A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou recentemente a lista de semifinalistas ao Oscar 2026, e o Brasil chamou atenção ao emplacar produções entre os pré-selecionados.
Entre os destaques está o documentário nacional ‘Yanuni’, que garantiu vaga na disputa e desponta como um dos favoritos à indicação oficial. A produção superou uma concorrência expressiva: 201 documentários estavam elegíveis neste ano.
A seleção foi conduzida pelos membros do Comitê de Documentários da Academia, que reduziram a lista para 15 títulos que seguem na corrida pela estatueta.
Curiosamente, o Brasil pode conquistar uma dobradinha na categoria, já que o documentário ‘Apocalipse nos Trópicos’ também figura entre os pré-indicados. O país divide espaço com produções internacionais de peso.
Confira a lista dos documentários semifinalistas:
- ‘The Alabama Solution’
- ‘Coexistence, My Ass!’
- ‘Come See Me in the Good Light’
- ‘Cover-Up’
- ‘Cutting Through Rocks’
- ‘Folktales’
- ‘Holding Liat’
- ‘Mr. Nobody Against Putin’
- ‘Mistress Dispeller’
- ‘My Undesirable Friends: Part 1 – Last Air in Moscow’
- ‘The Perfect Neighbor’
- ‘Seeds’
- ‘2000 Meters to Andriivka’
Além dos documentários, o longa-metragem ‘O Agente Secreto’, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, também avançou na disputa, figurando entre os finalistas ao Oscar.
‘Amarela’: Curta-metragem nacional é pré-indicado ao Oscar
Produzido pela cacica Juma Xipaia e por Leonardo DiCaprio, com direção do cineasta Richard Ladkani, ‘Yanuni’ acompanha a trajetória de Juma Xipaia, líder da aldeia Kaarimã, localizada na Terra Indígena Xipaya, no município de Altamira (PA).
Ao lado de seu marido, Hugo Loss, agente ambiental e então coordenador de operações de fiscalização do Ibama, Juma enfrenta o avanço da mineração ilegal e do garimpo, lutando pela defesa dos territórios indígenas e das comunidades da Amazônia.