sábado, abril 27, 2024

Oscar 2023 | Saiba em quais STREAMINGS assistir aos filmes indicados!

Última chamada! Se você ainda não assistiu aos filmes indicados ao Oscar, é melhor correr! Com a cerimônia mais famosa do mundo acontecendo hoje (12), é humanamente impossível assistir a todos os indicados. Então, nessa altura do campeonato, você pode correr para os cinemas e assistir aos que ainda estão em cartaz ou escolher os indicados que constam nos catálogos dos principais streamings do Brasil.

Amazon Prime Video

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Com “apenas” 11 indicações ao Oscar, nas categorias Melhor Filme;  Melhor Atriz (Michelle Yeoh);  Melhor Direção;  Melhor Roteiro Original;  Melhor Ator Coadjuvante (Ke Huy Quan);  Melhor Atriz Coadjuvante (Jamie Lee Curtis), Melhor Trilha Sonora e Melhor Figurino, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo é o favoritaço a sair com um caminhão de troféus ao fim da noite. A história acompanha uma imigrante chinesa que construiu sua vida com o marido frouxo nos EUA, mas agora sofre para pagar as taxas. A monotonia e o desespero da vida comum se esvaem quando uma ameaça do Multiverso começa a atacar as múltiplas realidades e ela é escolhida para ajudar a parar essa criatura.

Triângulo da Tristeza

Depois de brilhar no Palma de Ouro, Triângulo da Tristeza chega ao Oscar com indicações a Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. Apesar de não ser um dos favoritos, nunca se sabe quando a Academia vai tentar surpreender. O filme é uma sátira sueca sobre a natureza humana e a liquidez dos relacionamentos modernos. A trama acompanha um modelo masculino que já foi o mais desejado do mundo, mas agora pena para conseguir um emprego que o valorize devidamente. E isso afeta diretamente seu relacionamento com uma influenciadora digital mais preocupada com sua imagem virtual do que com o resto. Mas a situação se complica mesmo quando eles vão para um cruzeiro de ricaços, que acaba naufragando, o que leva os sobreviventes às mais insanas e nojentas atitudes.

Argentina, 1985

Estrelado pelo onipresente Ricardo Darín, Argentina, 1985 é baseado na história real de dois promotores de justiça, que mexeram num vespeiro ao investigar e processar os militares envolvidos na ditadura militar argentina, a que mais matou na América Latina.

Não deixe de assistir:

 

Mubi

Queridinho dos cinéfilos, o Mubi tem um catálogo espetacular. Neste ano, a plataforma traz apenas um concorrente em seu acervo.

Aftersun

Cotado por muitos para figurar na lista de Melhor Filme, Aftersun acabou conquistando apenas uma indicação para Paul Mescal na categoria de Melhor Ator. O filme acompanha as memórias de Sophie, que conta uma história de mais de duas décadas ao lembrar das férias que passou com seu pai quando tinha 11 anos de idade. Entre memórias reais e sua imaginação, a mulher constrói a imagem de seu jovem e misterioso pai, enquanto tenta entendê-lo melhor.

 

Apple TV+

Passagem

Também conhecido como Causeway, esse drama conseguiu uma indicação a Melhor Ator Coadjuvante para Brian Tyree Henry. Neste drama psicológico, uma militar norte-americana (Jennifer Lawrence) retorna para casa após sofrer uma lesão cerebral na guerra do Afeganistão. De volta ao lar, ela sofre para se adaptar novamente à vida comum. Preste a um caso de depressão profunda, ela começa uma amizade com James (Brian Tyree Henry), um mecânico que também lida com um trauma muito grande.

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo

Indicado na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, O menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo é uma adaptação de um livro infantil que foi um estrondoso sucesso de vendas. A história segue um garotinho, que é muito amigo de uma Toupeira, confessa que seu sonho é ter um lar. Assim, eles começam uma jornada para tentar realizar esse sonho, mesmo que não entendam muito bem o que é exatamente um lar.


Paramount+ e Telecine

Aqui temos um caso interessante. Tanto o Paramount+ quanto o Telecine, que pode ser acessado pelo aplicativo do Globoplay, contam com apenas um indicado em seus catálogos.

O mais curioso é que se trata do mesmo filme. No entanto, diferentemente dos longas que mostramos até aqui, esse indicado foi selecionado para concorrer em nada menos que seis categorias diferentes.

São elas: Melhor Filme, Melhor  Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Montagem, Melhor Som e Melhor Canção Original. Além disso, o longa em questão foi um verdadeiro fenômeno dos cinemas em 2022 e conquistou uma bilheteria muito expressiva, constando na lista de melhores do ano de muitas pessoas pelo mundo. Agora ficou fácil de saber que o filme é:

Top Gun: Maverick

Sequência do clássico dos anos 80, Top Gun: Ases Indomáveis, e ainda estrelado pelo incansável Tom Cruise, Top Gun: Maverick mostra Pete ‘Maverick’ (Cruise) se recusando a aderir à aposentadoria, o que o leva a trabalhar como piloto de testes. Após desafiar ordens de seus superiores, Maverick é designado a uma missão incomum: treinar uma nova leva de pilotos da Top Gun para cumprirem uma missão impossível nos ares.

 

Disney+

Vulcões: a tragédia de Katia e Maurice Krafft

Com indicação na categoria de Melhor Documentário de Longa-Metragem, Vulcões: a tragédia de Katia e Maurice Krafft conta a história de um casal de cientistas que dedicou a vida a estudar e entender melhor os vulcões para que ninguém mais tivesse que morrer por conta de uma erupção. O doc usa muitas imagens feitas pela própria dupla, até chegar ao seu triste fim, justamente envolvendo um vulcão.

Le Pupille

Indicado na categoria Melhor Curta-Metragem em Live Action, Le Pupille é um curta sobre a inocência infantil e a ganância, mostradas pela perspectiva de um grupo de meninas de um orfanato católico no período das Grandes Guerras. Com a proximidade do natal e a miséria tomando conta do mundo com os recursos sendo direcionados para os confrontos, as garotinhas rebeldes se organizam para tentar conseguir um bolo da Madre Superiora.

Red: Crescer é uma Fera

Indicado a Melhor Animação, Red conta a história de uma pré-adolescente de origem asiática nos anos 2000, cuja boyband favorita vai fazer um show em sua cidade, para o desespero de sua mãe controladora. Para piorar, a coitada entra na adolescência e descobre que as mulheres de sua família são amaldiçoadas com uma transformação física extraordinária. Toda vez que ela se estressa ou vive alterações comportamentais, se transforma em um Panda Vermelho gigante.

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre conquistou cinco indicações nas categorias, inlcuindo Melhor Canção Original, Melhor Figurino, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhores Efeitos Visuais e a grande indicação a Melhor Atriz Coadjuvante para Angela Bassett. Na trama, o Rei T’Challa morreu. Sob o comando da Rainha Ramonda (Angela Bassett), Wakanda segue como uma nação poderosa. Porém, uma ameaça submarina surge na figura de Namor (Tenoch Huerta), regente de um reino submerso que entra em conflito com a nação africana.

 

HBO Max

O HBO Max tem quatro indicados em várias categorias, sendo favorito em algumas delas. No total, o serviço de streaming da HBO conta com 11 indicações.

Tudo o Que Respira

Indicado na categoria de Melhor Documentário de Longa-Metragem, Tudo o Que Respira é um doc sobre preservação ambiental. Ele acompanha a saga diária de dois irmãos para salvar o milhafre-preto, uma ave de rapina fundamental para o ecossistema indiano, que sofre com a poluição descomunal de Nova Delhi.

Navalny

Também indicado a Melhor Documentário de Longa-Metragem, Navalny surfa na onda do movimento anti-Rússia, fortalecido pela guerra contra a Ucrânia, para contar a história do advogado Alexei Navalny, que se tornou o principal adversário de Putin e sobreviveu a uma tentativa de envenenamento. A trama traz uma série de causos e investigações que trazem à luz diversos escândalos da política russa. É o grande favorito da categoria.

Elvis

Indicado em oito categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Penteados, Melhor Montagem e Melhor Som, é justamente na categoria de Melhor Ator que o filme parece ter mais chances de se consagrar, já que a atuação de Austin Butler foi unânime. O longa conta de forma bem dinâmica a história do Rei do Rock, desde sua infância até sua morte precoce, dando ênfase tanto às visões do próprio Elvis quanto a ótica de seu controverso empresário.

Batman

Sucesso na crítica e no público em 2022, o novo Batman brilhou nas categorias técnicas. Ele foi indicado em Melhores Efeitos Visuais, Melhor Maquiagem e Cabelo e Melhor Som. A trama gira em torno do jovem Bruce Wayne (Robert Pattinson), que começou há pouco tempo a ser o justiceiro conhecido como Batman. Enquanto age nas sombras de Gotham, um misterioso terrorista surge, trazendo o caos para a vida do super-herói.

 

Netflix

Por fim, mas não menos importante, a Netflix já se tornou figurinha marcada no Oscar. Com produções originais e outras que apenas foram adicionadas posteriormente, são nada menos que sete filmes no catálogo, totalizando 14 indicações.

O Efeito Martha Mitchell

Outro Doc de cunho político, O Efeito Martha Mitchell foi indicado a Melhor Curta-documentário. Ele acompanha a socialite e fofoqueira, Martha Mitchell, que tinha muita influência durante o governo de Richard Nixon, mas que começou a perder prestígio e viver dificuldades após o escândalo de Watergate.

Como Cuidar De Um Bebê Elefante

Assim como a produção anterior, Como Cuidar De Um Bebê Elefante concorre na categoria de Melhor Curta-documentário e pode surpreender, já que traz um drama bem construído de um casal de indianos que adota e toma conta de Raghu, um bebê elefante que foi abandonado por sua manada após ver a mãe morrer eletrocutada. E como o elefante é uma criatura incrivelmente sagrada, o casal, que tinha suas dificuldades, enxerga a possibilidade de criar esse bebê como uma benção divina. É uma história sensível e emocionante.

Nada de Novo no Front

Com nada menos que nove indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem e Peteados, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Som, o hit Nada de Novo no Front é a principal aposta da Netflix nesta temporada. Adaptando o clássico da literatura mundial de mesmo nome, esse filme alemão conta a história do jovem Paul, um rapaz idealista e entusiasmado que é convocado para defender seu país nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Porém, todo esse idealismo vai se dissipando conforme ele tem de enfrentar os horrores da guerra.

Pinóquio

Franco favorito na categoria de Melhor Animação, Pinóquio traz a visão de Guillermo Del Toro para a clássica história do bonequinho de madeira que sonha em ser um menino de verdade. Solitário, o velho Gepeto cria um boneco de madeira que ganha vida num toque de mágica. Porém, o pequeno Pinóquio fica confuso com sua identidade e seu papel no mundo. Então, ele foge de casa para tentar se encontrar e acaba caindo numa aventura cheia de perigos e desafios.

Blonde

Baseado num romance fictício sobre Marilyn Monroe, Blonde foi massacrado pela crítica e está na disputa pelo Framboesa de Ouro na categoria de Pior Filme do Ano. Entretanto, em meio ao ultraje desse filme, houve uma salvação: a atuação impressionante de Ana de Armas como Marilyn. Seu trabalho rendeu ao filme uma indicação na categoria de Melhor Atriz.

RRR (Revolta, Rebelião, Revolução)

Verdadeiro fenômeno do cinema indiano, RRR conquistou apenas uma indicação em Melhor Canção Original. E apesar de ser meio decepcionante que só tenha sido indicado nessa categoria, ‘Naatuu Naatu’ é uma das grandes favoritas a levar a estatueta para casa. Esse longa conta a aventura épica de dois heróis revolucionários da Índia pré-independência que vão atrás de uma menina levada pelos exploradores do governo britânico,  mesmo sabendo dos riscos que isso pode trazer. É uma mistura de musical com drama, aventura e ação.

 

Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades

Indicado a Melhor Fotografia, esse longa do premiado diretor Alejandro G. Iñárritu acabou decepcionando por só conseguir essa indicação. O filme conta a história de um jornalista mexicano que vive em Los Angeles e construiu sua carreira por lá. Após ganhar um prêmio de prestígio internacional, ele volta ao México, o que o leva em uma profunda jornada a seu passado, misturando suas memórias, seus traumas e inseguranças com seu sucesso no presente, mexendo com a cabeça do homem em uma viagem insana.


Glass Onion: Um Mistério Knives Out

Controverso e divisor de opiniões, Glass Onion é mais um filme do diretor Rian Johnson que se populariza mais pelas reações mistas do público e da crítica do que pela qualidade do longa. Continuação de Entre Facas e Segredos (2019), o filme conquistou uma indicação em Melhor Roteiro Original. A trama agora leva o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) à Grécia, onde um bilionário excêntrico convidou seus melhores amigos para sua ilha particular para jogarem uma partida de “Detetive”. Só que um assassinato de verdade acaba acontecendo, e todos ali viram suspeitos.

A Fera do Mar

Assim como Pinóquio, A Fera do Mar é uma animação original fantástica da Netflix que conquistou uma indicação em Melhor Animação. Só que não desponta como favorito justamente pelo filme de Del Toro ser extraordinário. Nessa história, uma garotinha entra de gaiato no navio de um aventureiro famoso por ser um grande caçador de monstros marinhos. Com o passar da viagem, que visa matar o máximo de monstros possíveis, a menininha e o marinheiro criam uma grande amizade que vai mudar a perspectiva do caçador sobre as criaturas do mar.

Com apresentação de Jimmy Kimmel, o Oscar 2023 acontece hoje, dia 12 de março de 2023.

 

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS