sábado, abril 27, 2024

Isso é puro cinema! Conheça os principais jogos que inspiraram Hollywood

Com a tecnologia dos videogames cada vez mais impressionante e capaz de proporcionar verdadeiras experiências fílmicas, sobretudo através de narrativas bem construídas, que utilizam todos os artifícios do cinema, a indústria cinematográfica tem cada vez mais tomada emprestada grandes títulos dos games.

Criando interpretações tão realistas quanto as grandes produções de Hollywood, vide franquias como ‘Uncharted’, ‘The Last of Us’ e ‘Tomb Raider’, os jogos eletrônicos já renderam alguns sucessos, seja na TV ou mesmo nos cinemas. Foram várias as produções já feitas que, apesar de não serem tão elogiadas pela crítica, fizeram bastante sucesso.

Então, separamos a seguir, com a assessoria da própria PlayStation, uma lista com algumas dessas grandes adaptações que são, ou prometem ser no futuro, sucessos em ambas as mídias abordadas. Você também pode citar nos comentários quais são os seus filmes favoritos vindo de jogos. Bora lá!

Mortal Kombat

Criado por Ed Boon e John Tobias, um dos jogos mais polêmicos dos anos 1990 revolucionou por seus gráficos digitalizados baseados em filmagens de atores reais e foi uma das primeiras grandes adaptações dos games para o cinema. Em 1995, o jovem diretor Paul W. S. Anderson ficou responsável por adaptar a luta dos guerreiros do plano terreno para salvar a humanidade. O longa teve uma sequência em 1997 que não agradou muito e acabou ficando no forno por mais de 20 anos sem um novo filme. Em 2021, a franquia ganhou um reboot nos cinemas e o sucesso já garantiu outra sequência. Por conta da pandemia, o filme estreou simultaneamente no streaming e foi um dos mais assistidos na HBO Max durante o período.

Resident Evil

O game de sucesso da Capcom foi lançado originalmente em 1996 e não demorou para chamar a atenção dos produtores de cinema. O primeiro roteiro do longa foi escrito por ninguém menos que George A. Romero, o pai dos filmes de zumbis, mas o trabalho acabou ficando novamente com Paul W. S. Anderson, que trabalhou anteriormente em ‘Mortal Kombat‘. Por mais que as adaptações estreladas por Milla Jovovich não sejam fiéis aos jogos, é inegável que a franquia é uma das mais bem sucedidas nos games e nas telas. Os 6 filmes escritos por Paul renderam nada menos do que 1 bilhão de dólares em bilheteria, incentivando novas adaptações posteriores: três filmes e uma série em animação computadorizada e, mais recentemente, uma série live-action na Netflix.

Não deixe de assistir:

Uncharted – Fora do Mapa

O Indiana Jones dos games, Nathan Drake, tem um carisma inegável. Os jogos da franquia ‘Uncharted‘ narram a aventura do ladrão de relíquias em busca dos tesouros mais perigosos do planeta. Nos cinemas, o personagem foi interpretado por Tom Holland e estreou no início de 2022. E não é que o carisma de Drake caiu como uma luva com o intérprete do Homem-Aranha? ‘Uncharted: Fora do Mapa‘ fez nada menos que 400 milhões de dólares em bilheteria. O filme foi a primeira produção da PlayStation Productions, divisão da gigante dos games que ficará responsável pelas adaptações dos jogos exclusivos do console. Outros títulos como ‘Twisted Metal‘, ‘Ghost of Tsushima‘ e ‘Horizon: Zero Dawn‘ também já estão em produção.

The Last of Us

Um dos jogos mais aclamados da produtora Naughty Dog, ‘The Last of Us‘ tem uma história densa, sombria e emocionante que tocou o coração dos jogadores ao redor do mundo. Recentemente, o título foi relançado para PlayStation 5 com visuais aprimorados e diversas outras melhorias. Essa foi mais uma produção que claramente merecia uma adaptação live-action e a HBO não perdeu tempo em adquirir os direitos para realizar uma série. ‘The Last of Us‘ tem previsão de estreia para 2023 e será estrelado por Pedro Pascall como Joel e Bella Ramsey como Ellie. A produção conta com Neil Druckmann, diretor do jogo, que promete expandir a história e contar mais sobre o passado de Ellie. Outra curiosidade interessante é que os atores Troy Baker e Ashley Johnson – intérpretes originais de Ellie e Joel nos games – também estarão presentes no seriado.

Castlevania

Sendo um dos maiores clássicos da história dos games, obviamente ‘Castlevania’ também merecia uma adaptação de respeito. Em meados de 2008, rumores invadiram a internet falando sobre uma possível estreia nos cinemas, também dirigida por Paul W. S. Anderson. A verdade é que esse projeto nunca saiu do papel e a Konami, produtora dos jogos, pouco falou sobre o assunto. Eis que, em 2017, a Netflix estreia com apenas quatro episódios uma série animada baseada na franquia. O sucesso fez com que o seriado fosse renovado por mais três temporadas com mais episódios e o resultado não poderia ser melhor. A história respeita as origens dos jogos e traz personagens marcantes, além de cenas de ação de encher os olhos e uma trilha sonora inspirada nos games originais. É um trabalho para nenhum fã botar defeito!

Arcane

League of Legends‘ é um jogo do gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), no qual os jogadores se enfrentam em uma arena com o objetivo de destruir a base inimiga. Lançado originalmente em 2009, o título se tornou um sucesso absoluto até os dias de hoje, tornando-se um dos precursores do surgimento dos esportes eletrônicos. Apesar de ter uma temática relativamente simples, a Riot, produtora do game, sempre caprichou no background dos novos personagens, enriquecendo cada vez mais a história daquele universo. Em 2021, a Netflix lançou a primeira temporada de ‘Arcane‘, série animada que traz uma das personagens mais populares como protagonista: Jinx. Aclamado pela crítica e pelos jogadores, ‘Arcane‘ se destaca não só por apresentar uma boa história, mas também por seu estilo de animação steampunk, transformando cada frame em um quadro que merece ser pendurado na parede.

Sonic

Nos anos 1990, ‘Sonic‘ travou uma batalha épica com seu rival direto: o encanador bigodudo Mario. Pode se dizer que a luta foi perdida, já que poucos anos depois da criação do ouriço, a Sega, criadora do personagem, acabou se retirando do mercado de consoles. Porém, quando o assunto é cinema, o porco-espinho mais rápido da cultura pop deu um show. Em 2020, ‘Sonic’ ganhou sua primeira adaptação live-action e foi aclamada pelo público. Dois anos depois, Sonic 2 chegou aos cinemas repetindo o sucesso do anterior e apresentando novos personagens dos games, como Tails e Knuckles. E parece que o sucesso não para, já que mais um filme do ouriço azul está confirmado. Somados, os dois longas acumulam mais de 700 milhões de dólares em bilheteria. Já Mario, bem, o ícone da Nintendo até ganhou um longa em 1993, mas o resultado foi, digamos, duvidoso…

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS