sábado, abril 27, 2024

Winona Ryder – 51 Anos | 10 produções para assistir com a icônica atriz

Winona Ryder é uma das atrizes mais conhecidas de todos os tempos – e sua carreira se consagra com diversos títulos incríveis, desde ‘Adoráveis Mulheres’ até ‘Stranger Things’.

Tendo conquistado duas indicações seguidas ao Oscar, três ao Globo de Ouro e um ao BAFTA, Ryder completa 51 anos no dia de hoje, 29 de outubro. Para celebrá-la, montamos uma lista com dez produções estreladas pela atriz que você precisa conferir.

Veja abaixo as nossas escolhas:

OS FANTASMAS SE DIVERTEM (1988)

Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se veem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinquenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O’Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavorado, Lydia Deitz (Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um “bio-exorcista”, para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle.

ATRAÇÃO MORTAL (1988)

Veronica Sawyer (Ryder) é uma jovem que convive com três patricinhas chamadas Heather, que têm por função única na vida serem adoradas. O comportamento delas e dos amigos que as cercam é tão pedante que Veronica sente vontade de matá-las. Após começar a namorar Jason Dean (Christian Slater), um forasteiro, é que as mortes se tornam realidade, mas sempre simuladas, como se fossem um suicídio.

EDWARD MÃOS DE TESOURA (1990)

Em sua segunda colaboração com Tim Burton, Ryder co-protagonizou um dos filmes mais conhecidos e adorados de todos os tempos – o clássico de fantasia ‘Edward Mãos de Tesoura’. No longa-metragem, lançado em 1990, a atriz interpreta Kim Boogs, filha adolescente de uma revendedora de cosméticos que sai do enclausuramento de um castelo abandonado para conhecer a vida. Apesar de a princípio temê-lo, Kim percebe que Edward é inofensivo e ambos rompem as barreiras em uma deliciosa e envolvente história de romance que marcou época.

Não deixe de assistir:

DRÁCULA DE BRAM STOKER (1992)

Depois de já ter se consolidado como uma grande atriz, Ryder foi escalada para outro clássico do terror – o filme ‘Drácula de Bram Stoker’, dirigido por Francis Ford Coppola em 1992. Dividindo as telas com nomes como Gary OldmanAnthony HopkinsKeanu Reeves, ela interpretou Mina Murray, noiva de Jonathan Harker e um dos principais alvos do vampiro titular, e ganhou inúmeros elogios por sua performance.

ADORÁVEIS MULHERES (1994)

Durante a Guerra Civil, uma mãe com 4 filhas passa por graves problemas financeiros, enquanto o marido está na frente de batalha. A mais intelectualizada das irmãs, Jo (Ryder), que sonha ser escritora, é cortejada por um rico vizinho, mas quando este se declara ela o rejeita e vai morar em Nova York, onde se envolve com um professor. Mas quando chega a notícia de que o estado de saúde de uma de suas irmãs piorou consideravelmente, ela retorna para casa.

AS BRUXAS DE SALEM (1996)

Em Salem, Massachusetts, 1692, algumas jovens fazem “feitiços”. Uma delas, Abigail Williams (Ryder), tinha se envolvido com John Proctor (Daniel Day-Lewis), um fazendeiro casado, quando trabalhou para ele, mas após o fim do caso foi despedida. Assim, desejava a morte de Elizabeth Proctor (Joan Allen), a esposa deste. Elas são descobertas no seu “ritual” e, acusadas de bruxaria, provocam uma histeria coletiva que atinge várias pessoas, sendo que Abby, a jovem desprezada por John, faz várias acusações até ver Elizabeth ser atingida.

ALIEN – A RESSURREIÇÃO (1997)

No quarto capítulo da icônica franquia ‘Alien’, Ryder divide os holofotes com Sigourney Weaver e interpreta Annalee Call, a mais nova membro da tripulação da espaçonave Betty. Ela reconhece Ripley e tem conhecimento significativo sobre os xenomorfos. Ao longo do filme, Call revela ser um sintético e ajuda os membros sobreviventes a mante relacionamento com o Auriga.

GAROTA, INTERROMPIDA (1999)

Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Ryder) foi diagnosticada como vítima de “Ordem Incerta de Personalidade” – uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, ela conhece um novo mundo, repleto de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga.

STRANGER THINGS (2016 – PRESENTE)

Em o que se tornou um de seus papéis mais conhecidos e aclamados, Ryder interpretou Joyce Byers na adorada série sci-fi ‘Stranger Things’. Recebendo diversos elogios por sua incrível performance, a atriz interpretou a mãe de um jovem menino de doze anos que desaparece misteriosamente e que a lança, juntamente a alguns aliados, em uma jornada de reencontro que envolve experimentos secretos na pequena cidade de Hawkins e criaturas assombrosas que se escondem na escuridão.

THE PLOT AGAINST AMERICA (2020)

Em ‘The Plot Against America’, Charles Lindbergh, o herói da aviação historicamente populista, derrota Franklin D. Roosevelt e se torna então presidente dos Estados Unidos. Assim que assume a posição no governo, a nação vai adotando gradativamente tendências cada vez mais fascistas. Na produção, Ryder interpreta Evelyn Finkel, uma independente mulher que não quer se casar. Além disso, Evelyn é irmã de Bess, esposa de Herman Levin, um agente de seguros socialista que rema contra a ideologia crescente nos EUA.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS