quinta-feira, abril 25, 2024

Curiosidades | ‘Valente’, adorada animação da Pixar, completa 10 anos em 2022!

Anos depois de ter atingido seu ápice com títulos como ‘Monstros S.A.’‘Os Incríveis’‘Ratatouille’, a Pixar resolveu apostar fichas em um novo capítulo de sua história – e criou seu primeiro conto de fadas com a ambiciosa animação ‘Valente’.

Lançado em 2012, o filme gira em torno da princesa Merida (Macdonald), que foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava… Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.

Apesar dos elogios, a crítica especializada notou uma grande inferioridade criativa em comparação às obras anteriores do estúdio. De qualquer maneira, a animação fez sucesso entre o público e arrecadou mais de US$540 milhões mundialmente.

Também estrelado por nomes como Billy ConnollyEmma ThompsonJulie Walters, o filme completará dez anos em 2022 e, pensando nisso, separamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores.

Confira:

  • Kevin McKidd, que interpretou Lord MacGuffin, ficou particularmente feliz em trabalhar neste projeto, porque foi a primeira vez que pôde usar seu sotaque natural da Escócia em um filme.
  • ‘Valente’ foi o primeiro filme da Pixar a se passar inteiramente em um passado histórico, e o primeiro a ser co-dirigido por uma mulher, Brenda Chapman.
  • Dois softwares adicionais foram desenvolvidos especialmente para este longa-metragem, em um intervalo de tempo de três anos. Um deles permitiu que os fios de cabelo de Merida se movessem juntamente a ela.

  • O nome do urso maligno, da lenda contada pela Rainha Elinor (Thompson), é Mor’du. Em gaélico, o nome seria escrito Mor Dubh, que significa “aquele que é grande e negro”.
  • Merida é a primeira princesa da Disney/Pixar a não ter um interesse romântico. Além disso, é a primeira protagonista feminina da Pixar, bem como a única a ser incluída no line-up de princesas dos parques da Disney.

  • A referência a um “reino perdido no passado, onde havia um Rei e ele tinha quatro filhos” alude ao governante francês Clóvis, que tinha quatro filhos e, em seu leito de morte, dividiu a região de Gaul (a França moderna) em quatro partes, uma para cada filho comandar.
  • Nos rascunhos iniciais, havia uma cena em que Merida, de fato, estaria interessado no jovem MacGuffin. Entretanto, a sequência foi descartada, visto que os produtores e criadores queriam focar no amor entre uma mãe e uma filha.

  • Os cineastas da Pixar criaram a tapeçaria da família utilizando uma tecnologia que os permitia a criar bilhões de fios individuais.
  • Chapman, que também assinou o roteiro, baseou a Princesa Merida em sua própria filha, enquanto Elinor foi livremente baseada em si mesma.
  • Reese Witherspoon foi originalmente anunciada como a voz de Merida. Porém, conflitos de agenda a impediram de seguir em frente com o projeto, sendo substituída por Macdonald.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS