sábado , 22 fevereiro , 2025

Você lembra de todos? Os Filmes de Terror que Completam 11 Anos em 2023


Muitos dizem que o cinema, a TV e as artes de forma geral influenciam a sociedade. Na realidade, eles é que são influenciados por nosso dia a dia e nossas tendências. Veja por exemplo os casos de gêneros como o faroeste e os musicais. Em determinado momento, digamos desde a criação de Hollywood até a década de 1950, estes foram dois dos mais populares gêneros da sétima arte, emplacando nos gostos do público masculino e feminino, respectivamente, do período. Depois de algumas décadas sumidos, eles até ensaiam um retorno, mas no passado eram produzidos em larga escala, predominando. Com o terror, gênero que adoramos, e suas vertentes, ocorre o mesmo. Na década de 1980 foi um tipo de filme extremamente frutífero. Na década seguinte, de 1990, nem tanto. E assim os gêneros seguem se reinventando dentro de subgêneros, se adaptando aos novos tempos e à sociedade moderna.

Voltando onze anos no passado, notaremos uma abundância de produções de terror. Sua qualidade, porém, é outra história, oscilando sem contar com um grande sucesso arrebatador em seu repertório. Mesmo assim, conseguimos listar 18 produções donas de algum atrativo para você que é fã assim como nós, relembrar com a gente. Portanto, comece já seu garimpo pela internet e confira os que ainda não conhecia.



Atividade Paranormal 4

paranormal cinepop

Impulsionado por Steven Spielberg, o primeiro Atividade Paranormal (2009) fez sucesso de forma simples e muito eficaz – se mostrando o “A Bruxa de Blair” da década seguinte. O sucesso transformou o filme numa máquina de continuações, e há onze anos estreava o quarto longa. Seguindo a mesma fórmula de “vídeos caseiros”, o filme serviu para revelar a menina Kathryn Newton.

[REC³] – Gênesis

rec cinepop


Por falar em continuações de sucesso, chega agora na lista o terceiro filme da franquia espanhola [REC]. O primeiro filme, mesmo com o estilo hoje cansado do found footage, se mostrou uma eficiente abordagem no subgênero dos zumbis. O segundo filme elevou o jogo, se mostrando ainda melhor que o original. Mas há onze anos, o terceiro filme regredia deixando o estilo anterior de lado e acrescentando bastante humor. A trama se passa num casamento.

Drácula 3D

dracula3d cinepop

Há onze anos no cinema, foi a vez do mestre do subgênero Giallo, Dario Argento, criar sua visão única para a lenda do Conde Drácula. E ainda por cima em 3D. O diretor escalou o saudoso Rutger Hauer como o caçador Van Helsing e o sangue escorre com gosto.

Assista também: 
YouTube video



Piranha 2

pirana cinepop

Mais uma reimaginação de um clássico terror do passado. O Piranha original é de 1978 e pegava carona descaradamente no sucesso de Tubarão, trocando apenas os peixes antagonistas. Em 1981 veio uma continuação mais zoada, dirigida por James Cameron. Já em 2010 foi a vez do remake divertido, que igualmente geraria uma sequência zoeira – dois anos depois e há onze anos. A trama se passa num parque aquático.

A Isca

bait cinepop

Seguindo no terreno dos enormes peixes assassinos, que tal uma história sobre dois jovens (um rapaz e uma moça) aprisionados em um supermercado depois que o local é completamente alagado devido a um tsunami. A água traz também enormes tubarões brancos para fazerem companhia.

Armadilha

atm cinepop

Não era apenas em supermercados que as vítimas em filmes de terror ficavam presas há onze anos no cinema. Aqui a loiríssima Alice Eve ficava presa dentro de um caixa eletrônico ao lado de dois “manés” a madrugada toda enquanto um psicopata munido de um machado espreita do lado de fora.

A Entidade

sinister cinepop

Começamos a lista com o que é provavelmente o filme mais cultuado de onze anos atrás. Aqui temos uma produção do mesmo diretor do recente O Telefone Preto, e com o mesmo Ethan Hawke protagonizando. Na história, o ator vive um renomado autor criminal que se depara com 8 filmes caseiros, sugerindo a existência de um serial killer da década de 1960.

A Última Casa da Rua

house cinepop

Antes de participar do conceitual Mãe! (2017), a musa Jennifer Lawrence já havia dado as caras neste filme de terror, lançado no mesmo ano do primeiro Jogos Vorazes. No filme, ela vive a filha de Elisabeth Shue e as duas se mudam para uma nova cidadezinha, que guarda seus mistérios, vizinhos enigmáticos e tal casa no fim da rua. De certa forma, a trama tenta ecoar o clássico Psicose (1960).

Leia também: Os Novos CLÁSSICOS do Terror que Completam 30 anos em 2022 – Você Lembra Deles?

Poder Paranormal

red cinepop

Por falar em uma jovem estrela de Hollywood, aqui temos a presença de outra iniciando sua carreira nas telonas. Elizabeth Olsen hoje é mais conhecida como a Feiticeira Escarlate da Marvel, mas antes disso, há onze anos, já contracenava com gente graúda do nível de Robert De Niro e Sigourney Weaver, neste thriller sobrenatural sobre um misterioso vidente com dons paranormais.

A Mulher de Preto

black cinepop 4

Há onze anos, o jovem astro Daniel Radcliffe visava se afastar ao máximo da imagem infantil que havia conquistado com os filmes da saga Harry Potter. E para isso topou protagonizar este filme de terror da Hammer no estilo das obras britânicas góticas. O longa é o remake de uma produção para a TV de 1989 – e traz Radcliffe como um viúvo se deparando com um espírito maligno.

Leia também: Os Filmes de Terror que Completam 20 Anos em 2022

As Senhoras de Salem

salem cinepop 1

É verdade que o estilo de terror do cineasta Rob Zombie não agrada a todos. Mas o que podemos dizer é que este longa é provavelmente seu melhor esforço na direção até o momento. É também seu único filme lidando com entidades sobrenaturais e elementos como bruxaria na narrativa – ao invés dos costumeiros psicopatas insanos.

Chernobyl

chernobyl cinepop

Mais de 35 anos depois de um dos piores desastres da humanidade, Chernobyl continua sendo assunto na cultura pop do audiovisual. Em 2019, a HBO nos brindou com uma minissérie realista, impactante e premiada. Mas antes disso, há onze anos no passado, Chernobyl virava filme de terror, onde o turismo extremo no local termina virando um pesadelo para um grupo de curiosos.

Leia também: Relembre os Filmes de Terror Slasher que Completam 40 Anos em 2022

Byzantium

byzantium cinepop

Falando em vampiros e em mestres do terror, o irlandês Neil Jordan pode não ser um especialista no gênero propriamente dito, mas tem em seu currículo ao menos uma grande obra no estilo: Entrevista com o Vampiro (1994). Aqui, ele retornava ao subgênero quase vinte anos depois, para uma história de mãe e filha vampiras – interpretadas por Gemma Arterton e Saoirse Ronan.

Antiviral

anti cinepop

O cineasta David Cronenberg também pode ser considerado um dos grandes nomes do gênero terror – sua linha era mais o grotesco e o terror corpóreo visceral. Seu filho, Brandon, resolveu seguir o mesmo estilo do pai e recentemente lançou o elogiado Possessor (2020). Oito anos antes disso, o jovem dava seus primeiros passos no comando de uma obra no perturbador e gráfico Antiviral, sobre o futuro onde os fãs de celebridades desejam compartilhar suas doenças.

Maníaco

maniac cinepop

O Maníaco original é um filme de 1980, que mostrava um psicopata grotesco caçando suas vítimas, todas mulheres, em Nova York e as escalpelando. O original é parte da febre dos slasher e teve efeitos criados pelo ótimo Tom Savani. Esse aqui é o remake mais psicológico, que conta com Elijah Wood no papel protagonista do jovem perturbado.

O Homem das Sombras

man cinepop

Jessica Biel é quem protagoniza aqui, vivendo uma mãe desesperada para encontrar seu pequeno filho sequestrado em casa – que pode ter sido levado pela lenda de uma entidade local conhecida como “Tall Man”, resposta de uma cidadezinha para o desaparecimento de crianças.

Ninguém Sobrevive

lives cinepop

Esse filme guarda uma interessante reviravolta quando um casal de turistas é atacado por criminosos. Eles são sequestrados, mas os bandidos logo descobrem se tratar de um psicopata, papel de Luke Evans, que irá caça-los um a um. A loirinha Adelaide Clemens interpreta a vítima presa no carro do vilão.

Silent Hill: Revelação

sielnt cinepop

Terror em Silent Hill (2006) é a adaptação de um famoso videogame que ainda mistura o terror em sua trama. Comparado às demais versões para o cinema de games, essa até que se mostrou bem-sucedida e inclusive ganhou continuação seis anos depois, e há onze anos essa sequência chegava aos cinemas. Quem protagoniza é a loirinha Adelaide Clemens (ela aqui de novo), que fazia sucesso na época, mas hoje está meio sumida. Ela é interpreta Heather, a filha da protagonista Rose do original, agora crescida ela precisa retornar à sinistra cidade de Silent Hill e enfrentar seus demônios internos adormecidos. No elenco, Kit Harrington e Carrie-Anne Moss.


IMPERDÍVEL! Você vai VICIAR nessa história de Vingança à moda antiga....

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
200,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Você lembra de todos? Os Filmes de Terror que Completam 11 Anos em 2023

Muitos dizem que o cinema, a TV e as artes de forma geral influenciam a sociedade. Na realidade, eles é que são influenciados por nosso dia a dia e nossas tendências. Veja por exemplo os casos de gêneros como o faroeste e os musicais. Em determinado momento, digamos desde a criação de Hollywood até a década de 1950, estes foram dois dos mais populares gêneros da sétima arte, emplacando nos gostos do público masculino e feminino, respectivamente, do período. Depois de algumas décadas sumidos, eles até ensaiam um retorno, mas no passado eram produzidos em larga escala, predominando. Com o terror, gênero que adoramos, e suas vertentes, ocorre o mesmo. Na década de 1980 foi um tipo de filme extremamente frutífero. Na década seguinte, de 1990, nem tanto. E assim os gêneros seguem se reinventando dentro de subgêneros, se adaptando aos novos tempos e à sociedade moderna.

Voltando onze anos no passado, notaremos uma abundância de produções de terror. Sua qualidade, porém, é outra história, oscilando sem contar com um grande sucesso arrebatador em seu repertório. Mesmo assim, conseguimos listar 18 produções donas de algum atrativo para você que é fã assim como nós, relembrar com a gente. Portanto, comece já seu garimpo pela internet e confira os que ainda não conhecia.

Atividade Paranormal 4

paranormal cinepop

Impulsionado por Steven Spielberg, o primeiro Atividade Paranormal (2009) fez sucesso de forma simples e muito eficaz – se mostrando o “A Bruxa de Blair” da década seguinte. O sucesso transformou o filme numa máquina de continuações, e há onze anos estreava o quarto longa. Seguindo a mesma fórmula de “vídeos caseiros”, o filme serviu para revelar a menina Kathryn Newton.

[REC³] – Gênesis

rec cinepop

Por falar em continuações de sucesso, chega agora na lista o terceiro filme da franquia espanhola [REC]. O primeiro filme, mesmo com o estilo hoje cansado do found footage, se mostrou uma eficiente abordagem no subgênero dos zumbis. O segundo filme elevou o jogo, se mostrando ainda melhor que o original. Mas há onze anos, o terceiro filme regredia deixando o estilo anterior de lado e acrescentando bastante humor. A trama se passa num casamento.

Drácula 3D

dracula3d cinepop

Há onze anos no cinema, foi a vez do mestre do subgênero Giallo, Dario Argento, criar sua visão única para a lenda do Conde Drácula. E ainda por cima em 3D. O diretor escalou o saudoso Rutger Hauer como o caçador Van Helsing e o sangue escorre com gosto.

Piranha 2

pirana cinepop

Mais uma reimaginação de um clássico terror do passado. O Piranha original é de 1978 e pegava carona descaradamente no sucesso de Tubarão, trocando apenas os peixes antagonistas. Em 1981 veio uma continuação mais zoada, dirigida por James Cameron. Já em 2010 foi a vez do remake divertido, que igualmente geraria uma sequência zoeira – dois anos depois e há onze anos. A trama se passa num parque aquático.

A Isca

bait cinepop

Seguindo no terreno dos enormes peixes assassinos, que tal uma história sobre dois jovens (um rapaz e uma moça) aprisionados em um supermercado depois que o local é completamente alagado devido a um tsunami. A água traz também enormes tubarões brancos para fazerem companhia.

Armadilha

atm cinepop

Não era apenas em supermercados que as vítimas em filmes de terror ficavam presas há onze anos no cinema. Aqui a loiríssima Alice Eve ficava presa dentro de um caixa eletrônico ao lado de dois “manés” a madrugada toda enquanto um psicopata munido de um machado espreita do lado de fora.

A Entidade

sinister cinepop

Começamos a lista com o que é provavelmente o filme mais cultuado de onze anos atrás. Aqui temos uma produção do mesmo diretor do recente O Telefone Preto, e com o mesmo Ethan Hawke protagonizando. Na história, o ator vive um renomado autor criminal que se depara com 8 filmes caseiros, sugerindo a existência de um serial killer da década de 1960.

A Última Casa da Rua

house cinepop

Antes de participar do conceitual Mãe! (2017), a musa Jennifer Lawrence já havia dado as caras neste filme de terror, lançado no mesmo ano do primeiro Jogos Vorazes. No filme, ela vive a filha de Elisabeth Shue e as duas se mudam para uma nova cidadezinha, que guarda seus mistérios, vizinhos enigmáticos e tal casa no fim da rua. De certa forma, a trama tenta ecoar o clássico Psicose (1960).

Leia também: Os Novos CLÁSSICOS do Terror que Completam 30 anos em 2022 – Você Lembra Deles?

Poder Paranormal

red cinepop

Por falar em uma jovem estrela de Hollywood, aqui temos a presença de outra iniciando sua carreira nas telonas. Elizabeth Olsen hoje é mais conhecida como a Feiticeira Escarlate da Marvel, mas antes disso, há onze anos, já contracenava com gente graúda do nível de Robert De Niro e Sigourney Weaver, neste thriller sobrenatural sobre um misterioso vidente com dons paranormais.

A Mulher de Preto

black cinepop 4

Há onze anos, o jovem astro Daniel Radcliffe visava se afastar ao máximo da imagem infantil que havia conquistado com os filmes da saga Harry Potter. E para isso topou protagonizar este filme de terror da Hammer no estilo das obras britânicas góticas. O longa é o remake de uma produção para a TV de 1989 – e traz Radcliffe como um viúvo se deparando com um espírito maligno.

Leia também: Os Filmes de Terror que Completam 20 Anos em 2022

As Senhoras de Salem

salem cinepop 1

É verdade que o estilo de terror do cineasta Rob Zombie não agrada a todos. Mas o que podemos dizer é que este longa é provavelmente seu melhor esforço na direção até o momento. É também seu único filme lidando com entidades sobrenaturais e elementos como bruxaria na narrativa – ao invés dos costumeiros psicopatas insanos.

Chernobyl

chernobyl cinepop

Mais de 35 anos depois de um dos piores desastres da humanidade, Chernobyl continua sendo assunto na cultura pop do audiovisual. Em 2019, a HBO nos brindou com uma minissérie realista, impactante e premiada. Mas antes disso, há onze anos no passado, Chernobyl virava filme de terror, onde o turismo extremo no local termina virando um pesadelo para um grupo de curiosos.

Leia também: Relembre os Filmes de Terror Slasher que Completam 40 Anos em 2022

Byzantium

byzantium cinepop

Falando em vampiros e em mestres do terror, o irlandês Neil Jordan pode não ser um especialista no gênero propriamente dito, mas tem em seu currículo ao menos uma grande obra no estilo: Entrevista com o Vampiro (1994). Aqui, ele retornava ao subgênero quase vinte anos depois, para uma história de mãe e filha vampiras – interpretadas por Gemma Arterton e Saoirse Ronan.

Antiviral

anti cinepop

O cineasta David Cronenberg também pode ser considerado um dos grandes nomes do gênero terror – sua linha era mais o grotesco e o terror corpóreo visceral. Seu filho, Brandon, resolveu seguir o mesmo estilo do pai e recentemente lançou o elogiado Possessor (2020). Oito anos antes disso, o jovem dava seus primeiros passos no comando de uma obra no perturbador e gráfico Antiviral, sobre o futuro onde os fãs de celebridades desejam compartilhar suas doenças.

Maníaco

maniac cinepop

O Maníaco original é um filme de 1980, que mostrava um psicopata grotesco caçando suas vítimas, todas mulheres, em Nova York e as escalpelando. O original é parte da febre dos slasher e teve efeitos criados pelo ótimo Tom Savani. Esse aqui é o remake mais psicológico, que conta com Elijah Wood no papel protagonista do jovem perturbado.

O Homem das Sombras

man cinepop

Jessica Biel é quem protagoniza aqui, vivendo uma mãe desesperada para encontrar seu pequeno filho sequestrado em casa – que pode ter sido levado pela lenda de uma entidade local conhecida como “Tall Man”, resposta de uma cidadezinha para o desaparecimento de crianças.

Ninguém Sobrevive

lives cinepop

Esse filme guarda uma interessante reviravolta quando um casal de turistas é atacado por criminosos. Eles são sequestrados, mas os bandidos logo descobrem se tratar de um psicopata, papel de Luke Evans, que irá caça-los um a um. A loirinha Adelaide Clemens interpreta a vítima presa no carro do vilão.

Silent Hill: Revelação

sielnt cinepop

Terror em Silent Hill (2006) é a adaptação de um famoso videogame que ainda mistura o terror em sua trama. Comparado às demais versões para o cinema de games, essa até que se mostrou bem-sucedida e inclusive ganhou continuação seis anos depois, e há onze anos essa sequência chegava aos cinemas. Quem protagoniza é a loirinha Adelaide Clemens (ela aqui de novo), que fazia sucesso na época, mas hoje está meio sumida. Ela é interpreta Heather, a filha da protagonista Rose do original, agora crescida ela precisa retornar à sinistra cidade de Silent Hill e enfrentar seus demônios internos adormecidos. No elenco, Kit Harrington e Carrie-Anne Moss.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS