sábado, abril 27, 2024

Lista | Os Filmes do 1º Semestre de 2023 Que Podem Aparecer na Próxima Temporada de Premiações

Não é um fenômeno raro alguns lançamentos do primeiro semestre de cada ano serem discutidos e lembrados na temporada de premiações do cinema em seu ano seguinte. Oras, um exemplo claro disso é o atual detentor da estatueta dourada de Melhor Filme, ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’, lançado em março de 2022 nos EUA e foi premiado agora em 2023. É claro, houve uma gigantesca campanha por parte do estúdio A24 para promover o longa até a cerimônia de entrega do Oscar, mas é a prova de que para um filme ser reconhecido nas principais premiações da indústria cinematográfica, ele não precisa ser lançado apenas no último trimestre de seu respectivo ano.

Mas agora o cenário é diferente. Visando a temporada do próximo ano, onde o principal evento, o Oscar, está marcado para ocorrer em 10 de março, quais são os filmes da primeira metade desse ano que podem ser reconhecidos com uma indicação, ou quem sabe, uma estatueta, lá na frente? Para efeitos de comparação, é fato de que o ano anterior foi bem mais repleto de produções do 1º semestre que tinham chances de serem indicadas, vide ‘Batman’, ‘Top Gun: Maverick’ e o já citado ‘Tudo em Todo o Lugar…’. Tendo isso em mente, separamos uma lista com algumas produções que podem surpreender nas principais categorias de premiações em 2024. Confira:

1 – Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Não apenas uma ótima sequência, ‘Através do Aranhaverso’ conseguiu ser aclamado tanto pelo público quanto pela crítica, e certamente já garantiu ao menos uma indicação ao Oscar de Melhor Animação em 2024. Vale lembrar que o filme anterior, ‘Homem-Aranha: No Aranhaverso’, conquistou o prêmio dessa categoria em 2019, mas será que, dessa vez, apenas isso seria o suficiente?

Tendo em vista a ampla aclamação, não seria estranho imaginar que o filme possa conquistar também uma vaga na categoria de Melhor Filme, a principal da cerimônia, uma vez que ‘Toy Story 3’, em 2011, outra animação extremamente aclamada, ganhou essa indicação. Até então, o icônico filme da Pixar foi a última produção animada a ser indicada a Melhor Filme, deixando claro que ‘Através do Aranhaverso’ pode ser o próximo longa que conqusite tal feito. Seria difícil, mas não impossível.

Crítica | ‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’ é AMBICIOSO e prepara terreno para um desfecho épico

O filme está atualmente em cartaz nos cinemas.

2 – Super Mario Bros. – O Filme

Não deixe de assistir:

Outra animação que possivelmente marcará presença no Oscar 2024 é a mais nova parceria entre a Illumination e a Nintendo, a adaptação de ‘Super Mario Bros’, que conquistou o público ao redor do globo e é, até o presente momento desse texto, o filme com a maior bilheteria de 2023, arrecadando aproximadamente US$ 1,4 bilhão mundialmente. Mesmo não sendo bem recebido pela crítica, o fato do longa ter sido um sucesso estrondoso já é o suficiente para figurar entre as 5 animações concorrendo à estatueta dourada no ano que vem.

Crítica | ‘Super Mario Bros. – O Filme’ é um espetáculo visual que encanta pela nostalgia

O filme está disponível para aluguel nas plataformas digitais.

3 – Air: A História por Trás do Logo

Uma grata surpresa que estreou no começo desse ano nos cinemas é a nova empreitada de Ben Affleck, que dirige ‘Air’ e seu elenco estelar, com nomes como Matt Damon, Viola Davis e a si mesmo, de forma magistral. A história, inspirada em fatos, de como a Nike conseguiu se reerguer nos anos 80 ao criar a linha de calçados Air Jordan, usando a própria imagem de Michael Jordan, pode render uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, uma possível indicação a Affleck como Melhor Diretor e, o que seria o mais apropriado de todos, uma indicação à Viola Davis como Melhor Atriz Coadjuvante, que se destaca como um dos grandes pontos altos do longa.

Vale lembrar que o filme é uma produção MGM/Amazon, que não se destacou nos últimos anos nas temporadas de premiações, mas tem a chance de garantir algumas indicações se uma campanha para promover ‘Air’ for feita corretamente.

Crítica | “Air: A História por trás do Logo” é um dos melhores filmes do ano

O filme está disponível no Prime Video.

4 – Asteroid City

Apesar da decepcionante esnobada de ‘A Crônica Francesa‘ no Oscar de 2022, o novo filme de Wes Anderson, ‘Asteroid City‘, já lançado nos EUA, está sendo amplamente reconhecido pelos críticos como um forte candidato nas principais categorias e até mesmo em áreas técnicas, como fotografia, edição e figurino, para as premiações do próximo ano. Wes Anderson, um diretor consagrado que já conquistou quatro Oscars com ‘O Grande Hotel Budapeste‘, reuniu um elenco estelar para seu mais recente projeto, incluindo nomes como Tom Hanks, Scarlett Johansson e Margot Robbie.

Com todos esses elementos, ‘Asteroid City‘ desponta como uma das grandes promessas para a temporada de premiações de 2024.

O filme será lançado nos cinemas brasileiros em 10 de agosto.

5 – Vidas Passadas

Um filme que pegou todos de surpresa, ‘Vidas Passadas’ é mais um drama da A24 que tem cheirinho de Oscar e promete aparecer nas principais categorias do próximo ano. O longa, dirigido pela cineasta Celine Song, foi amplamente aclamado pela crítica no Festival de Sundance e conquistou diversos elogios para a atriz Greta Lee e o ator Teo Yoo, que já são cogitados a aparecerem nas respectivas categorias de atuação, sem contar a provável indicação de Song na categoria de Melhor Direção e, se continuar nesse ritmo, um dos favoritos a disputar pela categoria de Melhor Filme em 2024.

Berlim 2023 | Crítica | Vidas Passadas é uma deleitável narrativa sobre trajetórias e destinos

O filme será lançado nos cinemas brasileiros em 3 de agosto.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS