O gênero do terror surgiu juntamente com a popularização do cinema e se tornou um dos estilos narrativos de maior apreço pelos realizadores cinematográficos – ora, é só nos lembrarmos do número de títulos do expressionismo alemão que entraram para a história, como ‘Nosferatu’‘Fausto’‘O Gabinete do Dr. Caligari’.

Quase um século mais tarde, o gênero em questão continua como um dos favoritos do público e já foi explorado com os mais diversos elementos – incluindo o thriller psicológico visto em ‘A Bruxa’‘Midsommar’‘Rua Cloverfield, 10’, as criaturas monstruosas de ‘Alien – O 8º Passageiro’‘Resident Evil’‘It – A Coisa’ e os clássicos slashers como ‘Sexta-Feira 13’‘Pânico’‘Halloween’.

Mesmo que diversos títulos falhem em cumprir com o esperado, os espectadores sempre buscam por algum longa-metragem que os deixe roendo as unhas de nervoso e com os cabelos arrepiados.

Pensando nisso, separamos uma breve lista com dez filmes de terror e suspense para conferir na plataforma de streaming do Star+.



Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:

TUBARÃO (1975)

Aproveite para assistir:

Tubarão revolucionou o cinema e se tornou o primeiro blockbuster da história – e é claro que o filme com um calibre deste tamanho seria comandado pelo lendário diretor Steven Spielberg. A trama acompanha um terrível ataque a banhistas que dá sinal de que a praia da pequena cidade de Amity virou refeitório de um gigantesco tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia, o xerife local (Roy Scheider) pede ajuda a um ictiologista (Richard Dreyfuss) e a um pescador veterano (Robert Shaw) para caçar o animal. Mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

ALIEN – O 8º PASSAGEIRO (1979)



O clássico de Ridley Scott merece estar na sua lista – e merece ser redescoberto quantas vezes forem necessárias. Na trama, uma nave espacial volta para a Terra e recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

ALIENS – O RESGATE (1986)

Enquanto sequências não costumam fazer o mesmo sucesso que o filme original, ‘Aliens: O Resgate’ conseguiu não apenas chegar ao nível do título anterior, como superá-lo em diversos níveis. Comandado por James Cameron, a narrativa acompanha Ellen Ripley, que acorda 57 anos depois dos eventos na Nostromo – descobrindo que o local onde tudo ocorreu com sua nave foi colonizado por humanos. Inicialmente relutante, ela aceita retornar para enfrentar seu pior pesadelo e tentar salvar as setenta famílias que lá habitam.

A MÃO QUE BALANÇA O BERÇO (1992)

Claire Bartel (Annabella Sciorra) e Michael (Matt McCoy), seu marido, estão cansados de procurar uma babá. Até que Peyton Flanders (Rebecca De Mornay) se candidata ao emprego. Elegante, educada e dedicada, ela é simplesmente perfeita. Ela toma conta do bebê como se fosse seu, mas com o tempo, Claire começa a achar que Peyton está se comportando de uma maneira estranha.

A BRUXA DE BLAIR (1999)

Responsável por popularizar o gênero do found footageA Bruxa de Blair é considerado como um dos filmes mais importantes de todos os tempos. Com uma campanha de marketing assustadoramente inteligente e um baixíssimo orçamento, o longa fez um estrondo de bilheteria e de crítica ao contar a saga de três aspirantes a cineastas que se aventuraram em uma floresta – e se depararam com uma maligna e antiga força que se escondia entre as árvores.



EXTERMÍNIO (2002)

Com direção de Danny BoyleExtermínio foi uma das grandes surpresas do início dos anos 2000. O longa-metragem pós-apocalíptico traz nomes como Cillian MurphyNaomie HarrisChristopher Eccleston para uma trama de tirar o fôlego e que acompanha quatro sobreviventes de uma pandemia catastrófica, causada por um acidente bioquímico que liberou um mortal vírus no planeta e destruiu praticamente tudo o que se conhecia. O grupo de sobreviventes, então, deve lidar com a tragédia dessa destruição e com as criaturas em que os infectados com o vírus se transformaram.

GAROTA INFERNAL (2009)

Com direção de Karyn Kusama e roteiro de Diablo Cody (‘Juno’), a história é centrada em Jennifer (Megan Fox), uma estudante que, depois de ser alvo de um sacrifício, é possuída por um demônio e volta à vida para se vingar dos rapazes que sempre a atormentaram. Enquanto satisfaz seu apetite por carne humana, sua amiga, Needy (Amanda Seyfried) descobre o que está acontecendo e promete colocar um fim na carnificina.

CISNE NEGRO (2010)


Cisne Negro pode não ser o filme que nos vêm à mente quando pensamos em terror, mas certamente abraça o suspense psicológico como nenhum outro. Garantindo a Natalie Portman seu mereciso Oscar de Melhor Atriz, o título, comandado por Darren Aronofsky, acompanha Nina, uma jovem bailarina com vários problemas pessoais que é escalada para viver a protagonista no clássico ballet ‘O Lago dos Cisnes’. Pressionada pelo diretor artítico da companhia onde dança, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas. Em meio a tudo isso, busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira.

A HORA DO ESPANTO (2011)

Dirigido por Craig Gillespie (que ficaria responsável pelos adorados ‘Eu, Tonya’ e Cruella), a narrativa é centrada em Ed (Christopher Mintz-Plasse), jovem que acredita fortemente que seu novo vizinho seja um vampiro. Quando Ed some, seu amigo Charley (Anton Yelchin) começa a se preocupar e a investigar o caso. Para descobrir o que está acontecendo, o adolescente pede ajuda a um mágico que se diz especialista no assunto.

A MORTE DO DEMÔNIO (2013)

Mia (Jane Levy) é uma garota viciada em drogas. Ela é levada pelos amigos Olivia (Jessica Lucas) e Eric (Lou Taylor Pucci) para uma cabana isolada na floresta, no intuito de realizarem uma longa cura de desintoxicação. Para a surpresa de todos, o irmão de Mia, David (Shiloh Fernandez), rapaz afastado dos amigos e familiares há tempos, também aparece, junto de sua namorada, Natalie (Elizabeth Blackmore). Entretanto, eles são surpreendidos ao descobrirem que a cabana havia sido invadida, e que o porão parece uma espécie de altar grotesco, repleto de animais mortos. Lá eles encontram um livro antigo, trancado. Atraído, Eric resolve abri-lo e lê-lo em voz alta, sem imaginar as consequências de seus atos. Mia começa a manifestar um comportamento estranho, interpretado no início como sintoma da abstinência. No entanto, aos poucos, todos percebem que uma força demoníaca se apoderou de seu corpo.

COMENTÁRIOS

Não deixe de assistir: