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Dicas de Filmes para o Dia das Crianças

 

Dicas de Filmes para o Dia das Crianças

12.10.2012
Renato Marafon

Outubro é o mês das crianças. E nada melhor que uma grande matéria para comemorar este grande mês dos baixinhos.

Uma matéria para as crianças se divertirem olhando seus filmes preferidos e para os adultos que querem que seus filhos assistam filmes de estilo, e se divirtam em família, além é claro das eternas crianças adultas, que se identificam com Peter Pan.

As animações sempre foram a alegria de Hollywood: Milhares de crianças e adultos faziam as bilheterias se tornarem gigantesca, a indústria de brinquedos crescia e o cofre dos estúdios ficavam cada vez mais atolados de dinheiro. Mas não era só eles que se divertiam… nós também. Com a nova técnica de Animação gráfica e roteiros cada vez mais brilhantes e audaciosos, somos brindados com os melhores filmes, personagens e enredos: os digitais. Eles podem não ser de verdade, mas nossa admiração por eles é.

Afinal, vai dizer que você não riu com a esquecida Dory em ‘Procurando Nemo‘, ou com o chatíssimo, porém divertido Burro em ‘Outubro é o mês das crianças. E nada melhor que uma grande matéria para comemorar este grande mês dos baixinhos.

Uma matéria para as crianças se divertirem olhando seus filmes preferidos e para os adultos que querem que seus filhos assistam filmes de estilo, e se divirtam em família, além é claro das eternas crianças adultas, que se identificam com Peter Pan.

Foi assim que o Cinepop resolveu selecionar os 10 melhores filmes de animação computadorizada (lembre-se que os antigos filmes na Disney, como ‘Rei Leão‘ e ‘Cinderella‘ foram feitos em animação tradicional) que nos brindaram com as mais divertidas performances, além dos mega-sucessos que estão por vir.


“Procurando Nemo ” (Finding Nemo)

Os Estúdios Disney finalmente caíram na real, e, após os fracassos de ‘Atlantis’ e ‘Planeta do Tesouro’, resolveram voltar as suas origens e fazer um filme com personagens bonitinhos e muito humor. Afinal, quem quer ver um desenho animado que parece um filme de verdade? Eu não quero.

‘Procurando Nemo’ pode ser descrito em apenas uma palavra: extraordinário. Mesmo que você não goste de animações, vale a pena ver esse filme.

Associada a Pixar, o estúdio conseguiu o feito de produzir um dos desenhos mais lindos e detalhados que eu já vistos – mesmo sabendo que tudo foi feito no computador. A história não tem nada de novo: o peixinho Nemo é capturado por humanos e cabe ao seu pai achá-lo e salvá-lo. Mas por onde começar? O oceano é um “pouquinho” grande…

Mas é aí que os roteiristas abusam da possibilidade de introduzir inúmeros personagens que irão ajudar o pai de Nemo a achar seu filho. Entre eles está o peixinho Dori, que tem uma curta memória e esquece tudo após somente alguns segundos. A personagem tem o toque cômico que o filme procurava, e rouba todas as cenas em que aparece (que são muitas, por sinal). O humor usado no filme é bem inteligente, e o filme deve ser visto mais de uma vez para se notar todos os detalhes. Agradando as crianças com os personagens bonitinhos e a adultos, com um visual deslumbrante e piadas maduras.

Bilheteria nos EUA: US$339 milhões

“Shrek” (Shrek)

Shrek é uma animação bem diferente de tudo que você já viu. É ousado pra ser um filme infantil e infantil pra ser um filme ousado (se é que vocês me entendem). Mas o filme, mesmo com essa indefinição, é ótimo, principalmente por causa do Burro Falante, personagem que foi dublado por Eddie Murphy no original (a dublagem brasileira ficou muito boa também).

O Burro tem os melhores diálogos e ao final de cada situação tem sempre uma tirada sarcástica pra falar. Acredite, toda vez que ele aparece vem uma gargalhada .

As brincadeiras com a Disney, seus parques e filmes (aquela fila na entrada do castelo e a cabine de informações) são constantes. Dizem que o Lorde Farquaad, o príncipe baixinho que se acha o tal, foi inspirado em Michael Eisner, chefão do estúdio. A princesa Fiona, dublada por Cameron Diaz no original, também é outra surpresa. Num momento é uma garota doce, em outro é uma lutadora durona. Parece ter saído de uma cena de Matrix, momento, aliás, que gera muitas gargalhadas.

Outro momento engraçadíssimo é o “dueto” da princesa com um passarinho. Não tem como não rir. Outro momento, talvez o melhor do filme, são os balões feitos com um sapo e com uma cobra. O humor negro nessa cena é incrível, coisa que nenhum filme da Disney conseguiria fazer. Aliás, o filme é todo cheio de situações politicamente incorretas, muitos arrotos, peidos, e até uma piadinha com (!!) sexo ! É, a Disney nunca iria mesmo fazer um filme desses…

Bilheteria nos EUA: US$267 milhões

“Os Incríveis” (The Incredibles)

Feito pela parceria entre a Disney e a Pixar (uma das empresas de animação mais conceituadas e criativas, criadora de obras primas como Toy Story, Monstros S.A. e Procurando Nemo), o filme é consolidado em uma base criativa, com personagens profundos e um roteiro… incrível.

Roberto Pêra (Craig T. Nelson) já foi o maior herói do planeta, salvando vidas e combatendo o mal todos os dias sob o codinome Sr. Incrível.

Porém, após salvar um homem de se suicidar, ele é processado e condenado na Justiça. Uma série de processos seguintes faz com que o Governo tenha que desembolsar uma alta quantia para pagar as indenizações, o que faz com que a opinião pública se volte contra os super-heróis. Em reconhecimento aos serviços prestados, o Governo faz a eles uma oferta: que levem suas vidas como pessoas normais, sem demonstrar que possuem superpoderes, recebendo em troca uma pensão anual. Quinze anos depois, Roberto leva uma vida pacata ao lado de sua esposa Helen (Holly Hunter), que foi a super-heroína Mulher-Elástica, e seus três filhos. Roberto agora trabalha em uma seguradora e luta para combater o tédio da vida de casado e o peso extra. Com vontade de retomar a vida de herói, ele tem a grande chance quando surge um comunicado misterioso, que o convida para uma missão secreta em uma ilha remota.

‘Os Incríveis’ possui uma das histórias mais engraçadas do cinema, mostrando os bastidores da vida de um super-herói (já que este estilo de filme está na moda), com personagens detalhados e profundos. É impossível não rir, e com certeza você irá se identificar com os personagens em várias partes do filme. Além do Bebê, quem rouba a cena é a adoravelmente insuportável Edna, a costureira oficial dos super-heróis. Em todos os momentos ela consegue tirar uma risada do espectador.

Bilheteria nos EUA: US$261 milhões


“Shrek 2” (Shrek 2)

Quando ‘Shrek’ estreou, eu achei que nenhum desenho nunca mais conseguiria bater a originalida, perfeição e diversão dele. De fato nenhum conseguiu. Nem a própria sequência…

Mas é claro: Mesmo não chegando nem aos pés do primeiro, ‘Shrek 2’ é ótimo e tem tudo que deveria ter… e um pouco mais!

Desta vez, os desenhistas não se contentaram em parodiar somente os contos da Disney e dos Irmão Grimm, eles atacaram Hollywood! Numa referência clássica ao Show Busines e a cidade cinematográfica, eles mandaram os personagens ao reino Tão Tão Distante, uma Hollywood das fábulas.

A história começa com Shrek e Fiona voltando da lua de mel, quando eles encontram um bilhete dos pais da noiva, convidando o casal para jantar. O problema é que eles não sabem o que aconteceu com Fiona antes de ela se casar com o ogro, e agora eles irão sofrer várias confusões para tentar tranformá-la em humana por um dia.

E adivinhem quem rouba a cena novamente? O Burro! Como no primeiro filme, o personagem consegue tirar gargalhadas em todas as cenas que aparece, e já se transformou no personagem animado mais engraçado da história das animações. Além dele, outros personagens que marcam a história são ‘O Gato de Botas’ e ‘Pinóquio’, que participa de uma das cenas mais engraçadas do filme, envolvendo roupas femininas…

É claro que no meio da história eles adicionaram personagens conhecidos por todos: Os Três Porquinhos, Lobo Mal, Joãozinho e Maria, Bela Adormecida e a Fada Madrinha. Mas a melhor sacada da sequência foi fazer sátira a filmes de sucesso: ‘Homem-Aranha’, ‘Senhor dos Anéis’, ‘King Kong’ e ‘Querida, estiquei o Bebê’!

Bilheteria nos EUA: US$441 milhões

“A Era do Gelo 2” (Ice Age 2: The Meltdown)
“A Era do Gelo 2” tinha a responsabilidade de agradar a uma verdadeira legião de fãs do primeiro filme. A boa notícia é que a seqüência, dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha (co-diretor do original e do recente “Robôs”), não só mantém o mesmo pique, como chega a superar o primeiro desenho graças ao roteiro bem estruturado, ao carinhoso desenvolvimento das personalidades do trio de protagonistas e à inclusão de novos e carismáticos personagens.

O filme tem ainda outras importantes diferenças em relação ao longa de quatro anos atrás. Para começar, não há um vilão propriamente dito ou um jogo de interesses que se assemelhe àquele da entrega da criança ao pai. Desta vez, a história concentra-se na necessidade de migração dos animais para uma área mais segura quando um degelo de proporções bíblicas começa a ocorrer.

Liderados pelo mamute Manny (voz de Ray Romano na versão original, e de Diogo Vilela na nacional), pelo tigre dente-de-sabre Diego (respectivamente Denis Leary e Márcio Garcia) e pela preguiça Sid (John Leguizamo e Tadeu Mello), o grupo aventura-se numa corrida contra o tempo para garantir a sobrevivência. A fuga em ritmo acelerado e repleta de perigos, encontra equilíbrio perfeito nas inúmeras situações cômicas pontuadas por frases de efeito.

Bilheteria nos EUA: US$195 milhões


“Toy Story 3” (Toy Story 3)

Esta continuação não é apenas superior ao filme original, no que se refere ao roteiro e a inacreditável evolução dos recursos de computação gráfica, como também é um dos melhores filmes de animação já realizados pelos estúdios Disney.
A personalidade de cada personagem é desenvolvida de forma inteligente, os diálogos são bem escritos e espirituosos, as imagens são de uma riqueza e perfeição inesperadas.

Enquanto Andy está no acampamento de férias, um ganancioso colecionador de brinquedos rapta Woody. Antes que se possa dizer “ao infinito e além”, Buzz Lightyear, o Sr. Cabeça de Batata, o Porquinho, Rex e Slinky entram em ação, numa missão de resgate.

Bilheteria nos EUA: US$415 milhões

“Carros” (Cars)
A parceria entre a Disney e a Pixar sempre foi sinônimo de qualidade. Com apenas sete filmes criados, todos de animação, eles dominaram o mundo. E após o sucesso estrondoso de ‘Os Incríveis’, eles tentam se superar com este ‘Carros’, ainda que inferior, continua sendo um dos melhores programas de família com um bônus grátis: uma lição de moral encoberta por um enredo sutil e divertido.

Dirigido por John Lasseter, que comandou uma das melhores animações do estúdio (Toy Story 2), o filme conta a história de Relâmpago McQueen (dublado por Owen Wilson, e por Marcelo Garcia na versão brasileira), um corredor estreante cheio de gás e vontade de vencer, descobre que o que realmente importa na vida é o percurso, não a linha de chegada, quando um desvio no seu caminho o leva até a surpreendente e pacata cidadezinha de Radiator Springs, na famosa Rota 66. Cruzando o país para chegar à grande final da Copa Pistão, na Califórnia, onde vai competir contra dois profissionais veteranos, McQueen faz amizade com os bizarros residentes locais — incluindo Doc Hudson (um Hudson Hornet 1951 com um passado misterioso, dublado pela lenda do cinema, Paul Newman, e por Daniel Filho na versão brasileira), Sally Carrera (uma reluzente Porsche 2002, dublada por Bonnie Hunt, e por Priscila Fantin na versão brasileira), e Mate (um reboque enferrujado, porém confiável, dublado por Larry the Cable Guy, e por Mario Jorge na versão brasileira) — que o ajudam a entender que há coisas mais importantes na vida do que troféus, fama e patrocínios.

A dublagem, que geralmente transforma piadas divertidas em simples frases bobas, não falhou por aqui. Priscila Fantin e Daniel foram muito talentosos ao dublar os personagens centrais e manter o eixo da história divertido e Marcio Garcia não fica atrás. ‘Carros’ é mais uma prova do talentoso trabalho da Pixar com a Disney, um filme divertido, engraçado, diferente e que no final, tenta repassar para nós o verdadeiro humor da vida, com uma jornada que irá nos provar que as coisas mais belas estão à nossa frente, basta enxergar.

Bilheteria nos EUA: US$239 milhões

“Toy Story” (Toy Story) Toy Story é, em poucas palavras, diversão pura para todas as idades, além de ser um filme inteligente, abordando o universo infantil de um ponto de vista inédito: dos brinquedos.

Toy Story marcou época como o primeiro longa totalmente animado por computação gráfica. Foram quatro anos de trabalho do estúdio Pixar (Vida de Inseto). O roteiro tem o timing perfeito para prender a atenção da garotada. Os personagens principais, o astronauta Buzz Lightyear e o cowboy Woody, chegam a emocionar durante a batalha pela preferência do garoto Andy. Nas vozes originais, Tom Hanks é Woody e Tim Allen dubla Buzz. A trilha sonora e a canção tema (You got a friend) compostas por Randy Newman concorreram ao Oscar de 1996. Um DVD obrigatório para quem tem crianças em casa.

Bilheteria nos EUA: US$191 milhões

 


“Monstros S.A. ” (Monsters Inc.)

As crianças sempre souberam que existem monstros que se escondem nos armários ou embaixo das camas, mas não sabiam que eles fazem isso porque esse é seu trabalho. No mundo dos monstros, a Montros S.A. é uma grande coporação que reúne os melhores montros, aquele que mais nos assustam. Entre eles o descontraído Sulley, grande, peludo, verde e roxo, com chifres. Ele e seus colegas vêm aos nossos quartos através de um portão, e não podem deixar que nenhuma criança passe para o mundo deles. Uma meia perdida carregada acidentalmente já põe todo o sistema de segurança em alerta. Mas um dia, Sulley, sem querer, deixa uma criança atravessar para o outro lado. A presença da menininha provoca o caos na corporação, pois os monstros morrem de medo dos humanos. Para os companheiros de Sulley, uma falha imperdoável.

Bilheteria nos EUA: US$255 milhões

Wall-E

Em um futuro pós-apocalíptico, os humanos destruiram a terra e não existem mais. Os protagonistas são os Wall-E, robôs desenhados para limpar o lixo deixado na superfície da Terra. Essas máquinas, no entanto, não deram conta da tarefa e começaram a pifar lentamente, até que apenas um robô restou. É ele o protagonista, Wall•E.

O nome é na verdade a sigla para Waste Allocation Load Lifters – Earth (“Levantadores de Cargas Desnecessárias da Terra”). Todos os dias, ele executa sua rotina de catar o lixo que encontra pela frente a fim de cumprir a (impossível) tarefa de juntar todo o lixo que existe no planeta. A única ajuda que ele recebe é a de Spot, sua barata de estimação.

Bônus

“Madagascar 1, 2 e 3” (Madagascar)
Madagascar, conta a história de um grupo de animais que vivem uma vida cheia de regalias no Zoológico do Central park de Nova York. Tudo vai muito bem, até quando um dos animais desaparece, e os outros fogem do zoológico para encontra-lo.
Depois de criarem um grande tumulto na cidade, um grupo de defensores dos direitos dos animais, resolvem mandar os bichos de volta pra África, e um acidente no meio do caminho faz os animais chegarem até a ilha de Madagascar. Agora, os bichos terão que se adaptar ao ambiente selvagem, totalmente diferente da boa vida que levavam no zoológico.

Shrek Terceiro

O título do filme já começa com uma piada: se chama ‘Shrek the Third’ (‘Shrek Terceiro’), numa referência ao sobrenome nobre de Reis.

Quando Shrek se casou com a princesa Fiona, se tornar os próximos Rei e Rainha de Tão, Tão Distante não estava nos planos. Então, quando seu sogro, o Rei Harrold, fica impossibilitado de reinar, surge uma nova missão para Shrek: Encontrar um herdeiro apropriado ou ele será forçado a abandonar seu adorado pântano pelo trono. Recrutando o Burro e o Gato de Botas para uma nova busca, Shrek parte a fim de encontrar o herdeiro certo para o cargo, o rebelde primo de Fiona Artie. De volta à Tão, Tão Distante, o Príncipe Encantado planeja invadir a cidade com um exército de vilões de contos de fadas para se apoderar do trono. Para impedi-lo, Fiona, junto a sua mãe, Raínha Lillian, escalam suas companheiras heroínas de contos de fadas para defender seus “finais felizes”. Enquanto Shrek, Burro e Gato tentam transformar Artie de um chato ao futuro rei, Fiona e seu bando de princesas devem para o Príncipe Encantado para se assegurar que sobrará um reino para governar.

Ratatouille

‘Ratatouille’ é mais uma animação com o selo da Pixar, e foi um dos maiores sucessos do ano.

A história segue o pequeno roedor Remy, que é completamente diferente dos outros ratos. Só gosta de comida refinada, queijos refinados, iguarias difíceis de serem encontradas por um rato, mas para Remy é fácil, porque ele vive na própria França e adora correr risco de vida perseguindo as comidas em restaurantes parisienses e aí é que está armada a confusão.

Mais Filmes!

A Casa Monstro

“A Casa Monstro” mostra a história de três garotos que enfrentam uma casa mal-assombrada devoradora de pessoas, em plena noite de Halloween.

É o segundo filme produzido com a técnica de animação por captura de movimentos utilizada em O Expresso Polar.

Nas Locadoras!

Lucas, um Intruso no Formigueiro

Um garoto travesso destrói um formigueiro com seu revólver de água. Para aprender uma lição, ele é reduzido ao tamanho de um inseto e obrigado a trabalhar na colônia.

Nas Locadoras!

Deu a Louca na Chapeuzinho

Policiais do reino animal recebem denúncias de uma confusão na floresta. A bagunça envolve nada menos do que a Chapeuzinho Vermelho, o Lobo-Mau e a Vovozinha. As denúncias vão desde invasão de domicílio, até perturbação do sossego. Quem estará contando a verdade? E quem roubou as receitas de doces? Animação que brinca com o conto de Chapeuzinho Vermelho.

Nas Locadoras!

O Segredo dos Animais

Quando os fazendeiros estão fora, todos os animais brincam, cantam e dançam. Eventualmente, porém, alguém tem que entrar em ação e fazer as coisas acontecerem, uma responsabilidade que cabe a Otis, um boi pancada das idéias. Junto com seus amigos bovinos, Otis sai pela estrada aprontando todas.

Nas Locadoras!

 

 

10ª Mostra de Cinema de Tiradentes

 

De 19 à 27 de Tiradentes aconteceu a 10ª Mostra de Cinema de Tiradentes, o primeiro evento cinematográfico no país. Contando no total com 219 filmes, entre longas, curtas e vídeo, a mostra foi a maior de toda sua existência, contando com cerca de 40 mil pessoas que visitaram a bela e receptiva cidade do interior de Minas Gerais.

Em suas ruas de pedras e com construção originais de séculos passados transitam cineastas, atores, críticos, jornalistas e público em geral, tendo como ponto de encontro o interesse pelo cinema. Comemorando seu 10º ano, a Mostra optou por homenagear as figuras mais importantes para o cinema nacional nesta época: um júri envolvendo 41 pensadores de nossa indústria elegeu Beto Brant o ‘Diretor da Década’, Lázaro Ramos e Matheus Nachtergaele os ‘Atores da Décadas’ e ‘Central do Brasil’, ‘O Invasor’ e ‘Cidade de Deus’ os filmes mais importantes do período.

 

Divididos entre ‘Cine Tenda’ (uma tenda armada em um local da cidade) e o ‘Cine Praça’ (um cinema ao ar livre), as sessões iam acontecendo, começando às 11 da manhã e entrando na madrugada… o único problema foi a chuva, que insistia em castigar a cidade e todos os seus visitantes (algo que a organização do evento deve tentar contornar, pois Janeiro é mês de chuvas) mas que em momento algum atrapalhou a programação.

Ao longo dos 9 dias de mostra vimos o que de importante aconteceu no cenário audiovisual do Brasil, sejam obras com bom roteiro e finalização, sejam obras de péssimo gosto. Dentre os longas, exibidos, vimos:

Cada longa visto tem sua própria crítica, clique no nome para ler:

» ‘Querô’, de Carlos Cortez
» ‘O Cheiro do Ralo’, de Heitor Dália
» ‘Fabricando Tom Zé’, de Décio Mota Jr.
» ‘Jardim Ângela’, de Evaldo Mocarzel
» ‘Cine Tapuia’, de Rosemberg Cariry
» ‘O Engenho de Zé Lins’, de Vladimir Carvalho
» ‘Proibido Proibir’, de Jorge Duran
» ‘Batismo de Sangue’, de Helvécio Ratton

A mostra de curtas e vídeos foi a mais variada possível, das quais podemos destacar ‘Sal Grosso’, ‘Mataram o meu gato’, ‘Marilza e a lata de leite condensado’ e, principalmente, os três que, em minha opinião, dividem o prêmio de melhor curta/vídeo:

» ‘Alguma Coisa Assim’, de Esmir Filho, que fala sobre as experiências de dois adolescentes pela noite paulistana,

» ‘O Processo’, de Conrado Almada, uma boa idéia que rende um filme extremamente divertido,

» ‘Sal Grosso’, de André Amparo e Ana Carolina Murta, também muito divertido com suas filosofias e gestos.

Encerrando a programação tivemos a premiação do melhor longa, curta e vídeo eleitos pelo voto popular. Foram premiados (infelizmente não vi nenhum dos premiados):

Melhor longa:‘Noel, o Poeta da Vila’, de Ricardo Van Steen
Melhor curta: ‘Vida Maria’, de Márcio Ramos
Melhor vídeo: ‘Mauro Shampoo – Jogador, Cabeleireiro e Homem’, de H.Fontenelle e Leonardo Cunha Lima

Uma mostra que privilegia o cinema nacional sempre deve ser comemorada. Apesar dos problemas temos que parabenizar à todos os envolvidos pela organização e boa realização da Mostra, deixando agendado o encontro para a 11ª Mostra de Cinema de Tiradentes, de 18 à 26 de Janeiro de 2008, na bela Tiradentes. Nos encontramos lá!

Agradecemos à organização por toda colaboração para que o trabalho do Cinepop fosse realizado.

 

Matéria Por: Rodrigo Soares

Filmes que Deveriam ter Continuação

 

FILMES QUE DEVERIAM TER CONTINUAÇÃO

25.12.2011
Cínara Patricia

Tem determinados filmes que quando vemos o “the end” e as luzes se acederem nos dá uma triste sensação, porque aquele filme que nos marcou e que gostamos tanto não será feito outra história ou outra baseada naquela. Alguns diretores nos contemplam com algumas continuações que por algumas vezes nos parecem brincadeiras, mas em outros honestos trabalhos.

Mas e aquelas filmes que pedem uma continuação, os fãs imploram por isso e nada acontece; bom para esses ainda não há o remédio pronto.

Com a chegada de novos longas ao cinema como ‘Missão: Impossível 4 – Protocolo Fantasma‘ e ‘Sherlock Holmes 2: O Jogo de Sombras‘, o CinePOP pensou em alguns títulos que poderiam e mereciam suas segundas, terceiras partes.

X-Men 4

Continuar a saga dos mutantes com super poderes seria uma felicidade para os fãs da série.Professor Xavier e companhia terminaram muito cedo sua trajetória, já que ainda havia personagens a serem explorados e colocados a prova perante o público.

O último filme, já com um novo diretor, deixou um pouco a desejar, principalmente no quesito personagens, então nada mais merecido do que uma nova aventura com a presença de Gambit, Apocalipse ou quem sabe as famosas sentinelas e, claro, um melhor desenvolvimento de certos heróis como Vampira e Phoenix.

O final do terceiro longa faz a nossa imaginação fluir.

 

Kids 2

Realidade, atores amadores, cenas fortes de sexo, uso de drogas e polêmicas a parte, “Kids” foi um filme muito assistido nos anos 90 e com uma forma bem experimental e independente ganhou muitos prêmios. O filme lançou para os cinemas duas estrelas Rosario Dawson e Chloë Sevigny na época ainda eram garotas e hoje ganharam os cinemas. A fórmula de Kids já está meio esgotada por aí e não pode ser considerada tão inovadora, mas o filme teria uma boa continuação ao mostrar o que teria acontecido com aqueles adolescentes sem rumo. No mínimo três deles estariam com o vírus da AIDS, outros viciados e alguns deles mortos. Com a direção certa o filme poderia se tornar algo maior e não mais um filme sobre adolescentes, o que “Kids” nunca foi.

Os Fantasmas se Divertem 2

Quem não se lembra de Beetlejuice, o fantasma que vinha da terra dos mortos para tentar assustar uma família que se muda para a cada de um casal de fantasmas. Assim acaba conhecendo sua nova amiga Lídia, a dark e mau comprendida filha dos novos moradores.

Esse longa do diretor Tim Burton é um clássico dos anos 80 e seu personagem principal é um show a parte. Michael Keaton rouba a cena com o esquisito fantasma que aparece quando chamado pelo nome três vezes. Uma segunda parte do filme faria bem aos fãs, que viram o longa virar desenho animado nos anos 90. Um bom enredo seria a vida de Beetlejuice no mundo dos mortos e suas idas e vindas na terra para ajudar Lídia com seus problemas, algo bem parecido com o desenho televisivo.

O Profissional 2

O assassino com a personalidade quase infantil que cuida da garotinha que tem seus pais assassinados fez sucesso e mostrou ao mundo dois grandes talentos. O ator francês Jean Reno, já veterano, viu seu nome depois disso estampado em vários longas dos mais diversos gêneros e ganhou de vez o mercado americano. Já a então estreante Natalie Portman, ganhou o mundo após esse violento longa. A história que gira quase como um romance, poderia ter uma continuação baseada na garotinha que se vê abandonada após a morte do profissional, e como já indica segue a profissão da única pessoa que cuidou e amou ela de verdade. Uma vantagem no longa seria não precisar contar com Portman novamente, que duvido muito concordasse em filmar novamente.

Transpotting 2

Sim, sabemos que essa continuação já está sendo cogitada e que levaria o nome de “Porno“, mesmo nome do livro homônimo de Irvine Welsh, que também escreveu o livro Trainspotting. Nesse segundo longa os amigos Mark Renton, Spud, Begbie e Sick Boy estaria envolvidos com a indústria pornográfica e se passaria 10 anos após o final do primeiro longa. Mas o que seria realmente interessante nessa continuação seria o elenco original nos papéis originais, o que parece não irá acontecer. O astro Ewan McGregor já disse que não participa por achar que se o longa for ruim as pessoas vão esquecer do quanto bom foi o primeiro longa. Vale lembrar que o filme deslanchou a carreira de McGregor e do diretor Danny Boyle e ganhou várias premiações importantes se tornando um cult entre os cinéfilos. Mas a parceria seria complicada, pois McGregor rompeu sua amizade de anos com Boyle, quando esse não o chamou para o papel principal de “A praia“. Então a continuação pode até exisitir, mas não com o elenco que fez do filme um sucesso.

Gremlins 3

Quem não se lembra das criaturinhas fofinhas que quando molhadas se transformavam em pequenos monstrinhos capazes de destruir cidades inteiras?
E o bichinho que atende pelo nome de Gizmo, quem não queria ter um?
Pois então porque não ter um terceiro filme da série com novos personagens e aventuras?

Gremlins com sua história cheia de humor e referências cinematográficas foi um clássico no final da década de 80 e continuou em 90.

Nos dias atuais o filme ganharia um reforço dos efeitos especiais e permitiria a presença de novas criaturas de espécies diferentes.

Gizmo teria que novamente colocar sua faixa vermelha na cabeça e enfrentar novas criaturas do mal, para o deleite dos fãs.

 

Encontros e Desencontros 2

O que teria acontecido entre Charlotte e Bob Harris depois do elevador? Que fim tomaria os personagens? Ou melhor o que Charlotte disse a Bob no elevador? Esses seriam bons pontos de partida para uma possível continuação. Esse simpático filme de Sofia Coppola que fez a cabeça do público, além de concorrer e ganhar alguns prêmios merecia uma nova aventura dos protagonistas, talvez se reencontrado em outra translação ou até mesmo em um lugar em comum como Nova York e vêem se a química de seus personagens funcionaria longe de um lugar perdido. Geralmente filmes que personagens se encontram anos mais tarde rendem boas atuações e histórias.

 

Laranja Mecânica 2

Quem nunca imaginou se Alex realmente se curou de todas as loucuras que cometeu no passado e que o tratamento de choque realmente o transformou. Esse grande anti-herói do cinema imortalizado no filme de Kubrick poderia ganhar um longa somente seu, talvez sobre sua volta no sistema criminal e sobre a violência gratuita a qual somos submetidos todos os dias. Poderíamos observar que o mundo criado em 1970 não se diferencia muito do nosso atual, apenas a crueldade deve ter aumentado, como será que um recuperado Alex se sairia nos dias atuais?

 

Clube da Luta 2 e 3

Esse filme teria que ser uma trilogia sobre a sociedade de consumo em que vivemos, onde ter tudo nem sempre resolve nossos problemas, e como a carência humana pode afetar o individuo de várias maneiras. Nem precisaria da presença de Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham-Carter, pois seria filmes com títulos, personagens e situações diferentes. O sucesso e o impacto que esse longa causou pelos cinemas já no primeiro ano do século XXI nos mostra alguns dos problemas cada vez mais enfrentados pela sociedade e pelo ser humano.

Homem-Aranha 4, 5 e 6

Um dos melhores filmes feitos sobre super-heróis ainda teria muito que discutir e retratar, sem contar os vilões que ficaram de fora e merecem seu lugar ao sol.

Então, em uma decisão dúvidosa e arristada, a Sony anunciou que iria recomeçar a franquia, com ‘O Espetacular Homem-Aranha‘. Marc Webb entra na direção, Andrew Garfield (‘A Rede Social’) no papel principal e Emma Stone (‘Zumbilândia’) como Gwen Stacy. Mas, se o reboot fracassar, será que teremos ‘Homem-Aranha 4‘ com o elenco e equipe original?

Star Wars 7, 8 e 9

George Lucas deixou todos com gostinho de quero mais ao lançar os filmes que contam a história de Dark Vader e como tudo começou no mundo de Star Wars. Mas ainda esperamos o fechamento da série que mais tem fãs pelo mundo e mobiliza legiões de pessoas para discutir prováveis desdobramentos, novos caminhos e até mesmo a personalidade de cada personagem da série. A guerra intergaláxia inventada por Lucas não precisaria esperar anos como aconteceu com os últimos três filmes, pois efeitos especiais de qualidade é que não faltam mais nos dias atuais no grande cinema.

 

 

 

Como Montar uma Videolocadora?

 

Sempre saindo à frente dos outros sites, o CinePop resolveu criar o primeiro guia de como “Montar uma Locadora”. Recebemos mais de três e-mails por dia de pessoas interessantes em iniciar uma nova vídeo-locadora, mas falta informações e recursos para os mesmos começarem o negócio próprio.

Em algum passo e informações, daremos a coordenada para os interessados.

Passo 1 – Procurar um Escritório Contábil e abrir uma microempresa

O primeiro passo para quem quer ter seu negócio próprio empreendimento é seguir a lei, e abrir uma microempresa para não ter problemas legais, além de contratar um escritório contábil para cuidar das Notas Fiscais (Muito importantes em locadoras, devido à fiscalização de filmes piratas) e de contratos de terceiros (funcionários). Seu contador também deverá fazer um contrato especifico para que seus clientes assinem ao abrirem uma conta, explicando as normas da locadora e deveres do locador. Peça também, ao cliente abrir a conta, CIC, RG e comprovante de Residência no nome. Não abra a ficha sem esses documentos. Guarde os contratos, para sempre, e passe o conteúdo para o programa de computador.

Passo 2 – Achar o programa de computador ideal para Locadoras

Para cadastrar todos os filme e clientes, o proprietário deverá contratar um Programa de Computador para locadoras personalizado e confiável, afinal, ninguém gostaria de perder após três anos todos os registros de clientes e filmes cadastrados, o que acarretaria no fechamento da locadora e muita dor de cabeça.
Geralmente, esses programas não podem ser comprados, e sim alugados. Todo mês o proprietário terá de pagar uma pequena quantia.
Abaixo alguns sites especializados:
http://www.interney.net/compra/video_locadora/sistema_programa_locadora.php
http://www.gensis.com.br/Videosis/Recursos.php
http://prololi.objectis.net/
http://www.horrorosa.com.br/programa-locadora-clipper-freel

Passo 3 – Ter algum estoque de filmes antigos

Todas as novas locadoras precisam ter algum estoque de filmes antigos. Esses filmes irão dar volume e diversidade. Algumas locadoras a serem fechadas, ou já fechadas, podem vender esses filmes antigos à preço de banana, ou mesmo alguma locadora com um estoque muito antigo.
Fitas de vídeo já não estão mais sendo muito locadas, e algumas locadoras já estão praticamente doando suas velharias, afinal, elas ocupam espaço e não tem mais público. O preço ideal a pagar em fitas de vídeo antigas é entre R$ 3 e R$ 6. Mas, a nova moda é DVD, e o público do mesmo cresce a cada mês, então procure deixar fitas de vídeo para trás e investir neste novo formato.
As fitas de Vídeo serão extintas até 2007.

Passo 4 – Construindo sua Locadora

Você já tem o (s) computador (es), o programa ideal para cadastro de cliente. Agora você irá necessitar de um espaço para montar sua locadora. O espaço ideal necessita ser grande, arejado, com pelo menos 2 divisões (filmes adultos não devem se misturar com o restante, ficando em uma sala separada), banheiro e cozinha (para os funcionários). Assim que você tiver este espaço, precisa comprar estantes personalizadas para DVD’s (elas existem e são idéias para locadoras), um balcão para colocar seu caixa e computador (escola um balcão quadrado, que feche) e gavetas. Lembre-se de dar ênfase em pôsters de filmes na frente da locadora, isto atrai os clientes.

Passo 5 – Entrar em contato com os revendedores de distribuidoras

Cada distribuidora tem seu revendedor, que passa de mês em mês em seus clientes vendendo seus novos filmes, assim como liberando pôsteres para a promoção dos mesmos.
Este passo é simples: assim que sua infra-estrutura já estiver pronta, basta ligar para cada distribuidora e pedir uma visita urgente de um representante. Confira o site das empresas abaixo:
– Art Films – www.artfilms.com.br
– Buena Vista International – www.filmes.net
– Casablanca Filmes – www.casablancafilmes.com.br
– Columbia Pictures Brasil – www.columbiapictures.com.br
– Columbia TriStar Home Video – www.columbiadvdvideo.com.br
– Disney Brasil – www.disney.com.br
– Europa Filmes – www.europafilmes.com.br
– Filmes do Estação – www.estacaovirtual.com.br
– Flashstar – www.flashstar.com.br
– Fox Brasil – www.foxfilm.com.br
– Imagem Filmes – www.imagemfilmes.com.br
– Lumiére Brasil – www.lumierebrasil.com.br
– Playarte – www.playarte.com.br
– Riofilme – www.riofilme.com.br
– UIP Brasil – www.uip.com.br
– Warner Bros. Brasil – www.warnerbros.com.br


Passo 6 – Um bom atendimento e relacionamento com os clientes

O que todos os clientes buscam ao entrar em uma locadora é um bom atendimento, com um funcionário que saiba sobre filmes e entenda o que está falando, além de indicar filmes com precisão e atender ao estilo de gosto do cliente.
Uma dica: Não indique apenas lançamentos, induza o cliente a levar ótimos filmes que não sejam tão novos. Isto enriquecerá a quantidade de lançamentos disponível em sua locadora.

Passo 7 – Indique

Nada mais justo que indicar nosso site à seus clientes. Um site completo, com um conteúdo personalizado.

Os custos para se montar uma locadora podem variar seguindo o porte. DVD’s simples semi-novos custam entre R$ 15 à R$ 40 a unidade. DVD’s Lançamentos variam de R$ 70 à R$ 120 a unidade. Não temos como informar o orçamento total do projeto.

 

 

Matéria Por: Renato Marafon

Cobertura | Comic Con 2009

 

O evento começou há anos com a participação de apenas 200 nerds, e hoje possui problemas de super lotação. Trata-se da Comic-Con, maior evento de cultura-pop anual. E estaremos acompanhando cada detalhe do evento, que é responsável pela maior divulgação de cinema do ano.

Serão exibidos cartazes inéditos, trailers exclusivos, clipes, fotos, anuncios de elenco e tudo mais que você pode imaginar.

A Comic-Con 2009 começa 23 de Julho e promete animar qualquer fã da sétima arte… Serão novidades sobre ‘Homem-Aranha 4‘, ‘Lanterna Verde‘, ‘Os Vingadores‘, ‘Homem de Ferro 2‘, ‘Alice no País das Maravilhas‘, e por aí vai.

A Walt Disney Studios Motion Pictures apresentará alguns de seus principais lançamentos durante a Comic-Con, feira agendada para os dias 23 a 24 de julho no Convention Center de em San Diego, na Califórnia.

Haverá previews de vários títulos em 3D, como ‘Alice no País das Maravilhas‘, ‘Tron‘ e ‘Os Fantasmas de Scrooge‘, além de apresentações de animações, como ‘The Princess and the Frog‘, ‘A Bela e a Fera‘, ‘Ponyo‘ e ‘Toy Story 3‘. Durante o evento os diretores Robert Zemeckis (de ‘Os Fantasmas de Scrooge’) e Tim Burton (de ‘Alice nos País das Maravilhas’) ainda se juntam aos produtores de ‘Tron’, Sean Bailey e Steve Lisberger, num painel sobre 3D. Também está programado um painel sobre animação conduzido por John Lasseter, chefe do escritório criativo da Walt Disney Animation e da Pixar Animation Studios – do qual também participam os diretores Hayao Miyazaki, Lee Unkrich, Kirk Wise, Ron Clements e John Musker.

A Comic-Con é uma concorrida convenção anual sobre tudo o que acontece no universo das histórias em quadrinhos, e atualmente, fora deles.

23 de Julho de 2009
Dia 1

Eis o primeiro dia oficial. Esta é a noite de apresentações.

Teremos ‘Astro Boy‘, ‘Tron 2‘, ‘Os Fantasmas de Scrooge‘, ‘The Imaginarium of Dr Parnassus‘, ‘Kick-Ass‘ e ‘Alice no País das Maravilhas‘. As fãs da franquia ‘Lua Nova‘ dão um show no evento, que possui um painel da Summit Entertainment (inteiro sobre a franquia ‘Crepúsculo‘).

O momento mais aguardado é o painel de ‘Avatar‘. Com lançamento mundial marcado para 18 de dezembro, ‘Avatar’ é o primeiro longa-metragem de ficção de James Cameron desde o fenômeno ‘Titanic’ (1997), e o primeiro filme em 3D do cineasta.

O longa foi filmado no hangar em que Howard Hughes construiu seu aeroplano de madeira, e se ambienta no futuro e grande parte da ação se passa no mítico planeta Pandora. “Não é possível distinguir o que é real ou virtual. Ver 3D é tão próximo da experiência real que ativa criações de memória”, revelou James Cameron recentemente.

Novidades do Dia

Vídeo com entrevista do trio principal de ‘Lua Nova’ na Comic-Con

O painel de Lua Nova‘ na Comic-Con foi um dos mais badalados da história do evento. Fãs foram ao delírio com duas cenas inéditas exibidas e entrevista com o trio principal.

Enquanto as cenas não são divulgadas, confira abaixo Kristen Stewart, Robert Pattinson and Taylor Lautner falando sobre o filme.

[ATUALIZADO] As duas cenas exibidas foram filmadas por alguém e caíram na internet. A qualidade não está boa, mas e daí? Assista abaixo!

 

Prévia de ‘Avatar’ é aplaudida na Comic-Con

‘Avatar’ é o filme mais aguardado do ano. E a divulgação dele na Comic-Con fez jus à espera.

O diretor James Cameron e os astros Sigourney Weaver, Zoë Saldana e Stephen Lang divulgaram 25 minutos da ação e não decepcionaram. O público animado aplaudiu a projeção, que deixou gostinho de quero mais…

A prévia em 3D mostrou os Navi que moram no planeta Pandora. Eles possuem 3 metros de altura e são azuis. Incrível. Confira abaixo a primeira imagem oficial mostrando um deles.

Com lançamento mundial marcado para 18 de dezembro, ‘Avatar’ é o primeiro longa-metragem de ficção de James Cameron desde o fenômeno ‘Titanic’ (1997), e o primeiro filme em 3D do cineasta.

[ATUALIZADO] Assista online como foi o painel do filme, logo abaixo!

[ATUALIZADO 2] Dia 21 de agosto o mundo terá a sua primeira visão do filme de James Cameron, ‘Avatar’, quando a Fox lançar o primeiro trailer. O trailer será apresentado em todos os formatos, IMAX® 3-D, IMAX® 2-D, digital 3-D, digital 2-D, e 35mm 2-D e também será disponibilizado na internet.

Primeiro teaser-trailer de ‘Jogos Mortais 6’ aposta em efeitos visuais

Cartaz mostra Brandon Routh como Dylan Dog em ‘Dead of Night’

Ai! Clipe de ‘Jogos Mortais 6’ mostra um dos jogos assustadores…

Pôster da adaptação de ‘Jonah Hex’ é divulgado na Comic-Con

Primeira imagem do carro do ‘Besouro Verde’!

Novo cartaz de ‘Jogos Mortais 6’ fala que “O jogo se Completa”

DiCaprio novamente é destaque no cartaz do suspense ‘Paciente 67’

‘Terror na Antártida’: Segundo trailer do suspense com Kate Beckinsale

Cartaz em alta qualidade do filme-catástrofe ‘2012’

UAU! Teaser-trailer de ‘Alice no País das Maravilhas’

Cartaz e foto de Freddy Krueger no remake de ‘A Hora do Pesadelo’

Mega-aguardado ‘Avatar’ finalmente ganha teaser-pôster interessante

24 de Julho de 2009
Dia 2

Entre os paineis aguardados, poderemos conferir novidades sobre o remake de ‘A Hora do Pesadelo’. A semi-desconhecida Rooney Mara (‘Dream Boy’) dará vida a protagonista Nancy Thompson, papel de Heather Langenkamp no original. Thomas Dekker (da série ‘Terminator: The Sarah Connor Chronicles’) também será uma das vítimas de Freddy Krueger. O ator viverá Jesse, um atleta da equipe de natação. Diretor de videoclipes, Samuel Bayer, vai comandar este, seu primeiro filme. Ele dirigiu clipes para The Cranberries e Garbage, inclusive ‘Smells Like Teen Spirit’, do Nirvana.

‘Onde Vivem os Monstros’ também terá destaque. O filme foi adiado por 2 anos. Segundo fontes, os executivos da Warner estariam extremamente insatisfeitos com o filme. Mas após o belo trailer, podemos ficar mais tranquilos quanto ao longa.

Outro painel que deve ficar lotado de fãs é o de ‘Sherlock Holmes. O personagem de ficção da literatura britânica foi criado pelo médico e escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle. Holmes é um investigador que ficou famoso por utilizar, na resolução dos seus mistérios, o método científico e a lógica dedutiva.

O super aguardado ‘Distrito 9’ terá uma apresentação. A história retrata um mundo ficcional onde extraterrestres se tornam refugiados na África do Sul. A ficção científica chega aos cinemas nacionais dia 30 de Outubro, pela Sony Pictures.

‘Legion’, ‘Jonah Hex’, ‘A Caixa’ e ‘The Book of Eli’ terão presença também.

Novidades do Dia

Roteiro de ‘O Procurado 2’ está pronto

Durante a Comic-Con, o criador da HQ Wanted, Mark Millar, revelou que o roteiro de ‘O Procurado 2’ está pronto.

As filmagens começam em Outubro deste ano.

Timur Bekmabetov confirmou que Angelina Jolie estará de volta como a mortal Fox, e ainda disse que encontrou uma maneira muito inteligente de trazê-la de volta (quem assistiu o primeiro filme sabe do que ele está falando…).

 

Sequência de ‘Tron’ ganha título oficial e imagens

‘Tron 2’, continuação da cultuada ficção-científica ‘Tron’, de 1982, ganhou título oficial e imagens.

O título foi alterado para ‘Tron Legacy’.

‘Tron Legacy’ começa 25 anos após o original. Kevin Flynn desapareceu depois de criar o jogo mais vendido da história, e ter um um filho, Sean. O chefe da ENCOM, Alan Bradley, revela informações importantes a Sean, e ele parte em busca do pai desaparecido.

 

Próximo ‘Resident Evil’ será em 3D

O Shock Til You Drop revelou que ‘Resident Evil: Afterlife’ será filmado e exibido em tecnologia 3D.

Paul W.S. Anderson, diretor do primeiro e produtor e roteirista dos filmes seguintes, retorna ao cargo de diretor.

As filmagens de ‘Resident Evil: Afterlife’, que começam dia 28 de setembro, vão durar 8 semanas. É um período bem curto para uma produção Hollywoodiana…

Definido diretor de ‘Jogos Mortais 7’

A Lionsgate definiu o diretor de ‘Jogos Mortais 7’: David Hackl, que comandou o quinto filme e produziu o segundo, terceiro e quarto.

Marcus Dunstan e Patrick Melton, roteiristas dos últimos três ‘Jogos Mortais’, estão trabalhando no roteiro da sétima parte.

‘Jogos Mortais 6’ estreia em 23 de outubro deste ano, e o sétimo em outubro de 2010.

25 de Julho de 2009
Dia 3

Assista o painel de ‘Sherlock Holmes’ na Comic-Con

Assista o painel de ‘Homem de Ferro 2’ na Comic-Con

 

Teaser-trailer de ‘Tron Legacy’

 

Fonte: Renato Marafon 

Cinema Nacional 2007

 

Em 2006 o cinema nacional não teve grandes êxitos em bilheterias. Dos 64 filmes lançados, apenas 2 ultrapassaram a barreira de 1 milhão de espectadores: ‘Se eu fosse você’ (3,6 milhões) e ‘Didi – O Caçador de Tesouros’ (1,02 milhão). Ainda desse total, 53 filmes ficaram abaixo de 100 mil espectadores, sendo que 24 não atingiram nem 5 mil (dados do portal Filme B). Portanto, vemos que muitas vezes a bilheteria do cinema nacional fica concentrado na mão de poucos, o que muitas vezes desestimula a produção.

O ano de 2007 começou dia 12/01 para o cinema nacional, com a estreia de ‘O Passageiro – Segredos de Adulto’, novo longa de Flávio R. Tambellini (‘Bufo & Spallanzani’), com Bernardo Marinho, Giulia Gam e Antônio Calloni. O filme traz a história do adolescente Antônio, um rapaz de classe média que não concorda com a riqueza proporciona por seu bai banqueiro. Diante de números tão complicados como os vistos em 2006, Tambellini sem mantêm com os pés no chão: ‘Adoraria que, num cálculo otimista, ele tivesse mais de cem mil espectadores. Mas, se der cem mil, é muito bom.’, diz ele, em entrevista à Folha de São Paulo.


O Passageiro – Segredos de Adulto

Ainda em Janeiro chega às telas o primeiro candidato à sucesso brasileiro do ano, ‘A Grande Família’. Após longa e consolidada carreira na TV, é hora da família comandada por Lineu (Marco Nanini) e Nenê (Marieta Severo), trazer suas histórias para o público das telonas. O lançamento acontece dia 26/01.

E ao longo deste novo ano teremos filmes para todo tipo de público, esteja interessado em dramas, comédias, romances ou ação.

Como grandes blockbusters da temporada podemos apostar em ‘Antonia’, longa de Tata Amaral que já virou seriado na globo (9/2), ‘O Magnata’, de Jhonny Araújo, que traz a história de um garoto de classe média às voltas com sua banda e uma aproximação com a bandidagem . O roteiro do filme é de Chorão (da banda Charlie Brown Jr.) (19/1), ‘Polaroides Urbanas’, primeiro longa de Miguel Falabella, versão cinematográfica para a peça ‘como encher um biquíni selvagem’, com Marilia Pêra, Arlete Salles e Marcos Caruso no elenco (11/04). ‘Cidade dos Homens’ chega com a versão para telona da série de sucesso da Globo, com Douglas Silva e Darlan Cunha no elenco, com direção de Paulo Morelli (31/08).

Os Desafinados

Podemos ainda incluir nesta lista de possíveis sucessos retumbantes o novo longa de Hector Babenco, ‘O Passado’, que traz a história de um homem (Gael Garcia Bernal) que vive os efeitos de uma paixão avassaladora (sem data), ‘Saneamento Básico – O Filme’, que traz Wagner Moura, Camila Pitanga e Fernanda Torres na inusitada história de uma comunidade que está na dúvida entre investir dinheiro no sistema de esgoto ou em um longa-metragem (20/07), e ‘Os Desafinados’, novo trabalho de Walter Lima Jr., com Rodrigo Santoro e Cláudia Abreu (21/09). Colocamos aqui também as obras de diretores que sempre levam grande público ao cinema como Moacyr Góes e seu ‘O Homem que desafiou o Diabo’ e Daniel Filho com ‘O Primo Basílio’ (02/11).


Saneamento Básico – O Filme

Outros diretores também irão buscar espaço para seus longas, como os novos trabalhos de Murilo Salles, ‘História Real’, protagonizado por Leandra Leal, baseado nos textos da escritora Clarah Averbuck. Laís Bodanzky (‘Bicho de Sete Cabeças’), retorna com ‘Chega de Saudade’, sobre a rotina de um salão de baile, com Leonardo Villar, Tonia Carrero e Betty Faria(10/08). Muita polêmica também irá aparecer com o novo longa de Cláudio Assis, ‘Baixio das Bestas’, que já vem dividindo crítica e público pelos festivais onde passa. ‘O Diário de Tati’, de Mauro Lima, traz as história da famosa personagem de Heloísa Perissê para os cinemas (18/04). Ação também é prometida para esta temporada com a estreia de ‘Federal’, com Selton Mello. Selton também aparece no elogiado ‘O Cheiro do Ralo’, de Heitor Dhalia. Domingos de Oliveira, um dos maiores cineastas para tratar sobre o universo feminino retorna com seu ‘Carreiras’, sobre um dia na vida de uma jornalista (16/03). Helvécio Ratton lança seu ‘Batismo de Sangue’, com Caio Blat e Ângelo Antônio (22/06). Maurício de Souza coloca sua turma em mais uma aventura em ‘Turma da Mônica em uma aventura no tempo’ (16/02). Após o sucesso de ‘Benjamin’, Monique Gardenberg retora com ‘Ó Pai, ó’ (30/03) e Zelito Viana traz sua visão sobre Juscelino Kubsticheck com ‘JK, uma bela noite para voar’ (14/09).


Carreiras

Novos diretores também surgem em 2007, como Carlos Cortez, que lança seu elogiado ‘Querô’ (18/04), Phillipe Barcinski tem Rodrigo Santoro e Leonardo Medeiros em seu ‘Não por Acaso, história de um jogador de sinuca e um engenheiro de tráfego. ‘Fim da Linha’ é o trabalho de Gustavo Steinberg com Rubens de Falgo e Maria Padilha. Paulo Sérgio Almeida lança ‘Inesquecível’, com Murilo Benício (08/06) e ainda ‘Tiago da Mata Machado’ chega com seu ‘O Quadrado de Joana’ (sem data).

Segundo Paulo Sérgio Almeida, editor do Filme B, em entrevista à Folha de São Paulo, ‘2007 vai ser o ano que nunca existiu, com grande força dos filmes médios, entre 500 mil e 1 milhão de espectadores’, e que podemos esperar um público ainda maior.

Fato é que lançamentos não irão faltar ao longo do ano. Os filmes citados aqui e vários outros estão prontos para ocupar as telas, e como fruto de um trabalho árduo, sua maior recompensa são salas lotadas, sessões esgotadas. Basta que o público procure aqueles filmes que mais lhe interessem e vá ao cinema sem preconceitos.

Escrito por: Rodrigo Soares

 

Matéria feita por: Renato Marafon, Edson Barros

Celebridades que Faleceram em 2003

 

Celebridades que Faleceram em 2003

O CinePop resolveu homenagear neste especial as grandes personalidades do cinema que nos deixaram em 2003. É a forma que encontramos de dizer MUITO OBRIGADO a todos aqueles que nos emocionaram com sua arte e talento e que não serão esquecidos.


DIRETORES
ELIA KAZAN – diretor polêmico e até mesmo odiado por muitos mas sem dúvida responsável por alguns clássicos incontestáveis. Fez carreira de sucesso também na Broadway. Descobriu grandes talentos do século 20 como Marlon Brando (Sindicato de Ladrões) e James Dean (Vidas Amargas). As inúmeras inimizades se devem ao fato de ter delatado colegas na época do Macarthismo, Muitos destes atores e diretores nunca mais conseguiram emprego em Hollywood. Foi também escritor de 6 romances e uma autobiografia.

JOHN SCHLESINGER – cineasta de notável talento no começo de carreira como Domingo Maldito, O Dia do Gafanhoto e O Mundo Fabuloso de Billy Liar. mas que depois teve uma grande queda na qualidade dos seus filmes . Sua consagração mesmo veio com o Oscar de 1970 pelo filme Perdidos na Noite com dois jovens talentos na época John Voight e Dustin Hoffman. Sua última produção foi a fraquinha comédia Sobrou Pra Você com Madonna.

LENI RIEFENSTAHL – cineasta alemã conhecida mundialmente por sua obra mais polêmica ”O Triunfo da Vontade”, de 1934, filme em que faz propaganda do nazismo e que massifica, juntamente com ”Olímpia”, de 1938, a campanha liderada por Adolph Hitler, que estimulava a defesa e supremacia de uma raça ariana pura e a exclusão e o racismo aos judeus.Buscando tanto no cinema quanto na fotografia a aventura e a beleza física, foi desprezada pelo mundo artístico por seu antigo alinhamento ao ditador alemão. Sai do ostracismo após ter reconhecido seu trabalho como fotógrafa de tribos africanas.
Ainda aos 100 anos, participou de expedições subaquáticas para registrar imagens de tubarões em águas agitadas.


ATORES
KATHARINE HEPBURN – Verdadeira unanimidade na sétima arte, conseguindo enorme sucesso durante toda a sua carreira que durou mais de 60 anos. É a artista que ganhou mais vezes o Oscar de melhor atriz sempre na categoria principal. O primeiro foi por Manhã de Glória e o último por Num Lago Dourado em 1982 ao lado de Henry Honda e Jane Fonda.
Foi indicada nada menos que 12 vezes ao Oscar sendo superada apenas por Meryl Streep. Teve um grande parceiro nos cinemas, Spencer Tracy (e dizem seu grande e único amor), com quem fez 9 filmes. Entre seus grandes e inesquecíveis filmes estão Uma Aventura na África com Humphrey Bogart, De repente, no Último Verão com Montgomery Cliff e Longa Jornada Noite Adentro.


GREGORY PECK – Verdadeira lenda, ganhou apenas um Oscar (foi indicado 4 vezes) mas sempre foi muito premiado e reconhecido pela crítica e pelo público. Seu semblante passava um ar de honestidade notável e isso lhe rendeu papéis onde era de caráter e retidão inabalável. O seu personagem em O Sol é Para Todos (que lhe rendeu a estatueta) foi escolhido, pouco antes de sua morte, pelo American Film Institute como o maior herói da história de cinema (vencendo pesos pesados como James Bond e Indianda Jones). Peck faz o papel do Advogado Titus que defende um negro acusado de um crime numa pequena cidade sulista dos EUA. Teve papéis marcantes como o nazista Josef Mengele em Os Meninos do Brasil, O Capitão Ahab na adaptação do clássico da literatura Mobi Dick . Foi dirigido por grandes diretores entre os quais Alfred Hitchcock no filme Quando Fala o Coração e Elia Kazan com A Luz é Para Todos. Na década de 70 fez o advogado do filme O Cabo do Medo e em 1991 participou do remake do mesmo filme interpretando uma pequena ponta, este foi a seu último papel no cinema.


ALBERTO SORDI – um dos maiores representantes do cinema italiano participou em quase 200 filmes como ator e 20 como diretor. É impossível pensar em comédia italiana sem pensar em Sordi, que conjugava no mesmo personagem drama e comédia de forma comovente. Trabalhou com os grandes diretores italianos como Vittorio de Sica e Federico Fellini. Em sua prolífica filmografia constam do filmes Os Boas Vidas, Os Novos Monstros e História de um Jovem Homem Pobre.

ALAN BATES – primeiro se formou como ator de teatro mas na décadas de 60 a 70 faria grandes sucessos no cinema. O mais famoso foi Zorba, O Grego onde faz um personagem fechado que se refugia numa ilha da Grécia. Também teve sucesso Esse Mundo é dos Loucos (1966), uma comédia inteligente e sensível que aborda a insanidade humana. Manteve-se ativo até quase o fim de sua vida, seus últimos filmes foram Assassinato em Gorford Park de Robert Altman e A Soma de Todos os Medos


CHARLES BRONSON – eterno durão do cinema. Muito calado e sério tanto em seus filmes como na vida real. Fez inúmeras produções muitas delas de baixo orçamento. Devido aos seus traços rústicos era escolhido para fazer o papel de vilão. Começou a sua carreira com o seu nome verdadeiro Charles Buchinsky. Ficou famoso antes na Europa do que nos Estados Unidos. Chegou ao estrelato mesmo com a cine série Desejo de Matar. Mas também atuou em clássicos principalmente nos anos 60. Alguns exemplos são: Sete Homens e Um Destino, Fugindo do Inferno e Os Doze Condenados.

GREGORY HINES – sem dúvida um dos grandes nomes da Broadway e herdeiro da tradição de levar o sapateado para o cinema. Era considerado um dos melhores dançarinos de sua geração. Ficou famoso do grande público ao protagonizar o filme O Sol da Meia-Noite ao lado do também bailarino Mikhail Barishnilov. Chegou a ser comparado a Fred Astaire. Na sua filmografia também se destaca Cotton Club. Um de seus últimos trabalhos foi o chefe de Will da série televisiva Will & Grace.

HUME CRONYN – veterano ator que começou a carreira cinematográfica na década de 40 com ninguém menos que Alfred Hitchcock em A Sombra de uma Dúvida. Tinha 91 anos e as novas gerações o associavam à figura de vovô, como em Coccon e As Filhas de Marvin. Foi casado com Jéssica Tandy (a velhinha de Conduzindo Miss Daisy) depois se separou dela e casou-se novamente com Susan Cooper.

MICHAEL JETER – seu personagem mas conhecido foi o do prisioneiro que tinha um ratinho de estimação no filme com Tom Hanks À Espera de um Milagre. Também esteve em Jurassic Park III e Crime Verdadeiro. Sua formação era em medicina mas largou tudo para abraçar a carreiro de ator. Seu último trabalho foi Polar Express de Robert Zemeckis, Tom Hanks também está no elenco. A produção poderá ser conferida em 2004

 

Feito por: Andrea Don

 

 

Cantoras no Cinema

 

Não é de hoje a discussão acerca da presença de cantoras no cinema. Elas sempre invadem os sets de gravação e exibem a sua capacidade de atuar (ou não) diante das telas.

Algumas conseguiram casar de forma feliz esses dois campos distintos: Cher e Barba Streisand. Outras, amargaram críticas ferrenhas, como Britney Spears, Mariah Carey e Kylie Minogue. Em alguns casos, recebem uma pedrada atrás da outras, porém, não há espaço para desânimo, como o clássico caso Madonna e a ambiciosa Jennifer Lopez. No que tange as medianas Beyonce e Whitney Houston, temos aí um caso neutro: os críticos podem até levantar uma opinião mais relevante, portanto, são casos mornos, não aquecem muito a mídia e não abrem espaços para polêmicas: sorte delas, não?

Faremos aqui um panorama das cantoras acima no cinema.

É óbvio que existem muitos outros casos de cantoras atuando, porém, decidimos realizar um recorte para melhor apresentação de cada caso. Foram selecionadas 10 dessas artistas-celebridades: primeiro, as que se deram bem no quesito bilheteria e crítica, casos raros, como os de Cher e Barba Streisand. Depois, comentaremos o fenômeno pop e auto estima Madonna. Em seguida, as que fizeram pouco, e com esse pouco, desistiram: a australiana Kylie Minogue e a norte americana Sheryl Crown. Logo depois, a talentosa Whitney Houston é analisada juntamente com Beyonce, uma norte-americana de corpo e voz. Próximo ao encerramento do dossiê, temos as coleguinhas Mariah Carey e Jennifer Lopez. Por fim, a cria de Madonna ganha espaço: Britney Spears e sua aparição polêmica nas telas do cinema.

As que se deram bem: Cher e Barbra Streisand

Poucas cantoras conseguiram o devido respeito em suas aparições para o cinema. O primeiro caso, Cher, é uma demonstração de talento em pluralidade artística. Cher começou sua carreira em 1963, integrando ao lado do marido a dupla ‘Sonny & Cher’.

Nos anos 1960, tornou-se um dos ícones femininos máximos da cultura hippie, popularizando modelos de criação própria como a minissaia e a calça boca-de-sino. O que muitos não sabem é que Cher vai além das perucas e do visual excêntrico em seus shows: a cantora já ganhou o Oscar em 1988, pela atuação ao lado de Nicolas Cage em ‘Feitiço da Lua’.

Além disso, marcou com a elogiada personagem de ‘Marcas do Destino’, um drama baseado na história verdadeira de Rocky Dennis, um adolescente que nasceu com uma estranha deformidade no rosto e todos acham que usa uma máscara. Cher é Rusty, a mãe do rapaz. Com a ajuda do amor descompromissado e a inabalável determinação de Rusty, Rocky enfrenta a dor, a solidão e os preconceitos para emergir como um extraordinário jovem que se torna uma inspiração para seus colegas e professores. Pelo papel, Cher foi premiada em Cannes.

Além dessa atuação, temos ainda sucessos como o suspense ‘Sob Suspeita’, ‘As Bruxas de Eastwick’ e o recente ‘Ligado em Você’, dos irmãos Farrellyn. Há outras diversas apresentações de Cher merecedoras de comentários, mas por questões de recorte, não iremos discutir aqui. Após os casos de sucesso, alguma dúvida da presença de Cher entre as que se deram bem?

Acompanhe o caso Barbra Streisand: iniciou sua carreira em 1965 com a peça da Broadway “I can get it for you wholesale”.

Seu primeiro disco, “The Barbra Streisand Album”, foi lançado em 1963 e a premiou com dois Prêmios Grammy. A estreia no cinema foi em 1968, com o musical ‘Funny Girl’, e sua atuação no mesmo lhe rendeu o Oscar de melhor atriz.

Foi indicada também pelo filme ‘Nosso Amor de Ontem’, em 1973. Ela também ganhou o Oscar de melhor canção original pelo filme ‘Nasce uma Estrela’ em 1976.

Streisand é uma das poucas estrelas do show business a conquistar prêmios em diversas áreas da arte – Oscar (cinema), Grammy (música), Tony (teatro) e Emmy (televisão). Ela foi também a primeira mulher a simultaneamente produzir, dirigir, escrever e atuar em um filme (‘Yentl’, de 1983).

Nesse caso, temos uma artista que começou pelo caminho inverso, estabilizou-se como cantora e aportou no cinema tempos depois. Sem dúvida, um caso de sucesso. Destaque para a sua presença em ‘O Principe das Marés’, ao lado de Nick Nolte.

O fenômeno Madonna: sobrou pra você?

Madonna, creio eu, já ganhou status de substantivo. O nome da cantora de longa e respeitada carreira possui toda uma aura, magnetismo e outras coisas ligadas ao sucesso.

Qual seria o motivo? Ou os motivos? Mesmo que tais perguntas sejam envolvidas de tanto mistério, uma coisa é certa. Madonna possui uma elevadíssima auto-estima, e não desiste do cinema por nada.

Mesmo que estacione em alguns momentos, Madonna sempre surge no cinema, nem que seja por uma ponta básica, como aconteceu em ‘007 – O Amanhã Nunca Morre’.

A cantora, que possui uma carreira repleta de polêmicas, teve a maior delas em 1996, com a produção do único filme que lhe rendeu bons resultados críticos, porém, muita controvérsia: ‘Evita’.

A história de Eva Perón (Evita), uma das mais populares primeiras-damas da América Latina de todos os tempos, e idolatrada na Argentina, é narrada em flashback.

Começa mostrando a filha bastarda de um agricultor de um pequeno povoado, barrada no funeral do próprio pai, e que acaba por tornar-se a primeira-dama do seu país. As filmagens de ‘Evita’ foi uma verdadeira odisseia.

Madonna obteve o papel principal depois de escrever uma carta ao diretor Alan Parker, onde o convencia de que ela era perfeita para o papel. Madonna troca de roupa 85 vezes no decorrer do filme, mais do que Elizabeth Taylor em ‘Cleopatra’. Usou 39 chapéus, 45 pares de sapatos e 56 pares de brincos. Ganhou o Globo de ouro por esse filme.

Madonna possui outros filmes em seu currículo: em ‘Sobrou pra Você’, ela e Rupert Everett fazem um casal diferente: ele gay, mas ambos têm um filho e resolvem criá-lo como uma família. Com Lynn Redgrave e Ileana Douglas; Em ‘Procura-se Susan Desesperadamente’, após ler em um anúncio de jornal sobre a busca por uma jovem desaparecida, uma mulher rica, casada e entediada decide se fazer passar por ela, sem saber que correrá perigo de vida. Dirigido por Susan Seidelman (‘Ela é o Diabo’) e com Rosanna Arquette, Aidan Quinn, Will Patton e John Turturro no elenco.

Madonna estrelou muitos outros filmes. Sua presença firme e insistente na sétima arte impulsionaria outras cantoras a investir na carreira, e com isso, temos agora um panorama da presença de Kylie Minogue e Sheryl Crown no cinema.

Rápidas visitantes: Kylie Minogue e Sheryl Crown

As mais inusitadas e rápidas aparições nos cinemas das ditas cantoras. Ótima no que faz, Kylie Minogue resolveu arriscar sua carreira e ganhar uns trocados na adaptação para os cinemas de ‘Street Fighter’, ao lado do então midiático Jean Claude Van Damme.

Resultado: fracasso total do filme e da moça.

A crítica especializada caiu matando na australiana, que só apareceria numa ponta, musical, inclusive, no fabuloso ‘Moulin Rouge – Amor em Vermelho’, dirigido pelo também australiano Baz Lurhmann.

Kylie Minogue iniciou sua carreira artística no início dos anos 80, como atriz. Participou de algumas séries de TV, como ‘The Sullivans’, mas o destaque veio mesmo na pele de Charlene Mitchell, em ‘The Neighbours’, em 1986, o programa de maior audiência, exibido em seu país de origem e na Inglaterra. Por causa da série, Kylie foi convidada para cantar o clássico ‘The Locomotion’ em um show beneficente. A música fez um sucesso estrondoso, liderando as paradas australianas em 1987. Ocasionalmente atriz. Premiadissima no que tange o campo musical, não teve sorte similar com a sétima arte.

Sheryl Crown, famosa não só pela sua carreira de cantora mas também pela sua performance como instrumentista. Além da participação em ‘O Mundo de Andy’, ao lado de Jim Carrey, a cantora também participou de ‘De- Lovely: As vidas e amores de Cole Porter’.

Mulheres de poder: Whitney Houston e Beyonce

Eis aqui duas vozes negras de poder.

A primeira, Whitney Houston, fez grande sucesso nos cinemas após o cultuado ‘O Guarda-Costas’, em um dos filmes mais vistos durante a década de 90. Whitney nunca vendeu tantos CDs (discos?) como naquele período, lembrando que a talentosa cantora amargaria anos de infelicidade e internações devido à dependência causada pelo uso excessivo de drogas.

No filme, Frank Farmer (Kevin Costner), um guarda-costas altamente eficiente e caro, é contratado para proteger Rachel Marron (Whitney Houston), uma grande cantora e atriz, que está recebendo cartas anônimas e ameaçadoras.

Frank é um ex-agente do Serviço Secreto que ainda não se perdoou do sentimento de culpa em relação à sua inabilidade de proteger o presidente Reagan, que quase foi assassinado por John Hinckley. Frank e Rachel se apaixonam mas ele não deixa este amor evoluir, pois quando estão juntos Rachel fica vulnerável. Paralelamente, novos atentados acontecem.

Whitney também protagonizou outros sucessos, como ‘Falando de Amo’r e consequentemente, alguns filmes bem ruins, como o chato ‘Um Anjo em Minha Vida’ (1995), ao lado de Denzel Whassigton, numa história adocicada de amor, nos remetendo ao bacana ‘Resistindo as Tentações’ (2003), com Beyonce. Ambas as histórias trazem música gospel e uma plausível história de amor.

Beyonce é conhecida mundialmente por sua carreira de cantora. Com exceção de ‘A Pantera Cor de Rosa’ (2005), suas aparições foram todas bem comentadas. A cantora, assim como sua colega Christina Aguilera sofrem do mesmo problema: esquecem que só a sua voz (poderosa, por sinal) bastam para fazer sucesso e apelam para performances onde as vezes, somente o corpo fala. São insinuações sexuais desnecessárias. Outro problema dessas garotinhas: elas cantam ou gritam?

Beyonce brilhou de verdade, e até foi indicada ao Globo de Ouro, por sua participação em ‘Dreamgirls – em Busca de um Sonho’: Detroit, década de 60. Curtis Taylor Jr. (Jamie Foxx) é um vendedor de carros, que sonha em deixar seu nome marcado no mundo da música.

Ele deseja abrir sua própria gravadora, mas ainda não tem o formato e o produto certo para vender ao público. Curtis encontra o que procura ao conhecer o grupo The Dreamettes, formado pelas cantoras Deena Jones (Beyoncé Knowles), Lorrell Robinson (Anika Noni Rose) e Effie White (Jennifer Hudson). Elas se apresentam em um show de talentos local, usando perucas baratas e vestidos feitos em casa. Suas vidas mudam quando Curtis, já seu agente, consegue que elas façam o backup do show de James “Thunder” Early (Eddie Murphy), o pioneiro de um novo som em Detroit. Posteriormente o grupo alça vôo solo, mudando de nome para The Dreams. Porém Curtis sabe que para alcançar o sucesso o grupo precisará apostar na beleza provocante e tímida de Deena, mesmo que tenha que deixar de lado a voz potente de Effie.

A hora e a vez de Mariah Carey e Jennifer Lopez: divas?

Mariah Carey é uma das cantoras mais respeitadas do mundo da música. Dona de uma voz poderosa, a cantora emplacou diversos sucessos e prêmios que não cabem nesse artigo. Por isso, iremos nos ater a ‘Glittter’, grande fracasso na carreira da cantora.

O filme auto-biográfico em que Carey estrela, também se tornou um grande fracasso de público e crítica. Carey citou os eventos terroristas de 11 de setembro de 2001 como uma das razões para o fracasso de ambos, álbum e do filme.

A fraca reação do público na estréia do filme também pode ter afetado nas fracas vendas do álbum.

O único hit do álbum foi “Loverboy”, que chegou a segunda posição na lista dos singles mais vendidos da Revista Billboard, graças à uma grande campanha que a nova gravadora de Carey (Virgin Records) fez ao anunciar que o single iria ser vendido por apenas 99 centavos de dólar.

Mas por não ser muito tocada no rádio, a canção caiu rapidamente das dez primeiras posições, chegando ao esquecimento. Outros singles, como “Don’t Stop (Funkin’ 4 Jamaica)”, tiveram boas colocações no Total Request Live (os videoclipes mais pedidos do público) da MTV americana, mais não conseguiram sucesso nem Billboard ou nas rádios.

Mariah apareceria depois em melhor forma no filme Testemunhas contra a máfia, ao lado de Mira Sorvino. No filme, temos a história de Meg, que deseja mudar de vida. Assim, abandona sua cidade e o curso de medicina para viver com a avó doente. Logo que chega, a bela loira começa a trabalhar como garçonete de um restaurante italiano, e lá conhece Raychel (Mariah) e Kate, que se transformam na família que ela nunca teve. Aos poucos Meg vai descobrindo que está na boca do lobo. O restaurante é apenas o ponto de encontro de mafiosos que ganham fortuna traficando drogas. Depois de salvar um dos rapazes do bando e ver outro ser assassinado na sua frente, Meg sabe que perdeu o controle. Agora são os homens de Santalino que ditam seu futuro. Somente algo muito surpreendente poderá salvá-la.

Corajosa a moça, não? Além disso tudo, Mariah apareceria anos antes numa ponta em Procura-se uma Noiva, com Renné Zelweger. Mesmo com aparição rápida, sua personagem ganha até um nome: Ilana. Recentemente, fez uma ponta em Zohan, comédia com Adam Sandler. Basta aguardar os resultados de Tenesee, drama estrelado pela cantora que ainda não chegou por aqui.

O que dizer de Jennifer Lopez? Cantora (dubladora) que deu certo nos Eua. Algo mais? Sim, uma atriz, mesmo que torçam o nariz aqueles mais tradicionais, que sai do mediano e entrega algumas atuações dignas de nota. Com exceção de Waiting for tonight, If you had my love e Jenny from the block, todo resto da obra musical é tão descartável como os copinhos para refrigerante de festas de aniversários.

‘Assalto sobre trilhos’, em 1995 foi o seu grande trunfo. Logo depois, tivemos o divertido e sucesso de bilheteria (não de critica) ‘Anaconda’.

Jennifer Lopez, muito tempo conhecida como a latina gostosona que havia aportado em Hollywood mostra seu poder em ‘Nunca Mais’, um misto de suspense e drama de ranger os dentes: uma dona de casa que apanha do marido acaba se separando dele. Depois de mudar de nome e de visual e se esconder em uma pequena cidade com sua filha o passado volta a aterrorizá-la. Agora ela começa a treinar artes marciais e vai fazer de tudo para que seu marido a deixe em paz, e vai acabar tento que lutar com suas próprias mãos. O final é formulaico mas 95% da narrativa é digna de nota.

Jennifer ainda atuaria com Ralph Fieenes no bacana ‘Encontro de Amor’ (2003), ‘Olhar de Anjo’ (2001), ao lado de Sônia Braga e Jim Caviezel e em outras tantas produções, até aportar como uma lésbica no péssimo ‘Contrato de Risco’ (2004), atuando com Ben Aflleck, seu então marido.

Em ‘Contato de Risco’ (Gigli), uma irreverente comédia romântica de Martin Brest (Scent of a Woman, Midnight Run), Larry Gigli (Ben Affleck), um pequeno mafioso que recebe a arriscada missão de seqüestrar Brian (Justin Bartha), o irmão mais novo de um poderoso procurador federal que sofre de distúrbios psicológicos, para ajudar a salvar um mandachuva do crime de ir para prisão. Escondendo-se em seu apartamento de um quarto com Brian, Gigli fica surpreso quando Ricki (Jennifer Lopez), uma belíssima e determinada aliada dos fora da lei enviada para ajudá-lo já que o chefão mentor da trama acha que ele corre o risco de estragar seus planos.

Ano passado, Jennifer Lopez apareceu no ótimo, porém quase desconhecido, ‘Cidade do Silêncio’. O filme trata sobre uma repórter de Chicago que vai para a cidade mexicana de Juarez, fronteira com os Estados Unidos. Ela quer investigar intrigantes assassinatos envolvendo jovens funcionárias de uma fábrica. Ao se aprofundar no caso , ela eventualmente conquista a confiança dos habitantes, mas também pode acabar se tornando mais uma das vítimas. atriz e cantora Jennifer Lopez recebeu o prêmio da Anistia Internacional por ter produzido e atuado no filme. O prêmio, chamado “Artistas pela Anistia”, foi entregue pelo Primeiro Ministro de Timor Leste, Jose Ramos-Horta.

Todos os olhares estão em mim, como em um Circo: o caso Britney Spears

Uma das celebridades mais controversas da atual música americana, Britney Spears também investiu no cinema.

Apesar dos rumores de sua participação em S’ex and the City 2 – O Filme’, Britney esta mesmo preocupada com sua carreira de cantora (dubladora), que alcançou o fundo do poço entre 2007-2008 e agora apresenta sinais de revigoração. Independente disso tudo, eis uma pergunta que não quer falar: a desculpa anterior para o uso de tanto playback era a performance frenética da cantora.

E agora, em que suas performances são nada mais que andar pelo palco de um lado para o outro, jogando os cabelos? Falta de talento? Novo estilo? It´s Britney, bitch !

Em 2002 a mocinha apareceu em ‘Crossroads – Amigas para Sempre’, um filme que apesar de criticas e das indicações ao Framboesa de Ouro, consegue ser melhor que qualquer outra bobagem sobre adolescentes produzidas pelos norte americanos: O filme é estrelado por Britney Spears, no papel de Lucy.

No filme, Lucy, Kit (Zoë Saldaña) e Mimi (Taryn Manning) são três amigas de infância que ficaram 8 anos afastadas umas das outras e se reencontraram recentemente. Elas planejam realizar uma viagem pelo sul dos Estados Unidos até chegar a Califórnia, onde esperam reencontrar a antiga amizade e experimentar novas experiências. Com os mais diversos sonhos em mente mas pouco dinheiro, elas acabam pegando carona com o misterioso Ben (Anson Mount), amigo de Mimi, para realizar a tão sonhada viagem.

Matéria por:

Leonardo Campos Cerqueira
Graduando em Letras Vernáculas com Habilitação em Língua Estrangeira – Inglês – UFBA

Bret Easton Ellis e seus livros polêmicos

 


Bret Easton Ellis é um dos mais polêmicos escritores da atualidade. Seus livros são grotescos, violentos, repulsivos, mas ótimos!
Ellis já teve três de seus livros levados à telona.

O primeiro foi “Abaixo de Zero” (com Robert Downey Jr., que eu adoro) – que eu não assisti… fico devendo essa – o segundo foi “Psicopata Americano” – um dos meus filmes preferidos – e acaba de estrear nos EUA a mais nova adaptação de um livro seu, “The Rules Of Attraction” ( o trailer está disponível no site) – dirigido por Roger Avary, que junto com Quentin Tarantino escreveu o roteiro de “Pulp Fiction” e dirigiu “Parceiros do Crime”.

Eu admito que nunca tinha ouvido falar de Bret Easton Ellis antes de assistir “Psicopata Americano“, mas depois de assistir o filme comprei não só esse livro, como também o mais recente dele, chamado “Glamorama” e virei fãnzoca do cara.

Sobre “Psicopata Americano” – filme e livro: O filme, dirigido por Mary Harron (que antes havia dirigido “Um Tiro Para Andy Warhol“) é excelente e conta com a interpretação estonteante de Christian Bale.

O filme é excelente desde a primeira cena, com o yuppie Patrick Bateman (Christian Bale) fazendo uma detalhada descrição dos produtos de beleza masculinos que ele usa (surreal!). “Psicopata Americano” é um filme excepcional. Passado na década de 80, o filme conta a história do yuppie Patrick Bateman que é bonito, rico, tem uma noiva perfeita mas se sente entediado com a vida e mata pessoas por puro prazer, em alguns casos, ele chega até mesmo a cometer atos de canibalismo com as suas vítimas, tudo embalado a sucessos da década, como Whitney Houston por exemplo.

O filme é forte, e portanto comprei o livro já sabendo o que me esperava. Li o livro em 3 dias e em alguns momentos tive vontade de jogá-lo na parede, tanta foi a repulsa que me causou. Bret Easton Ellis consegue ocupar 3 a 4 páginas descrevendo rituais grotescos de Patrick Bateman, e tudo cheio de detalhes no mínimo asquerosos. Fiquei pensando, que tipo de pessoa consegue descrever tão detalhadamente situações tão repulsivas como as desse livro? Cheguei a conclusão de que é necessário muito talento ou então uma pitadinha de uma personalidade psicótica – fico com a primeira opção – Ellis escreve pra chocar, é essa a intenção, nada é sem querer, é tudo proposital, e a isso se deve seu sucesso. Apesar de me sentir mal com certas passagens do livro senti uma enorme vontade de lê-lo até o final.

Visto o filme e lido o livro me fica a impressão de que o filme é o melhor dos dois; a diretora Mary Harron entrou no mundo de Bret Easton e tirou o melhor dele o que resultou em um ótimo filme (que se fosse dirigido por uma pessoa menos capacitada seria trash). *uma curiosidade sobre o filme: antes de Christian Bale ser escalado para o papel principal o nome de Leonardo di Caprio foi cogitado.

Glamorama – o livro: depois de “Psicopata Americano” fiquei com certas reservas com relação a “Glamorama“, mas ao contrário do primeiro, esse livro prendeu a minha atenção desde o começo e eu não o li; eu comi o livro.”Glamorama” começa como um retrato dos bastidores do mundinho fashion de Nova York, mas lá pela metade do livro acontece uma reviravolta e a história fica com cara de Bret Easton Ellis. Coisas extramente bizarras (e outras tantas grotescas) acontecem e a todo momento é possível imaginar a história de “Glamorama” como sendo um filme. Ellis escreve pra cinema, a sua narrativa é cinematográfica e é por isso que eu cito esse livro aqui. Tenho a impressão que este é mais um livro de Bret Easton que vai virar filme (e eu espero que sim).

Regras da Atração” – esse é o mais novo filme baseado em um livro de Bret Easton Ellis (ainda não existe previsão de estreia no Brasil). O filme estreou nos EUA no dia 11 de outubro. Quando eu li a respeito desse filme fiquei muito interessada, mas quando vi que o personagem principal seria interpretado por James Van Der Beek (do seriado Dawson´s Creek) fiquei com o pé atrás, já imaginei que vinha por aí uma adaptação de Ellis pra teenagers (o que seria péssimo), mas me parece que não é bem isso. James Van Der Beek interpreta nesse filme o irmão mais novo de Patrick Bateman ( do “Psicopata Americano“), então entendo o porque de um elenco jovem – o próprio livro pede isso.

Regras da Atração” é dirigido por Roger Avary e como eu gosto do diretor acredito que o filme deva ser bom. Mais uma vez teremos um filme cheio de personagens que causam repulsa, que não sentem remorso das maldades que fazem e seguem pela vida sem se importar com mais ninguém a não ser consigo mesmo. Resta saber se James Van Der Beek dá conta do recado e consegue tornar crível um personagem completamente diferente do tonto Dawson (Sean Bateman – o nome do personagem é esse – é um traficante, personagem oposto ao que estamos acostumados a vê-lo fazer).

Concluindo; pra quem gosta de histórias violentas e amorais Bret Easton Ellis pode ser uma boa pedida. Recomendo com veemência “Psicopata Americano” (o filme) e “Glamorama” (o livro). ….até eu fiquei com vontade… vou amanhã mesmo procurar “Abaixo de Zero” na locadora.

Feito por: Juliana de Paula

 

 

100 Filmes Mais Lucrativos da História do Cinema

 

 

Você sabe qual é o filme que mais arrecadou dinheiro da história do cinema? E quais são os 100 filmes? Não? Então o Cinepop mostra para vocês a lista dos 100 filmes mais lucrativos.

Na lista abaixo vocês irão conferir os 100 filmes que mais arracadaram dinheiro nos cinemas norte-americanos. É uma lista e tanto…

Começando pelo imbatível ‘Titanic’, que faturou US$ 600 Milhões, acompanhado pelo recente mega-hit ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas’, e passando por franquias eternas do cinema.

Confira abaixo e divirta-se com as surpresas:

Pos. Título Bilheteria EUA Ano
1 Titanic $600,788,188 1997
2 Batman – O Cavaleiro das Trevas $533,199,658 2008
3 Star Wars $460,998,007 1977
4 Shrek 2 $441,226,247 2004
5 E.T.: O Extra-Terrestre $435,110,554 1982^
6 Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma $431,088,301 1999
7 Piratas do Caribe: O Baú da Morte $423,315,812 2006
8 Homem-Aranha $403,706,375 2002
9 Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith $380,270,577 2005
10 O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei $377,027,325 2003
11 Homem-Aranha 2 $373,585,825 2004
12 A Paixão do Cristo $370,782,930 2004^
13 Jurassic Park $357,067,947 1993
14 O Senhor dos Anéis: As Duas Torres $341,786,758 2002^
15 Procurando Nemo $339,714,978 2003
16 Homem-Aranha 3 $336,530,303 2007
17 Forrest Gump $329,694,499 1994
18 O Rei Leão $328,541,776 1994^
19 Shrek Terceiro $322,719,944 2007
20 Transformers $319,246,193 2007
21 Homem de Ferro $318,006,770 2008
22 Harry Potter e a Pedra Filosofal $317,575,550 2001
23 Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal $316,202,690 2008
24 O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel $314,776,170 2001^
25 Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones $310,676,740 2002^
26 Piratas do Caribe: No Fim do Mundo $309,420,425 2007
27 Retorno de Jedi $309,306,177 1983^
28 Independence Day $306,169,268 1996
29 Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra $305,413,918 2003
30 O Sexto Sentido $293,506,292 1999
31 Harry Potter e a Ordem da Fênix $292,004,738 2007
32 As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas $291,710,957 2005
33 O Império Contra-Ataca $290,475,067 1980^
34 Harry Potter e o Cálice de Fogo $290,013,036 2005
35 Esqueceram de Mim $285,761,243 1990
36 Matrix Reloaded $281,576,461 2003
37 Entrando Numa Fria Maior Ainda $279,261,160 2004
38 Shrek $267,665,011 2001
39 Harry Potter e a Câmara Secreta $261,988,482 2002
40 Os Incríveis $261,441,092 2004
41 O Grinch $260,044,825 2000
42 Tubarão $260,000,000 1975
43 Eu Sou a Lenda $256,393,010 2007
44 Monstros S.A. $255,873,250 2001
45 Batman $251,188,924 1989
46 Uma Noite no Museu $250,863,268 2006
47 Homens de Preto $250,690,539 1997
48 Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban $249,541,069 2004
49 Toy Story 2 $245,852,179 1999^
50 Carros $244,082,982 2006
51 Todo Poderoso $242,829,261 2003
52 Indiana Jones e Caçadores da Arca Perdida $242,374,454 1981^
53 Twister $241,721,524 1996
54 Casamento Grego $241,438,208 2002
55 GhostBusters – Os Caça Fantasmas $238,632,124 1984^
56 Um Tira da Pesada $234,760,478 1984
57 X-Men: O Confronto Final $234,362,462 2006
58 Guerra dos Mundos $234,280,354 2005
59 Náufrago $233,632,142 2000
60 O Exorcista $232,671,011 1973^
61 Jurassic Park 2: O Mundo Perdido $229,086,679 1997
62 Sinais $227,966,634 2002
63 Hancock $227,946,274 2008
64 O Ultimato Bourne $227,471,070 2007
65 A Hora do Rush 2 $226,164,286 2001
66 Lenda do Tesouro Perdido – O Livro dos Segredos $219,964,115 2007
67 Wall-E $219,398,090 2008
68 Uma Babá Quase Perfeita $219,195,243 1993
69 King Kong $218,080,025 2005
70 Ghost – Do outro lado da Vida $217,631,306 1990
71 O Código Da Vinci $217,536,138 2006
72 Aladdin $217,350,219 1992
73 Alvin e os Esquilos $217,326,974 2007
74 O Resgate do Soldado Ryan $216,540,909 1998
75 Missão: Impossível II $215,409,889 2000
76 X-Men 2 $214,949,694 2003
77 Kung Fu Panda $214,227,690 2008
78 Austin Powers e o Membro de Ouro $213,307,889 2002
79 300 $210,614,939 2007
80 De Volta para o Futuro $210,609,762 1985
81 Penetras Bom de Bico $209,255,921 2005
82 A Fantástica Fábrica de Chocolate $206,459,076 2005
83 Ratattouille $206,445,654 2007
84 Austin Powers – O Agente “Bond” Cama $206,040,086 1999
85 Batman Begins $205,343,774 2005
86 O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final $204,843,345 1991
87 O Retorno da Múmia $202,019,785 2001
88 Armageddon $201,578,182 1998
89 Superman – O Retorno $200,081,192 2006
90 E O Vento Levou… $198,676,459 1939^
91 Pearl Harbor $198,542,554 2001
92 Happy Feet: O Pingüim $198,000,317 2006
93 Indiana Jones e a Última Cruzada $197,171,806 1989
94 A Era do Gelo 2 $195,330,621 2006
95 Madagascar $193,595,521 2005
96 Toy Story $191,796,233 1995^
97 Homens de Preto 2 $190,418,803 2002
98 Crepúsculo $190,000,000 2008
99 Grease – Nos Tempos da Brilhantina $188,389,888 1978^
100 Gladiador $187,705,427 2000