quarta-feira, abril 24, 2024

‘Halloween’: 13 easter eggs que prestam homenagem aos filmes anteriores da franquia

O novo ‘Halloween‘ continua arrasando nas bilheterias, e quebrou um novo recorde nos Estados Unidos. Com US$ 126 milhões arrecadados, o filme se tornou o maior SLASHER movie da história dos EUA, ultrapassando o primeiro ‘Pânico‘ (US$ 103 milhões) – que detinha o recorde de maior bilheteria do subgênero desde 1996.

Com o sucesso, o ComicBook listou todos os Easter Eggs presentes no filme.

Confira e CUIDADO COM SPOILERS!

1 – Abertura

O filme faz uma grata homenagem à abertura original de ‘Halloween: A Noite do Terror’ de 1978, que apresenta o título do longa com letras laranjas num fundo preto com uma abóbora de Halloween próxima, junto com a trilha sonora horripilante composta pelo mestre John Carpenter. Por curiosidade, a abóbora desta nova versão é a mesma mostrada no início do primeiro filme.

2 – Nome familiar…

Halloween: A Noite do Terror‘ optou por honrar a data comemorativa do mês de Outubro com o seu título (que inspirou dezenas de outros filmes), mas o projeto tinha inicialmente o nome de “The Babysitter Murders” (O Assassinato de Babás, em tradução livre), que serviria como uma descrição do longa de 78, embora apenas uma babá morra naquele filme.

No filme de 2018, enquanto o xerife examina os arquivos do caso “Michael Myers”, ele se refere aos crimes cometidos pelo serial-killer como “babysitter murders”, uma referência ao título original ao primeiro filme.

 

3 – Nunca use o banheiro!

Não deixe de assistir:

Os podcasters que entrevistam Michael Myers no começo do filme fazem uma parada em um posto de gasolina, quando uma deles vai ao banheiro. Como visto nos trailers e materiais promocionais relacionados ao filme, ela é atacada por Myers dentro da cabine.

Isto pode não ser uma referência específica a qualquer filme da franquia, mas banheiros públicos já foram retratados de maneira semelhante em ‘Halloween H20’, ‘Halloween 6 – A Última Vingança’ e no remake de 2009, dirigido por Rob Zombie.

4 – Invertendo papéis

Uma das cenas do filme faz referência ao momento do filme original, em que Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) está quase dormindo durante aula e se depara com Michael Myers a vigiando ao se virar para a janela. Neste filme, a cena é recriada quase que exatamente, mas substituindo o papel de Laurie pela neta Alysson (Andi Matichak) e substituindo Michael por Laurie. Ao invés de dar uma sensação assustadora, igual ao filme original, Laurie aparece só para conversar com a sua neta.

5 – A fuga de Michael Myers

Michael Myers consegue fugir da instalação psiquiátrica roubando o carro de Dr. Loomis (Donald Pleasence), que está lá para visitar o assassino, no filme de 78.

Em ‘Halloween’, Myers consegue escapar após o ônibus, que estava transferindo ele e mais pacientes para outra instalação, bater após o motorista ser supostamente atacado. Então, um pai e filho que estão na estrada, ao se depararem com vários pacientes fugindo pela rodovia, Michael os ataca para roubar o carro e voltar para a cidade de Haddonfield.

Em ‘Halloween 4 – O Retorno de Michael Myers’, um transporte de prisioneiros acaba sendo o meio de fuga para Myers.

6 – Mortes clássicas

Muitos encontros mortais com Michael Myers em ‘Halloween’ remetem bastante ao clássico ‘Halloween – A Noite do Terror’.

Umas das mortes envolve esfaquear uma pessoa com tanta força que ela é presa à parede com uma faca de cozinha, que é um dos fins trágicos de um personagem do filme original. Em outro momento do filme de 78, Myers se usa a clássica fantasia de fantasma: um lençol branco com dois olhinhos, para confrontar uma vítima. Aqui, ele usa para encobrir uma babá assassinada. Em outro ponto, ele esconde um corpo em um armário, repetindo o mesmo jeito que fez, 40 anos atrás.

7 – Lar doce lar

Os produtores do novo ‘Halloween’ cogitaram recriar o final do filme original, para amarrar algumas pontas que foram deixadas em abertas entre o filme antigo e o novo, como Michael sendo preso e o Dr. Loomis sendo morto por Myers. A produção estava tão comprometida com isso, que reconstruíram a casa idêntica daquele filme, mas a ideia foi descartada. Esse cenário então serviu como a casa da protagonista Laurie no novo filme, que é bem utilizado no terceiro ato do longa, quando Laurie Strode persegue Michael Myers, espelhando o final de ‘Halloween – A Noite do Terror’, só que dessa vez com a personagem de Jamie Lee Curtis na ofensiva.

8 – Grandes homenagens à ‘Halloween 2 – O Pesadelo Continua’

Mesmo que ‘Halloween’ ignore todas as continuações do clássico, ele é, de certa forma, ‘Halloween 2‘, então espere muitas referências ao filme de 1981.

Uma das cenas funciona praticamente como o oposto de uma referência, pois nega diretamente um ponto do filme de 81, que é a relação de parentesco entre Michaek Myers e Laurie Strode. Pois bem, este novo filme desmente esse rumor para que o longa funcione como uma sequência direta do filme dirigido por John Carpenter.

Há uma sequência em que Myers invade a casa de uma mulher e a mata enquanto está fazendo um sanduíche para seu marido, apenas para pegar a faca de cozinha, arma clássica do personagem. Essa cena se repete no filme de 1981 e no de 2018.

O meio em que Myers encontra seu fim é semelhante também nos dois filmes. A explosão que o mata faz referência à morte do serial killer em ‘Halloween 2 – O Pesadelo Continua’, quando o hospital explode com ele lá dentro.

9 – Explorando Haddonfield

Depois que Michael Myers escapa da instituição mental no filme original, Laurie e suas amigas andam pelas ruas da cidade conversando sobre os planos para a noite de Halloween. Em ‘Halloween’, Alysson está andando com suas amigas nas ruas de Haddonfield, enquanto rebate os rumores do relacionamento entre sua avó, Laurie Strode e Michael Myers, e também falando sobre seus planos para a noite de Dia das Bruxas.

Quando o Dr. Loomis descobre que Myers está voltando para a casa no filme de 78, ele visita o túmulo da irmã que Michael matou quando era criança. No filme deste ano, são os podcasters que investigam o cemitério em uma cena semelhante ao original, que descobrem o túmulo de Judith Myers, numa sequência semelhante ao original.

10 – Retorno de personagens

Com a morte do ator Donald Pleasence em 1995, a sequência teve que lidar com sua ausência apenas afirmando que o personagem morreu. Contudo, gravações de voz do personagem interpretado por ele foram feitas com o ator Colin Mahan, que é creditado por prover uma semelhança vocal com Dr. Loomis.

O principal policial no filme é Frank Hawkins, interpretado por Will Patton, que revela ser um tira que ajudou Loomis no filme original.

O filme deste ano faz referência a Lonnie Elam, com o pai de Alysson falando sobre todas as drogas que ele usava com o personagem quando era mais jovem. No filme original, Lonnie é um dos valentões que fazia Bullying com o garoto em que Laurie Strode era babá.

11 – Noite das Bruxas

Halloween 3 – A Noite das Bruxas’ é, sem dúvidas, o filme mais distante da franquia original. Neste filme, que não tem a participação de Michael Myers, uma companhia inovadora usava rituais para inserir chips de computador em máscaras de Halloween, como bruxas, caveiras e abóboras, que matavam o usuário após tocar um sinal.
Em um ponto específico de ‘Halloween’, é possível ver crianças usando as mesmas máscaras daquele filme enquanto pedem por gostosuras ou travessuras.

“Isso foi ideia do Christopher Nelson, nosso artista de maquiagem e efeitos. Ele teve a ideia de fazer um aceno divertido para A Noite das Bruxas, que é um filme frequentemente ignorado, mas pelo qual temos afeto” disse o diretor do filme de 2018, David Gordon Green.

Provavelmente admiradores do terceiro filme da franquia vão ficar felizes por terem o reconhecimento aqui.

12 – O Bordão de Laurie Strode

“Faça o que eu disser”, diz Laurie Strode para duas crianças no filme original, enquanto Myers está caçando-os.
No novo filme, Laurie repete o mesmo bordão para a neta, quando exige que ela volte para a casa, após descobrir que Myers escapou de novo. Essa é a terceira vez que Laurie repete a frase na franquia, tendo dito também em ‘Halloween – H20’, para seu filho, embora o filme e o personagem tenham sido apagados desta linha do tempo.

13 – Música cantada por Laurie Strode

O diretor também revelou, há algum tempo atrás outro Easter Egg do filme:

“A outra coisa bem sutil que me deixa bem empolgado é quando o menino e o pai estão dirigindo, a música do rádio é a mesma que Jamie cantou no original. Eles não podiam pagar os direitos para ter uma música no filme, então John [Carpenter] e Jamie inventaram uma canção: ‘Eu queria ter você só pra mim. Só nós dois’ E então fizemos uma banda fazer uma música como se fosse em 1978, meio country, e isso está tocando no carro. John ficou rindo alto quando ele ouviu. Ele ficou tipo, ‘Espera, isso é familiar. Ah, espera, eu escrevi essa música!’”, revela o diretor.

A nova produção é uma parceria da Blumhouse Productions e a Miramax e já está em exibição nos cinemas.

Crítica | Halloween – Michael Myers retorna em sequência clichê e frustrante

‘Halloween’ irá ignorar TODAS as sequências da franquia; Confira a sinopse!

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS