O ator Vincent D’Onofrio relembrou recentemente seu trabalho como Edgar, o inseto alienígena de ‘MIB: Homens de Preto’, destacando que sua atuação foi inicialmente criticada pelo diretor do longa, Barry Sonnenfeld.
Conforme relatado ao portal The Wrap, a entrada de D’Onofrio no projeto foi marcada por um pedido inusitado vindo da produção.
“Ele me disse que, se fosse me entregar o roteiro, eu teria que prometer que nunca falaria com o diretor sobre atuação, o personagem ou qualquer coisa relacionada à minha performance. Eu teria que apenas aceitar e fazer.”, revelou o ator.
D’Onofrio aceitou o desafio e passou a desenvolver a psicologia e a fisicalidade do “inseto” de forma independente. Para transmitir a sensação de uma criatura alienígena desconfortável dentro de uma “casca” humana, ele utilizou suportes metálicos nas pernas que limitavam seus movimentos, forçando uma caminhada rígida e espasmódica.
No entanto, como não houve diálogo prévio com a direção, o primeiro dia de filmagem no set foi cercado de incompreensão.
“Eu estava fazendo a primeira cena, que se passava em um celeiro. E o Barry não fazia ideia do que eu ia fazer, porque eu não podia discutir isso com ele”, relembrou D’Onofrio.
A reação do diretor Sonnenfeld foi imediata e negativa: “Comecei o monólogo, avancei um pouco e ele gritou ‘corta’. Em seguida, pediram para esvaziar o set… menos eu. Na hora pensei: posso estar sendo demitido”.
Após uma repetição da cena com as portas fechadas, o diretor continuou cético quanto à escolha artística do ator: “Ele cortou no mesmo ponto e perguntou: ‘Você vai fazer isso o tempo todo?'”.
Diante do questionamento, D’Onofrio manteve sua convicção: “E eu respondi: ‘Sim, esse é o plano. Não tenho plano B'”.
A resposta de Barry Sonnenfeld foi um misto de horror e resignação: “Meu Deus, isso é horrível”, teria dito o cineasta, que decidiu prosseguir com as filmagens apenas para ver onde aquela interpretação visceral levaria o filme.
Will Smith QUASE recusou papel em ‘MIB: Homens de Preto’ e conta como mudou de ideia
A aposta de D’Onofrio provou-se certeira. Sua atuação excêntrica e física tornou-se um dos pilares do sucesso de Homens de Preto, que arrecadou mais de US$ 580 milhões nas bilheterias mundiais e consolidou-se como um clássico cultural.
‘MIB: Homens de Preto’ está disponível no Prime Video.

“Os agentes K e J são policiais futuristas que trabalham em um projeto supersecreto do governo. O trabalho envolve o monitoramento, a captura e a deportação de seres espaciais não autorizados a permanecerem na Terra”, diz a sinopse.
Will Smith, Tommy Lee Jones, Vincent D’Onofrio, Linda Fiorentino, Rip Torn e Tony Shalhoub estrelam o longa.
