Crítica | AmarAção: Comédia com Caco Ciocler tem boas intenções, mas peca na execução

Compreender a linguagem do amor alheia é sempre um desafio que pode ser interpretado das formas mais diversas possíveis e talvez seja por essa imensidão de significados e sensações que nós amamos tanto o gênero de comédia romântica. E em AmarAção, as peculiaridades de um amor inacabado são o grande alvo da trama. Tentando entender como é possível encerrar um relacionamento ainda amando o outro, o cineasta e ator Eric Belhassen tenta refletir sobre a vida a dois, mesmo quando ela acaba, em uma comédia de erros e ideias soltas.

Eric até tem um bom argumento, ao querer abordar – de forma metafórica – a magia do amor pela ótica de um “feitiço” (o clássico “trago o amor perdido em sete dias”). Mas AmarAção segue como uma ideia inacabada e muitas vezes desconexa. Trazendo Caco Ciocler empenhado em apoiar o trabalho de um colega de profissão, a produção caminha com um roteiro confuso, que tenta salpicar elementos do subgênero mockumentary (Mocumentário) – extremamente popular e amado nos Estados Unidos -, mas nunca vai fundo no formato.

Sempre permanecendo à superfície do próprio gênero, AmarAção parece ser um filme cuja premissa original fora transformada ao longo do caminho, mas pouco ajustada. Sem muito foco e com uma mensagem falha, a trama é confusa, pouco diverte e quando consegue ser engraçada, é incapaz de gerar um nível adequado de identificação com a audiência. E ainda que sua falta de recursos pese contrariamente no resultado final, o que torna o longa muitas vezes pouco envolvente é exatamente a falta de identidade autoral do diretor.

Aqui, existe uma premissa e uma discussão interessante, mas a ausência de uma digital única torna o projeto de baixo orçamento ainda mais perecível. Há uma boa intenção, mas ela é incapaz de sustentar o conceito e a execução narrativa – que infelizmente deixa muito a desejar. Mas AmarAção não é de todo ruim. Fruto de um país onde pouco se investe na arte de fazer cinema, o longa é também um manifesto de alguém apaixonado pela arte, ainda que todas as intempéries não estejam a seu favor. Feito na garra e a conta gotas, a comédia romântica é a prova de que a produção nacional resiste e persiste, ainda que peleje em momentos tão adversos. Como uma experiência cinematográfica, AmarAção não é o que você procura, mas é também um feixe de luz que reluz em tempos tão nebulosos.

Notícias

Ridley Scott diz não ser um cineasta, e sim um INFLUENCIADOR

Ridley Scott disse recentemente ao jornal The Times que...

‘Minions e Monstros’ ultrapassa MEIO BILHÃO nas bilheterias mundiais

A sequência 'Minions & Monstros' conseguiu ultrapassar a marca...

‘Obsessão’ supera MEIO BILHÃO e se torna o maior filme de terror original deste SÉCULO

Sucesso! O aclamado terror 'Obsessão' (Obsession) conseguiu superar a...

Conheça o novo romance brasileiro gay que chegou ao streaming e está DANDO O QUE FALAR…

'Quinze Dias', adaptação do best-seller de Vitor Martins estrelada...

RUMOR: Inde Navarrette pode estrear como Vampira NESSE futuro filme do MCU

Muito em breve, os fãs do Universo Cinemático Marvel serão...

VAZA possível enredo completo de ‘Vingadores: Doutor Destino’ e é CHEIO de SURPRESAS [SPOILERS]

ATENÇÃO: muitos spoilers em potencial à frente.'Vingadores: Doutor Destino'...

‘A Lenda do Tesouro Perdido 3’ é CONFIRMADO!

Em entrevista ao podcast National Treasure Hunt, o diretor...

‘Hercule’: Série da BBC sobre o ICÔNICO detetive Poirot ganha primeira imagem; Confira!

A BBC e a BritBox divulgaram a primeira imagem promocional de 'Hercule',...