Após o lançamento do filme ‘Liga da Justiça‘ (2017), foi criado um movimento onde os fãs pediam por “Snyder Cut”, onde queriam uma versão feita pelo próprio diretor do filme em quest. Fãs que ficaram desapontados com a interferência da Warner Bros. no filme da DC pediam para que o estúdio lançasse a versão original de Zack Snyder.
Contudo, segundo o relatório divulgado pela Rolling Stone EUA, foi revelado que ao menos 13% dessas contas que lideraram a campanha eram bots, ou seja, contas falsas com mensagens programadas para aumentar os pedidos por um novo filme. Os dados foram registrados pelas agências Q5id e Graphika, contratadas pela revista.
Vale destacar que esse número é muito a cima dos 3 a 5% de bots que os especialistas em cibernética dizem que normalmente veem em qualquer tópico que fica popular na internet. Mesmo com Snyder tendo muitos fãs, essa quantidade foi amplificada por um número desproporcional de contas falsas.
O Alethea Group descobriu que o domínio forsnydercut.com, o qual afirmar ser responsável por viralizar a hashtag #ReleaseTheSnyderCut foi, pelo menos em um ponto, comandado por uma pessoa que também dirigia uma agência de publicidade, agora extinta, que promovia a capacidade de trazer “tráfego barato e instantâneo para seu site”.
A Rolling Stone EUA ouviu mais de 20 pessoas envolvidas na versão original da Liga da Justiça e a maioria acredita que o diretor estava trabalhando para manipular a campanha do Snyder Cut. O cineasta afirmou que, “se alguém” estava se aproveitando do movimento nas redes, esse alguém era a Warner Bros. que “tentava alavancar minha base de fãs para reforçar os assinantes de seu novo serviço de streaming”.
Lembrando que estúdios rivais e executivos de marketing digital ficaram intrigados com a mobilização dos fãs pelo corte de Snyder, tentando entender como poderiam se aproveitar dessa movimentação também. Mas, logo começaram a desconfiar do aumento da atividade nas redes sociais.