quinta-feira , 21 novembro , 2024

“Barbenheimer” | Relembre Mais Filmes Grandiosos que Estrearam no Mesmo Dia!

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Mesmo que você não seja um cinéfilo ou fã assíduo de cinema já deve ter ouvido ou lido a expressão “Barbenheimer”. É exatamente o que difere um sucesso de um fenômeno. O segundo ocorre quando algo se torna um evento cultural, penetrando toda e qualquer bolha, sem que ninguém consiga escapar de ser atingido. Foi justamente o que “Barbenheimer” conquistou, destruindo todas as expectativas de sucesso, e a elevando à décima potência. Os fãs de cinema vinham alimentando essa “rivalidade” entre os blockbusters ‘Barbie’, da Warner, e ‘Oppenheimer’, da Universal, programados para estrear no mesmo dia (21 de julho), sem que nenhum dos dois arredassem pé, abrindo mão da data.

Mas o que aconteceu foi ainda mais inesperado. Ao invés de se canibalizarem nas bilheterias, as produções se complementaram, ajudando no hype da outra. Além das dobradinhas inusitadas, já que os dois filmes não poderiam ser mais diferentes, com grande parte dos espectadores indo assistir às duas produções no mesmo dia, ou ao menos no mesmo fim de semana; foi reportado que dos US$82 milhões arrecadados por ‘Oppenheimer’ em seu primeiro fim de semana nos EUA, US$5 milhões pelo menos vieram de espectadores que não conseguiram entrar nos cinemas lotados de ‘Barbie’ e optaram por assistir ao filme sobre o criador da bomba atômica, de Christopher Nolan.



Sem dúvida ajuda o fato de os dois filmes serem muito bons e virem arrancando elogios inesgotáveis não apenas dos críticos, como também de todos os que se aventuram a conferi-los. Não se compra publicidade assim, e nem hype. Pode ter certeza que mais “rivalidades” como essa serão alimentadas pelos grandes estúdios de Hollywood nos próximos anos, com grandes filmes sendo marcados para o mesmo dia, afinal, “Barbenheimer” se tornou o quarto maior fim de semana para os cinemas da história e o primeiro que não conta com uma franquia estabelecida, como a Marvel ou Star Wars.

O mais interessante é que “Barbenheimer” surgiu de forma natural, e esperamos que os estúdios consigam fabricar algo do tipo, pois para a indústria de forma geral, os estúdios, realizadores e exibidores, se mostrou um grande acerto. Aqui, nesta nova matéria, iremos apontar mais uma vez que isso não é novidade, e no passado grandes filmes promissores já dividiram a mesma data de estreia. É claro que nunca se tornando o fenômeno que foi “Barbenheimer”, mas quem sabe no futuro teremos mais do tipo. Confira abaixo.

Leia também: ‘Barbie’ vs. ‘Oppenheimer’ | Relembre os GRANDES Filmes que Estrearam nos Cinemas no Mesmo Dia

Venom vs. Nasce uma Estrela

No dia 5 de outubro de 2018, há cinco anos, os cinemas veriam o duelo de dois dos filmes de maior hype daquela temporada. ‘Venom’ foi o primeiro filme solo do que é provavelmente o vilão mais popular do Homem-Aranha, que prometia mais fidelidade, certa violência, mas sem esquecer o humor. No mesmo dia estreava outro que despertava muita expectativa. ‘Nasce uma Estrela’ foi a quarta adaptação de uma história querida no cinema, que marcava a estreia de Bradley Cooper como diretor e trazia o primeiro papel de destaque da cantora Lady Gaga, completamente descaracterizada de sua persona dos palcos.

Assim como “Barbenheimer”, o resultado foi muito positivo para ambas as produções. ‘Venom’ levou a melhor financeiramente, abriu com US$80 milhões, fez carreira de surpreendentes US$856 milhões ao redor do mundo, e rendeu uma lucrativa franquia – com o terceiro filme já em produção. ‘Nasce uma Estrela’ não fez feio e somou US$42.9 milhões de abertura, vivendo para se tornar um dos filmes mais comentados dos últimos anos, com uma bilheteria total de US$436 milhões ao redor do mundo – além de emplacar forte no Oscar, onde foi indicado para 8 prêmios, incluindo melhor filme, atores para Cooper e Gaga, e saiu vitorioso de melhor canção para ‘Shallow’, que grupou igual chiclete.

As Panteras x Ford vs. Ferrari

Aqui tivemos um destino um pouco diferente de “Barbenheimer”, com apenas um dos blockbusters se dando bem, e o outro caindo no “poço do esquecimento”. O que conta, no entanto, é o potencial que ambas as obras possuíam, mesmo que uma delas, ou ambas, não tenham vivido para atingir este potencial. Esse é o caso com ‘As Panteras’, reboot de uma das propriedades femininas mais quentes de Hollywood. Pelas mãos da diretora Elizabeth Banks, um reboot com Kristen Stewart, Naomi Scott e Ella Balinska era anunciado como o filme da temporada. Mas o resultado não agradou tanto.

Bem, se perguntássemos para qualquer um, uma marca forte como ‘As Panteras’, da Sony, deveria ter comandado o fim de semana do dia 15 de novembro de 2019. Mas não foi bem assim. Isso porque no caminho do longa do trio de mulheres apareceu um badalado filme sobre a competição de duas marcas de carro grandiosas, com ‘Ford vs. Ferrari, estrelado por Christian Bale e Matt Damon. Mais uma vez esse seria o caso de um blockbuster enfrentando um filme de prestígio, que chegaria até o Oscar. No entanto, em uma reviravolta ‘Ford vs. Ferrari’ se tornou tanto o filme de prestígio, quanto o blockbuster daquele fim de semana – estreando em primeira posição com US$31.4 milhões, arrecadando mundialmente US$255.5 milhões, além, é claro, de quatro indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, e duas vitórias em categorias técnicas. ‘As Panteras’ estreou em terceiro, com US$8.3 milhões, somando apenas US$73 milhões mundiais ao final de sua estadia.

John Wick 2 vs. Cinquenta Tons Mais Escuros

Vez ou outra ganhamos não um duelo mano a mano nas bilheterias, no estilo “Barbenheimer”, mas sim um pega para capar, uma briga que pode envolver três ou até quatro filmes. Foi o caso no dia 10 de fevereiro de 2017, que tinha tudo para ser um enfrentamento entre os segundos capítulos do sanguinário John Wick e do lascivo casal de ‘Cinquenta Tons de Cinza’. Em casos assim, os estúdios começam inclusive a conversar e a brincar uns com os outros, como foi o caso com a campanha de marketing de John Wick, que satirizava o famoso “O Sr. Grey a receberá agora”, em uma arte que mostrava Keanu Reeves com os dizeres “O Sr. Wick o receberá agora”.

Hollywood entrou na brincadeira e os grandes estúdios costumam pegar carona no marketing dos filmes rivais.

A verdade é que os filmes de John Wick foram ficando mais populares com o passar do tempo e aqui ainda não erma o que viriam a se tornar. Já Cinquenta Tons nasceu bombando, tendo uma base de fãs muito empenhada saída dos livros. Mas o que ninguém poderia imaginar é que no meio dos dois se meteria uma animação chamada ‘Lego Batman’, que roubou aquele fim de semana para si. Porque a animação nunca teve sequência é o que ninguém sabe responder. ‘Lego Batman’ estreou em primeiro com US$53 milhões, seguido bem de perto por ‘Cinquenta Tons Mais Escuros’, que estreou com US$46 milhões. Já ‘John Wick 2’ também não fez feio, mas ficou em terceiro com US$30 milhões.

X-Men Apocalypse vs. Alice Através do Espelho

E quando o duelo é entre dois blockbusters de quase US$200 milhões de orçamento, repleto de efeitos especiais, com dois dos maiores estúdios de Hollywood bancando, parte de duas das franquias mais lucrativas do cinema e mirados, mais ou menos, para o mesmo público? Um evento desses poderia implodir o mundo. ‘Alice no País das Maravilhas’ (2010), de Tim Burton, foi um dos maiores sucessos do início da década passada e arrecadou mais de US$1 bilhão mundiais para a Disney. Por outro lado, a Fox havia realizado um reboot muito bem-sucedido de seus mutantes com ‘X-Men – Primeira Classe’ (2011), e elevado ainda mais o jogo com ‘X-Men – Dias de um Futuro Esquecido’ (2014). Assim, o hype era muito grande para as continuações de ambos.

E no dia 27 de maio de 2016, as superproduções da Disney e da Fox se enfrentaram com ‘Alice Através do Espelho’ versus ‘X-Men – Apocalypse’. O inesperado aconteceu e ambos se tornaram fracasso de crítica, num ano que foi sofrido para os blockbusters, um dos piores (quiçá o pior) da década passada. Nessa disputa ‘X-Men’ ainda levou “a melhor”, com 47% de aprovação contra os 29% de aprovação de ‘Alice 2’. Em matéria de bilheteria ‘Apocalypse’ também foi o vencedor, estreando em primeiro com US$65.7 milhões e rendendo US$543.9 milhões mundiais contra a abertura de US$26.8 milhões de ‘Alice’ e uma arrecadação de US$299.4 milhões mundiais.

Warcraft vs. Truque de Mestre 2

Finalizando a matéria de mais duelos de grandes filmes no estilo “Barbenheimer” temos mais duas superproduções de grande hype de 2016 – há 7 anos. ‘Warcraft – O Primeiro Encontro Entre Dois Mundos’ foi uma ambiciosa aposta da Universal Pictures em adaptar para os cinemas um dos videogames mais queridos dos fãs, mas que parecia ser uma ideia instransponível para a sétima arte. Com orçamento de US$160 milhões, a Universal bancou e fez em clima de ‘Senhor dos Anéis’. Do outro lado do ringue, ‘Truque de Mestre 2’ continuava um dos sucessos surpresa de três anos antes, um thriller sobre mágicos e uma trama de golpes, trapaças e roubos onde nada parece ser o que é.

No meio destes dois pesos-pesados, surge um terceiro oponente azarão. ‘Invocação do Mal’ é um dos filmes de terror mais queridos destes últimos dez anos e sua sequência anunciada era esperadíssima. O melhor é que ela não decepcionou. E no meio de um blockbuster da Universal de US$160 milhões e outro da Summit de US$90 milhões, esse “pequeno” filme de terror da Warner/New Line de US$40 milhões deu uma rasteira em ambos. Foi ‘Invocação do Mal 2’ o dono do fim de semana do dia 10 de junho de 2016, ficando em primeira posição com US$40 milhões. Em segundo veio ‘Warcraft’ com US$24 milhões e colado nele, ‘Truque de Mestre 2’ fez US$22 milhões de abertura.

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Mesmo que você não seja um cinéfilo ou fã assíduo de cinema já deve ter ouvido ou lido a expressão “Barbenheimer”. É exatamente o que difere um sucesso de um fenômeno. O segundo ocorre quando algo se torna um evento cultural, penetrando toda e qualquer bolha, sem que ninguém consiga escapar de ser atingido. Foi justamente o que “Barbenheimer” conquistou, destruindo todas as expectativas de sucesso, e a elevando à décima potência. Os fãs de cinema vinham alimentando essa “rivalidade” entre os blockbusters ‘Barbie’, da Warner, e ‘Oppenheimer’, da Universal, programados para estrear no mesmo dia (21 de julho), sem que nenhum dos dois arredassem pé, abrindo mão da data.

Mas o que aconteceu foi ainda mais inesperado. Ao invés de se canibalizarem nas bilheterias, as produções se complementaram, ajudando no hype da outra. Além das dobradinhas inusitadas, já que os dois filmes não poderiam ser mais diferentes, com grande parte dos espectadores indo assistir às duas produções no mesmo dia, ou ao menos no mesmo fim de semana; foi reportado que dos US$82 milhões arrecadados por ‘Oppenheimer’ em seu primeiro fim de semana nos EUA, US$5 milhões pelo menos vieram de espectadores que não conseguiram entrar nos cinemas lotados de ‘Barbie’ e optaram por assistir ao filme sobre o criador da bomba atômica, de Christopher Nolan.

Sem dúvida ajuda o fato de os dois filmes serem muito bons e virem arrancando elogios inesgotáveis não apenas dos críticos, como também de todos os que se aventuram a conferi-los. Não se compra publicidade assim, e nem hype. Pode ter certeza que mais “rivalidades” como essa serão alimentadas pelos grandes estúdios de Hollywood nos próximos anos, com grandes filmes sendo marcados para o mesmo dia, afinal, “Barbenheimer” se tornou o quarto maior fim de semana para os cinemas da história e o primeiro que não conta com uma franquia estabelecida, como a Marvel ou Star Wars.

O mais interessante é que “Barbenheimer” surgiu de forma natural, e esperamos que os estúdios consigam fabricar algo do tipo, pois para a indústria de forma geral, os estúdios, realizadores e exibidores, se mostrou um grande acerto. Aqui, nesta nova matéria, iremos apontar mais uma vez que isso não é novidade, e no passado grandes filmes promissores já dividiram a mesma data de estreia. É claro que nunca se tornando o fenômeno que foi “Barbenheimer”, mas quem sabe no futuro teremos mais do tipo. Confira abaixo.

Leia também: ‘Barbie’ vs. ‘Oppenheimer’ | Relembre os GRANDES Filmes que Estrearam nos Cinemas no Mesmo Dia

Venom vs. Nasce uma Estrela

No dia 5 de outubro de 2018, há cinco anos, os cinemas veriam o duelo de dois dos filmes de maior hype daquela temporada. ‘Venom’ foi o primeiro filme solo do que é provavelmente o vilão mais popular do Homem-Aranha, que prometia mais fidelidade, certa violência, mas sem esquecer o humor. No mesmo dia estreava outro que despertava muita expectativa. ‘Nasce uma Estrela’ foi a quarta adaptação de uma história querida no cinema, que marcava a estreia de Bradley Cooper como diretor e trazia o primeiro papel de destaque da cantora Lady Gaga, completamente descaracterizada de sua persona dos palcos.

Assim como “Barbenheimer”, o resultado foi muito positivo para ambas as produções. ‘Venom’ levou a melhor financeiramente, abriu com US$80 milhões, fez carreira de surpreendentes US$856 milhões ao redor do mundo, e rendeu uma lucrativa franquia – com o terceiro filme já em produção. ‘Nasce uma Estrela’ não fez feio e somou US$42.9 milhões de abertura, vivendo para se tornar um dos filmes mais comentados dos últimos anos, com uma bilheteria total de US$436 milhões ao redor do mundo – além de emplacar forte no Oscar, onde foi indicado para 8 prêmios, incluindo melhor filme, atores para Cooper e Gaga, e saiu vitorioso de melhor canção para ‘Shallow’, que grupou igual chiclete.

As Panteras x Ford vs. Ferrari

Aqui tivemos um destino um pouco diferente de “Barbenheimer”, com apenas um dos blockbusters se dando bem, e o outro caindo no “poço do esquecimento”. O que conta, no entanto, é o potencial que ambas as obras possuíam, mesmo que uma delas, ou ambas, não tenham vivido para atingir este potencial. Esse é o caso com ‘As Panteras’, reboot de uma das propriedades femininas mais quentes de Hollywood. Pelas mãos da diretora Elizabeth Banks, um reboot com Kristen Stewart, Naomi Scott e Ella Balinska era anunciado como o filme da temporada. Mas o resultado não agradou tanto.

Bem, se perguntássemos para qualquer um, uma marca forte como ‘As Panteras’, da Sony, deveria ter comandado o fim de semana do dia 15 de novembro de 2019. Mas não foi bem assim. Isso porque no caminho do longa do trio de mulheres apareceu um badalado filme sobre a competição de duas marcas de carro grandiosas, com ‘Ford vs. Ferrari, estrelado por Christian Bale e Matt Damon. Mais uma vez esse seria o caso de um blockbuster enfrentando um filme de prestígio, que chegaria até o Oscar. No entanto, em uma reviravolta ‘Ford vs. Ferrari’ se tornou tanto o filme de prestígio, quanto o blockbuster daquele fim de semana – estreando em primeira posição com US$31.4 milhões, arrecadando mundialmente US$255.5 milhões, além, é claro, de quatro indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, e duas vitórias em categorias técnicas. ‘As Panteras’ estreou em terceiro, com US$8.3 milhões, somando apenas US$73 milhões mundiais ao final de sua estadia.

John Wick 2 vs. Cinquenta Tons Mais Escuros

Vez ou outra ganhamos não um duelo mano a mano nas bilheterias, no estilo “Barbenheimer”, mas sim um pega para capar, uma briga que pode envolver três ou até quatro filmes. Foi o caso no dia 10 de fevereiro de 2017, que tinha tudo para ser um enfrentamento entre os segundos capítulos do sanguinário John Wick e do lascivo casal de ‘Cinquenta Tons de Cinza’. Em casos assim, os estúdios começam inclusive a conversar e a brincar uns com os outros, como foi o caso com a campanha de marketing de John Wick, que satirizava o famoso “O Sr. Grey a receberá agora”, em uma arte que mostrava Keanu Reeves com os dizeres “O Sr. Wick o receberá agora”.

Hollywood entrou na brincadeira e os grandes estúdios costumam pegar carona no marketing dos filmes rivais.

A verdade é que os filmes de John Wick foram ficando mais populares com o passar do tempo e aqui ainda não erma o que viriam a se tornar. Já Cinquenta Tons nasceu bombando, tendo uma base de fãs muito empenhada saída dos livros. Mas o que ninguém poderia imaginar é que no meio dos dois se meteria uma animação chamada ‘Lego Batman’, que roubou aquele fim de semana para si. Porque a animação nunca teve sequência é o que ninguém sabe responder. ‘Lego Batman’ estreou em primeiro com US$53 milhões, seguido bem de perto por ‘Cinquenta Tons Mais Escuros’, que estreou com US$46 milhões. Já ‘John Wick 2’ também não fez feio, mas ficou em terceiro com US$30 milhões.

X-Men Apocalypse vs. Alice Através do Espelho

E quando o duelo é entre dois blockbusters de quase US$200 milhões de orçamento, repleto de efeitos especiais, com dois dos maiores estúdios de Hollywood bancando, parte de duas das franquias mais lucrativas do cinema e mirados, mais ou menos, para o mesmo público? Um evento desses poderia implodir o mundo. ‘Alice no País das Maravilhas’ (2010), de Tim Burton, foi um dos maiores sucessos do início da década passada e arrecadou mais de US$1 bilhão mundiais para a Disney. Por outro lado, a Fox havia realizado um reboot muito bem-sucedido de seus mutantes com ‘X-Men – Primeira Classe’ (2011), e elevado ainda mais o jogo com ‘X-Men – Dias de um Futuro Esquecido’ (2014). Assim, o hype era muito grande para as continuações de ambos.

E no dia 27 de maio de 2016, as superproduções da Disney e da Fox se enfrentaram com ‘Alice Através do Espelho’ versus ‘X-Men – Apocalypse’. O inesperado aconteceu e ambos se tornaram fracasso de crítica, num ano que foi sofrido para os blockbusters, um dos piores (quiçá o pior) da década passada. Nessa disputa ‘X-Men’ ainda levou “a melhor”, com 47% de aprovação contra os 29% de aprovação de ‘Alice 2’. Em matéria de bilheteria ‘Apocalypse’ também foi o vencedor, estreando em primeiro com US$65.7 milhões e rendendo US$543.9 milhões mundiais contra a abertura de US$26.8 milhões de ‘Alice’ e uma arrecadação de US$299.4 milhões mundiais.

Warcraft vs. Truque de Mestre 2

Finalizando a matéria de mais duelos de grandes filmes no estilo “Barbenheimer” temos mais duas superproduções de grande hype de 2016 – há 7 anos. ‘Warcraft – O Primeiro Encontro Entre Dois Mundos’ foi uma ambiciosa aposta da Universal Pictures em adaptar para os cinemas um dos videogames mais queridos dos fãs, mas que parecia ser uma ideia instransponível para a sétima arte. Com orçamento de US$160 milhões, a Universal bancou e fez em clima de ‘Senhor dos Anéis’. Do outro lado do ringue, ‘Truque de Mestre 2’ continuava um dos sucessos surpresa de três anos antes, um thriller sobre mágicos e uma trama de golpes, trapaças e roubos onde nada parece ser o que é.

No meio destes dois pesos-pesados, surge um terceiro oponente azarão. ‘Invocação do Mal’ é um dos filmes de terror mais queridos destes últimos dez anos e sua sequência anunciada era esperadíssima. O melhor é que ela não decepcionou. E no meio de um blockbuster da Universal de US$160 milhões e outro da Summit de US$90 milhões, esse “pequeno” filme de terror da Warner/New Line de US$40 milhões deu uma rasteira em ambos. Foi ‘Invocação do Mal 2’ o dono do fim de semana do dia 10 de junho de 2016, ficando em primeira posição com US$40 milhões. Em segundo veio ‘Warcraft’ com US$24 milhões e colado nele, ‘Truque de Mestre 2’ fez US$22 milhões de abertura.

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