralph Fiennes no set, ela começou a tremer incontrolavelmente, pois ele a lembrava muito do verdadeiro Amon Göth (personagem que Fiennes interpreta no filme).
  • Para reunir figurinos para 20.000 figurantes, o departamento responsável lançou anúncios em busca de roupas. Como as condições econômicas eram ruins na Polônia, muitas pessoas estavam ansiosas para vender roupas que ainda possuíam das décadas de 1930 e 1940.

  • Spielberg inicialmente pretendia fazer o filme em polonês e alemão, com legendas em inglês, mas repensou a ideia porque sentiu que não seria capaz de avaliar com precisão as atuações em idiomas desconhecidos.
  • Quando Spielberg mostrou pela primeira vez a John Williams, responsável pela trilha sonora, um corte do filme, ele ficou tão emocionado que teve que sair para caminhar por vários minutos para se recompor. Ao retornar, ele disse a Spielberg que merecia um compositor melhor. Spielberg respondeu: “eu sei, mas eles estão todos mortos”.

  • A lista original desaparecida dos judeus resgatados por Schindler foi encontrada em uma mala, junto com seu legado escrito, escondido no sótão de seu apartamento em Hildesheim, em 1999. Oskar Schindler ficou lá durante os últimos meses antes de sua morte, em 1974.
  • Spielberg conseguiu permissão para filmar dentro de Auschwitz, mas optou por não fazê-lo, por respeito às vítimas. Então, as cenas do campo de extermínio foram filmadas fora dos portões, em um cenário construído em uma imagem espelhada do local real no outro lado.
  • Fiennes engordou treze quilos bebendo Guinness para seu papel de Amon Göth. Spielberg o escalou por causa de sua “sexualidade maligna”.
Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes, Caroline Goodall, Jonathan Sagall
  • Harrison Ford foi a primeira escolha para o papel-título, mas recusou, dizendo que algumas pessoas não seriam capazes de olhar além de sua performance em Indiana Jones para compreender a importância do filme.
  • ‘A Lista de Schindler’ é, até hoje, o filme mais caro rodado em preto e branco. O recorde anterior foi mantido por mais de trinta anos por outro filme ambientado na II Guerra Mundial, O Mais Longo dos Dias’ (1962).
  • Spielberg revelou em várias ocasiões que a produção do filme foi emocionalmente desgastante devido à pesada temática. Ele disse que praticamente nenhum dia passava sem que ele começasse a chorar em um determinado momento. Ele, inclusive, assistia a episódios de ‘Seinfeld’ todas as noites depois das gravações para aliviar a tensão.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS