sábado, abril 27, 2024

Gostou de ‘Matilda’? Aqui estão outras DEZ adaptações musicais para você conferir!

Recentemente, a Netflix lançou em seu catálogo a aguardada adaptação de ‘Matilda: O Musical’.

Baseada no romance homônimo de Roald Dahl e na aclamada peça teatral, a narrativa conta a história de uma garotinha extraordinária e muito criativa, que ousa se impor para mudar sua trajetória de vida e acaba conquistando resultados inacreditáveis.

Estrelada por nomes como Alisha WeirEmma ThompsonLashana LynchAndrea RiseboroughStephen Grahma e tantos outros, a produção já caiu no gosto do público e da crítica e se tornou um ótimo título para conferir neste final de ano.

Pensando nisso, preparamos uma breve lista com outras dez adaptações de peças musicais que você pode conferir caso tenha gostado de ‘Matilda’.

Veja abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:

AMOR, SUBLIME AMOR (1961/2021)

Seja no clássico de 1961, seja no aclamado remake de 2021, ‘Amor, Sublime Amor’ não poderia ficar de fora da nossa lista. Ambos os filmes, inspirados na peça homônima de 1957, caíram nas graças do público e da crítica, além de se consagrarem como grandes produções de suas respectivas épocas.

O longa se passa na Nova York da década de 1950 e conta a história de um casal apaixonado tentando salvar seu romance ao mesmo tempo que são divididos pela rivalidade entre as gangues branca e latina das quais fazem parte: Tony é integrante dos Jets e Maria, dos Sharks, tudo inspirado na tragédia ‘Romeu e Julieta’, de William Shakespeare.

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE (1971)

Não deixe de assistir:

Antes de Johnny Depp encarnar o icônico chocolateiro Willy Wonka, Gene Wilder fez história com a primeira adaptação do clássico romance infantil ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’, de Roald Dahl. Por incrível que pareça, o longa-metragem não fez um sucesso grandioso à época do lançamento, tornando-se um clássico cult décadas depois e sendo selecionado para preservação na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

A história é centrada em Charlie Bucket, (Peter Ostrum) um menino pobre que encontra um dos cobiçados “bilhetes dourados” que dão direito a um carregamento vitalício de chocolates Wonka, além de poder conhecer a misteriosa fábrica de chocolates homônima. Ele e mais quatro crianças passeiam pelo lugar, mas Willy Wonka (Wilder), o dono da fábrica, não é uma pessoa bacana e sim uma figura manipuladora. As crianças, ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso.

CABARET (1972)

Lançado em 1972 e dirigido pelo lendário Bob Fosse, o longa trouxe nomes como Liza MinnelliMichael York e Joel Grey às telonas e apresentou uma nova perspectiva da Alemanha nazista dos anos 1930. Na trama, a cantora de cabaré estadunidense Sally Bowles (Minnelli) conhece o acadêmico britânico Brian Roberts (York), que está terminando seus estudos na universidade. Apesar da confusão de Brian acerca de sua sexualidade, os dois se tornam amantes – mas a chegada de um abastado e decadente jovem, Maximilian von Heune (Helmut Griem) complica as coisas para eles. O triângulo amoroso, então, se desenrola em meio à ascensão do partido nazista e o colapso da República de Weimar.

Aclamado pela crítica especializada e condecorado com inúmeras honrarias, o filme conquistou oito prêmios do Oscar, incluindo Melhor Direção para Fosse, Melhor Atriz para Minnelli e Melhor Ator Coadjuvante para Grey, além de ser selecionado pela Biblioteca do Congresso para preservação nos Estados Unidos, por sua relevância cultura, estética e histórica.

CHICAGO (2002)

São poucos os filmes musicais que conseguiram superar o impacto causado por ‘Chicago’. Baseado na peça homônima de 1975, a história explora temas como celebridade, escândalos, corrupção e disparidade de gênero e traz no elenco nomes como Renée ZellwegerCatherine Zeta-JonesRichard Gere e Queen Latifah – além de ter ganhado nada menos que seis estatuetas do Oscar, incluindo Melhor Filme.

Na trama, Velma (Zeta-Jones), a sensação de um clube noturno, assassina seu marido mulherengo. Então Billy Flyn (Gere), o advogado mais esperto de Chicago, é o escolhido para defendê-la. A novata cantora Roxie (Zellweger) também acaba na prisão por matar seu namorado, e Billy também pega seu caso, transformando tudo em um circo da mídia. Agora, elas disputam entre si pelo topo do estrelato.

RENT (2005)

Contando com nomes como Idina Menzel e Rosario Dawson, a adaptação do musical homônimo merece ser visto com outros olhos, ainda mais considerando que é uma produção extremamente subestimada.

Na obra, um grupo de amigos vive na boêmia e moderna East Village, bairro da cidade de Nova York. Entre eles está Mark Cohen, um cineasta nerd que ama Maureen Johnson, uma professora pública. Já Maureen sente atração por Joanne Jefferson. Roger Davis é o companheiro de quarto de Mark, sendo viciado em drogas e portador do vírus HIV. Roger é apaixonado por Mimi Marquez, uma dançarina sadomasoquista que mora com o gênio da computação Tom Collins que, por sua vez, gosta da drag queen Angel.

SWEENEY TODD (2007)

Lançada em 2007, a narrativa é adaptada da peça homônima assinada por Stephen Sondheim e Hugh Wheeler, que inclusive conquistou inúmeros Tony Awards após sua estreia, e reconta a história melodramática do personagem titular, um barbeiro inglês e serial killer que assassina seus clientes com uma lâmina afiada, com a ajuda de uma padeira que transforma os corpos das vítimas em tortas de carne.

Estrelado por nomes como Johnny DeppHelena Bonham CarterAlan RickmanTimothy SpallSacha Baron Cohen e muitos outros, o longa foi ovacionado pela crítica especializada por seus elementos fantásticos, as performances do elenco, os números musicais e a fidelidade à obra original, conquistando três indicações ao Oscar (levando o prêmio de Melhor Direção de Arte) e duas estatuetas do Globo de Ouro (Melhor Filme – Musical ou Comédia e Melhor Ator para Depp).

HAIRSPRAY (2007)

A releitura cinematográfica de ‘Hairspray’ optou pelo caminho do sucesso, tanto comercial quanto crítico. Lançado em 2007, a produção, comandada por Adam Shankman, trouxe elementos tanto do longa original de John Waters quanto da versão teatral de Mark O’Donnell e Thomas Meehan.

A trama é ambientada nos anos 1960 e acompanha Tracy Turnblad, uma adolescente de Baltimore apaixonada por dança que se inscreve para participar de um programa local, chamado The Corny Collins Show, e é aceita. Da noite para o dia, torna-se uma celebridade e eleva seu estilo irreverente de dança no show. O fato de ser popular é suficiente para terminar o reinado de Corny e provocar uma integração racial.

OS MISERÁVEIS (2012)

‘Os Miseráveis’ é uma adaptação do musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado na clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert.

Com direção de Tom Hooper, o filme se tornou um sucesso gigantesco de crítica e de bilheteria, levando inúmeros prêmios para casa – incluindo o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Anne Hathaway. Além dela, o elenco trouxe nomes como Hugh JackmanEddie RedmayneAmanda SeyfriedGerard ButlerHelena Bonham CarterSacha Baron Cohen e vários outros às telonas.

CAMINHOS DA FLORESTA (2014)

‘Caminhos da Floresta’ é uma visão moderna dos adorados contos dos irmãos Grimm, cruzando as tramas de algumas histórias e explorando as consequências dos desejos e das buscas dos personagens. Este musical engraçado e emocionante segue os contos clássicos de Cinderela (Anna Kendrick), Chapeuzinho Vermelho (Lilla Crawford), João e o Pé de Feijão (Daniel Hittlestone) e Rapunzel (Mackenzie Mauzy) – todos reunidos em uma história original envolvendo um padeiro e sua esposa (James Corden e Emily Blunt), seu desejo de formar uma família e a interação com a bruxa (Meryl Streep) que os amaldiçoou.

O longa-metragem é baseado na peça homônima, que estreou na Broadway em 1987 e fez um sucesso gigantesco. Contando com mais de 764 apresentações, a produção levou para casa inúmeros prêmios, incluindo um Tony Award de Melhor Trilha Sonora e de Melhor Livro, bem como um Drama Desk Award de Melhor Musical.

EM UM BAIRRO DE NOVA YORK (2020)

Antes de ‘Hamilton’Lin-Manuel Miranda já havia se aventurado no mundo dos musicais com ‘In the Heights’, peça que começou a eternizar sua carreira recheada de sucessos e que fez um estrondo assim que estreou. Anos depois, Jon M. Chu se reuniu com Miranda para levar a história aos cinemas sob o título de ‘Em um Bairro de Nova York’.

A história é centrada em Washington Heights, bairro de Nova York que concentra a diversidade das comunidades latinas, incluindo mexicanos, dominicanos, cubanos, porto-riquenhos e muitos outros. Nessas coloridas e quentes ruas, está Usnavi (Anthony Ramos), um jovem sonhador que guarda cada centavo que ganha para voltar à terra natal – sem perceber que o lar que tanto busca está bem à sua frente.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS