sexta-feira, abril 26, 2024

Dia da Visibilidade Trans e Travesti | 10 artistas nacionais e internacionais que você precisa conhecer

No dia 29 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional da Visibilidade Trans, em celebração à importância, ao legado e à constante luta por direitos iguais da comunidade transsexual e travesti.

A instituição da data ocorreu ainda em 2004, com a campanha Travesti e Respeito promovida pelo Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde – e que, a partir de então, se tornou um marco anual. Protagonizada por nomes como Fernanda Benvenutty e Kátia Tapety, o dia é um constante lembrete da existência das pessoas trans e de que forma elas ainda não têm os mesmos direitos que os cisgêneros na sociedade contemporânea.

Enquanto a representatividade dessa parcela da comunidade vem aumentando constantemente no cenário do entretenimento – com produções que descontruíam estereótipos e apostavam em narrativas reais e pungentes -, é necessário comentar que a briga é diária. Com 12 assassinatos por mês, manteve-se, em 2023 e pelo 15º ano consecutivo, como o país que mais mata travestis e transsexuais no mundo.

Para manter viva a memória dessas pessoas, o CinePOP separou uma breve e singela lista com dez artistas trans e travestis que você precisa conhecer.

Confira:

INDYA MOORE

Indya Moore consagrou-se como artista de respeito quando fez sua grandiosa estreia no aclamado drama LGBTQIA+ ‘Pose’, interpretando a personagem transexual Angel e ajudando a trazer ao cenário mainstream questões de extrema importância para compreender as dificuldades enfrentas pela comunidade trans. Moore também conseguiu um papel no terror gore ‘Escape Room 2′, na fantasia sombria ‘Manual de Caça a Monstros’ e na aguardada sequência ‘Aquaman e o Reino Perdido’.

LAERTE

Laerte Coutinho é uma das maiores e mais importantes artistas brasileiras e eternizou sua carreira como cartunista e chargista. Ela também estudou comunicações e música na Escola de Comunicações e Artes na Universidade de São Paulo, além de ter marcado presença em jornais como Folha de S. PauloO Estado de S. Paulo, bem como revistas como VejaIstoé. Larte é conhecida por títulos como ‘Piratas do Tietê’‘Overman’, e ganhou um elogiado especial documentário na Netflix, intitulado ‘Laerte-se’.

Não deixe de assistir:

LINN DA QUEBRADA

Linn da Quebrada, nome artístico da icônica Lina Pereira dos Santos, começou a ganhar expressividade no cenário do entretenimento a partir de 2016, quando fez sua estreia na música com a música “Enviadescer”. Desde então, trilhou um caminho de extremo sucesso e que lhe rendeu inúmeros prêmios, além de chamar a atenção da mídia por sua constante militância a favor dos direitos trans e travestis no Brasil, utilizando a arte para desconstruir estereótipos de identidade de gênero. Em 2018, protagonizou o ovacionado documentário ‘Bixa Travesty’, que levou para casa o prêmio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Berlin.

ANGELICA ROSS

Angelica Ross, assim como Moore, balançou as estruturas da cultura mainstream ao imortalizar Candy em ‘Pose’ – e, pouco depois, se tornou a primeira mulher trans a participar de duas produções de grande calibre na indústria. Após dar adeus a Candy no drama LGBTQIA+, ela foi escalada para a antologia de terror ‘American Horror Story’, da qual participou da 9ª e 10ª temporadas. Ross foi condecorada com o prêmio honorário do GLAAD Media Awards em 2017, por sua enorme contribuição à comunidade trans e travesti mundial.

KIM PETRAS

Kim Petras é um dos nomes mais interessantes da indústria fonográfica contemporânea – e uma das maiores representantes da comunidade queer mundial. Nascida na Alemanha, Petras passou por sua transição ainda muito nova e, pouco depois, dominou o planeta com seu estilo musical único que mistura avant-popindustrial pop e eletrônica como ninguém. Ela também se tornou a primeira artista trans a se apresentar no MTV Video Music Awards, além de se consagrar como a queridinha do Dia das Bruxas com o especial ‘TURN OFF THE LIGHT’.

LINIKER

Liniker é outro nomes que não poderia estar fora da nossa lista: a cantora, compositora e atriz brasileira começou a calcar sua carreira musical com o ato Liniker e os Caramelows, apostando na carreira solo com seu recente e irretocável álbum ‘Índigo Borboleta Anil’ (que inclusive para nossa lista de Melhores do Ano em 2021). Defensora ferrenha da causa trans e travesti, Liniker fez história ao estrelar o drama brasileiro ‘Manhãs de Setembro’, do Prime Video, que inclusive já foi renovado para a 2ª temporada.

MICHAELA JAÉ RODRIGUEZ

Anteriormente conhecida pelo nome artístico de MJ RodriguezMichael Jaé Rodriguez foi a grande estrela de ‘Pose’ ao encarnar com perfeição a adorada Blanca Evangelista. Tendo participado de versão off-Broadway do musical ‘RENT’, Rodriguez é, além de atriz, cantora e compositora, e se tornou a primeira artista trans a levar para casa um Globo de Ouro, na categoria de Melhor Atriz em Série de Drama, e a ser indicada a um Emmy Award.

DOMINIQUE JACKSON

Dominique Jackson se consagrou como uma das maiores artistas da atualidade – principalmente graças à sua rendição memorável como Elektra Abundance em ‘Pose’. Jackson discursou na 23ª edição do Human Rights Campaign, em 2019, clamando para que a comunidade trans e travesti tivesse respeito, aceitação e, principalmente, oportunidade de vida, alavancando seu papel político na sociedade. Além do drama supracitado, ela também participou da 3ª temporada da série ‘American Gods’, interpretando a Sra. Mundo.

LAVERNE COX

Indicada ao Emmy e ao Critics’ Choice Awards, e vencedora do SAG Awards, Laverne Cox dominou as telinhas ao viver Sophia Burset na elogiada série ‘Orange Is the New Black’. Cox sempre utilizou sua voz para lutar pelos direitos da comunidade trans e travesti nos Estados Unidos e participou de inúmeros programas de televisão e filmes – incluindo o documentário ‘Revelação’, da Netflix, e o thriller ‘Bela Vingança’, atuando ao lado de Carey Mulligan.

ELLIOT PAGE

Elliot Page já tem uma filmografia gigantesca sob seu nome – e interpretou alguns dos personagens mais icônicos da cultura pop no cinema e na televisão, como Kitty Pride na franquia ‘X-Men’ e Vanya Hargreeves na série ‘The Umbrella Academy’, para a qual retorna em breve. Além disso, conquistou indicações ao Oscar, ao SAG, ao Critics’ Choice Awards, ao BAFTA e ao Globo de Ouro por sua atuação na comédia adolescente ‘Juno’. Como se não bastasse, também se tornou o primeiro ator abertamente transexual a estampar a capa da TIME, uma das revistas mais prestigiadas do mundo.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS