domingo, abril 28, 2024

‘Fúria dos Deuses’ | Por que um vilão clássico não participou da sequência de Shazam?

[ANTES DE COMEÇAR A MATÉRIA, FIQUE CIENTE QUE ELA ESTÁ RECHEADA DE SPOILERS] 

Se você ainda não assistiu Shazam! Fúria dos Deuses, evite esta matéria, pois ela contém spoilers

Em cartaz nos cinemas de todo o Brasil, Shazam! Fúria dos Deuses está dividindo opiniões de público e crítica, enquanto as projeções apontam para uma bilheteria de estreia bem abaixo do esperado. É curioso que o desempenho talvez não chegue ao que era previsto pelas equipes de especialistas, porque o primeiro filme teve uma avaliação muito boa, o que costuma refletir num interesse maior do público na sequência. Por outro lado, é o primeiro filme da DC após o infame Adão Negro (2022), que foi considerado uma decepção em vários níveis. Pode parecer bobeira, mas por serem filmes do mesmo universo, esse também é um fator que costuma influenciar na bilheteria do filme seguinte.

Independentemente da bilheteria, os fãs que já assistiram ao filme sentiram falta de um personagem bastante excêntrico que deu as caras na cena pós-créditos do primeiro Shazam! (2019) e aqui repetiu sua participação, fazendo apenas uma breve aparição para zombar de sua estreia nas telonas: o Senhor Cérebro.

Na cena original, ele aparecia na cela do sanatório em que o Doutor Silvana (Mark Strong) estava preso para trazer a ele um misterioso plano para dominar os sete reinos. E como Silvana desenhava hieróglifos nas paredes, tudo dava a entender que seria uma referência ao vindouro filme do Adão Negro. Porém, como visto no ano passado, não houve menção alguma à dupla no filme do anti-herói egípcio. Na pós-créditos de Fúria dos Deuses, vemos a lagarta do mal retornar à cela de Silvana, que estava há dois anos aguardando pela volta do inseto falante, para dizer que ainda não desistiu do plano. A cena é claramente uma grande zoeira com o próprio personagem, que vai embora rastejando vagarosamente enquanto promete retornar com seu plano maligno.

Por um tempo, alguns fãs nutriram esperanças de que o Senhor Cérebro seria o grande vilão de Fúria dos Deuses, o que não aconteceu. No entanto, o diretor do filme, David F. Sandberg, já havia usado suas redes sociais em 2022 para descartar a ideia de que a lagarta seria a ameaça principal.

Na época, usando a caixinha de perguntas e respostas do Instagram, o diretor recebeu uma pergunta que questionava o motivo dele ter preferido usar as Filhas de Atlas como vilãs da sequência em vez do diferenciado Senhor Cérebro.

Não deixe de assistir:

Em sua resposta, David disse que pretendia já usar o vilão neste filme, mas que ficaria com muita informação para uma aventura só.

“Nas primeiras versões [do roteiro] consideramos explorar o Senhor Cérebro como uma grande parte da trama, mas acabaria sendo muita coisa para o filme. Mesmo sem tê-lo no filme, tivemos que cortar algumas coisas para encaixar a história em um único filme”, explicou o diretor.

Porém, mesmo com essa participação mais tímida e zoeira, o Senhor Cérebro pode não ter sido descartado no fim das contas. Afinal, ele foi embora para buscar seu novo plano e, como visto na outra cena pós-créditos de Fúria dos Deuses, o Shazam agora integra a Sociedade da Justiça.

Por que isso importa?

Nas histórias em quadrinhos, o Senhor Cérebro é o líder da Sociedade dos Monstros, e sempre usou seu intelecto e poder de articulação para manipular grandes vilões a trabalharem a seu favor. Mais ou menos como ele tem feito nos cinemas com o Doutor Silvana. Outra ameaça colossal que já esteve sob sua influência foi o próprio Adão Negro. E apesar de ser um vilão bastante excêntrico, ele foi o responsável por formar o primeiro time de supervilões da história dos quadrinhos.

No momento, o que se sabe é que o Universo DC de James Gunn e Peter Safran não pretende contar com o núcleo do Adão Negro. Porém, a pós-créditos de Shazam! Fúria dos Deuses traz de volta a Sociedade da Justiça, que foi introduzida no filme do Adão Negro. Além disso, a cena faz uma conexão com Amanda Waller (Viola Davis) e seus comandados. Waller vai ganhar uma série própria nos próximos anos, além de ter aparecido na pós-créditos de Adão Negro, colocando o Superman (Henry Cavill) atrás dele.

Por mais improvável que esse encontro de Superman e Adão Negro aconteça nas telonas, já que o Universo DC vai passar por um reboot parcial nos próximos meses com o filme do Flash, e teremos um novo ator para viver Super-Homem anunciado em breve, não parece absurdo descartar a presença de The Rock posteriormente neste universo. Seria algo lógico para um terceiro filme do Shazam!, por exemplo, que o arqui-inimigo do herói marcasse presença sob manipulação do Senhor Cérebro. Talvez até mesmo em um vindouro filme da Sociedade da Justiça, cujo membro mais ilustre até o momento é justamente o Shazam.

O que dá mais esperança do retorno do Senhor Cérebro nesse vindouro capítulo do Universo DC é que James Gunn é simplesmente fascinado por esse tipo de personagens excêntricos e mais obscuros. Faria total sentido se ele trouxesse o verme do mal para ser a mente por trás dos vilões de um vindouro filme ou série da Sociedade da Justiça. E como já vimos na série do Pacificador (2022), ele tem zero problemas em colocar insetos alienígenas como ameaças de nível mundial.

Por outro lado, a recente declaração do diretor dos dois capítulos do herói mágicos nos cinemas sobre o fraco desempenho deste último filme talvez dê uma esfriada nos ânimos dos fãs. Em uma thread do Reddit, uma postagem foi compartilhada sobre a decepção financeira do longa-metragem, com um dos usuários escrevendo: “[o diretor] David F. Sandberg merece coisa melhor. Quero vê-lo de volta ao terror”.

Outro usuário escreveu: “caramba, parece um golpe baixo marcar o cara em uma postagem sobre o filme que ele fez não ter um bom desempenho. Eu sei que esse é um comentário positivo, mas mesmo assim”.

O cineasta por sua vez, resolveu responder à thread e disse que ficará bem:

“Não se preocupe. Eu vi para onde isso estava indo um bom tempo atrás. Ficarei bem. Fui pago com antecedência”.

David F Sandberg comments on ‘Fury of the Gods’ performance in r/boxoffice: “No worries. It’s not like this comes as a surprise. I saw where this was headed a long time ago. I’ll be alright though. I got paid all my money upfront. “
by u/starshipandcoffee in DCEUleaks

Isso pode indicar que Sandberg não vá retornar para fechar a trilogia do Shazam! ou que sequer haverá um terceiro capítulo da saga. Mas a cena final, por mais jocosa que seja, deixa essa porta em aberto para que tanto o Senhor Cérebro quanto o Adão Negro retornem futuramente nos cinemas.

Shazam! Fúria dos Deuses está em cartaz nos cinemas.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS