sábado, abril 27, 2024

X-Men | Pesquisa revela quais são os mutantes mais populares no Brasil e no mundo

Setembro de 2023 marca uma data muito especial para os fãs da Marvel, principalmente do mutantes. Isso porque, em 10 de setembro de 1963, Stan Lee e Jack Kirby lançaram Uncanny X-Men #1, uma história em quadrinhos que se apoiava no sucesso das histórias nucleares para contar a história dos Filhos do Átomo, um grupo de super-heróis cujos poderes viriam de mutações genéticas inicialmente vindas de gerações passadas que foram afetadas por altas doses de radiação.

O mais curioso é que essa origem foi alterada algumas vezes nesses 60 anos, fazendo dos mutantes os representantes de um passo adiante na evolução humana, uma espécie “superior” ao Homo Sapiens. Mas se teve algo que nunca foi alterado desde seu lançamento foi o preconceito ao qual os X-Men e seus rivais sempre foram submetidos. Inicialmente, sua representação era uma analogia ao racismo e antissemitismo presentes fortemente na sociedade norte-americana. Com os anos, eles se tornaram o grupo de heróis mais inclusivos das HQs, abraçando a luta contra homofobia, racismo e os mais diversos grupos oprimidos pela sociedade. Por isso, a franquia “X” se tornou uma das mais populares dos quadrinhos, videogames e cinema, cativando fãs em todo o planeta.

O poder dos X-Men em mexer com o público é tão grande que se tornou um dos principais motivos da Disney ter comprado a falecida 20th Century Fox, que adquiriu os direitos de adaptação cinematográfica durante a crise da Marvel dos anos 90 e transformou os mutantes em uma multimilionária franquia de cinema. E como o estúdio não quis abrir vender sua galinha dos ovos de ouro, a casa do Mickey Mouse desembolsou nada menos que 71 bilhões de dólares para comprar a Fox com os X-Men e todas as outras franquias, montando um verdadeiro império do entretenimento. Agora, o estúdio prepara a chegada dos heróis ao Universo Cinematográfico Marvel, o popular MCU.

O vindouro ‘Deadpool 3’ vai trazer os heróis da Fox para o MCU

Com essa data especial dos 60 anos da criação dos X-Men e com os mutantes mais em alta do que nunca, o site Apostalogos fez uma pesquisa para responder um questionamento muito antigo dos fãs: qual é o mutante mais popular do grupo? Para responder a essa pergunta, foram selecionados 47 personagens, desde a formação original até os mais recentes, no mapeamento de buscas do Google em 186 países. Assim, foram montados rankings de cada nação. Em 81 delas, porém, não houve uma conclusão, então foram descartadas do ranking final.

O resultado já era esperado, porque o mais famoso do mundo é um membro que não integrou a formação original, mas foi adicionado posteriormente e se transformou em um personagem que transcende a própria franquia: o Wolverine.

O sucesso do Carcaju se deve principalmente por ele ter “furado” a bolha das histórias em quadrinhos. Ele é presença marcante nos videogames, nas séries e filmes animados, além de ter sido imortalizado nos cinemas pelo ator Hugh Jackman. Não por acaso, ele é o único X-Men a ter uma trilogia em Live Action. Inclusive, o último capítulo de sua saga pessoal, Logan (2017), se tornou o primeiro filme de super-heróis a ser indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, na edição de 2018.

“Logan” arrecadou mais de 619 milhões de dólares ao redor do mundo. 

A pesquisa englobou as buscas online pelos mutantes em 186 países, nos quais o Wolverine apareceu em primeiro lugar em 57 países diferentes, fazendo dele o X-Men mais popular do planeta. Entretanto, o principal super-herói canadense não é o mais querido em sua terra natal. Por mais surpreendente que possa ser, o levantamento aponta que a Vampira é a mais popular no Canadá, EUA, México, Austrália e os países do Reino Unido.

No total, ela foi a segunda mutante mais buscada, aparecendo como a mais popular em 20 países diferentes. Com um estilo mais ousado e trazendo fortes crises internas impulsionadas por sua habilidade especial de absorver a vitalidade, as memórias e os poderes de outros seres vivos por meio do toque (o que a impedia de estar próxima das pessoas que amava sem deixá-las em coma por um breve tempo), a Vampira foi outra a furar a bolha das HQs, marcando presença em animações e videogames. Ela também entrou no espectro do anti-herói, justamente por ter essas crises complexas.

A Vampira foi uma das principais personagens da série animada “X-Men: Evolution”, sucesso nos anos 2000

Malvados Favoritos

Não deixe de assistir:

Fechando o Top 3, está um dos mais complexos e bem desenvolvidos mutantes de todos: o Magneto. Já tendo assumido papel de vilão, de herói e anti-herói, o Mestre do Magnetismo tem sua história ligada à Segunda Guerra Mundial, já que Erik Lehnsherr viveu o que a humanidade tem de pior a mostrar: o nazismo. Sobrevivente dos campos de concentração de Hitler, Erik teve de lutar desde a infância, o que o levou a assumir uma postura bem menos pacífica do que a de seu opositor ideológico na causa mutante, Charles Xavier.

Surpreendentemente, o Magneto reina soberano na América do Sul, onde é o mais popular em cinco países, incluindo o Brasil. No total, ele foi o mutante mais procurado em 13 países do mundo. Além de Brasil, Argentina, Peru, Bolívia e Venezuela, ela também apareceu no topo em países como Itália e Espanha.

O Magneto também fez muito sucesso nos cinemas

Nos cinemas, o Magneto foi o principal vilão das duas versões da franquia estabelecida pela Fox. E foi interpretado por excelentes atores em ambas as adaptações. Sua primeira aparição foi vivida pelo lendário Sir Ian McKellen, enquanto coube ao fantástico Michael Fassbender interpretá-lo nos filmes mais recentes. E o personagem foi tão “bem tratado” em suas adaptações cinematográficas que até hoje não há um consenso entre os fãs de qual ator fez o melhor trabalho com ele.

Voltando a falar especificamente sobre o Brasil, os cinco mutantes mais populares são bem surpreendentes. O Magneto ficou em primeiro no pódio nacional, sendo seguido por Gambit (pois é), Wolverine, Vampira e o gigante russo, Colossus.

É interessante reparar como o continente americano é dominado pelos vilões e anti-heróis. Além do Magneto e da Vampira liderarem o interesse das Américas do Sul e do Norte, ainda há a vilã Mística liderando as buscas na Guiana Francesa. A grande exceção é a mutante Tempestade, que apesar de ter nascido em Manhattan, é fruto de uma antiga linhagem de sacerdotisas do Quênia. Ela é a favorita da Jamaica.

Por fim, o quarto mutante mais popular do mundo é justamente o único membro da formação original dos X-Men, o Ciclope. O líder dos X-Men dominou as buscas no Sudeste Asiático, sendo o mais procurado em quatro países. Depois de anos sendo retratado como um herói mais certinho, seguindo uma vibe de Capitão América dos Mutantes, Scott Summers passou por uma abordagem mais radical na última década, assumindo um papel de liderança revolucionária, mais adequada aos ideais do Magneto do que do Professor X. Isso teoricamente o enquadra no espectro do anti-herói, fazendo com que os quatro mutantes mais populares do mundo sejam todos anti-heróis, o que só demonstra o quanto os X-Men são personagens complexos, multifacetados e interessantes.

Claro que esse levantamento não é definitivo, já que as buscas podem variar de acordo com novos lançamentos em quadrinhos e filmes, por exemplo, mas parece meio difícil que ainda assim o Wolverine não termine em primeiro. De qualquer forma, é um ranking interessante para ter uma noção de quais mutantes seguem fazendo sucesso por aí, se destacando dos demais. E qual o seu mutante favorito? Diga nos comentários!

 

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS