sábado, abril 27, 2024

‘A Hora do Pesadelo’ e os Clássicos do Terror que Completam 40 anos em 2024!

Os fãs de terror têm mais que motivos para comemorar. Acontece que em 2024, um dos maiores clássicos do gênero de todos os tempos está fazendo aniversário e se tornando quarentão. Em anos recentes, alguns dos mais icônicos filmes de terror entraram para esse seleto clube das quatro décadas de “vida”. Filmes como ‘O Iluminado’, ‘Sexta-Feira 13’, ‘A Morte do Demônio’, ‘Um Lobisomem Americano em Londres’ e ‘Poltergeist’ marcaram os anos 80 e chegaram à meia idade.

Agora é a vez de ‘A Hora do Pesadelo’, obra-prima do medo do saudoso Wes Craven, se enveredar pelo mesmo caminho. Mas não é apenas ele que chega a esta impressionante marca. E são justamente estes filmes cult que iremos visitar nesta nova matéria. Confira abaixo os longas assustadores que completam 40 anos em 2024.

A Hora do Pesadelo

Não é todo dia que surge um verdadeiro ícone das telas em cena. Criado por Wes Craven, com roteiro do próprio, o cineasta diz ter se inspirado em uma reportagem sobre asiáticos que terminaram perdendo suas vidas ao se recusarem a dormir. Para eles, os pesadelos eram simplesmente assustadores demais. Deste conceito mirabolante, o diretor tiraria a ideia para seu maníaco dos sonhos Freddy Krueger, imortalizado pelo ator Robert Englund, e criaria uma verdadeira lenda da sétima arte.

Sexta-Feira 13 – Capítulo Final

E quando falamos em Freddy Krueger e ‘A Hora do Pesadelo’, precisamos falar de Jason e ‘Sexta-Feira 13’, os eternos rivais que dominaram os anos 80. Antes de Freddy surgir em cena, no entanto, a franquia de Jason já estava na estrada há 4 anos, tendo estreado no começo da década ainda em 1980. Durante os anos 80, as franquias se enfrentariam 4 vezes nas telonas e essa foi a primeira vez. Enquanto Freddy estreava, Jason encerrava suas atividades. Bem, ao menos esse era o plano original para o quarto ‘Sexta-Feira 13’, que viu a morte de Jason pelas mãos do menino Tommy Jarvis (Corey Feldman). Mas é claro que o vilão não ficaria enterrado muito tempo, na verdade ressurgiria logo no ano seguinte.

Colheita Maldita

O que seria de um ano sem uma adaptação do mestre Stephen King abrilhantando o gênero? Os anos 80 já haviam visto adaptações como ‘O Iluminado’, ‘Cujo’, ‘Na Hora da Zona Morta’ e ‘Christine – O Carro Assassino’. Agora chegava a vez de ‘Colheita Maldita’, estrelado por Linda Hamilton e Peter Horton, como um casal infeliz viajando em seu carro e se deparando com uma cidadezinha fantasma no interior dos EUA. Logo, eles irão descobrir uma seita de crianças, que simplesmente mataram todos os adultos do local e os colocarão na mira de seu fanatismo religioso.

O Vingador Tóxico

Não deixe de assistir:

Cult por excelência e misto de comédia, aventura e terror, o longa de baixo orçamento tem aura trash e foi criado realmente na base da zoeira. Produzido pelo estúdio Troma, de onde saiu gente como James Gunn, por exemplo, o filme apresenta o nerd irremediável Melvin (Mark Torgl), que vive sofrendo bullying de valentões por onde passa. No último “trote” da galera sem noção, Melvin termina caindo da janela do clube onde trabalha, direto em um tonel de ácido, e como nas histórias em quadrinhos se transforma numa criatura monstruosa e extremamente forte. A criatura desfigurada, que lembra o Sloth de ‘Os Goonies’, agora faz de sua missão eliminar qualquer atividade criminosa na cidade, além, é claro, de se vingar de seus malfeitores.

Quadrilha de Sádicos 2

No mesmo ano em que lançaria uma de suas maiores criações na forma de Freddy Krueger em ‘A Hora do Pesadelo’, o diretor Wes Craven entrega ainda outra produção. Estamos falando de ‘Quadrilha de Sádicos 2’, continuação do sucesso de baixo orçamento ‘Quadrilha de Sádicos’ (The Hills Have Eyes), de 1977. A sequência, porém, não obteria o mesmo sucesso cult do original, trazendo desta vez na trama um grupo de motoqueiros a caminho de uma corrida, se perdendo no deserto e ficando à mercê da família de canibais mutantes do original. O fiasco fez o filme se tornar esquecido, sem que muitos sequer lembrem que foi lançado. Mas estreou, foi escrito e dirigido por Craven e foi lançado no mesmo ano de um de seus maiores sucessos.

A Noite do Cometa

Outro filme cult dos anos 80 está completando 40 anos em 2024. ‘A Noite do Cometa’ possui uma premissa curiosa, que é uma espécie de ‘Eu Sou a Lenda’, mas com duas patricinhas como protagonistas – afinal era a década de 80. No filme, Catherine Mary Stewart e Kelli Maroney são as irmãs Regina e Samantha, que em uma bela manhã após a passagem de um cometa pela Terra na noite anterior, se descobrem como as últimas “esperanças da Terra”. Ao menos é o que elas pensam, pois o cometa transformou todos em pó, e os que resistiram se tornaram zumbis assassinos. Agora a dupla precisa entender a situação e tentar encontrar novos sobreviventes. A premissa pegava carona na passagem do cometa Halley, que gerou todo tipo de comoção na época.

C.H.U.D. – A Cidade das Sombras

C.H.U.D.’ é um filme de terror que consegue apresentar a cidade de Nova York como algo completamente assustador, e dar aquela sensação que apenas os anos 80 imprimiam, com uma cidade suja e perigosa, onde o medo podia espreitar a cada esquina. A ideia era: “imagine se as Tartarugas Ninja fossem monstros comedores de seres humanos”. Bem, ou quase. Na verdade, parte da premissa de criaturas mutantes vivendo no subterrâneo e nos esgotos de Nova York, que são perturbadas em seu habitat e passam a dar as caras na superfície espalhando o terror. Na rota dos monstrengos, gente como Kim Greist, John Heard e Daniel Stern.

Morte nos Sonhos

Por falar em ‘A Hora do Pesadelo’ e Wes Craven, no mesmo ano recebíamos outro filme com toques de terror (mas esse puxado para a aventura igualmente), que abordava o mundo dos sonhos como premissa. Bancado pela 20th Century Fox, o longa tem clima de superprodução e efeitos especiais de primeira (para a época). A trama mistura ‘Indiana Jones’ e ‘A Hora do Pesadelo’, e também pode ter influenciado ‘A Origem’, de Christopher Nolan, por exemplo. No filme, Dennis Quaid vive um jovem com poderes psíquicos, contratado por uma agência do governo para ajudar com um novo experimento – implantar pensamentos na cabeça das pessoas através dos sonhos. Mas, como sempre, algo dá errado. O elenco conta ainda com Max von Sydow, Kate Capshaw e Christopher Plummer.

O Corte da Navalha

Graças a ‘Tubarão’, de Steven Spielberg, vimos uma verdadeira enxurrada de filmes com animais assassinos nos cinemas, desde um urso pardo em ‘Grizzly’, até a baleia orca, passando por piranhas assassinas, chegando a um crocodilo colossal em ‘Alligator’ e um São Bernardo do “demo” em ‘Cujo’. Mas é claro que a coisa não iria parar por aí até todas os animais da natureza se transformarem em vilões de filmes de terror. Há 40 anos chegava a versão do deserto australiano do subgênero. ‘O Corte da Navalha’, dirigido por Russell Mulcahy (‘Highlander – O Guerreiro Imortal’), trazia um gigantesco javali como antagonista. A esposa de uma das vítimas do animal se junta a um caçador experiente e um fazendeiro na caça do enorme mamífero.

Ninja 3 – A Dominação

Não poderíamos terminar a lista sem mais um terrir, que recai na categoria de um filme tão ruim que se torna bom. Um cult máximo hoje em dia, é claro que falamos de uma produção da icônica Cannon Films, estúdio mais picareta que já existiu em Hollywood. A Cannon, entre outras coisas, introduziu a “Ninjamania” nos EUA e no mundo, graças a seus filmes como ‘Guerreiro Americano’ e ‘Ninja – Máquina Assassina’.

Esse segundo deu origem a uma trilogia, na qual cada filme não tem absolutamente nada a ver com o outro, mudando inclusive de gênero. Por exemplo, depois de ‘A Vingança do Ninja’ (1983), ‘Ninja 3 – A Dominação’ era uma mistura de ‘Flashdance’, ‘O Exorcista’ e filmes de ninja e luta. Lucinda Dickey vive Christie, um clone de Jennifer Beals em ‘Flashdance’, que termina possuída pela alma de um ninja morto, no melhor estilo ‘O Exorcista’. Mas nada de padres para tirar o encosto de seu corpo, e sim muita luta e porrada!

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS