Crítica | A Vida em um Dia – Produzido por Ridley Scott para Youtube, documentário retrata 2020 no mundo

Para muita gente, 2020 é um ano para ser esquecido. Para outros, é um ano que marcou o fim de uma parte de nossa história e o início de uma nova etapa. Dia após dia os noticiários foram invadidos por mais e mais relatos de países se fechando por causa de um novo vírus desconhecido, ao qual se deu o nome de corona vírus. Médicos e cientistas correram contra o tempo para entender com o quê estavam lidando. Ao mesmo tempo, a galera ficou em casa, sem renda, tentando capturar o momento de alguma forma. Dessa movimentação vem o documentário do YouTube A Vida em um Dia’, disponível no canal oficial da plataforma.

O primeiro capítulo de ‘A Vida em um Dia’ foi em 2010, quando o YouTube lançou a campanha para que as pessoas enviassem vídeos sobre o dia delas. Na época, a maior plataforma de vídeos compartilhados do mundo tinha o intuito de criar uma cápsula do tempo. Dez anos depois, voltar a fazer essa cápsula tem o intuito de pensar o futuro mais que nuca, afinal, 2020 não foi um ano qualquer: foi o ano em que o mundo foi obrigado a parar e teve que lidar com uma pandemia global.

Por isso, esperava-se que a produção mergulhasse no que foi a pandemia através do olhar de seus colaboradores no mundo todo, mas não é bem isso que ‘A Vida em um Dia’ traz. Embora esteja presente, não é o cerne da produção – e isso é bem estranho. Com uma hora e meia de duração, o documentário é dividido em três partes bem demarcadas: a primeira, mais alegre e festiva; seguido por reflexos da pandemia e, por fim, mais festa e sensação de bem-estar. Fosse um documentário sobre o ano inteiro de 2020, até poderia fazer algum sentido esse roteiro alegre, porém, como todos os vídeos em teoria foram gravados no mesmo 25 de julho de 2020, é um bocado revoltante pensar que, em pleno julho (quando nenhum lugar do planeta tinha gente vacinada e nem havia qualquer país completamente livre do vírus), havia pessoas que simplesmente estavam dando festão de casamento ou fazendo festa de formatura aglomerado com outras pessoas sem máscara. Olhando a primeira parte do longa, dá para entender por que a pandemia nunca foi controlada a nível mundial.

Dirigido pelo escocês Kevin Macdonald e pelo português Mário Filipe Neves –  e com produção executiva do renomado Ridley Scott –, a seleção dos depoimentos deixa a desejar, embora haja alguns bem emocionantes, como o da mãe que participou com o filho em 2010 e mostra onde ele está agora, o rapaz que pede a namorada em casamento, o guarda de trânsito tentando manter a paciência com os motoristas de Hollywood e os funcionários da limpeza de um parque infantil. Porém, a sensação em ‘A Vida em um Dia’ é que a pandemia aconteceu brevemente e em apenas alguns locais, pois, de um modo geral, 2020 teria sido um ano solar, festivo e comum na vida da maioria das pessoas – o que passa bem longe da realidade. Por se tratar de um documentário, o retrato de uma época, falha ao falsear como foi ‘A Vida em um Dia’ em 2020.

Notícias

‘Stranger Things’ lidera audiência do streaming no 1º semestre dos EUA

'Stranger Things', fenômeno da Netflix, continuou dominando o cenário...

‘A Múmia 4’: Oded Fehr tem retorno CONFIRMADO na sequência

Segundo o Deadline, Oded Fehr e Kevin J. O'Connor irão retornar para...
Janda Montenegro
Janda Montenegrohttps://cinepop.com.br
Janda Montenegro é doutora-pesquisadora em Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRJ com ênfase nas literaturas preta e indígenas de autoria brasileira contemporâneas. De origem peruana amazônica, Janda é uma palavra em tupi que significa “voar”. Desde 2018 trabalha como crítica de cinema nos portais CinePOP e Cabine Secreta. É curadora, repórter cultural, assistente de direção e roteirista. Co-proprietária da produtora Cabine Secreta e autora dos romances Antes do 174 (2010), O Incrível Mundo do Senhor da Chuva (2011); Por enquanto, adeus (2013); A Love Tale (2014); Três Dias Para Sempre (2015); Um Coração para o Homem de Lata (2016); Aconteceu Naquele Natal (2018,). O Último Adeus (2023). Cinéfila desde pequena, escreve seus textos sem usar chat GPT e já entrevistou centenas de artistas, dentre os quais Xuxa, Viola Davis, Willem Dafoe, Luca Guadanigno e Dakota Johnson.