sábado, abril 27, 2024

5 Filmes que refletem sobre Inseminação Artificial

A inseminação artificial, também conhecida como inseminação intrauterina, é um procedimento que algumas pessoas optam por diversos motivos e consiste do médico, especialista em fertilização, executar a ação do sêmen ser introduzido diretamente no útero reduzindo distâncias entre gametas. Esse procedimento, anualmente, em todos os lugares do mundo, dá a oportunidade de muitas famílias terem filhos.

O mundo do cinema algumas vezes nos mostrou recortes dentro desse tema, seja em histórias sobre pessoas onde um dos parceiros não pode ter filhos, ou mesmo por meio de uma escolha de uma mulher em ser mãe independente, entre outros casos. Para indicar alguns filmes sobre o tema, segue abaixo 5 Filmes que refletem sobre Inseminação Artificial:

 

Utopia

No Afeganistão, após o marido ficar durante anos em estado vegetativo após ser ferido em um conflito, Janan (Martine Malalai Zikria) embarca em uma jornada para ser mãe utilizando a técnica de inseminação artificial. Para isso, ela resolve ir até o Reino Unido para iniciar o procedimento em uma clínica que lhe fora indicada. Chegando lá seu destino se cruza com William (Andrew Shaver) um estudante de sociologia médica, egocêntrico, que trabalha nessa clínica. Esse último faz uma troca do sêmen que iria ser doado por um doador anônimo pelo dele. Paralelo a essa história, conhecemos um ex-professor alcoólatra que é preso por uma briga de bar e terá seu destino convergindo com Janan em um momento muito delicado dela. Tem na Looke.

 

Pai Nosso?

Não deixe de assistir:

Os horrores de um médico que nunca deveria exercer a medicina. Um verdadeiro filme de terror. Assim podemos definir o documentário Pai Nosso?, dirigido pela cineasta Lucie Jourdan. Com uma história que gira em torno de um renomado médico de especializado em fertilização que rompe completamente as barreiras da ética, conhecemos a macabra história de um raio de cidades de Indiana onde uma surpreendente revelação chega com um enorme impacto para inúmeras famílias.

 

Amira

Na trama, conhecemos Amira (Tara Abboud), uma jovem adolescente palestina que vive com sua mãe Warda (Saba Mubarak) e outra parte de sua grande família em um apartamento simples mas onde nada falta. Seu pai Nuwar (Ali Suliman), é considerado um herói local e atualmente está preso em uma prisão israelense. Com o desejo desse último de ter mais um filho, ele resolve enviar seu esperma por meio clandestino (da prisão até o médico) para inseminar a esposa. A questão é que nos exames feitos antes da inseminação, apontam que Nuwar é estéril. Fato que causa muita estranheza já que Amira nasceu exatamente do mesmo processo, só que em uma época onde não tinha exame de DNA. Será que a esposa traiu o marido? Senão, de quem é o esperma que foi usado na inseminação? Uma erupção na família é vista, uma situação que leva a todos ao limite emocional muitos por se sentirem perdidos em como lidar com a situação.

 

Coincidências do Amor

Lançado em 2010, a comédia romântica Coincidências do Amor aborda de maneira super humorada a questão da inseminação artificial. Na trama, conhecemos uma mulher que resolve ser mãe sozinha e iniciar o procedimento de inseminação artificial. Seu melhor amigo busca compreender a decisão e eles acabam se afastando durante anos, até voltarem a se encontrar onde muitas surpresas virão desse encontro.

 

Minhas Mães e Meu Pai

Indicado para quatro categorias do Oscar de 2011, o longa-metragem dirigido pela cineasta californiana Lisa Cholodenko conta a história de duas mulheres casadas faz anos que tiveram dois filhos por meio de inseminação artificial. Quando as crianças resolvem ir procurar seu pai biológico, ele acaba, de alguma forma, fazendo parte dessa família.

 

 

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS