terça-feira, março 19, 2024

‘American Gods’: Orlando Jones expõe Ricky Whittle e os problemas raciais da série

A série ‘American Gods‘ viu sua 2ª temporada estrear em meio à inúmeras polêmicas relacionadas a racismo nos bastidores da produção.

E após as acusações feitas pelo ex-integrante do elenco e roteirista Orlando Jones no final de 2019, o ator mais uma vez voltou a tocar no assunto, dessa vez expondo algumas atitudes duvidosas feitas pelo colega de elenco Ricky Whittle.

Trazendo prints de mensagens particulares trocadas pelo Twitter, Jones pontua cada parte salientando que o ator não sabe o que está falando e estaria se preocupando unicamente com suas necessidades, esquecendo-se de que haviam problemas raciais genuínos nos bastidores, desconhecidos por ele.

Confira as mensagens, traduzidas:

“A verdade está aqui. Sua mensagem está à esquerda e minha resposta está à direita. Este é o Mês da História Negra. Lembre-se que juntos somos mais fortes”.

Mensagens de Ricky Whittle:

“Cara, tentei entrar em contato no sábado, porque eu estava genuinamente preocupado contigo e espero que você não seja aquele tipo de cara que não tenha visto ou tenha mudado o número de telefone para não retornar minha ligação, mas eu adoraria conversar contigo sobre o que você genuinamente quer e o que está fazendo à nossa família. Usar a carta do racismo para queimar seus amigos é inteligente, mas ambos sabemos que é só incompetência e não racismo e nós fomos pegos no fogo cruzado. Você colocou a mim e ao elenco em uma posição ruim e isso é injusto. Eu entendo que você esteja bravo, entendo que eles te custaram dinheiro, nós totalmente te apoiamos em se tratando da incompetência, mas usar a carta do racismo para incitar trolls é uma tática ridícula e você sabe disso. Eu tenho orgulho de todas as histórias étnicas que estamos contando nessa temporada e sim, nós gostaríamos que você ainda estivesse conosco. Honestamente, espero que possamos permanecer amigos, mas preciso dizer que o que você está causando é irritante e desapontador”.

“Então porque você não pode conversar sobre isso? Todos nós nos importamos contigo, totalmente te apoiamos em se tratando de opções e cortesia comum e estamos na mesma situação também. Você escreveu coisas lindas e realmente nos ajudou a vencer uma segunda temporada bem difícil, nós não entendemos aonde entra a carta do racismo. Eu te respeito muito e só queria saber o que aconteceu”.

“Bem irmão, eu sei que você só está cuidando de si e dos seus, eu respeito isso. Boa sorte, sempre terei amor por você e eu espero que consiga aquilo que você quer”.

Não deixe de assistir:

Resposta de Orlando Jones:

“Essa pessoa não me ligou em setembro quando fui demitido ou novembro ou dezembro. Tem meu telefone, e-mail, WhatsApp e etc.

Essa mensagem privada do Twitter veio depois de 1.9 milhões de visualizações em dezembro, antes da investigação do Sindicato dos Atores.

Esse homem não tem ideia do que aconteceu entre mim, Freemantle e Starz. Nunca perguntou, nunca se importou. Agora ele me diz que ‘foi pego no fogo cruzado’.

Ele ainda diz: ‘Eu estou usando a carta do racismo para queimar seus amigos’.

Caramba! Espera, somos amigos? Uhul!

Eu sinto muito que a minha demissão seja tão irritante para ‘vocês’. Quando Rodney B e eu consertamos ‘vocês’ na segunda temporada, ‘vocês’ estavam impotentes e ficaram agradecidos. O que faz você achar que as experiências de ‘vocês’ como atores são parecidas com as minhas como ator, roteirista e produtor? Como é que a minha vida é igual a de vocês? Como eu e ‘vocês’ somos parecidos?

Meu trabalho era ruim? Fui rude e desrespeitoso a qualquer um em algum momento? Você é o protagonista da série, então você sabe muito mais que eu sobre tudo isso. Você se apresenta como o representante de um coletivo ao qual você se refere de ‘nós’. Quem é exatamente ‘nós’? Eu só estou falando por mim mesmo.

Muito feliz de saber que somos amigos. O SasnakCity vai ser muito engraçado sabendo que cada palavra escrita aqui é da sua autoria. Sem mentira. Apenas puro amor (risos). Obrigado irmão”.

Entenda a confusão:

Durante a 2ª temporada de ‘American Gods‘, Orlando Jones, intérprete de Mr. Nancy, disse que também atuou como roteirista da série para garantir que os negros fossem bem representados na narrativa.

E, durante uma entrevista para o Geeks Worldwide, o astro disse que o racismo nos bastidores da produção estaria arruinando a trama da série.

“Eu sei que o pessoal da Fremantle [produtora da série] não se importa com os personagens negros da série. Eles mesmos disseram isso para mim. Disseram que os diretores devem se concentrar na trama do Mr. Wednesday… É por isso que ele ganha destaque na 2ª temporada. A história deveria ser contada da perspectiva do Shadow Moon, e não do Mr. Wednesday. Eles disseram que rostos negros não vendem na Europa.”

Jones também revelou que a produtora não quis pagá-lo por seu trabalho como roteirista.

“Na abertura da 2ª temporada, há uma cena com Bilquis, Ibis e Mr. Nancy… Essa foi uma das cenas que eu reescrevi. Depois disso comecei a escrever as cenas desses personagens com frequência. Eu recebi apoio de Neil Gaiman e do produtor executivo Jessie Alexander. Mas o pessoal da Fremantle simplesmente não queria me pagar, então eu disse: ‘Isso é uma atitude racista. Vocês pagaram todos os roteiristas brancos brancos e eles estão em casa sem fazer nada’. Achei tudo muito estúpido e eles ainda ficaram bravos comigo.”

Após ser demitido da produção, Jones já havia dito que o showrunner Charles Eglee o afastou porque “o ódio e a revolta de seu personagem passam uma mensagem errada para os negros da América.”

Mas, de acordo com o Deadline, a Fremantle emitiu um comunicado negando as polêmicas declarações do ator.

“As histórias que estamos planejando para a próxima temporada evoluíram continuamente para acompanhar a complexa mitologia do material de origem. Jones não fará mais parte da série porque Mr. Nancy, entre outros personagens, não aparecem na parte do livro que estamos focando na 3ª temporada. Não há nenhuma motivação oculta em nossa decisão.”, diz a nota.

Apesar de não se dirigir a Jones diretamente, a companhia deixou claro que o compromisso da produção é buscar meios de ampliar a diversidade na narrativa.

“Vários novos personagens, muitos dos quais já foram anunciados, serão introduzidos no mundo de Shadow Moon, o que vai contribuir ainda mais para o legado do programa como uma das séries mais diversas da televisão.”

Lembrando que as duas primeiras temporadas continuam disponíveis na Amazon Prime.

O segundo ano enfrentou muitos problemas nos bastidores, com o afastamento dos showrunners originais, Michael Green e Bryan Fuller, e a demissão de seu substituto, Jesse Alexander., além de perder membros do elenco, tais como Gillian Anderson e Kristin Chenoweth.

Inspirado no aclamado livro de Neil Gaiman, ‘American Gods‘ mostra que Terra está sendo invadida por deuses novos e velhos, partindo da premissa que essas criaturas mitológicas existem devido à crença da população. Com o passar dos anos, a fé em tais figuras foi se desfalecendo, abrindo espaço para novos deuses surgirem no mundo – estes alimentados pela obsessão nacional com a mídia, a cultura de celebridades, a tecnologia, etc.

O elenco é composto por Ian McShane, Ricky Whittle, Emily Browning, Orlando Jones, Crispin Glover e Pablo Schreiber.

american gods season 2

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS