quinta-feira, março 28, 2024

10 ÓTIMOS filmes de Ficção Científica nos streamings

Ao longo dos anos os filmes de ficção científica se tornaram um dos gêneros cinematográficos que mais trazem reflexões dentro de seus contextos. Em muitas produções do tipo tendem a lidar com conceitos dentro do infinito imaginativo que mistura parte do real, parte da fantasia. Um exercício criativo de diversos criadores de histórias pelo mundo.

Para deixar como dicas alguns filmes que nos transportam para ricas histórias que geram reflexões dentro do universo criativo proposto, segue abaixo 10 ótimos filmes de ficção científica espalhados pelos streamings:

 

O Canto do Cisne (Apple TV +)

Na trama, conhecemos o artista Cameron (Mahershala Ali) que se encontra em anos no futuro perdido em uma notícia que abalou seu pensar: ele está com uma doença terminal e não sabe como contar para sua família. Assim, acaba explorando uma possibilidade que chega por meio da doutora Jo (Glenn Close), que é criarem um clone dele para esse viver o resto da vida que ele não pode viver ao lado da família e por consequência defendendo da dor da perda sua esposa Poppy (Naomie Harris) e seu filho pequeno. Uma escolha complexa, cheia de variáveis precisará ser tomada.

 

Duna (HBO Max)

O medo mata a mente. Muito antes de sermos surpreendidos por disputas entre casas que comandam reinos, no tremendo sucesso Game of Thrones, algo parecido já havia sido criado, só que bem longe do universo medieval e sim pelas galáxias. Duna é uma aclamada obra da literatura escrita por Frank Herbert, inclusive sendo considerada o livro de ficção científica mais vendido de todos os tempos. Ganhou uma adaptação na década de 80 pelas mãos do cineasta David Lynch, e, uma nova agora, bem recente, nesse ano de 2021, assinada pelo canadense Denis Villeneuve. Sobre essa última, em meio a toda a complicação que é explicar uma obra tão complexa, se perde nos primeiros arcos mas aos poucos vai ganhando o selo de épico não só pelas sequências eletrizantes de ação e aventura mas também pela excelente composição do drama, principalmente no recorte complicado nessa saga de mãe e filho.

Não deixe de assistir:

 

Oxigênio (Netflix)

O estático poder da tensão. Com um projeto muito difícil em suas mãos, dentro de um engenhoso e surpreendente roteiro de Christie LeBlanc, o cineasta francês Alexandre Aja usa dos momentos de apreensão nas bifurcações para conseguir fortalecer um filme que em uma sala de cinema teria ainda mais impacto. Uma experiência? Um sequestro? Algo ligado à ficção científica? O paradoxo entre as memórias e o real, junto com a consciência da sobrevivência, quando conseguimos entender sobre o que se trata aquela situação vivida pela personagem de Melanie Laurent a direção brilha e nos leva a uma trama original dentro de reflexões impactantes sobre o artificial sentido das coisas que eram para serem naturais.

 

Onde Está Segunda? (Netflix)

Uns são meus irmãos, uns dizem que são, outros sei nunca vão ser. Dirigido pelo cineasta norueguês Tommy Wirkola Onde Está Segunda? protagonizado, em vários papéis, pela ótima atriz sueca Noomi Rapace, o projeto demorou alguns anos para sair do papel. O ritmo frenético no último ato é peça fundamental de equilíbrio desse roteiro que é recheado de surpresas já que possui sete protagonistas que pensam e vivem o mundo que habitam de maneira completamente diferente.

 

Vida (Star+)

Na trama, conhecemos seis astronautas, muitos deles cientistas, que por conta da curiosidade norte americana em continuar explorando o espaço e seus mistérios, são designados para uma missão complexa e cheio de protocolos onde precisam descobrir se realmente há vida inteligente em Marte. Assim, um organismo é encontrado, na verdade coletado, e levado para dentro da estação espacial onde estão para melhor ser analisado. Após dias de comemoração pelas primeiras promissoras descobertas, a instabilidade e o desconhecimento, aliados a impressionante evolução da mostra marciana encontrada, transformam a missão em uma luta pela sobrevivência e escolhas difíceis precisarão ser tomadas.

 

A Chegada (Globoplay, Star+)

O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida. Misturando uma teoria bastante lógica com um universo imaginativo nooliano (em referência ao também genial diretor Christopher Nolan), o filme consegue prender a atenção do público do início ao fim em base de um roteiro brilhante assinado Eric Heisserer que se baseou no conto Story of Your Life, do escritor Ted Chiang, que venceu famosos prêmios dedicados à literatura de ficção científica. Além de tudo isso, o elenco dá um grande show em cena.

 

Um Lugar Silencioso (Star +, Netflix, Globoplay)

Na trama, conhecemos uma família que se comunica pela linguagem de sinais e o espectador é surpreendido em sua ambientação, aparece um Dia X na tela. Durante os primeiros quinze minutos somos envolvidos no espaço/tempo da história, descobrindo aos poucos o porquê das ações estranhas dos personagens. Tentando reverter uma situação apocalíptica, e completamente isolada em uma casa gigante, a filhos dessa família aprenderão aos poucos regras de sobrevivência nesse mundo completamente novo e repleto de perigos causados pelo som.

 

Passageiro Acidental (Netflix)

Na trama, conhecemos um trio tripulante selecionados para uma expedição que vai para uma longa viagem até marte. Eles são: Zoe (Anna Kendrick), uma jovem médica formada em Yale, o biológo formado em harvard David (Daniel Dae Kim) e a comandante da nave Marina Bernett (Toni Collette). Na decolagem tudo ok, só que algum tempo depois, de maneira bem inusitada eles percebem que não estão sozinhos pois um homem chamado Michael (Shamier Anderson) é encontrado em um dos painéis da nave. Assim, tendo que entender os porquês precisarão tomar decisões muito complicadas pois a nave é para uma viagem longa e só tem como três pessoas sobreviveram todo o percurso.

 

Gravidade (HBO Max)

Na fantástica aventura acompanhamos o veterano astronauta Matt Kowalski (George Clooney) e a engenheira médica Ryan Stone (Sandra Bullock) em um dia tumultuado no espaço. Enquanto estão consertando alguns probleminhas em uma estação espacial, são surpreendidos por uma chuva de meteoritos que atingem uma outra estação espacial, caminhando rapidamente na direção deles. Do lado de fora da nave, com pouco oxigênio e quase entrando em desespero, precisam unir forças para tentar sobreviver a essa iminente catástrofe.

 

Prometheus (Star+)

Na trama, somos apresentados a uma equipe de exploradores que descobrem uma pista para a seguinte questão: a origem da humanidade na Terra! Isso acaba os levando a uma aventura interplanetária nos lugares mais complexos que habitam o universo. Chegando em seu destino, os tripulantes da Prometheus terão que enfrentar uma batalha cruel e dolorosa para tentar salvar o futuro da raça humana.

 

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS