sábado, abril 27, 2024

Clássicos dos anos 80 e 90 lançados recentemente na HBO MAX para Curtir nesse verão!

Férias. Verão. Época de curtir o início do ano em janeiro. Para os cinéfilos esta é mais uma ocasião especial para descobrir e assistir a um grande número de filmes nas plataformas de streaming. O tópico desta nova matéria é a HBO Max, que traz em seu acervo as propriedades da Warner. Mas não apenas isso, pois recentemente a empresa fechou um acordão com a Sony (Columbia) para igualmente disponibilizar suas obras, dando aos fãs muito mais opções. Por exemplo, a HBO Max carrega sucessos recentes do estúdio colega, como Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Uncharted – Fora do Mapa, Trem-Bala, Um Lugar Bem Longe Daqui e os dois Venom.

Aqui, no entanto, resolvemos focar numa parte mais nostálgica do catálogo da Columbia (Sony), que a HBO Max incluiu recentemente em seu acervo. Assim separamos 10 clássicos dos anos 80 e 90 – dos mais variados gêneros – que foram disponibilizados recentemente na plataforma para você curtir nestas férias e garantir a viagem saudosista. Confira abaixo.

Questão de Honra (1992)

Uma das obras-primas saídas dos anos 90, Questão de Honra completou 30 anos em 2022. O filme conta com um dos melhores elencos de tal década ao juntar em cena um trio principal encabeçado por Tom Cruise, Jack Nicholson e Demi Moore. Além de coadjuvantes como Kevin Bacon e Kiefer Sutherland. Baseada na peça de Aaron Sorkin, a trama mostra uma investigação dentro da marinha norte-americana, onde dois advogados (Cruise e Moore) precisam defender dois fuzileiros acusados da morte de um colega, após um trote ter saído do controle. Sua investigação chega ao mais alto nível do comando de uma base militar, onde um coronel (Nicholson) pode ter ligação com o ocorrido. A obra guarda uma das mais empolgantes cenas de tribunal da sétima arte em seu desfecho.

Filadélfia (1993)

E se Questão de Honra completou 30 anos em 2022, este drama, que também traz um dos melhores elencos da década e também aborda um julgamento em seu desfecho, é que completa três décadas em 2023. Já imaginou um filme que unisse os vencedores do Oscar Tom Hanks e Denzel Washington? Não precisa mais imaginar, ele está disponível na HBO Max. Fora isso, o filme aborda uma questão ainda muito delicada em nossa sociedade, a homofobia e o preconceito com portadores do HIV. Imagine há 30 anos. Justamente pela forma como lida com tal situação ser a visão da época, muitos ativistas consideram Filadélfia datado em seu discurso, mesmo tendo boas intenções. Tom Hanks vive um advogado badalado de uma firma. Após seus superiores descobrirem que ele é gay e tem AIDS, ele é demitido. Agora, ele precisará da ajuda de um advogado homofóbico (Washington) para ganhar esta causa.

Rápida e Mortal (1995)

As estrelas desse faroeste moderno e estiloso dirigido por ninguém menos que Sam Raimi (da trilogia Evil Dead e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura) são Sharon Stone e Gene Hackman. Mas como agora os tempos são outros, os nomes que chamam mais atenção no elenco para a geração atual são os de Leonardo DiCaprio e Russell Crowe. Na trama, Sharon Stone (um dos nomes mais quentes da época) vive Ellen, uma mulher em busca de vingança contra o homem que matou seu pai. E para isso ela se torna uma excelente e rápida pistoleira no velho oeste. Ela está atrás da cabeça de Herod (o grande Gene Hackman), que agora controla uma cidadezinha. Para se vingar, ela precisará se inscrever num campeonato de duelos à bala, onde o vencedor ganha a vida e o perdedor vai para sete palmos debaixo da terra. Crowe vive Cort, um ex-pistoleiro transformado em reverendo, e DiCaprio é Kid, um jovem convencido tentando se provar para o pai.

Linha Mortal (1990)

Não deixe de assistir:

Se olharmos mais a fundo podemos achar um tema para esta matéria, algo em comum em alguns dos itens apresentados na lista. E este elemento é o ator Kevin Bacon. Isso porque este é o segundo filme no qual o astro está presente e não será o último. Aqui ele tem um personagem de maior destaque no papel de David, um dos cinco jovens estudantes de medicina que descobrem um hobby muito preocupante: eles gostam de morrer e serem trazidos de volta à vida pelos colegas. O objetivo dessa “brincadeira” mortal é mostrar que são realmente bons em separar o limite que define a vida e a morte. O que eles não contavam, no entanto, é que ao “morrerem” e serem trazidos de volta, algo sobrenatural voltaria com eles. Ah sim, completando o elenco como os outros jovens médicos estão nomes como Julia Roberts, Kiefer Sutherland, William Baldwin e Oliver Platt. A direção é de Joel Schumacher.

Olha Quem Está Falando (1989)

Bem, a esta altura você já devia estar se perguntando onde estavam os filmes dos anos 80 anunciados no título desta matéria – já que os quatro primeiros itens eram todos dos anos 90. Pois bem, começamos essa volta no tempo para os 80’s de forma gloriosa com esta comédia de sucesso que, entre outras coisas, serve como homenagem para a saudosa Kirstie Alley, que nos deixou recentemente. Sem contar o seu papel de bastante fama no seriado Cheers, definitivamente a atriz será para sempre lembrada por sua participação nesta comédia infanto-juvenil e em suas continuações. Na trama, Alley vive uma mulher que engravida do namorado canalha, que é casado. Assim, disposta a ser mãe solteira, ela conhece um sujeito bacana, que é o motorista de táxi que a leva ao hospital no dia em que vai dar à luz (papel de John Travolta). A grande sacada do filme é que podemos ouvir os pensamentos do bebê Mikey, com a voz do astro Bruce Willis.

O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985)

Continuamos pelos anos 80 com este filme que é um dos epicentros do movimento conhecido como “Brat Pack”, ou seja, os filmes estrelados por uma turma de jovens atores da época, que vira e mexe trabalhavam juntos. O curioso é que em português o filme ganhou um título imenso – no original sendo apenas St. Elmo’s Fire. Nessa produção escrita e dirigida por Joel Schumacher (que igualmente poderia ser um dos temas desta matéria, em seu segundo trabalho na lista), acompanhamos as desventuras de sete amigos da época da faculdade, agora na vida adulta, precisando lidar com trabalho, relacionamentos e todo o resto. Imagine se a série Friends contasse com sete amigos ao invés de seis, e fosse mais voltada ao drama para entender um pouco mais o que significou o longa para a geração anos 80. No grupo temos três mulheres (Demi Moore, Ally Sheedy e Mare Winningham) e quatro homes (Emilio Estevez, Rob Lowe, Andrew McCarthy e Judd Nelson).

E Agora, Meu Amor? (1997)

Por falar em Friends, quem estrela neste filme que chega agora à lista é o próprio Chandler, Matthew Perry. A série dos seis amigos vivendo em Nova York (que também está disponível no catálogo da HBO Max) é uma das comédias de maior sucesso na TV, e em 1997 estava a toda, tendo estreado três anos antes. Nesta mesma época, produtores de cinema dos mais variados estúdios viam grande potencial nos astros do programa, os escalando em produções para o cinema. Cada um dos seis Friends teve seu momento de glória nas telonas e, como sabemos, quem teve maior sorte foi mesmo Jennifer Aniston. Mas isso não quer dizer que os outros também não tenham arriscado. E Matthew Perry teve a chance de estrelar ao lado da mexicana Salma Hayek numa comédia romântica que aborda os diferentes costumes sociais de americanos e mexicanos.

Vencer ou Morrer (1993)

Talvez seja difícil para a geração mais nova imaginar, mas Jean-Claude Van Damme já foi um dos grandes astros do cinema de ação de Hollywood. Quem, você pergunta? Sim, infelizmente o ator belga está relegado a produções do nível “C” há algumas décadas, apenas vira e mexe aparecendo em alguma obra mais conceituada. Porém, do final dos anos 80 até o fim dos anos 90, Van Damme escalava rapidamente ao nível de lendas como Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. O grande divisor de águas na carreira do lutador ocorreria com Soldado Universal, que em 2022 completou 30 anos. Logo em seguida veio O Alvo (1993). Antes de levar o game Street Fighter ao cinema, na forma de uma superprodução, Van Damme tentaria seu papel mais dramático com este Vencer ou Morrer. O filme é tido por muitos como uma reimaginação do faroeste clássico Os Brutos Também Amam (1953), e traz Van Damme como um prisioneiro fugitivo que termina ajudando uma viúva e seus filhos pequenos numa fazenda, contra homens de negócios sem escrúpulos.

Morcegos (1999)

Na lista temos um pouco para todo mundo, e para todos os gostos. Chega agora um exemplar de terror para os fãs. Parte do subgênero dos “animais assassinos” que permeia a sétima arte, Morcegos, como diz o título, mostra uma cidadezinha sendo atacada pelos roedores alados. Mas esses não são animais quaisquer, e sim morcegos geneticamente modificados – muitos anos antes de Morbius (2022). E sim, aqui temos a dupla formada pelo xerife local (papel de Lou Diamond Phillips) e uma Dra. especialista no tema (papel de Dina Meyer). Salve-se quem puder.

Águas Perigosas (1987)

Fechando a matéria, temos ainda mais um filme estrelado pelo lendário Kevin Bacon. Não é à toa que os Guardiões da Galáxia tentaram sequestrar o ator para entrega-lo como presente em seu especial de Natal, e Bacon tem seu próprio jogo que o separada em até seis graus de qualquer ator ou filme. Isso que é moral. O astro esteve presente em Questão de Honra e Linha Mortal, mas agora voltamos para o fim dos anos 1980. Aqui, temos um Bacon pós-Footloose, ainda colhendo os louros do musical. No filme, um jovem Baconzitos interpreta Vic, um experiente guia de passeios na natureza que está no comando de um grupo para adolescentes vindos da cidade. O protagonista é Alan, vivido pelo Goonie Sean Astin (que anos mais tarde se tornaria o Sam de O Senhor dos Anéis). Ele é um garoto tímido da cidade que irá passar por aventuras e desafios nas melhores férias de sua vida.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS