A adaptação da graphic novel ‘Cowboys & Aliens‘ completa 10 anos em setembro de 2021 e embora seja estrelada por um grandioso elenco, a produção acabou sendo esquecida com o passar dos anos, sendo vagamente lembrada como um grande fracasso nos cinemas.

Dirigido por Jon Favreau – que estava em ascensão em virtude do sucesso dos dois filmes do ‘Homem de Ferro‘ – e produzido por Steven Spielberg, o longa parecia ser uma promessa promissora.

Baseado na graphic novel de Andrew Foley, Fred Van Lente e Scott Mitchell Rosenberg, o filme apresentava uma premissa ousada, com todos os elementos a seu favor. Ainda assim, o filme teve uma péssima bilheteria, faturando meros US$ 174 milhões, a partir de um orçamento de US$ 163 milhões.

E em uma recente entrevista (via WeGotThisCovered) um dos criadores dos quadrinhos, Scott Mitchell, revelou o verdadeiro motivo do longa jamais ter ganhado uma sequência. Segundo ele, ainda que a bilheteria tenha sido um fracasso, o maior problema foram as burocracias e desavenças envolvendo os estúdios:



“Eles fizeram um acordo de que fariam juntos, o que acabou causando alguns problemas. Steven Spielberg estava agora na Paramount, o que a Universal nunca gostou muito. Então a DreamWorks começou a brigar com a Paramount. Não há mocinhos ou bandidos nisso, é assim que o negócio é. Mas foi uma jornada insana enquanto estávamos fazendo o filme. A Universal anunciou a data de lançamento do filme sem combinar com a DreamWorks. Se tudo tivesse sido cordial, teria sido adiado para o verão seguinte, porque assim conseguiríamos muito merchandising.

Eles simplesmente não estavam trabalhando juntos nas coisas, e as pessoas apontavam as mãos em direções opostas. E isso acabou tendo efeito. Eles não conseguiam descobrir como fazer isso funcionar por causa de todos os estúdios envolvidos. Era muito complicado para eles lidarem com isso. Essa teria sido a vantagem de ou a Universal ou a Paramount fazer o filme, porque quando estávamos negociando o acordo de venda dos direitos, tínhamos todos esses departamentos de negócios ao mesmo tempo no telefone”.

Aproveite para assistir:

Cowboys & Aliens‘ é estrelado Daniel Craig, Harrison Ford, Olivia Wilde, Sam Rockwell e Paul Dano.

Confira a sinopse oficial:



Em 1873, um estranho (Daniel Craig) sem memória vai parar em Absolution, cidade inóspita para visitantes e dominada pelo medo imposto pelo pulso forte do “Coronel” Woodrow Dollarhyde (Harrison Ford). Mas o inesperado acontece quando máquinas voadoras atacam a cidade e sequestram seus habitantes. É quando os humanos descobrem que precisam combater a invasão alienígena, forçando os homens brancos, bons e maus, e ainda os peles vermelhas a unir forças contra a ameaça extraterrestre.

O filme foi roteirizado por Mark Fergus, Hawk Ostby, Damon Lindelof, Roberto Orci e Alex Kurtzman.

COMENTÁRIOS

Não deixe de assistir: