quinta-feira, abril 18, 2024

Você já viu o curta com Alice Braga e Ricardo Darín baseado em ‘Cem Anos de Solidão’?

Se existe um romance mundialmente famoso e jamais adaptado para o meio audiovisual, o nome dele é: Cem Anos de Solidão (1967), do ganhador do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez (1927-2014). Em junho deste ano, no entanto, o cineasta venezuelano Leonardo Aranguibel (Hasta Que Te Conocí) inspirou-se na obra do escritor colombiano para dar vida ao curta-metragem La Peste del Insomnio (na tradução livre A Peste da Insônia), a qual retrata também a nossa atualidade sob a pandemia da Covid-19. 

Lançado pela Fundação Gabo, o projeto conta com diversos astros latinos-americanos, entre eles a brasileira Alice Braga (Eduardo e Mônica) e o argentino Ricardo Darín (Um Amor Inesperado). Segundo o diretor, assim que a quarentena começou ele lembrou-se da “praga da insônia” presente na obra Cem Anos de Solidão e decidiu escrever uma história inspirada nesta parte do livro. Contudo, ele mesmo declarou no lançamento do curta que: “pareceu mais bonito e justo que fossem as mesmas palavras de Gabo, então fiz uma compilação dos textos”. 

Gerente de produção da Disney na América Latina, Aranguibel realizou tudo por conta própria e o resultado é uma bela reflexão que serve de bálsamo para o público nos tempos atuais. Apesar do texto ser de 1967, o filme mostra imagens reais e atuais das grandes cidades da América Latina e o impacto da pandemia na vida de seus cidadãos. 

Os trechos selecionados são relacionados à praga do esquecimento e da insônia que toma conta pouco a pouco da cidade fictícia de Macondo. Desse modo, é apresentado como as pessoas enfrentam cada desafio e se adaptam às novas formas de lidar com tarefas do cotidiano. Famoso pela criação do “realismo mágico”, Gabriel García Márquez tinha o dom de transformar absurdos em circunstâncias identitárias do povo latino e fazer alusões políticas. 

Em outras palavras, a obrigação de ficar em casa para impedir a expansão de uma fatal pandemia mundial e um presidente negacionista parecem situações saídas dos romances do jornalista colombiano. Apesar de pouco lembrado, García Márquez também levou o tema ao cinema ao escrever o roteiro do longa El Año de la Peste (na tradução livre O Ano da Peste, 1979), possivelmente inspirado nas obras A Journal of the Plague Year (Um Diário do Ano da Praga, 1722), de Daniel Defoe, e A Peste (1947), de Albert Camus

Veja também:
Epidemia no Cinema | Conheça 10 Filmes Sobre Vírus Mortais

La Peste del Insomnio rememora os transtornos e a esperança do povo de Macondo, tidos até então como improváveis, mas o que podemos garantir ser impossível após 2020? As palavras de Gabo são declamadas pelas vozes de 30 atores de sete países diferentes. São eles ordenados por nacionalidade: 

  • Argentina: Ricardo Darín, Adrián Suar, Leonardo Sbaraglia, Lorena Meritano, Carla Quevedo, Gustavo Garzón e Flor Raggi.
  • Brasil: Alice Braga.
  • Chile: Paulina García, Benjamín Vicuña, Luis Gnecco e Francisco Reyes.
  • Colômbia: Marcela Mar, Andrés Parra, Manolo Cardona, Julián Román, Maricela González e Ana María Orozco.
  • Cuba: Yoandra Suárez.
  • México: Dolores Heredia, Damayanti Quintanar, Héctor Bonilla, Gabriela Roel, Leticia Huijara e Irán Castillo.
  • Venezuela: Rebeca Alemán, María Alejandra Martín, Iván Feo, Javier Vidal, Julie Restifo e Mariaca Semprún.

Assista ao curta-metragem abaixo, ative as legendas disponíveis em português, e diga nos comentários o que você achou. 

Mais notícias...

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS