sábado, abril 27, 2024

11 Filmes e Séries Japoneses para conhecer a cultura japonesa para além das Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão a todo vapor e já chegaram à metade dessa edição. A essa altura você, que está acompanhando a competição, deve estar maravilhado com as paisagens e querendo conhecer um pouquinho mais sobre esse país cuja cultura também fincou raízes no Brasil. Para te ajudar, selecionamos aqui 11 filmes e séries de ficção para você conhecer um pouquinho mais sobre o país do sol nascente.

11 – ‘Gokushufudou: Tatsu Imortal’ – Netflix

Esta série de animação faz uma ótima paródia dos antigos representantes da Yakuza, a máfia japonesa. Por ironizar o código de conduta desses mafiosos através de um protagonista que é um ex-integrante da máfia que largou tudo para ser dono de casa, a série ‘Tatsu Imortal’ resgata a história dessa (e não totalmente acabado) época de violência no Japão – porém, de uma forma leve e engraçadíssima.

10 – ‘Yasuke’ – Netflix

A série animada da Netflix estreou em fim de abril e aborda, através de ficção futurista, a história real do primeiro samurai preto do Japão: Yasuke. Este samurai realmente existiu na história do país, e, embora a série invente algumas aventuras para este personagem, o background dele é baseado em fatos históricos.

9 – ‘Samurai X: O Final’ – Netflix

O capítulo final da história de Kenshin Himura, o samurai com cicatriz em forma de X, traz um encerramento à história deste que é o protagonista de um dos mangás japoneses mais famosos do mundo. Como pano de fundo, a história joga luz sobre a época do Japão feudal e o fim do shogunato. Se você gostar, também é legal assistir a ‘Samurai X: A Origem’, o filme 1, também disponível na plataforma.

Não deixe de assistir:

8 – ‘Demon Slayer’ – Netflix

O longa ‘Demon Slayer – Mugen Train: O Filme’ ainda está em cartaz nos cinemas brasileiros e se tornou este ano o longa de anime de maior bilheteria do mundo inteiro. Há também a série homônima na Netflix, para quem quiser conhecer mais do universo de três jovens adolescentes que viajam pelo Japão exterminando espíritos demoníacos que colocam em risco a vida dos cidadãos daquele país.

7 – ‘Pokémon: Detetive Pikachu’ – Telecine

Para quem chegou até aqui sem conhecer o universo ‘Pokémon’, essa é a chance perfeita. ‘Detetive Pikachu’ é a última produção da franquia que conta a história de Ash, um rapaz que se torna treinador Pokémon – bichinhos fofinhos com superpoderes que batalham entre si. ‘Pokémon’ é parte da cultura pop japonesa e importante produto de exportação do país que conquistou os países ocidentais, especialmente o Pikachu.

6 – ‘Godzilla 2000’

A versão do ano 2000 foi a última leitura japonesa da clássica história do monstrengo marinho que sai destruindo a cidade de Tóquio. As versões mais atuais, produzidas por Hollywood, podem ser vistas no Telecine, mas é super importante ver também as versões produzidas no Japão, afinal, a história é original daquele país e foi um dos elementos que levou a cultura japonesa para o mundo lá no século XX ainda.

5 – ‘Sempre ao seu Lado’ –  Amazon Prime Video

Filme dramático hollywoodiano baseado em uma história real de um homem que costumava sair todos os dias para trabalhar; ele pegava o trem todos os dias, e seu cachorrinho o acompanhava no trajeto diariamente e esperava-o voltar na plataforma. Esta história, extremamente dramática, diz muito da cultura japonesa, sobre resiliência, amor e respeito.

4 – ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’ – Netflix

Esta famosa série de anime fez muitíssimo sucesso no início dos anos 1990 e faz sucesso até hoje. Para entender como ela teve enorme influência na cultura japonesa – e o impacto dela nas culturas ocidentais do mundo – é preciso assistir todas as temporadas, especialmente a saga das 12 casas, pois a jornada dramática de jovens adolescentes aprendizes de cavaleiros tentando superar obstáculos para conseguir armaduras especiais e se tornarem dignos delas é realmente um dos principais símbolos da cultura pop japonesa contemporânea. Sem contar que super tem o espírito olímpico e a Netflix produziu também uma nova temporada recentemente.

3 – ‘O Grito’ – Amazon Prime Video

Se tem uma coisa que um bom cinéfilo precisa saber é que o Japão é bom (bom mesmo!) em fazer filmes de terror. Exemplo disso é o original de ‘O Grito’, cuja primeira versão é japonesa (os Estados Unidos compraram o direito de adaptação) e é ainda mais arrepiante que a versão hollywoodiana. Imperdível!

2 – ‘Neon Genesis: Evangelion’ – Netflix / Amazon Prime Video

Um dos mangás mais vendidos do mundo mistura ficção científica, tecnologia e história bíblica. ‘Neon Genesis: Evangelion’ pode ser acompanhado na forma seriada na Netflix e no mais recente filme, que chega essa semana na Amazon Prime, mostrando mais uma vez a incrível capacidade japonesa de misturar diferentes técnicas de animação e de efeitos visuais, e de misturar tecnologia de ponta com espiritualidade.

1 – ‘A Viagem de Chihiro’ – Netflix

Os Studio Ghibli é um dos principais e mais importantes estúdios de animação do mundo, e fica no Japão. ‘A Viagem de Chihiro’ foi, até pouco tempo atrás, o anime de maior bilheteria do mundo, sendo superado recentemente por ‘Demon Slayer – Mugen Train: O Filme’. A técnica utilizada por Hayao Miyazaki é única e criou uma belíssima assinatura em todos os filmes de sua empresa, que podem ser conferidos na Netflix com áudio original japonês. Em 2022 os Studio Ghibli ganharão um parque temático no Japão.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS