Se você é um nerd millennial, nascido a partir dos anos 2000 e que cresceu acostumado com filme da Marvel todo ano nos cinemas, você provavelmente é um jovem nerd com um grande conhecimento nerdístico, mas saiba que a coisa toda começou muito antes de os Vingadores derrotarem Thanos. Por isso, nesse Dia do Orgulho Nerd, fizemos aqui uma listinha de 10 filmes que todo Jovem Nerd precisa assistir para abranger seus conhecimentos sobre o que veio no universo nerd antes dos anos 2000.

10 – Super Mario Bros (1993)

O live action (naquela época chamávamos apenas de “filme”) do jogo de sucesso ‘Super Mario Bros’ tem um elenco adulto e nem tem tantos efeitos especiais assim. Porém, foi um marco para uma geração que nunca antes (ou muito pouco) havia recebido adaptações em longa-metragem de um jogo de videogame tão querido. E ver a esta pérola do cinema ajuda a entender o impacto que ele causou nos jovens nerds da época e como produções como essa levaram aos acertos dos filmes que vemos hoje.



9 – Metrópolis (1927)

Lá no iníííício do cinema no mundo, houve um filme que abalou as estruturas das sociedades. ‘Metrópolis’ é um filme de ficção científica alemão que conta a história da cidade homônima, onde de um lado vivem os operários explorados por máquinas, e, do outro, os políticos. Vale lembrar que o lançamento ocorreu no período do entre guerras, em um mundo sensibilizado e afundado na pobreza. Foi também a produção mais cara feita na Europa até então, e é até hoje um dos maiores expoentes do Expressionismo Alemão.

8 – Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado (1975)

Aproveite para assistir:





O grupo de comédia Monty Python se tornou uma grande referência do gênero entre os anos 1970 e 1990, e os nerds da época puderam rolar de rir com pérolas como ‘A Vida de Brian’ (1979) e ‘O Sentido da Vida’ (1983), mas é ‘Em Busca do Cálice Sagrado’ que é a obra-prima desse grupo de paródia que conseguiu contar a história do Rei Arthur em busca do Santo Graal de uma maneira suuuuper zoada.

7 – S.O.S. Tem um Louco Solto no Espaço (1987)

Esse filme passou tanto na ‘Sessão da Tarde’, que, mesmo se não fosse bom, se tornaria um clássico. Parodiando os clássicos filmes nerds da época, a comédia de ficção científica escrita e dirigida por Mel Brooks, é pura diversão, e homenageia o universo nerd dos jovens dos anos 1980. É uma dessas pérolas que todo jovem nerd de hoje precisa assistir porque é simplesmente bom demais.

6 – Duna (1984)

Muito antes de Denis Villeneuve fazer sua versão de ‘Duna’ para os cinemas (que ainda estamos aguardando estrear), houve uma versão clássica no ano de 1984, que adaptou a ficção científica de Frank Herbert numa época em que os efeitos visuais eram raros e difíceis de produzir. O resultado é uma experiência nérdica, uma imersão à raiz do mundo intergaláctico de Frank Herbert, e, portanto, precisa ser vista antes da nova versão chegar aos cinemas.



5 – Batman (1989)

Considerado por muitos fãs da DC como a melhor adaptação de ‘Batman’ para os cinemas, a clássica versão dirigida por Tim Burton trouxe, em um mesmo filme, o Homem-Morcego, o Coringa, o Charada, o Pinguim e a Mulher-Gato! O que hoje seria uma franquia de quatro produções, Tim Burton conseguiu colocar tudo numa só história e funcionou muito bem, de modo que até hoje serve de inspiração para os diretores que transpõem a saga de Bruce Wayne para os cinemas.

4 – Guerra nas Estrelas (1977)


A franquia ‘Star Wars’ é hoje um universo complexo, cheio de produções, spin-offs, derivados e até parques temáticos, mas nem sempre foi assim. Houve uma época, em 1977, em que a jornada de Luke Skywalker e companhia era apenas um filme, que tinha a proposta de ter duas continuações. Para entender toda a extensão das batalhas intergalácticas com sabres de luz é preciso voltar às origens e ver ao primeiro ‘Guerra nas Estrelas’.

3 – Jurassic Park (1993)

Sim, sabemos que a franquia ‘Jurassic World’ resgatou e apresentou para a geração millennial a história dos dinossauros criados em laboratório, e que a série animada ‘Acampamento Jurássico’ é tão boa quanto os filmes da franquia, mas é a produção original, de 1993, que até hoje faz muito nerd sentir os pelos do braço se arrepiar. As cenas de terror e de tensão elaboradas em ‘Jurassic Park, somadas ao realismo inacreditável dos robôs dinossauros, foi um marco na história do cinema e da cultura nerd, e merecem e precisam ser vistas por todos aqueles que sentem orgulho de ser nerd.

2 – De Volta para o Futuro (1985)

O filme que marcou uma geração de nerds – e a carreira de Michael J. Fox – é um dos clássicos de viagem no tempo. É um filme tão marcante, que ainda hoje nerds do mundo inteiro desejam entrar em um Delorean só por diversão. O nome do personagem principal até mesmo inspirou uma das mais populares bandas do novo milênio: McFly, que leva esse nome por causa do protagonista de ‘De Volta para o Futuro’, Marty McFly.

1 – Matrix (1999)

Se você chegou até 2021 sem ter assistido ainda à clássica trilogia de ‘Matrix’, então, volte algumas casas. Este é provavelmente um dos filmes mais importantes da virada do milênio, e é um verdadeiro marco na cultura nerd, pois nos fez questionar realidade e imaginação de uma maneira tão emaranhada – através de Neo (Keanu Reeves) e Trinity (Carrie-Anne Moss) – que até hoje os nerds elaboram teorias a respeito. E como ‘Matrix 4’ está vindo aí, a hora de assistir a este clássico da cultura nerd é agora, no Dia do Orgulho Nerd.

Comentários

Não deixe de assistir:

🚨 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE 🚨http://bit.ly/CinePOP_Inscreva