sábado, abril 27, 2024

‘Chucky’, ‘Cobra Kai’ e as Séries que Continuam Clássicos do Cinema dos Anos 80!

Hollywood é a fábrica de sonhos e também a de tendências. Tudo o que funciona por lá, pode ter certeza que se transforma em ordem do dia. Que o diga os filmes de super-heróis, que se tornaram um subgênero próprio. Um apelo que tem funcionado muito bem nos últimos tempos é a nostalgia. A aposta em propriedades do passado, em especial dos anos 80 e 90.

Como sempre friso por aqui, existe um enorme mercado de tudo em relação a estas décadas, pois significaram uma mudança comportamental na forma em que o cinema era consumido, com a proximidade do cinema em casa com as locadoras. Foi o advento dos filmes eventos como os conhecemos hoje. Ou seja, foi graças a estas décadas que hoje podemos gozar dos maiores blockbusters.

Dentro desta pegada da nostalgia, uma tendência que começou a vingar foi a das sequências tardias. O maior exemplo de sucesso dentro deste segmento foi ‘Top Gun Maverick’. Mas existe ainda dentro deste segmento uma outra investida que tem se popularizado muito com os estúdios, e é claro, com os fãs: as séries que servem como sequência tardia de filmes clássicos dos anos 80.

Isso só é possível devido à qualidade impressionante que as obras televisivas atingiram hoje, onde não ficam devendo em nada em termos de valor de produção aos maiores espetáculos dos cinemas. Sendo assim, esta nova matéria aborda justamente o tema: as séries mais famosas da atualidade que servem de continuação para clássicos dos anos 80. Confira abaixo.

Chucky

Começamos com um programa que está bombando atualmente, em cartaz no streaming do STAR+ e que este ano lançou sua terceira temporada. Me refiro ao boneco homicida mais querido dos fãs de terror: Chucky. Depois de uma estreia impactante nos cinemas com ‘Brinquedo Assassino’ (1988), que serviu como grande inovação à proposta dos slasher da época, colocando a alma de um psicopata dentro de um boneco muito popular com a criançada. Depois de duas sequências diretas (bem inferiores ao original), os filmes viriam a ser reinventados sete anos depois com ‘A Noiva de Chucky’, adicionando muito mais humor à proposta.

Uma briga pelos direitos da franquia colocou o criador Don Mancini sem poder utilizar o título ‘Brinquedo Assassino’ (Child’s Play), usado novamente para um remake em 2019. Mas Mancini não se apertou, e seguiu realizando os filmes da franquia, os batizando com o nome do personagem icônico nos títulos.

Ao contrário de outras franquias do gênero, a de Chucky seguiu uma única linha narrativa, sem desvios os reinícios. E assim chegamos até a série de TV, que estreou esse ano sua terceira temporada, com o boneco chegando até o lugar mais poderoso do mundo, a Casa Branca. Com ele, muitos rostos conhecidos de vários capítulos anteriores desta saga.

Cobra Kai

Não deixe de assistir:

‘Brinquedo Assassino’ foi um sucesso, gerando seis continuações, uma refilmagem, e uma recente e badalada série de TV; mas por pertencer ao gênero terror, se torna uma franquia de nicho para os aficionados, já que este é um gênero que nem todos conseguem tolerar. Esse item aqui, no entanto, consegue mais popularidade justamente por fugir desta caixinha de gênero, se tornando mais acessível ao grande público. ‘Cobra Kai’, é claro, é a sequência da franquia ‘Karate Kid’ do cinema, agora na forma de série.

Antes de Chucky, o boneco assassino, Daniel LaRusso já fazia sucesso nas formas de Ralph Macchio, um rapaz franzino que come o pão que o diabo amassou, sofrendo bullying ao chegar na Califórnia e se interessar por uma menina. O ex-namorado dela transforma a vida do protagonista em um inferno, e assim ele precisa aprender a se defender com um dos maiores mestres da história do cinema: o Sr. Miyagi, do inesquecível Pat Morita.

O interessante de ‘Cobra Kai’, que estreou em 2018 na plataforma Youtube Red e depois migrou para a mais popular Netflix logo em sua segunda temporada (atingindo um número bem maior de pessoas), é que surgiu como um programa protagonizado não por Daniel “San” LaRusso, mas sim pelo antagonista Johnny Lawrence (William Zabka), como forma de colocar lenha na história fomentada online de que Daniel era o culpado pela sua situação.

E o que surgiu como continuação do primeiro filme, foi aumentando nas temporadas seguintes, ao adicionar personagens de todos os três filmes. Só esperamos que Hilary Swank diga sim para a temporada final, e reviva a sua Julie Pierce, a única outra aluna do Sr. Miyagi no cinema. A série tem cinco temporadas, e anuncia a sexta e última ainda para este ano.

Willow

Willow’, ao contrário das duas primeiras séries da matéria, foi uma que teve “uma morte horrível” – de certa forma seguindo os passos de seu antecessor. O que acontece é que por mais que ‘Willow – Na Terra da Magia’, de 1988, hoje possa ser um cult muito querido pelos fãs que cresceram na época, em especial devido às reprises na Sessão da Tarde e afins, o filme bancado pela LucasFilm de George Lucas não foi nem de perto um sucesso de crítica ou público quando estreou nos cinemas.

O longa de fantasia e aventura foi redescoberto na era das vídeolocadoras, e com o passar dos anos foi ganhando uma legião cada vez maior de apreciadores. Foi justamente este adquirido status de culto que permitiu que uma série/continuação surgisse 34 anos depois, contando novamente com Warwick Davis como o personagem título e uma participação de Joanne Whalley como Sorsha, agora assumindo o trono como Rainha. Tudo parecia no lugar, mas infelizmente o programa foi cancelado com apenas uma temporada de 8 episódios.

Ash vs. Evil Dead

Agora voltamos para outra franquia assustadora, que é um marco do gênero no cinema. Quando falamos em filmes de terror da década de 80, grande parte dos fãs e aficionados irão rapidamente citar a tríade do slasher, ‘Sexta-Feira 13’, ‘A Hora do Pesadelo’ e ‘Halloween’. Porém, logo atrás destes chegarão ‘Brinquedo Assassino’ e certamente ‘Evil Dead – A Morte do Demônio’ que, embora não tenha um vilão icônico para chamar de seu, é uma das mais queridas pelos cinéfilos.

Tudo começou como projeto experimental do diretor Sam Raimi, ainda em 1981. Depois disso, ele ganhou prestígio para basicamente refilmar seu longa original com mais dinheiro em 1987, com ‘Uma Noite Alucinante’, e ao mesmo tempo mover a história adiante. O segundo filme é ainda mais criativo e interessante. A conclusão viria em 1993, com um filme ambicioso demais para seu próprio bem, que apostava mais no humor e aventura do que no terror em si. E aí, ‘Evil Dead’ era pego no movimento das refilmagens que assolou Hollywood, com uma versão muito mais “barra-pesada” em 2013. Mas o que os fãs queriam mesmo era ver o icônico herói atrapalhado Ash, de Bruce Campbell. E eles veriam.

O retorno de Ash ocorreu não nos cinemas, mas sim na TV, com a série ‘Ash vs. Evil Dead’, que estreou em 2015 no canal Starz – mas se tornou disponível em algumas plataformas de streaming, já tendo passado inclusive pelo catálogo da Netflix. O teor do seriado o aproxima mais do que recebemos no terceiro longa da trilogia original, com Ash se tornando basicamente um canastrão cômico.

A série durou três temporadas, produzida e com alguns episódios dirigidos por Sam Raimi. Campbell, por outro lado deu declaração dizendo que não retornaria mais como o personagem. E por enquanto está cumprindo, já que o mais recente filme da franquia seguiu investindo em bastante violência gráfica, mas nada de Ash.

Universo Star Wars na Disney+

Ao todo, a franquia ‘Star Wars’ já ganhou cinco séries com atores de carne e osso na plataforma da Disney+. Mas como estamos falando de clássicos dos anos 80 nessa matéria, apenas três delas continuam o universo criado nos filmes originais. Como sabemos, a primeira trilogia veio com os episódios quatro, cinco e seis. Assim, para esta matéria contariam programas que continuassem essa narrativa – assim como a mais recente trilogia fez. Pois bem, ‘O Mandaloriano’, o primeiro seriado de Star Wars no Disney+ segue diretamente os eventos passados após ‘O Retorno de Jedi’.

Seguindo os passos de ‘O Mandaloriano’, ‘O Livro de Boba Fett’ e o recente ‘Ahsoka’ também são programas passados logo após o desfecho de ‘O Retorno de Jedi’ com a queda do Império. Aliás, em Boba Fett ficamos sabendo que o mercenário não apenas sobreviveu aos eventos no castelo de Jabba, como também assumiu o trono do mafioso espacial após sua morte. Todos estes programas se situam antes da mais recente trilogia dos cinemas. Agora quando falamos em ‘Obi Wan Kenobi’, é claro que falamos de uma sequência da trilogia prequel, os episódios um, dois e três. Já quando o assunto é ‘Andor’, ganhamos uma pré-sequência aos eventos do adorado ‘Rogue One’. É complexo, mas dá para entender.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS