sexta-feira, março 29, 2024

Grammy Awards 2022 | Quem levará o gramofone dourado para casa?

A 64ª edição do Grammy Awards acontece amanhã, 03 de abril, e, como é de costume, os fãs e os especialistas já estão apostando suas fichas em quem deve levar o cobiçado gramofone dourado para casa.

E é claro que não poderíamos nos esquecer da premiação e de celebrar os grandes indicados às principais categorias. Por esse motivo, trazemos a você as nossas previsões dos vencedores de Álbum do AnoGravação do AnoMúsica do AnoArtista Revelação, discriminando quem tem maiores chances de levar – considerando seu impacto no cenário fonográfico do ano passado e sua aceitabilidade pela Academia – e quem deveria, de fato conquistar o prêmio – pela contemplação da carreira ou pelo que representam no entretenimento.

Confira abaixo as nossas apostas e nossa breve análise das grandes categorias:

ÁLBUM DO ANO

Quem deve levar: ‘SOUR’, Olivia Rodrigo

Quem merece levar: ‘MONTERO’, Lil Nas X; ‘Love For Sale’, Lady Gaga & Tony Bennett

Olivia Rodrigo fez um estrondo gigantesco ao estrear oficialmente no mundo da música com o single “drivers license”, que debutou em #1 lugar nas paradas dos Estados Unidos e transferiu todo o foco para sua identidade única e regada ao melhor do bedroom pop – um gênero que já vinha crescendo com Billie Eilish e que se valeu de uma produção mais comedida e uma lírica relacionável às angústias da Gen-Z. Com o lançamento oficial de ‘SOUR’, Rodrigo recebeu diversos elogios e demonstrou vendas surpreendentes que podem lhe garantir sua primeira estatueta de Álbum do Ano no Grammy.

Entretanto, há outros artistas que também chance bastante similar de degustar o gramofone dourado – um deles sendo Lil Nas X, que deu origem a um dos melhores álbuns do ano passado e aproveitou seu engajamento sociopolítico para chocar a sociedade conservadora dos Estados Unidos com visuais explícitos e letras propositalmente escandalosas. Além disso, Lady GagaTony Bennett podem faturar a condecoração pela elogiada colaboração ‘Love for Sale’ – uma homenagem mais que bem-vinda, considerando que este é o último álbum de Bennett, que sofre de Alzheimer, e reitera o poder artístico de um dos maiores nomes da atualidade, Gaga.

GRAVAÇÃO DO ANO

Quem deve levar: “drivers license”, Olivia Rodrigo

Quem merece levar: “I Still Have Faith in You”, ABBA; “Kiss Me More”, Doja Cat feat. SZA

Não deixe de assistir:

Rodrigo tem grandes chances de fazer parte do seleto grupo de artistas que já levou para casa as quatro principais estatuetas do ano, juntando-se a nomes como Eilish e Adele. E, assim como Álbum do Ano, a artista pode conquistar o prêmio de Gravação do Ano pelo minimalismo pessoal de “drivers license”, seu single de estreia que dominou as paradas e o coração dos jovens ao redor do mundo – apresentando um novo capítulo para o mainstream que deu início a uma carreira com muito a nos contar.

Mas será que ela merece o prêmio? É claro que sim. Mas Rodrigo disputa ao lado de atos monumentais do mundo da música, incluindo o grupo ABBA, que conquistou sua primeira indicação à premiação com o aplaudível comeback “I Still Have Faith in You”, que merece ser apreciada em sua completude; e “Kiss Me More”, a explosiva e sensual colaboração de Doja Cat com SZA, mergulhando profundamente em um R&B sinestésico com o melhor dos anos 1980.

MÚSICA DO ANO

Quem deve levar: “Montero (Call Me By Your Name)”, Lil Nas X

Quem merece levar: “Montero (Call Me By Your Name)”, Lil Nas X; “Happier Than Ever”, Billie Eilish

Depois do sucesso assustador de “Old Town Road”, Lil Nas X canalizou toda a sua energia criativa para o ótimo álbum ‘MONTERO’, que se tornou um sucesso de vendas e de crítica e apresentou um novo lado para o cenário rap contemporâneo. O lead single do disco, “Montero (Call Me By Your Name)”, dessa forma, tem grandes chances e merece conquistar o prêmio de Música do Ano, por trazer uma história muito bem delineada, recheada de metáforas e ambiguidades que reiteraram sua identidade única.

E quem pode competir de frente com ele? Ninguém menos que Billie Eilish. O estrondo de ‘Happier Than Ever’ veio seguindo a aclamação de seu álbum de estreia e retornou do dark-pop e às narrativas viscerais com as que estamos acostumados – dando destaque à faixa-titular, que calou a boca de muita gente que dizia que Eilish não sabia cantar e arquitetou uma atmosfera encantadora e avassaladora para uma performer simplesmente incrível.

ARTISTA REVELAÇÃO

Quem deve levar: Olivia Rodrigo

Quem merece levar: Olivia Rodrigo

Creio que a categoria de Artista Revelação não venha com muitas surpresas – e Rodrigo está mais que pronta para ser honrada com essa estatueta. Apenas com seu álbum de estreia, a cantora e compositora colocou duas músicas em primeiro lugar na Hot 100 da Billboard (“drivers License”“good 4 u”), alcançou vendas espetaculares e se afastou dos convencionalismos da narrativa romântica para uma desconstrução do que significa se apaixonar no mundo de hoje.

Talvez a categoria em questão seja uma das mais fortes em relação à lista de indicados – o que significa que Rodrigo, apesar de ter todas as chances voltadas a si, pode enfrentar competição com nomes como Arooj AftabFINNEASSaweetieJapanese BreakfastThe Kid Laroi, entre outros.

E você? Quem acha que deve levar os principais prêmios para casa?

Confira a lista de indicados aqui!

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS