O Natal é uma das épocas mais mágicas do ano… Mas não para todos.

Para os menos crentes na renovação dos votos de bonança e de felicidade, o lançamento (e relançamento) de obras audiovisuais pode ser o próprio inferno na Terra – ainda mais quando levamos em conta que quase todas as histórias partem do mesmo princípio romântico ou reflexivo. Felizmente, alguns filmes superam nossas expectativas ao transformar os cândidos feriados de fim de ano em algo chocante e arrepiante.

Por essa razão, separamos dez filmes inesperados para assistir neste próximo dia 25 de dezembro: apesar de serem ambientados no Natal, suas narrativas são recheadas de ação, criaturas sobrenaturais e assaltos a prédios executivos que podem divertir mais que ‘A Felicidade Não se Compra’ ou Esqueceram de Mim.

Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual a sua produção favorita.

MÁQUINA MORTÍFERA

A famosa franquia Máquina Mortífera teve início em 1987 e foi dirigido por Richard Donner. A história, ainda que batida nos dias de hoje, foi recebida com grande animosidade à época de sua estreia, e foi até mesmo indicada ao Oscar do ano seguinte.

Após a morte de sua esposa, o detetive da polícia de Los Angeles, Martin Riggs, torna-se temerário e suicida. O detetive é transferido e imediatamente entra em choque com o novo parceiro, Roger Murtaugh, o mais antigo funcionário do departamento. Juntos, eles descobrem um cartel do tráfico de drogas. As situações cada vez mais perigosas formam um vínculo entre os dois.

10 filmes de terror no Amazon Prime Video para fugir dos problemas…

Aproveite para assistir:

10 Séries de Comédia para Maratonar nas Próximas Semanas

KRAMPUS: O TERROR DO NATAL

O que acontece quando o Papai Noel resolve não visitar sua família e, em vez disso, manda um outro ajudante encarregado de punir os meninos malvados? É disso que trata Krampus: O Terror do Natal’: lançado em 2015 e dirigido por Michael Dougherty, o longa apresenta uma nova perspectiva para as histórias natalinas – do modo mais assustador possível.

Pouco antes das celebrações do Natal, o jovem Max percebe que sua conturbada família se recusa a manter as tradições anuais e, por isso, desiste de colocar suas pretensões em prática. Não demora muito para que uma orte tempestade de neve isole a casa do restante do mundo e atraia a presença de Krampus, um espírito demoníaco que veio para arrastá-los para o submundo.

GREMLINS

Clássico dos anos 1980, Gremlins faz parte do seleto grupo de produções da época que até hoje continua encantando o público, seja por seu divertido e arrepiante enredo, seja por sua sutil mitologia que ganha vida nas telonas. O filme até mesmo foi indicado ao Saturn Awards depois de seu lançamento e revolucionou a estética de animação e stop-motion.

No filme, o jovem Billy Peltzer ganha de seu pai uma criaturinha chamada Mogwai. Entretanto, o que ele não sabia é que esse presente vinha com algumas regras imprescindíveis de serem seguidas: não colocá-lo em luz forte; nunca molhá-lo; e não alimentá-lo depois da meia-noite. Não demora muito para que Billy desrespeite as regras e, como consequência, enfrente a fúria dos Gremlins (Mogwais demoníacos).

FANNY E ALEXANDER

Dramas natalinos costumam ganhar bastante palanque no final do ano, talvez como forma de reacender em nossos corações o espírito acalentador de união e de gratidão, talvez apenas para nos recordar que comédias e animações infantis não são as únicas estórias a fazerem parte desse momento.

Para aqueles apaixonados por narrativas de época, Fanny e Alexander é uma escolha perfeita. O longa-metragem sueco é ambientado nos primeiros anos do século XX e foca nos corolários da morte do patriarca da família Ekdahl, cuja tragédia obriga Fanny, Alexander e sua mãe, Emilie, a saírem da casa da avó materna, onde eram muito felizes, para morar com o novo padrasto (um austero bispo que os trata como prisioneiros).

NOITE DO TERROR

Antes da icônicas era dos slasher, o diretor Bob Clark realizava uma das primeiras investidas no suis-generis com Noite do Terror, o clássico dos anos 1970 que inclusive vai ganhar uma refilmagem neste ano sob o título de Natal Sangrento.

Baseado na série de assassinatos reais que acontecem em Quebec, na época do Natal, a trama gira em torno de uma fraternidade só para garotas cujo grupo de universitárias enfrentam um perigoso serial killer durante as férias de fim de ano.

SENHORES DO CRIME

David Cronenberg é um dos nomes mais conhecidos do cinema de nicho e um dos padrinhos do que entendemos hoje como filmes body horror – ou seja, que exploram a visceralidade corporal, transformações físicas, infecções, tecnologias e outros mais. Entretanto, ele também é conhecido por seus dramas metafísicos, um deles sendo o aclamado Senhores do Crime.

No filme, uma cadeia de assassinatos e vinganças acontece quando Nikolai, um homem misterioso e relacionado com uma família criminosa de Londres, conhece Anna, uma mulher inocente que se deparou com evidências potencialmente prejudiciais contra a família, o que o obriga a por em prática um plano de engano, a morte e vingança.

ANNA E O APOCALIPSE

Anna e o Apocalipse é um musical diferente de tudo que você já viu – não só pelas propositalmente melodramáticas canções, mas também pela nada ortodoxa narrativa da qual o longa de John McPhail se vale: uma mistura de apocalipses zumbis com coming-of-ages natalinos.

No filme, a pacata cidade britânica de Little Haven se prepara para o Natal até que é surpreendida por um surto de perigosos zumbis que prometem acabar com a diversão de cada um dos sobreviventes. Logo, cabe a Anna Shepherd e seu grupo de amigos descobrir o que aconteceu e fugir da cidade antes que seja tarde demais.

THE CHILDREN

The Children pode ter passado despercebido pelo público mainstream, mas de fato ganhou um espaço especial na nossa singela lista. O thriller britânico dirigido por Tom Shankland, assim como seus conterrâneos subversivos, resolveu trazer para as telonas um capítulo aterrorizante das festas natalinas.

Na trama, duas famílias resolvem se reunir para o Natal em uma casa de campo, isolada de tudo. Entretanto, depois de uma estranha virose tomar conta das crianças, elas começam a desenvolver um estranho apreço pela violência e passam a caçar os adultos em um mortal jogo de gato e rato.

DON’T OPEN TILL CHRISTMAS

Já ficou bem claro que os anos 1980 foram palco para a insurgência infinita de filmes slasher – alguns mais famosos, outros que ficaram ofuscados pelo sucesso gigantesco de franquias como A Hora do Pesadelo e Sexta-Feira 13. Entretanto, ‘Don’t Open Till Christmas’ merece a atenção dos aficionados pelo gênero – mesmo que não tenha feito tanto sucesso quando lançado.

O enredo gira em torno de um serial killer cujos principais alvos são pessoas vestidas com roupas de Papai Noel. Depois que uma coincidência se transforma numa corrida para sobreviver, cabe aos detetives da Scotland Yard impedirem o assassino antes que ele destrua uma anual tradição londrina.

DURO DE MATAR

Quando pensamos em Natal – e quando queremos nos afastar dos feriados de fim de ano -, é quase automático pensarmos em Bruce Willis protagonizando um dos maiores longas-metragens de ação das últimas décadas: Duro de Matar. Não é surpresa que o filme tenha se tornado um clássico com o passar dos anos e, além de ter gerado inúmeras sequências (e até uma HQ “infanto-juvenil”), tornou-se um dos queridinhos para esta época tão mágica.

Baseado no romance de Roderick Thorp, o primeiro filme da franquia foi lançado em 1988 e dirigido por John McTiernan. A trama gira em torno do policial nova-iorquino John McClane (Willis), que vai visitar a esposa em Los Angeles apenas para descobrir que um grupo de terroristas liderado pelo infame Hans Gruber (Alan Rickman) invadiu um gigantesco arranha-céu com a intenção de roubar milhões de dólares em ações.

A obra foi recebida com aclame por parte da crítica especializada e foi indicado a quatro categorias do Oscar, incluindo Melhores Efeitos Visuais e Melhor Edição – e, até hoje, serve de inspiração para diversos longas do gênero.

15 Séries da Netflix Para Maratonar

15 Séries da Globoplay Para Você Maratonar

15 Séries da Amazon Prime Para Maratonar neste mês

10 reality shows insanos pra você que amou The Circle e Casamento às Cegas

Não deixe de assistir:

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE