sexta-feira, março 29, 2024

‘Westworld’: Relembre a 2ª temporada na ordem cronológica!

Prontos para a 3ª temporada de ‘Westworld’? A série de fantasia da HBO retorna no próximo dia 15 de abril, e depois de um hiato de dois anos, nada melhor do que aquele resumão para chegarmos afiados para os novos episódios! Nós já explicamos tudo o que aconteceu na primeira temporada bem aqui, e chegou a hora de falarmos da segunda!

2ª temporada: A Porta

Westworld-2ªtemporada

Se você achou a primeira temporada de ‘Westworld’ confusa, bem… digamos que a segunda deixa as coisas ainda mais enroladas. Mas estamos aqui para desenrolar! Antes de tudo, vamos explicar os conceitos apresentados na temporada e como ela se organiza, para depois detalhar tudo na ordem cronológica.

O subtítulo da temporada é ‘A Porta’, o que significa que chegar até a porta é o objetivo dos nossos jogadores. Mas que porta? Enquanto o Labirinto havia sido um jogo criado para os anfitriões, a Porta é um jogo criado para William (Ed Harris), a fim de que ele ajude Dolores (Evan Rachel Wood).

Além desta Porta, outros três locais são muito citados ao longo da temporada: ‘The Forge’, ‘CR4-DL’ e ‘Além do Vale’. O que são eles?

Forge: um local criado por William para a Delos, a fim de armazenar dados dos hóspedes que iam para os parques. Na teoria, isso era para que a empresa entendesse melhor os clientes, mas na prática servia para coletar informações e depois conseguir transferir as consciências de alguns dos clientes para corpos de anfitriões — assim, essas pessoas poderiam supostamente atingir a imortalidade.

CR4-DL, ou Cradle: é um local de servidor que armazena cópias de programação e memória de cada anfitrião, as maiores propriedades intelectuais de Westworld e dos outros parques. Sem isso, é impossível revivê-los depois que morrem. 

Além do Vale: é um mundo virtual criado por Ford secretamente a partir do Forge. Nele, os anfitriões podem fazer upload de suas consciências e viverem livres, sem os humanos, numa espécie de Éden que existe na nuvem. É para onde dá a tal Porta. 

Assim como na primeira temporada, a segunda também dá diversos saltos temporais e conta a história fora de ordem para esconder as reviravoltas. Novamente, temos três linhas temporais principais, embora eventos anteriores sejam apresentados em flashbacks. As linhas mais importantes são:

Primeira: imediatamente após o Massacre de Escalante.

Segunda: uma semana depois do Escalante.

Não deixe de assistir:

Terceira: duas semanas depois de Escalante.

Antes de mergulhar nelas, vamos destacar o que de mais relevante descobrimos nos flashbacks:

  • Aprendemos que William convenceu James Delos (Peter Mullan) sobre a criação do Forge, e que a própria consciência do patriarca da companhia foi transferida para um corpo de um anfitrião após o seu falecimento. No entanto, antes de entrar em convívio social, ele deveria passar por um teste de fidelidade dentro de um local isolado e secreto no parque. Mas ele nunca conseguiu concluir o teste, e eventualmente William desiste e abandona o Anfitrião-Delos. 
  • Também aprendemos que Dolores, Angela (Talulah Riley) e Akecheta (Zahn McClarnon) já saíram do parque em ocasiões especiais, e que Akecheta, um dos robôs mais antigos, também atingiu a consciência, antes mesmo de o parque abrir. Isso é apresentado no belo episódio 8, “Kiksuya”.

Agora, aos eventos lineares:

Imediatamente Após

Assim que acaba o Massacre, Dolores continua sua jornada vingativa junto a Teddy (James Marsden), e seu plano é de conquistar o mundo humano. Para isso, ela vai atrás de uma nova arma, as informações sobre os humanos armazenadas no Forge.

Enquanto isso, Bernard (Jeffrey Wright) e Charlotte Hale (Tessa Thompson) conseguem se esconder, e quando ela pede resgate pelo rádio, ouve que a equipe de extração só irá até o local depois que ela conseguir ‘o pacote’: o corpo de Peter Abernathy (Louis Herthum) que ela estava usando para contrabandear a propriedade intelectual para fora do parque. Eles acabam encontrando Abernathy, mas ele e Bernard são capturados e ela foge de volta para Mesa Hub.

Já William descobre sobre A Porta. Ele é contatado pelo andróide do Ford criança, que conta sobre o jogo, e ele fica empolgado para chegar ao objetivo. O importante aqui é: ele e Dolores novamente estão indo para o mesmo lugar. Ela quer usar aquilo para reunir informações, mas ele quer destruir o parque.

Na central da Mesa Hub, Maeve (Thandie Newton) recruta o chefe de narrativas Lee Sizemore (Simon Quarterman) para ajudá-la a encontrar a filha. Junto a Armistice (Ingrid Bolsø Berdal) e os técnicos Felix (Leonard Nam) e Sylvester (Ptolemy Slocum), o grupo acaba indo parar em Shogun World, o parque samurai.

Charlotte consegue resgatar Abernathy e levá-lo para Mesa Hub, e Dolores, tendo visto tudo acontecer, arma um plano para resgatá-lo. Enquanto isso, Bernard acaba encontrando Elsie (Shannon Woodward) em uma caverna. Lembra dela? O próprio Bernard a abandonou na 1ª temporada, sob o controle de Ford. Ele conta que é um andróide e os dois descobrem que Bernard criou um drive de consciência humana, também a mando de Ford (Anthony Hopkins). Depois, descobriremos que era a consciência do próprio Ford.

O plano de Dolores envolve uma invasão a Mesa Hub, mas antes disso ela obriga um dos técnicos do parque a alterar a personalidade de Teddy e torná-lo mais hostil, já que ele segue receoso de seguir as ordens cada vez mais cruéis que ela dá. 

Em Shogun World, Maeve descobre que consegue controlar os demais anfitriões não apenas falando, mas acessando a ‘rede interna’ dos andróides, um poder dado a ela nas atualizações. É como se ela conseguisse se comunicar com os outros robôs pela rede Wi-Fi! Ela usa esses poderes para ajudar as anfitriãs de Shogun World, e depois acaba encontrando a filha. O problema é que tem outra mãe e não se lembra de Maeve. Nesse momento, Maeve também encontra com Akecheta e a tribo Nação Fantasma, e os dois criam um laço.

E o Homem de Preto? Ele se encontrou com a filha Emily (Katja Herbers), que fugiu do parque The Raj e foi parar em Westworld. Ela diz que quer dar aos dois uma chance para ‘recomeçar’, mas ele não acredita que aquela seja Emily de verdade, acaba abandonando a filha e seguindo viagem só. Depois, descobrimos que ela queria denunciar o pai por tudo o que ele fez no parque.

Uma Semana Depois

Essa nova timeline começa quando Dolores invade Mesa Hub com o trem de Sweetwater. As suas feições impassíveis são abaladas quando ela vê o estado debilitado em que se encontra o pai. Sem conseguir tirá-lo de lá, ela acaba levando consigo o drive de memória que estava na cabeça de Abernathy, o objeto mais precioso para Charlotte e a Delos.

Bernard, enquanto isso, entra no Cradle para descobrir o que está impedindo a equipe técnica de retomar o controle do parque e dos anfitriões. Ele descobre que Ford fez upload de sua própria consciência para lá. O criador do parque descobriu que a ideia de implantar uma memória humana em um corpo andróide (como William fez com James Delos) não funcionava, mas que dentro da rede, sem um corpo, isso era sim possível. Para seguir com seu plano de fazer com que os robôs atinjam a liberdade, Ford se insere na mente de Bernard antes de ele sair do Cradle.

É a partir daí que Bernard começa a tomar algumas atitudes um tanto contraditórias, justamente por estar sendo controlado pelo amigo/criador. Ele desliga o sistema e mata dois seguranças. Logo em seguida, Dolores destrói o Cradle quando está deixando Mesa Hub com o drive do pai, garantindo que os anfitriões não tenham mais back-ups e suas mortes sejam verdadeiras.

Maeve e sua filha tentam fugir da Nação Fantasma, mas acabam encontrando William em uma cidade abandonada. Ela consegue se vingar dele, mas ao mesmo tempo Lee Sizemore pede resgate e o tiroteio é geral: a filha de Maeve é levada pela Nação Fantasma, William é deixado para trás baleado e Maeve, também baleada, é levada para Mesa Hub. 

Na Central, Sizemore pede que Maeve seja cuidada, e Charlotte descobre sobre os ‘poderes’ da anfitriã e implanta a mesma atualização em Clementine (Angela Sarafyan), para usá-la a seu favor. Com isso, Clementine pode matar todos os anfitriões e acabar com toda a rebelião — e com os planos de Ford e Dolores. 

Bernard consegue retirar Ford de sua cabeça, e Dolores se encontra com a Nação Fantasma. A tribo não acha que ela seja a pessoa adequada para chegar ao Além do Vale, e os dois grupos têm um embate sangrento. Teddy comete suicídio após descobrir que Dolores mudou quem ele realmente era.

Ela então decide seguir caminho para o Além do Vale, e encontra Bernard e William. O Homem de Preto tenta matar Dolores, mas acaba estourando a própria mão e é deixado para trás pelos dois anfitriões. 

Quando Dolores e Bernard chegam ao Forge, ela usa o drive do pai para acessar os dados e entrar na rede. Os dois são recebidos em um mundo virtual pela figura de Logan Delos (Ben Barnes). Lá, ela tem acesso a todos os dados coletados sobre os humanos em três décadas. Dolores quer destruir o Forge e, com isso, a entrada para Além do Vale, que ela acredita ser apenas mais uma armadilha. Ela começa a inundar o local (é daí que surge aquela praia no início da temporada!). Bernard consegue impedir: ele atira em Dolores e ela morre. A inundação continua a acontecer, mas Dolores já havia feito o que  queria: ela leu os dados coletados e aprendeu tudo o que podia sobre os humanos, para dar continuidade ao seu plano.

Enquanto isso, Maeve consegue se reunir com o seu grupo e todos se destinam ao Forge, rumo ao Além do Vale. Neste momento, todos os grupos estão indo para lá, inclusive a Nação Fantasma e os demais anfitriões.

O que acontece, então, é um verdadeiro massacre: Akecheta e Maeve tentando liderar o grupo e fazer todos conseguirem atravessar a Porta, mas Charlotte chega com Clementine e isso dá início a uma batalha sangrenta com os anfitriões lutando entre si até a morte. Alguns conseguem atravessar para o Além do Vale — e seus corpos são deixados para trás. Akecheta e a filha de Maeve atravessam, mas ela mesmo acaba sendo morta e é deixada para trás. Felizmente, Felix e Sylvester também sobreviveram para reconstruí-la depois.

De volta a Mesa Hub, Elsie confronta Charlotte sobre sua ‘falta de ética’ por roubar os dados do parque. Sem paciência alguma, Charlotte atira em Elsie, enquanto Bernard assiste em pânico: é isso que faz ele decidir ajudar Dolores. 

É aqui que se esconde o truque da temporada: a esta altura, com Dolores e Maeve mortas e os demais anfitriões ou mortos ou no Além do Vale, Bernard é basicamente o último de sua espécie. Quando ele vê Charlotte matar Elsie, se arrepende de não ter ficado ao lado de Dolores, e decide voltar atrás. Ele se lembra que Ford já havia iniciado um plano, e dá continuidade: ele constrói um novo corpo, de Charlotte Hale, e coloca a memória de Dolores dentro deste corpo. Vamos chamar esta versão de Halelores. Ela mata a verdadeira Charlotte e assume seu lugar entre os humanos. Todas as cenas de Charlotte daqui em diante, portanto, são na verdade Dolores.

E Bernard? Para evitar que seja descoberto, ele embaralha as próprias memórias, e se deita na praia à espera do resgate. E isso nos leva a…

Duas Semanas Depois

Bernard acorda confuso na praia com a chegada do time de resgate. Eles tentam entender o que aconteceu desde o assassinato de Ford, e levam os corpos de volta para Mesa Hub. O que eles acham estranho é o fato de os HDs de cerca de ⅓ dos anfitriões estarem vazios. Não apagados, mas completamente virgens: são os anfitriões que atravessaram para o Além do Vale. 

Antes de descobrirem o que aconteceu, eles acabam encontrando um depósito cheio de corpos de Bernard, e entendem que ele também é um anfitrião. O objetivo deles, novamente, é encontrar o drive de Abernathy antes de irem embora. Enquanto eles tentam torturar Bernard para ele contar onde escondeu o arquivo, ele acaba se lembrando do que fez. É neste momento que revela que salvou Dolores e que aquela, na verdade, é não é Charlotte, mas Halelores.

O que acontece, então? Halelores mata o time de segurança e também mata Bernard, para pegar a pérola de consciência dele e levar com ela para o mundo real. Mas, antes disso, ela faz upload da consciência de Teddy para o Além do Vale e altera a sua localização, para que os humanos não possam encontrá-lo.

Quando Halelores está saindo do parque, é revelado que Stubbs (Luke Hemsworth) também é um anfitrião, e ele ajuda ela a sair sem ser descoberta. Alguém ainda é humano nessa série?! Outro ponto importante: Ela leva consigo cinco pérolas, a de Bernard e outras quatro desconhecidas. 

No mundo real, Dolores vai para a antiga casa de Arnold. Ela reconstrói o corpo de Bernard e o seu próprio, colocando outra pérola em Charlotte. De quem, ainda não sabemos. Mas ela explica que salvou Bernard porque a sobrevivência da raça deles depende de que ambos estejam vivos, ainda que eles lutem com ideais opostos.

Epílogo

Achou que tínhamos esquecido de William? Nada disso. O epílogo se passa em algum momento do futuro. Ainda no parque quando tudo estava rolando, o Homem de Preto matou a própria filha achando que ela era um robô. Aqui nós o encontramos dentro do Forge, já completamente destruído, e aparentemente muito tempo depois. Ele é confrontado, agora sim, pela versão andróide de Emily, e entende imediatamente que está no sistema. “Eu já estou dentro da coisa, não é?”, pergunta. Ela responde que sim, ele está ali há muito tempo, e que ela está o testando por fidelidade. Ou seja: a consciência dele foi transferida para um corpo de andróide. Só não sabemos em que momento isso aconteceu — mas isso é uma resposta que provavelmente virá na próxima temporada. Falando nela…

E a 3ª temporada?

O subtítulo da nova temporada é ‘The New World’, ou ‘O Novo Mundo’, e ela promete ser um desvio quase total das duas temporadas anteriores. Agora, os andróides estão no mundo real, e o objetivo é a consolidação desta nova espécie. É claro que, para isso, Dolores, Bernard, Charlotte e companhia vão contar com novos aliados e novos inimigos.

A primeira das grandes diferenças é que a 3ª temporada de ‘Westworld’ terá apenas 8 episódios, ao contrário dos habituais 10. Além disso, os criadores Jonathan Nolan e Lisa Joy já confirmaram que, desta vez, as linhas do tempo serão menos confusas. Ufa! Ainda bem, não é?

Bem, os novos personagens são interpretados por Aaron Paul, Lena Waithe e Vincent Cassel. Paul (‘Breaking Bad’) interpreta Caleb, que será um tipo de aliado de Dolores. Waithe vive Ash, que trabalha junto a Caleb, mas não temos demais informações sobre a personagem. Por fim, Cassel interpreta Serac, e pelo jeito ele estará do lado oposto ao de Dolores.

A ansiedade bateu, não é? Pois fiquem de olho no CinePOP para conferir toda a cobertura da 3ª temporada!

Confira o trailer:

 

Mais notícias...

Laysa Zanettihttps://cinepop.com.br
Repórter, Crítica de Cinema e TV formada em Twin Peaks, Fringe, The Leftovers e The Americans. Já vi Laranja Mecânica mais vezes que você e defendo o final de Lost.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS