terça-feira, abril 30, 2024

Globo de Ouro adiciona duas NOVAS categorias: Melhores blockbusters e comédias de stand-up

O Globo de Ouro anunciou nesta terça-feira (26) a adição de duas novas categorias à premiação que estrearão já em 2024. Essas categorias são Conquista Cinematográfica e de Bilheteria e Melhor Performance de Comédia Stand-up para Televisão. (via Variety)

Os requisitos específicos para cada categoria foram detalhados, incluindo critérios de elegibilidade com base em bilheteria e visualizações de streaming para a categoria de Conquista Cinematográfica e de Bilheteria, e critérios para programas de televisão elegíveis para a categoria de Melhor Performance de Comédia Stand-up para Televisão.

Confira os detalhes:

  • Conquista Cinematográfica e de Bilheteria: Esta categoria premiará o melhor filme com arrecadação doméstica maior ou igual a US$100 milhões e bilheteria internacional maior ou igual a US$150 milhões. Um total de oito longas serão indicados, com os votantes da premiação decidindo o vencedor final. Os filmes podem se qualificar com base em bilheteria ou visualizações de streaming digital reconhecidas por fontes confiáveis da indústria.
  • Melhor Performance de Comédia Stand-up para Televisão: Esta categoria premiará o melhor especial de comédia com duração superior a 30 minutos lançado em uma plataforma de mídia reconhecida. Seis comediantes ou grupos de comédia serão indicados ao troféu. A elegibilidade é aberta a performances de comédia stand-up tradicional, excluindo papéis em séries de televisão, séries limitadas, séries de antologia ou filmes feitos para televisão.

O Globo de Ouro 2024 está programado para acontecer em 7 de janeiro de 2024 e será o primeiro após a dissolução da Hollywood Foreign Press, devido a acusações de corrupção e suborno.

Entre os 310 críticos/jornalistas responsáveis pela escolha dos ganhadores na segunda maior cerimônia de premiação do cinema e televisão, depois do Oscar e Emmy, estão 16 brasileiros. O CinePOP está representado pela jornalista e crítica de cinema Letícia Alassë. Esta é a maior expansão da HFPA (Hollywood Foreign Press Association) desde a sua fundação em 1943. 

Aumento de representatividade

O objetivo da abertura para críticos de diversos países é uma maior diversidade e, consequentemente, representatividade na premiação das produções audiovisuais. Para ter uma ideia, a nova configuração de votantes é composta de 25% latinos, 14% asiáticos, 10% negros, 9% do Oriente Médio e 42% brancos. De acordo com a HFPA, 17% do corpo votante se identifica como LGBTQIA+.

Para a próxima edição, o corpo votante representa um total de 76 países, incluindo os recém-adicionados Camarões, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Cazaquistão, Malásia, Sérvia e Tanzânia. O Brasil, por exemplo, até o ano passado tinha apenas cinco votantes internacionais. Ou seja, o país obteve um aumento de mais de 100% de representatividade na premiação. 

Seleção dos membros 

Os critérios para votantes internacionais incluem residir fora dos EUA e possui textos jornalísticos de entretenimento para meios de comunicação internacionais, incluindo impresso, audiovisual, rádio, fotografia e online. De acordo com anúncio da HFPA, as solicitações foram revisadas e qualificadas pelo Comitê de Credenciais, composto por uma maioria de jornalistas independentes externos e profissionais da indústria de entretenimento. 

Não deixe de assistir:

No Globo de Ouro 2023, os grandes vencedores foram Os Fabelmans (Filme Drama), Os Banshees de Inisherin (Filme Comédia/Musical), A Casa do Dragão (Série Drama) e Abbott Elementary (Série Comédia/Musical). Vale ressaltar: “É uma enorme honra para mim, Letícia Alassë, representar o CinePOP e o Brasil em uma votação de grande prestígio internacional”. 

Confira a lista completa dos membros votantes de todos os países para a 81ª edição dos Golden Globes no site oficial.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS