sexta-feira, abril 26, 2024

NETFLIX | Dicas de clássicos dos anos 90 recém-lançados na plataforma

Para a nossa surpresa e a de todos os saudosistas de plantão, a Netflix, líder do mercado quando o assunto é streaming, tem investido um bom bocado na compra de filmes mais antigos para disponibilizar em sua plataforma. Ou devo dizer aluguel, já que de tempos em tempos os filmes são trocados para a entrada de novos. Seja como for, nos últimos meses a empresa tem apresentado um número considerável de produções dos anos 80 e 90 em seu acervo, fazendo a alegria daqueles que acham que não temos mais filmes como antigamente. Ou simplesmente os que curtem visitar ou revisitar o passado como forma de aprendizado.

Assim, trazemos uma nova leva de dicas de filmes contidos na Netflix para que você não precise peneirar demais na hora de escolher o que assistir – acredite, sabemos como isto pode ser desgastante e enervante. Mas não apenas isso, como diz o título essa matéria é voltada para os nostálgicos que querem revisitar produções queridas, ou assistir pela primeira vez aquele filme que sempre quis ver e nunca teve a chance por não encontrar com facilidade. E ainda um terceiro tipo de espectador, o jovem que não conhecia os filmes apresentados aqui, mas sendo fã de cinema raiz resolve embarcar na empreitada. Então vem com a gente e confira abaixo.

Sleepers: A Vingança Adormecida

O drama subestimado passou abaixo dos radares na época de sua estreia e comemora 25 anos de lançamento em 2021. Apesar de não muito conhecido, o filme conseguiu descolar uma indicação ao Oscar de melhor trilha sonora para o imortal maestro John Williams. Fora isso, conta com um dos melhores elencos dos anos 90, com nomes como Brad Pitt, Robert De Niro, Dustin Hoffman, Kevin Bacon, Jason Patric e Billy Crudup. Polêmico, o filme desmascara uma instituição norte-americana para menores infratores, ao jogar luz nos abusos psicológicos e físicos (como estupros) sofridos pelos meninos detentos, infligidos pelos guardas do local.

Os Donos da Rua

Essa primeira produção do saudoso John Singleton está completando 30 anos de seu lançamento em 2021. Importante por diversos motivos sociais, o filme guarda para seu diretor dois recordes nos prêmios do Oscar. O primeiro jamais será quebrado, já que Singleton é o primeiro diretor negro da história a receber uma indicação na categoria de direção. E o segundo, até o momento ainda não foi quebrado, com Singleton aos 24 anos se tornando o mais jovem cineasta indicado até o dia de hoje. Os Donos da Rua (ou Boyz in the Hood) mostra as dificuldades de jovens negros em crescer numa área violenta de Los Angeles, o gueto de Crenshaw.

Lancelot – O Primeiro Cavaleiro

Homenagem mais que bem vinda para o saudoso Sean Connery, um dos maiores astros da história do cinema, condecorado Cavaleiro da coroa britânica e falecido no dia 31 de outubro de 2020 aos 90 anos. Imortalizado como o agente secreto 007 James Bond no cinema, Connery viveu também papeis importantes e clássicos como Robin Hood e Rei Arthur. É justamente esse segundo que o ator interpreta neste filme de 1995, que reimagina a lenda dos cavaleiros da távola redonda, focando no triângulo amoroso entre um Arthur já envelhecido, sua rainha Guinevere (Julia Ormond) e seu primeiro cavaleiro e amigo pessoal, Lancelot (Richard Gere).

Cortina de Fogo

Não deixe de assistir:

Prato cheio para os fãs de aventura, ação e suspense, este belo exemplar da década de 90 é outro que completa 30 anos de lançamento em 2021. Um dos filmes que mais marcou o ano de 1991, esta superprodução da Universal é uma investida no dia a dia dos bombeiros. O filme é ao mesmo tempo uma aventura de entretenimento e um insight nas missões e desafios destes profissionais que arriscam suas vidas diariamente. Dirigido por Ron Howard (Star Wars: Han Solo), o longa conta igualmente com um grande elenco dos anos 90, de nomes como Kurt Russell, Robert De Niro, William Baldwin, Donald Sutherland, Jennifer Jason Leigh, Scott Glenn e Rebecca De Mornay.

Os Puxa-Sacos

Outro verdadeiro ícone do cinema que nos deixou recentemente foi o lendário Kirk Douglas (Spartacus). E aqui, a Netflix resolve prestar uma bela homenagem ao astro com esta produção cômica de 1994, recém-lançada em sua plataforma. Todos os que adoraram o ótimo suspense humorístico Entre Facas e Segredos (2019) notarão algumas similaridades em seu enredo com esta produção que traz Douglas como um ricaço idoso vendo sua família se engalfinhar por motivo de sua herança, já que irá bater as botas em breve. Temos inclusive uma enfermeira / governanta bem mais jovem, que possui um relacionamento muito próximo com o velho (aqui vivida por Olivia d’Abo). O protagonista, no entanto, é ninguém menos do que o eterno Marty McFly, Michael J. Fox, na pele de um sobrinho distante atraído para esta insanidade.

O Segredo

O legal de revisitarmos produções antigas é notarmos o número de astros talentosos que marcaram época, alguns infelizmente nos deixaram, e outros simplesmente se aposentaram. É o caso com o veteraníssimo Gene Hackman, vencedor de dois Oscar (Operação França e Os Imperdoáveis), que se aposentou em 2004. Oito anos antes de “pedir as contas” do cinema, Hackman foi o chamariz neste filme tenso e dramático, baseado na obra do autor especializado em direito criminal John Grisham. No mesmo ano era lançado também Tempo de Matar, outro livro do escritor. Aqui, o sumido Chris O’Donnell protagoniza na pele de um jovem advogado precisando defender seu próprio avô racista membro da Ku Klux Klan (Hackman), que foi condenado à pena de morte por um crime. O filme completa 25 anos de lançamento em 2021.

De Frente para o Perigo

Recém adicionado na plataforma da Netflix, temos outro longa com o veterano Gene Hackman, e que falta o ator faz aos bons filmes. Escrito e dirigido por Peter Hyams (2010 – O Ano que Faremos Contato), essa produção de 1990 traz Hackman no papel de um Procurador Geral Adjunto de Los Angeles designado a proteger uma mulher (Anne Archer) que acidentalmente presenciou um assassinato da máfia, se tornando assim alvo da organização criminosa. O filme é repleto de ação e suspense, e ficou marcado pela cena em que os protagonistas fogem de matadores em cima de um trem em movimento.

O Preço de um Resgate

Mais um filme do diretor Ron Howard na lista, esse aqui protagonizado pelo astro Mel Gibson. Suspense dramático com doses de ação, O Preço de um Resgate é outro que completa 25 anos de lançamento em 2021. No filme, Gibson interpreta um dos papeis mais intensos de sua carreira já que, pai de muitos filhos na vida real, vive um homem rico que tem seu pequeno filho sequestrado e precisa fazer de tudo para encontra-lo e recuperá-lo. Rene Russo, sua companheira dos filmes Máquina Mortífera vive sua esposa aqui também.

A Testemunha Ocular

Por falar em atores aposentados, aqui temos um que vive entrando e saindo da aposentadoria: o veterano Joe Pesci. Seu trabalho mais recente foi justamente a superprodução da Netflix sobre máfia, dirigida pelo amigo Martin Scorsese, O Irlandês (2019) – que rendeu a Pesci sua terceira indicação ao Oscar. Aqui, o ator havia saído recentemente de sua vitória no Oscar por Os Bons Companheiros. Na trama deste suspense, Pesci interpreta um paparazzi de Nova York na década de 1940, contratado por um empresário para investigar um mafioso. A Testemunha Ocular é uma produção de 1992.

Um Beijo Antes de Morrer

Fechando a lista de indicações de clássicos dos anos 90, temos esta refilmagem de Amor, Prelúdio de Morte (1956), que igualmente completa 30 anos de lançamento em 2021, tendo estreado em 1991. Na nova versão deste suspense gelado e eletrizante, quem protagoniza é Matt Dillon (indicado ao Oscar por Crash) no papel de um misterioso psicopata que assassina sua namorada grávida em segredo e depois inicia um relacionamento com a irmã gêmea dela, ambas interpretadas por Sean Young (Blade Runner e Duna). A mulher logo começa a suspeitar do sujeito galanteador e desequilibrado.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS