segunda-feira, março 18, 2024

Boruto, Naruto, Dragon Ball Z e os 5 Momentos mais TRISTES dos Animes

Indústria de animação japonesa já proporcionou momentos bastante emotivos

Este texto contém spoilers do mais recente capítulo de Boruto, bem como de Evangelion, Erased e Naruto Shippuden*

O mangá de Boruto continua a pleno vapor, ainda mais com a chegada do criador da obra antecessora, Masashi Kishimoto, à frente do controle criativo total da série. A vinda do autor, no entanto, também significou um passo ousado na trama do filho de Naruto que pegou a maior parte, senão todos, dos leitores totalmente desprevenidos: a morte da raposa de nove caudas Kurama.

O personagem era imensamente amado pela comunidade que acompanhou todo o desenvolvimento da amizade entre ela e Naruto em ambas as fases clássicas e Shippuden, indo de uma inimizade inicial até a consolidação de uma parceria que foi essencial para a derrota de Madara e Kaguya durante a Quarta Guerra Ninja. Dessa forma, esse é mais um episódio de grande carga emocional que se junta a já imensa lista de tristezas no universo criado por Kishimoto.

Dessa maneira, seguem cinco momentos dos animes que são igualmente fortes e provavelmente causaram aquele buraco no coração do espectador.

5) A Despedida do Androide 16

Durante a Saga dos Androides em Dragon Ball Z é estabelecido que o futuro da Terra não é outro senão o apocalipse tecnológico ao melhor estilo Exterminador do Futuro. Construídos pelo Dr. Gero esses espécimes cibernéticos foram tão poderosos que nem os guerreiros Z puderam com eles e assim o mundo foi destruído. É nesse cenário que o personagem Trunks, filho de Bulma e Vegeta, cresce como um nômade e eventualmente precisa voltar ao passado para impedir que a tragédia ocorra.

Morte do Androide 16 teve grande impacto no crescimento de Goham

Além de Trunks, essa saga também apresentou pela primeira vez personagens que se tornaram muito queridos pelo público. Cell (o androide perfeito e grande ameaça da saga), os androides “gêmeos” 17 e 18, além do Androide 16. Este último teve uma função narrativa muito interessante dada pelo autor, Akira Toriyama, pois diferente de todos os outros androides que estavam atrelados à morte e destruição, o número 16 carrega uma humanidade muito intensa e um claro senso de proteção para com toda vida na Terra. Não à toa sua morte é, até hoje, um dos momentos mais tristes de Dragon Ball tanto para os fãs quanto para Gohan.

4) O passado de Kayo Hinazuki em Erased

Apesar de esquisita a premissa de Erased, ou no original Boku Dake ga Inai Machi, tem um certo nível de apelo emocional como um todo que é bem interessante. A trama foca no protagonista Satoru Fujinuma que, de início, é um adulto frustrado com os rumos que sua vida tomou. Sua vida se complica quando sua mãe é assassinada e ele é flagrado pela polícia na cena do crime; antes de ser preso ele avista uma borboleta azul e em um piscar de olhos ele volta para sua infância em 1988. No mesmo ano em que três crianças da sua escola também foram assassinadas.

erased
Quanto mais da vida particular de Kayo vai sendo revelado pior é a sensação no espectador

Dentre essas crianças está a solitária Kayo Hinazuki. Sabendo desse terrível destino, Satoru percebe que a razão de ter voltado no tempo não poderia ser outra senão impedir os assassinatos. Sua aproximação e até amizade com Kayo se torna inevitável, é algo muito positivo para a garota; só que se não bastasse a história contar uma narrativa bem pesada sobre mortes de crianças, em determinado momento Satoru descobre sobre a vida familiar de Kayo; mais precisamente sobre como ela constantemente é vítima de abusos físicos e psicológicos por parte da mãe (esta sendo representada por uma sombra com olhos vermelhos). 

Não deixe de assistir:

3) O Sacrifício de Misato

Neon Genesis Evangelion é uma história que, na mais simples das hipóteses, pode ser descrita como uma ficção científica que desconstrói o gênero Mecha na indústria dos animes e na mais complexa como uma narrativa que, eficaz ou não, tenta misturar algo não linear (principalmente nos últimos episódios) com um elenco de personagens fixos. De qualquer forma, mesmo que a história possa não ser totalmente direta é visível que o elenco passa por um processo de amadurecimento bastante doloroso ao longo da trama.

11b979eaf6538892135120cd88d31cff
Misato tinha sua importância para Shinji e sua morte teve um efeito devastador nele

Enquanto que o anime quer que o espectador se atente ao desenvolvimento do trio adolescente Shinji\Asuka\Rei por fora dessa linha correm também alguns personagens, esses sendo os adultos, que também são afetados pelos eventos da guerra entre a humanidade e os anjos. Dentro desse círculo mais específico está a persona da major Misato Katsuragi, a adulta responsável por cuidar do protagonista Shinji. 

Misato se mostra como uma figura adulta que realmente se preocupa com o protagonista (algo que ele nunca teve na vida) mas jamais chega a assumir uma posição maternal, sempre tratando Shinji como um indivíduo que merece espaço mas que também ainda é um adolescente. Essa dinâmica entre ambos, principalmente quando Shinji entra em uma espiral de autodestruição na parte final do anime, torna o sacrifício da personagem no longa The End of Evangelion como a peça final de impulso para que Shinji possa se aceitar como indivíduo.

2) O Destino de Nagisa 

Clannad foi a primeira parte de uma história sobre como o jovem Tomoya Okazaki conheceu e consequentemente se apaixonou por Nagisa Furukawa. Essa metade inicial pode ser descrita como a parte romântica e bela da história que figura tranquilamente em qualquer lista dos melhores animes de romance já feitos. A questão é que se na vida nem tudo é um mar de rosas não teria porque na ficção o ser. A segunda parte recebeu o nome de Clannad: After Story e, se a primeira parte ficou famosa devido a como conduziu uma história de romance, a segunda foi sobre como lidou com o tema da perda.

clannad 1512 1
Não foi apenas o protagonista Tomoya quem ficou arrasado em Clannad: After Story…

Inicialmente a trama segue a vida do casal após o fim da primeira parte e de imediato já apresenta uma situação delicada em que Nagisa está passando por uma gravidez complicada por uma doença. Mesmo com o apoio de Tomoya, Nagisa morre logo após dar à luz a filha de ambos, Ushio. A partir desse ponto o enredo deixa para trás o tom leve e romântico da primeira parte e começa a abordar a dificuldade de Tomoya em lidar com a perda da esposa; ao mesmo tempo em que precisa criar sua filha. Um momento tão facilmente relacionável para quem está assistindo que acaba tornando After Story uma peça marcante.

1) Naruto descobre sobre Jiraiya

Apesar de ter se tornado infame na vila pela suas peripécias, Naruto nunca deixou de demonstrar que uma família era algo que ele sentia falta. Isso fica bem claro pela sua ligação com Iruka, a necessidade incontrolável de não permitir que Sasuke vá embora da vila, seu eventual amor pela vila e o relacionamento com Jiraiya. Quando o velho sennin surgiu na vida do jovem foi uma oportunidade que Naruto viu de melhorar suas habilidades como ninja com um verdadeiro mestre.

Porém a relação se torna algo mais, um verdadeiro laço familiar entre um adolescente (isso na fase shippuden) que nunca conheceu os pais e um idoso que havia treinado o pai de Naruto na juventude e via no garoto a imagem do falecido aluno. Não é para menos que quando Jiraiya precisou sair em uma missão na Aldeia da Chuva e, após um confronto com os clones de Pain, ele não sobreviveu, Naruto teve uma reação complicada. 

smkayrt 231066
O exato momento em que Naruto não pôde mais segurar a dor de ter perdido seu sensei

De início ele não transparece o impacto, ele mantém para si. A direção do episódio, no entanto, faz um trabalho cuidadoso e impactante ao mostrar que, durante a noite, ele não conseguiu dormir e saiu para comprar um sorvete que ele associava a seu antigo professor. Nesse momento ele quebra enquanto o sorvete derrete intocado em sua mão e ele permanece paralisado em lágrimas sob a luz de um poste; é na figura de Iruka, que o seguiu até ali, que ele encontra o apoio que desesperadamente precisava naquela hora.  

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS