segunda-feira, fevereiro 26, 2024

40 anos de ‘Um Tira da Pesada’, um dos primeiros SUCESSOS de Eddie Murphy

A boa e velha malandragem sob a ótica da lei. Pega um roteiro explosivo que segue a estrada de um principal conflito que envolve seu protagonista, chama um dos artistas mais carismáticos da década que é lembrado até hoje, a soma disso é Um Tira da Pesada, longa-metragem que se tornou em pouco tempo um dos filmes de ação de maior sucesso nos anos 80. Dirigido pelo cineasta nova iorquino Martin Brest (que temos mais tardes dirigiria Perfume de Mulher e Encontro Marcado) e indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original no ano de seu lançamento, o projeto busca seu alicerce na dose certa entre ação e comédia.

Na trama, conhecemos o investigador da polícia Axel Foley (Eddie Murphy), um impulsivo homem da lei que investiga da sua maneira os crimes na cidade de Detroit quase sempre causando a fúria de seus superiores. Após um de seus melhores amigos ser assassinado quando o visitava, Axel parte para Beverly Hills em busca de explicações e na caça do principal suspeito. Nesse caminho, seu destino se cruza com os policiais Rosewood (Judge Reinhold) e Taggart (John Ashton).

Filme de maior bilheteria dos cinemas norte-americanos no ano de 1984, na semana de estreia estava em mais de 1.500 salas por todo o Estados Unidos, Um Tira da Pesada consegue em sua narrativa um dinamismo constante que envolve o espectador através do foco em cima de um protagonista malandro, impulsivo, que através de um enorme conflito caminha para o choque de realidade entre forças policiais de lugares diferentes. Sua confiança nunca se abala, um herói que tem seu antagonista bem definido mas sem deixar de trazer reflexões sobre questões que envolvem a sociedade, como o preconceito, os privilégios e as relações entre policiais.

O sucesso foi tamanho que logo vieram o segundo filme em 1987 e o terceiro em 1994. Quase quatro décadas de pois, o quarto filme da franquia sairá nos próximos anos com o retorno de grande parte do elenco original, incluindo o astro Eddie Murphy. Pra quem quiser conferir esse primeiro filme dessa franquia de sucesso, está disponível no catálogo da Paramount Plus.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS