quinta-feira, março 28, 2024

Os 20 MELHORES Filmes da Primeira Metade de 2022

Sim, querido leitor. O ano de 2022 já chegou na metade. É verdade que desde o início da pandemia em 2020, parece que vivemos num ano só, que se alongou por 2021 e agora para 2022. O sentimento é o de que o tempo anda cada vez mais rápido, e se não formos rápidos como ele, terminamos sendo atropelados. Com o mundo do cinema ocorre o mesmo. A cada semana, novos lançamentos chegam às salas de exibição, e como se não bastasse o esforço para acompanhar todas as estreias, agora precisamos lidar também com as inúmeras plataformas de streaming e sua enxurrada de produções. Nessa brincadeira seis meses já se foram, mas trouxeram inúmeras novidades. Alguns filmes extremamente aguardados, outros nem tanto – mas que se mostraram boas surpresas. Para ajudar você na missão de separar o joio do trigo e saber o que procurar na hora de assistir a um bom filme, realizamos uma extensa pesquisa e analisamos as avaliações de cada grande lançamento de 2022, tanto junto aos críticos, quanto junto aos fãs – ou seja, o grande público. Através dessa média, selecionamentos os 20 melhores e também os 20 piores filmes de 2022, nessa primeira metade. Aqui, seguiremos com o que você PRECISA assistir o mais rápido possível. Esses são os 20 Melhores Filmes de 2022 até o momento.

Leia também: Os 20 PIORES Filmes da Primeira Metade de 2022

20 | No Ritmo da Vida

Começamos a lista com um filme pouco conhecido, mas que mais pessoas precisam ver. Jump, Darling (no título original) passou por diversos festivais de representatividade LGBTQ+ e fez muito sucesso por todos eles. Fora isso, marca um dos últimos trabalhos da veteraníssima Cloris Leachman (falecida em 2021 aos 94 anos de idade). O filme é de 2020, mas chegou este ano aos cinemas brasileiros. Na trama, um jovem drag queen decide passar uns tempos na propriedade rural junto com sua avó, e a ajuda a evitar ser colocada num asilo. O longa tem nota 6.7 do público, mas os críticos adoraram, com uma aprovação de 92%.

19 | O Peso do Talento

O astro Nicolas Cage finalmente fez as pazes com o sucesso! Tudo bem que vira e mexe o ator entregava um filme elogiado, mas O Peso do Talento é o primeiro longa de Cage a ser exibido nos cinemas do Brasil em muito tempo. Na trama, o ator interpreta a si mesmo, ou a uma versão de si. Ele é contratado por um rico empresário para aparecer em seu aniversário. Chegando lá, ele começa a entender que as coisas não são bem assim. A obra tem nota 7.2 dos fãs, e com os críticos marca 87% de aprovação.

18 | Belfast

Essa simpática produção em preto e branco do diretor Kenneth Branagh, foi lançadA em muitos países do mundo no ano passado. Como chegou até o Oscar deste ano, no Brasil o filme foi segurado até o início de 2022, quando finalmente aportou nos cinemas. É dito que o cineasta tirou de suas experiências reais durante a infância na Irlanda para criar a história de uma família vivendo em tempos de guerra. Belfast ganhou o Oscar de roteiro original, tem nota 7.3 do público e com os críticos marca 86% de aprovação.

17 | Ilusões Perdidas

Não deixe de assistir:

Trazido recentemente pela Califórnia Filmes ao Brasil (lançado no dia 9 de junho nos cinemas), esta produção francesa fez sua estreia no prestigiado festival de Veneza em 2021. Baseado num livro clássico, a história passada no Século XIX mostra um rapaz de origem humilde, deixando sua vida em família para trás a fim de tentar a sorte em Paris, onde irá se deparar com o belo estilo de vida da burguesia e suas ilusões. Os críticos foram só elogios, com 88% de aprovação. Os fãs seguiram de perto, com uma nota 7.4 para a produção.

16 | X – A Marca da Morte

Nova sensação do terror em 2022, o longa de Ti West se tornou o queridinho do gênero nesta temporada, prometendo arrepiar até o último frio de cabelo do espectador. Passado na década de 1970, um grupo de realizadores decide fazer um filme pornô numa propriedade rural e logo precisarão lutar por suas vidas. Com uma premissa curiosa, o filme vem dando o que falar desde sua estreia no festival South by Southwest em março nos EUA. O longa tem lançamento prometido no Brasil pela Playarte em 28 de julho, então programe-se para não perder um dos melhores filmes do ano. Isto é, se você for fã de terror. Junto ao público a nota foi 6.6, mas os críticos realmente vibraram e garantiram 95% de aprovação.

15 | O Homem do Norte

Por falar em filmes de terror, a versão de Conan – O Bárbaro do diretor Robert Eggers chega agora à lista. O cineasta em pouco tempo se tornou um dos meninos de ouro de Hollywood, dominando o terror gótico raiz. Assim, a expectativa era imensa em relação a este que seria seu épico. E bem, ao que tudo indica, ao menos financeiramente, o longa não atingiu o esperado. Bem, se o público não compareceu, ao menos o filme encontra lugar entre os melhores do ano, já que os críticos garantiram aprovação de 89%. Com os fãs, o filme obteve nota 7.3.

14 | Downton Abbey – Uma Nova Era

Um dos seriados mais bem-sucedidos dos últimos anos, e que ajudou a impulsionar o gosto pelos bastidores da burguesia britânica, vide The Crown e Bridgerton, Downton Abbey é o original. O tamanho sucesso fez derivar um longa-metragem para o cinema em 2019. E este ano chegou sua continuação, devidamente elogiada também. O lançamento da Universal foi em abril. O segundo filme de Downton Abbey tem nota 7.6 dos fãs ardorosos e os críticos deram ao longa 86% de aprovação.

13 | A Tragédia de Macbeth

Mesmo os que não se sentem compelidos a assistir mais uma adaptação de Macbeth, de Shakespeare, nas telas precisam dar o braço a torcer para esta mais recente versão. Acontece que se trata do novo trabalho do cultuadíssimo diretor Joel Coen, um dos irmãos Coen (de obras-primas do nível de Fargo e Onde os Fracos Não Tem Vez). Fora isso, na frente das câmeras vemos o desfile de talentos colossais como os de Denzel Washington e Frances McDormand protagonizando. Não por menos o filme foi indicado em três categorias no Oscar deste ano, incluindo melhor ator para Denzel. O novo Macbeth conquistou os críticos com 92% de aprovação, e os fãs igualmente abraçaram a ideia com uma nota 7.1 ao filme.

12 | Está Tudo Bem

Mais um filme francês entrando na lista dos melhores da primeira metade de 2022. Esta, uma obra dirigida pelo renomado François Ozon, e estrelada pela musa do cinema do país, Sophie Marceau. No drama, ela vive uma mulher, filha de um senhor octogenário. O idoso a pede um favor incomum: que realize nele a eutanásia. Prepare-se para a pancada. O longa tem nota 6.9 do público e uma aprovação de 95% dos críticos.

11 | Red: Crescer é uma Fera

Em anos recentes, a Disney focou a narrativa de suas animações tendo a cultura negra (Soul), a latina (Encanto) e até a italiana (Luca) como tópico de suas histórias. No início de 2022 a cultura asiática voltou a ser tema de uma produção da casa com este Red (Turning Red), que traça um paralelo entre a puberdade e a transformação de uma menininha num enorme panda vermelho. O filme foi lançado em grande parte do mundo direto no serviço de streaming da empresa, o Disney Plus, e marcou nota 7.0 com os fãs. Com os críticos obteve 94% de aprovação.

10 | Licorice Pizza

Em décima posição temos a chegada do mais recente filme de um dos cineastas mais prestigiados da atualidade: Paul Thomas Anderson. Adorado pelos cinéfilos, e saído do universo do cinema alternativo e independente, PTA, como é carinhosamente chamado pelos fãs, entrega um retrato da juventude de Los Angeles na década de 70. Os personagens aqui permeiam a cena cinematográfica da época. Licorice Pizza foi indicado para 3 prêmios no Oscar desse ano, incluindo melhor filme. A Universal tratou de lança-lo perto da premiação aqui no Brasil. Com o público, o longa marcou nota 7.3, e com os críticos obteve 91% de aprovação.

09 | The Batman

Chega agora à lista um dos maiores sucessos comerciais de 2022. O primeiro grande blockbuster deste ano foi sem dúvida o mais recente filme do Homem-Morcego, protagonizado pelo jovem Robert Pattinson. A ideia aqui era mostrar os primeiros anos de Bruce Wayne como o vigilante de Gotham. Batman é a segunda maior bilheteria do ano até o momento e um dos filmes mais elogiados. Com o público, o filme marca uma nota bastante sólida com 7.9. Os críticos seguiram de perto avaliando o longa com 85% de aprovação.

08 | Arremessando Alto

O mais recente longa a entrar na lista dos melhores é uma produção original da Netflix. É incrível, mas quando o comediante Adam Sandler trabalha de maneira séria em dramas, a imprensa sempre compra seus filmes. Ao contrário de suas comédias. Assim, depois de Joias Brutas, o ator marca outro golaço com este drama sobre um caçador de talentos que descobre um incrível jogador de basquete nas ruas da Espanha. O filme caiu no gosto do público com uma nota 7.4. Os críticos também abraçaram Sandler e o longa com 92% de aprovação. Será que vem Oscar aí?

07 | Mães Paralelas

Mais um lançamento na Netflix chega à lista. Trata-se do mais recente trabalho do prestigiadíssimo cineasta espanhol Pedro Almodóvar, que escala sua musa Penélope Cruz para mais uma missão especial. Cruz vive uma mulher que ao dar à luz na maternidade, termina criando um elo de amizade com uma jovem que também estava tendo filho. Mães Paralelas foi indicado ao Oscar de melhor atriz (Cruz) e trilha sonora. Por isso, antes de cair na Netflix, o filme foi exibido nos cinemas. O longa conquistou nota 7.1 dos fãs, e uma aprovação de 96% dos críticos.

06 | Sempre em Frente

Outra produção em preto e branco, essa da elogiada A24, a casa dos filmes independentes de qualidade nos EUA. Lançado no início do ano nos cinemas do Brasil pela Diamond Films, o filme traz Joaquin Phoenix em seu primeiro papel após a vitória no Oscar por Coringa. Aqui, num trabalho bem diferente, ele precisa cuidar do sobrinho, a pedido de sua irmã, e decide sair em viagem com o menino. Sempre em Frente marca nota 7.5 do público, e obteve 94% de aprovação dos críticos.

05 | Drive my Car

Lançado no fim de março no Brasil, esta produção japonesa foi a nova sensação asiática do Oscar após Parasita. Embora não tenha se transformado no fenômeno que o filme citado foi, Drive my Car recebeu inúmeros elogios e quatro indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, saindo vitorioso da categoria de produção estrangeira. A trama sobre um marido descobrindo mais sobre sua esposa após a morte da mulher, conquistou cinéfilos do mundo todo graças à sua carga emotiva. O público garantiu ao filme uma nota 7.6, e os críticos deram uma aprovação de 97%.

04 | A Pior Pessoa do Mundo

Outro filme não americano na lista. Na reta final dos melhores filmes da primeira metade de 2022, chega este longa norueguês que marcou sua estreia no prestigiado festival de Cannes em 2021. Os brasileiros tiveram que esperar um pouquinho para apreciar esta preciosidade, mas a espera valeu à pena. A história fala sobre os questionamentos e as inquietudes de uma jovem com sua vida, profissão e companheiros amorosos. A Pior Pessoa do Mundo recebeu indicações de melhor roteiro original e filme estrangeiro no Oscar. Junto ao público, obteve nota 7.9, e com os críticos marcou 96% de aprovação.

03 | Flee: Nenhum Lugar para Chamar de Lar

Chegamos agora à terceira posição do ranking. A medalha de bronze vai para a animação Flee, originária da Dinamarca. Mas esta não é uma animação qualquer, é uma animação adulta que fez muito sucesso no Festival de Sundance em sua estreia. Muito inclusivo ao mostrar a relação de casamento entre dois homens, o longa é ao mesmo tempo um documentário, uma animação e uma biografia, e por isso mesmo foi indicado em três categorias diferentes no Oscar: melhor documentário, filme estrangeiro e animação. A história fala sobre um segredo guardado por quase quarenta anos, que finalmente surge à tona. Flee conquistou nota 8.0 do público, e marca 98% de aprovação dos críticos, garantindo sua qualidade de imperdível.

02 | Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Você viu Doutor Estranho 2 em algum lugar desta lista? Alfinetadas à parte, é justamente isso que a estrela Jamie Lee Curtis tem feito para a divulgação deste filme de alto conceito. A trama até soa como a superprodução da Marvel, e também aborda o tema do multiverso. Ou seja, universos paralelos onde podemos ser as mais variadas pessoas vivendo os mais variados tipos de vida. Por exemplo, numa podemos ser ricos e famosos, e em outra pobres passando necessidade. Quem protagoniza mesmo é Michelle Yeoh, como uma mulher capaz de viajar entre estas dimensões. O filme tem nota 8.3 do público e já está entre os mais bem avaliados de todos os tempos no IMDB. Demonstrando a força do fenômeno. Com os críticos não é diferente, conquistando 95% de aprovação.

01 | Top Gun: Maverick

O astro Tom Cruise está de volta aos cinemas na pele do piloto Maverick, quase quarenta anos depois do Top Gun original. O feito foi o bastante para conquistar gregos e troianos, e garantir a primeira posição da lista com a medalha de ouro. Segundo os críticos e o público, Top Gun: Maverick não é apenas o melhor blockbuster desta primeira metade do ano, é também o melhor filme! Com direito a uma nova canção de Lady Gaga, feita especialmente para o filme, Maverick conquistou nota 8.6 do público, se posicionando entre os 45 melhores filmes de todos os tempos no IMDB. E com os críticos, a nova aventura dos pilotos ases indomáveis recebeu 97% de aprovação.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS