sábado, abril 27, 2024

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Quem é o Estranho? [SPOILERS]

Cuidado: muitos spoilers à frente.

Ainda que baseado na mitologia de J.R.R. Tolkien, ‘O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder’ introduziu o público a diversos personagens originais da Terra-Média – e um deles foi uma misteriosa figura que caiu dos céus e que, durante a primeira temporada inteira, foi tratada como o Estranho (Daniel Weyman).

Introduzido logo no episódio piloto, o homem foi encontrado pela jovem Nori Brandipé (Markella Kavenagh) e Papoula Proudfellow (Megan Richards) em uma clareira, adormecido em meio a escombros e fogo. Assim que acordou, o Estranho revelou ter poderes inimagináveis e logo construiu um laço de respeito e amizade com Nori – mesmo tendo atraído a atenção de criaturas sombrias que queriam encontrá-lo.

Depois de várias semanas de andanças, a trama envolvendo-o finalmente chegou a uma primeira conclusão, revelando sua verdadeira identidade, mas não antes de nos encaminhar para uma direção errônea. Afinal, para aqueles que não se recordam, o Estranho estava sendo perseguido por um trio de mulheres conhecidas como a Habitante, a Ascética e a Nômade. Assim que o acham, elas dizem que ele, na verdade, é Sauron, drenado da memória de sua vida passada por aqueles que não desejavam seu retorno. Entretanto, em mais uma reviravolta inesperada, o Estranho utiliza suas habilidades mágicas para proteger Nori, revelando que carrega o poder da luz e que tem o necessário para enfrentar a escuridão.

Então, quem é ele?

Antes das cenas finais do episódio, as três servas enfrentam o Estranho e, ao perceberem que se enganaram, o chamam de “um dos Istari”. Os Istari, na mitologia tolkieniana, eram um grupo de magos com aspecto semelhante aos humanos e que possuem características únicas. Logo, isso é um indicativo de que o Estranho seja um personagem conhecido e bastante adorado do universo da Terra-Média.

À medida que o episódio vai chegando ao fim, o Estranho permanece sem as lembranças completas do passado, mas começa a ter flashes de quem era. Para ajudá-lo a recuperar a memória, Nori dá adeus à sua comunidade e parte em uma aventura sem destino, cuja jornada será repleta de desafios e de mais revelações. E, segundos antes de partirem, ele se vira para a jovem Pé-peludo e diz: “quando em dúvida, siga sempre o seu nariz”.

Para aqueles que conheceram ‘O Senhor dos Anéis’ com a série do Prime Video, a frase insurge apenas como efeito para encerrar o episódio. Entretanto, de forma sutil, por assim dizer, confirma que o Estranho é o icônico Gandalf, o Cinzento (ou Gandalf, o Branco, como ele passa a ser conhecido depois de enfrentar o Balrog), poderoso mago vivido por Ian McKellen na trilogia fílmica original. Inclusive, a frase em questão é dita por ele em ‘A Sociedade do Anel’ (tanto no romance, quanto na adaptação para as telonas), dita especificamente para Meriadoc, um dos Hobbits que acompanha Frodo em sua jornada.

Obviamente, não sabemos em que momento Gandalf se lembrará de quem é em sua totalidade, mas o fato de sabermos quem ele é já nos prepara para os episódios futuros – ainda mais considerando que o mago é um dos ponto-chave para os eventos envolvendo Sauron, Galadriel e tantos outros personagens que conhecemos de longa data.

Não deixe de assistir:

Lembrando que a temporada completa já está disponível no Prime Video.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS