sábado, abril 27, 2024

Dica | Filmes do Oscar 2024 na Netflix

Faz alguns anos que a presença da Netflix vem crescendo na cerimônia do Oscar. Nesse tempo, já houve debates e discussões sobre a presença da plataforma de streaming nas premiações, mas não teve jeito. A Academia se rendeu e a tendência é que cada vez mais filmes do ‘N vermelho’ marquem presença no tapete vermelho mais famoso do mundo.

Leia também: Dica | Filmes do Oscar 2024 no Disney+ e no Star+

Em 2024, a Netflix conseguiu 17 indicações por nove produções diferentes. E como a cerimônia do Oscar só acontecerá no dia 10 de março, ainda há tempo de se atualizar e assistir todos os indicados que estão na plataforma. Confira!

Maestro

Dirigido e estrelado por Bradley Cooper, Maestro é um daqueles filmes que parecem ter seguido o “Manual da Academia” para tentar ganhar um Oscar. O drama é inspirado na história real do maestro Leonard Bernstein, que foi responsável pela criação dos maiores sucessos da Broadway. Bom, não dá para saber se o filme levará algum prêmio, mas o trabalho de Cooper conseguiu impressionantes sete indicações nas categorias Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Maquiagem e Penteado.

A Sociedade da Neve

Sucesso da Netflix na reta final de 2023, A Sociedade da Neve é uma adaptação de uma surpreendente e polêmica história real. Neste drama de sobrevivência, o público acompanha a história de um time de rúgbi dos anos 1970, que estava fazendo uma viagem de avião rumo ao Chile. Porém, as coisas se complicam e o avião acaba caindo no meio da Cordilheira dos Andes. Dos 45 passageiros, apenas 29 sobrevivem. Agora, em meio a um dos lugares mais mortais e inacessíveis do planeta, eles vão ter que encontrar maneiras de sobreviver novamente, enquanto aguardam um resgate que sequer sabem se acontecerá. O longa espanhol foi tão surpreendente que conquistou indicações a Melhor Filme Internacional e Melhor Maquiagem e Penteado.

Nimona

Nimona é um daqueles casos apaixonantes do cinema. Depois de ser esnobado pela Disney, o filme teve seus direitos comprados pela Netflix e acabou conquistando uma indicação a Melhor Filme de Animação. Adaptando a história de uma graphic novel, o longa animado segue a jovem Nimona, uma criatura metamorfa que vai ajudar um cavaleiro a provar sua inocência de uma acusação de crime que não cometeu. Só que tem um fator surreal nessa história: o tal cavaleiro foi treinado e dedicou sua existência a destruir Nimona. Agora, a dupla vai começar a interagir e se conhecer melhor durante uma saga repleta de aventuras e criaturas monstruosas.

Não deixe de assistir:

Rustin

Da série ‘filmes que não fizeram tanto sucesso quanto o esperado’, Rustin é uma biografia sobre a carreira e vida pessoal de Bayard Rustin, ativista dos direitos civis nos EUA dos anos 1960. Ele também era homossexual e entrou para a história como conselheiro de Martin Luther King Jr. No entanto, mesmo tendo organizado a histórica Marcha de 1963, Rustin acabou sendo apagado por conta de sua orientação sexual. O drama, mesmo que não seja espetacular, é repleto de carisma e se apoia na excelente atuação de Colman Domingo, que conquistou uma indicação na categoria de Melhor Ator.

Nyad

Dramas esportivos são mais certos no Oscar do que as piadas sem graça dos apresentadores. Em Nyad, o público embarca na história real da nadadora norte-americana Diana Nyad que decidiu contrariar a lógica e as estatísticas ao nadar 161 km em mar aberto, de Cuba até a Flórida, aos 64 anos de idade. Para isso, ela contou com o treinamento de sua esposa e uma equipe de profissionais dedicados a fazer com que ela atravessasse os perigos do oceano. Por mais que a história real seja cheia de polêmicas, o longa conseguiu indicações a Melhor Atriz (Annette Bening) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jodie Foster).

A Incrível História de Henry Sugar

Adaptando o conto homônimo de Roald Dahl, o diretor Wes Anderson contou com o talento de Benedict Cumberbatch para contar a história de Henry Sugar, um milionário apaixonado por dinheiro que encontra um livro sobre a história de um homem que havia desenvolvido a habilidade de enxergar sem abrir os olhos. O rapaz começa a estudar para aprender a usar essa técnica que seria muito útil para trapacear nos jogos de carta, o que aumentaria ainda mais sua fortuna. Porém, conforme ele vai adaptando seu corpo para essa habilidade, Henry começa a perder seu amor pelo dinheiro. A história é perfeita para os fãs de Wes Anderson e conseguiu uma indicação em Melhor Curta-Metragem em Live Action.

e Depois? (The After)

Curtas não costumam ter tanta atenção do público geral, mas essa produção britânica definitivamente vale seu tempo. Em menos de 20 minutos, o público é convidado a conhecer a história de um motorista de aplicativo que viu sua vida perfeita acabar em um evento traumático. Ele perdeu sua filha em um crime horrível, o que acabou com seu casamento e o afastou do meio empresarial, restando a ele dirigir para aplicativos de corrida. Em uma de suas viagens, afundado no luto, ele leva uma passageira que colocará toda sua vida em perspectiva. É um curta muito sensível e bem trabalhado que merecidamente está concorrendo na categoria de Melhor Curta-Metragem em Live Action.

O Conde

Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, O Conde chegou ao Oscar indicado apenas em Melhor Fotografia. O longa é uma sátira sobre Pinochet, o sanguinário ditador chileno, retratando o crápula como um vampiro que decidiu forjar a própria morte para viver sozinho numa casa nos cafundós do Chile. Repleto de referências históricas e sacadas geniais sobre as crueldades cometidas pelo Pinochet da vida real, o filme mostra o vampiro-ditador cansado da própria vida, o que deixa seus filhos doidinhos atrás da herança do velho. Lançado nos 50 anos do golpe militar chileno, O Conde merecia mais indicações do que ‘apenas’ uma por sua fotografia espetacular.

Jon Batiste: American Symphony

Mais um da lista de filmes que mereciam mais indicações, Jon Batiste: American Symphony é um documentário autobiográfico sobre Jon Batiste, um cantor e compositor norte-americano que está lidando com sua esposa, que luta contra um complicado caso de leucemia, enquanto precisa compor uma sinfonia. Ao mesmo tempo em que ele recebe a notícia de ter sido indicado a 11 prêmios Grammy, sua esposa descobre que seu câncer voltou. Em meio a alegrias e dores, esse documentário é uma grande história do amor em seu estado mais puro. Por isso, choca um pouco que tenha recebido apenas uma indicação por Melhor Canção Original com a música “It Never Went Away”.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS