sábado, abril 27, 2024

WandaVision | Teoria dos fãs ganha força com os primeiros episódios da série

WandaVision estreou com tudo na última semana e já deixou um cartão de visitas incrível. Com apenas dois episódios lançados, a série já é a produção do Marvel Studios melhor avaliada pela crítica, superando filmes como Pantera Negra, Guardiões da Galáxia, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato. Cercada de expectativas, WandaVision agradou muito ao replicar o estilo das produções televisivas americanas dos anos 1950 e 1960. Porém, já deu para ver que há algo de estranho rondando a nova “vida perfeita” do casal vingador.

[Ah, se você ainda não viu a série, recomendo que pare de ler por agora. Teremos alguns spoilers a partir do próximo parágrafo]

Os personagens conquistaram os fãs, mas um em especial não sai das rodas de debate e fóruns de discussão da internet: a vizinha Agnes (Kathryn Hahn). Desde o lançamento dos trailers, a personagem passou a chamar atenção por aparentemente ser um tipo de “voz da consciência” em meio a toda aquela loucura exibida em tela. Isso porque ela já aparecia nas prévias questionando o Visão (Paul Bettany) sobre ele estar vivo na série, sendo que morreu em Vingadores: Guerra Infinita. Essa personalidade questionadora e a aparição dela vestida de bruxa no episódio do Halloween apoiaram uma teoria de que ela talvez não fosse exatamente quem parecia ser. Não demorou muito para os fãs começarem a teorizar que ela seria ninguém menos que a bruxa Agatha Harkness.

Seria Agnes um disfarce para a bruxa Agatha Harkness?

Nos quadrinhos, Agatha Harkness é uma bruxa muito, muito antiga. Sem ter uma idade definida, sabe-se apenas que ela é uma criatura milenar, que tem memórias datadas de antes mesmo do afundamento de Atlântida. Seus poderes são teoricamente ilimitados, já que ela é uma estupenda manipuladora das forças místicas. Ou seja, ela pode utilizar essa força para fazer “feitiços” que a permitem fazer praticamente qualquer coisa. No entanto, com sua sabedoria milenar, ela passou a agir como mentora de alguns heróis, como a própria Wanda e o poderosíssimo filho de Reed Richards e Sue Storm: Franklin Richards. Ela utiliza sua experiência com a manipulação da magia para ajudar esses heróis a compreenderem melhor seus poderes, o que evita – ou deveria evitar – o colapso da energia mágica no multiverso.

No clássico Vingadores: A Queda, Agatha toma conhecimento de que os filhos de Wanda com o Visão eram fragmentos da alma do demônio Mephisto. Então, para evitar um sofrimento maior de sua aprendiz quando o demônio “sugasse” as crianças de volta, ela apaga parte das memórias de Wanda sobre as crianças, como se elas nunca tivessem existido. Porém, fica um resquício das lembranças na mente da feiticeira, que acaba perdendo o controle de seus poderes e alterando a realidade para se vingar dos vingadores. Esse embate resulta na morte do Visão, do Gavião Arqueiro e de Scott Lang, o Homem-Formiga. Algum tempo depois, como é comum nos quadrinhos, descobre-se que os filhos gêmeos de Wanda não morreram. Os meninos crescem e viram Wiccano e Célere, membros dos Jovens Vingadores. Essa batalha entre Wanda e Vingadores acaba envolvendo um confronto com a própria Agatha e o Doutor Estranho, e termina com o pai dela, o mutante Magneto levando a filha para ser tratada na ilha mutante de Genosha.

Por que os fãs acham que Agnes é Agatha?

 

Não deixe de assistir:

Voltando para o universo da série, os fãs compraram a ideia de que Agnes é uma versão disfarçada de Agatha Harkness. A começar pelo próprio nome da personagem, que seria uma junção de “Ag” de “Agatha” com “nes” de “Harkness”, resultando em Agnes. Além disso, o episódio de Halloween mostra Wanda e Visão com seus respectivos uniformes dos quadrinhos. Nesse contexto, Agnes aparece vestida como uma bruxa. E já sabendo que nada na Marvel é por acaso, os fãs juntaram essas peças. Além, claro, dela questionar o Visão sobre sua morte. Isso sem contar que na HQ Visão: Pouco Pior Que Um Homem, de Tom King, que é um dos materiais no qual a série é baseada, é a própria Agatha que avisa aos Vingadores sobre o comportamento estranho, por assim dizer, do androide no subúrbio. Com a estreia dos dois primeiros episódios, os fãs encontraram alguns supostos easter eggs que corroboram com essa teoria. Por exemplo, em um diálogo com Wanda, Agnes diz que seu aniversário de casamento é no dia 2 de junho. 2 de junho de 1962 é a data do julgamento americano que acusou oficialmente de bruxaria a primeira “Bruxa” de Salem. Nos quadrinhos, Agatha Harkness era uma das Bruxas de Salem.

No segundo episódio, durante a reunião de mulheres, Dottie (Emma Caulfield Ford) diz que: “O diabo está nos detalhes, Beth“. Neste momento, Agnes chega no ouvido de Wanda e diz que: “Não é o único lugar em que ele está“, aparentemente brincando com o fato de Dottie ser uma megera. Só que os fãs não acreditam que isso tenha sido uma piada gratuita. Por conta do envolvimento da personagem com o demônio Mephisto nos quadrinhos, a teoria afirma que o diabo, na série, toma a forma de Ralph, o tal marido de Agnes. Outra suposta prova de que ela seria a bruxa é que um dos primeiros diálogos que Agnes tem com Wanda termina com ela dizendo “Charmed“/ “Encantada“, que é vendido como uma piada com o vocabulário dos anos 1950, só que também pode indicar um feitiço, já que Wanda deixa de ficar hesitante com a chegada de Agnes e permite que ela, como boa vizinha fofoqueira, não apenas entre em sua casa, mas que também passe a assumir um papel quase de mentora da jovem no novo bairro.

A joia de Agnes pode não ser um mero detalhe.

Por fim, a última peça – até o momento – desse quebra-cabeças é a presença de um detalhe muito interessante. Em todas as aparições de Agnes, seja na série ou nos materiais promocionais, ela está portando uma joia próxima ao pescoço, como você pode conferir na montagem acima. Esse broche é uma das marcas registradas de Agatha Harkness nos quadrinhos.

E aí? Você acredita que Agnes seja Agatha Harkness? Por enquanto, isso tudo não passa de teoria e boato. Então, teremos que aguardar os próximos episódios da série para saber se isso vai se confirmar ou se não passa de uma grande coincidência.

WandaVision está disponível no Disney+.  8

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS