Quando Rosamund Pike recebeu o Globo de Ouro por sua atuação em ‘Eu Me Importo‘, ela brincou durante o discurso ao dizer:
“Talvez eu só deva agradecer ao falido sistema jurídico da América por tornar possível fazer histórias como esta.”
A declaração fez muitos espectadores se perguntarem se o longa dirigido por J. Blakeson foi baseado em acontecimentos reais…
Na trama, uma cuidadora de idosos aplica golpes em seus clientes com o objetivo de se apossar de seus bens materiais enquanto eles apodrecem em ‘casas de repouso’ com a justificativa de que não são capazes de cuidar de si mesmos.
O mais chocante é que a história mostra como médicos, juízes e instituições renomadas contribuem com a prática da fraude, transformando toda a situação em um negócio bastante lucrativo.
Mas será que isso acontece mesmo na vida real?
Durante uma entrevista para a Harper’s Bazaar,Blakeson contou que começou a pesquisar sobre o assunto quando seus amigos comentaram sobre um noticiário em que cuidadores foram presos depois de aplicarem golpes.
“O conceito do filme começou quando fiquei sabendo de histórias de guardiões legais que eram predadores na vida real. Eles manipulam o sistema e exploram suas proteções, eu fiquei horrorizado com o quão astutas são essas pessoas.”
Ele acrescentou que fez uma longa pesquisa antes de escrever o roteiro e ficou espantado com a quantidade de casos parecidos com o do filme.
“Eu fui até a toca do coelho chamada Google e li muitas notícias sobre o assunto. Fiquei horrorizado com as coisas terríveis que tantos deles estavam fazendo – especialmente considerando que a maioria de suas ações tiveram sucesso por meio de brechas legais. Minha pesquisa me levou a explorar temas de ambição, o sonho americano e humanos tratados como mercadorias, então eu tive um estalo e comecei a escrever o roteiro.”
Depois de se meter com uma idosa (Diane Wiest) ligada à máfia russa, a protagonista Marla Grayson (Pike) acaba enfrentando criminosos enviados pelo filho dela, Roman Lunyov (Peter Dinklage).
Blakesson contou que Grayson e Lunyov são personagens fictícios, mas baseados em reportagens relacionadas ao esquema fraudulento.
Uma dessas reportagens contava o caso de April Parks, cuidador que foi condenado em 2019 por mais de 100 acusações de familiares de idosos, incluindo os crimes de furto, extorsão, maus-tratos e exploração de seus clientes.
Já a personagem de Wiest foi criada como uma forma de dar justiça às vítimas, mesmo que de forma violenta.
“É uma ficção, não faço apologia à criminalidade, mas eu sabia que o público ia vibrar quando Marla se deparasse com alguém que lhe faria se arrepender de todas as suas atitudes. Foi assim que nasceu Jennifer Peterson (Wiest).”
Por incrível que pareça, o Conselho Nacional do Envelhecimento dos EUA registrou que um em cada 10 americanos com mais de 60 anos sofre algum tipo de abuso e apenas um em 15 casos tem coragem de fazer denúncias.
Em 2018, o Comitê de Envelhecimento do Senado convocou a reforma do sistema de tutela nos Estados Unidos após o surgimento de casos preocupantes sobre idosos em tutela abusiva.
Através de um comunicado, a senadora do Maine, Susan Collins, disse que:
“Estima-se que 1,3 milhão de adultos estão sob os cuidados de tutores familiares ou profissionais que controlam aproximadamente US$ 50 bilhões de seus ativos. A tutela é uma relação legal criada por um tribunal que visa proteger aqueles que perderam a capacidade de cuidarem de si mesmos. No entanto, descobrimos que, em muitos casos, o sistema carece de proteções básicas, deixando os americanos mais vulneráveis sob risco de exploração.”
Lembrando que o filme já se tornou um dos títulos favoritos dos assinantes da plataforma.
Marla Grayson (Pike) é uma renomada guardiã legal que gosta de ficar com pessoas idosas e ricas. Às custas da última, ela leva uma confortável vida de luxo. Quando ela pensa ter encontrado uma nova vítima perfeita, descobre que a mesma guarda segredos perigosos. Com base nisso, Marla vai ter que usar toda sua astúcia se quiser continuar viva.
Hoje, ‘Liga da Justiça‘ de Zack Snyder teve mais um trailer divulgado. O vídeo promocional foi centrado em torno do Batman.
Com a nova prévia sendo lançada duas semanas antes do filme chegar à HBO Max, agora haverá uma série de materiais promocionais semelhantes centrados em todos os seis personagens principais do filme.
Zack Snyder respondeu a perguntas sobre Vero, e revelou que o filme terá mais cinco trailers divulgados, centrados em cada um dos personagens principais.
Ou seja: Superman, Mulher-Maravilha, Aquaman, The Flash e Ciborgue ganharão seus próprios trailers nos próximos dias.
Assista ao trailer do Batman:
Além disso, foi confirmado que a nova versão da adaptação será dividida em seis partes.
Cada parte do evento de 4h de duração vai receber títulos diferenciados, como ‘Não conte com isso, Batman’, ‘A era dos heróis’, ‘Amada mãe, amado filho’, ‘Máquina de mudanças’, ‘Todos os cavalos do rei’ e ‘Algo mais sombrio’.
Vale reforçar que o filme não será lançado em episódios, e a divisão é apenas uma estratégia estilística como em alguns filmes do Tarantino, por exemplo.
Anteriormente, o diretorZack Snyder confirmou que está nos estágios finais de ‘Justice League: Justice Is Grey Edition‘, a versão em preto e branco do filme.
“Eu gostaria de fazer um filme em preto e branco em algum momento. Estamos terminando agora a versão em preto e branco da Liga da Justiça, e é chamada de Justice Is Grey Edition. É assim que eu chamo. Liga da Justiça: Edição da Justiça é Cinza. Não é preto e branco como dizem (risos). Mas esse é o nome da versão em preto e branco.”, disse Snyder ao I Minutemen .
Confira o novo cartaz:
Snyder descreveu o que agora é chamado de Justice Is Grey Edition como a “maior experiência da Liga da Justiça” e a “versão ideal do filme” porque o famoso Snyder Cut foi editado em preto e branco.
“Minha versão ideal do filme é a versão IMAX em preto e branco do filme. Isso, para mim, é a experiência mais centrada no fã, mais pura e mais da Liga da Justiça. Porque foi assim que vivi com o filme por dois anos, em preto e branco.”, disse Snyder em uma entrevista de novembro para o The Film Junkee .
Lembrando que o filme será lançado no Brasil em VOD no dia 18 de Março, e terá 4 horas de duração.
“Na ‘Liga da Justiça‘ de Zack Snyder, determinado a garantir que o sacrifício final do Superman (Henry Cavill) não fosse em vão, Bruce Wayne (Ben Affleck) alinha forças com Diana Prince (Gal Gadot) com planos de recrutar uma equipe de metahumanos para proteger o mundo de uma ameaça iminente de proporções catastróficas. A tarefa é mais difícil do que Bruce imaginou, já que cada um dos recrutas deve enfrentar os demônios de seus próprios passados para transcender o que os impediu, permitindo que se unissem e, por fim, formassem uma liga de heróis sem precedentes. Agora unidos, Batman (Affleck), Mulher Maravilha (Gadot), Aquaman (Jason Momoa), Cyborg (Ray Fisher) e The Flash (Ezra Miller) podem ser tarde demais para salvar o planeta de Steppenwolf, DeSaad e Darkseid e suas terríveis intenções . ”.
O terror trash ‘Z Dead End‘ ganhou o primeiro trailer, onde literalmente mostra milhares de zumbis caindo do céu.
Vai ser preciso mais do que guarda-chuvas para nos salvar desse clima…
Confira o trailer:
O longa é dirigido por Robert Resto.
Uma Xerife (Felissa Rose), com a ajuda de outros sobreviventes estranhos, deve lutar pela sobrevivência quando sua cidade é invadida por corpos caindo do céu. Ninguém sabe como os zumbis chegaram. De onde eles vieram e o que eles estão fazendo aqui? A verdadeira questão é: eles sobreviverão à chuva dos mortos?
O elenco ainda conta com Robert LaSardo, George Lazenby, Robert Mukes, Brinke Stevens, Dave Sheridane Shawn C. Phillips.
O terror, que foi fundado através de uma campanha bem-sucedida no Indiegogo, ainda não possui previsão de lançamento.
De acordo com o jornalista Daniel Richtman, cujas informações sobre os bastidores da Marvel tem sido bastante precisas, Tom Holland está em negociações para participar da sequência ‘Venom: Tempo de Carnificina‘.
Apesar de não ter sido confirmado, a informação faz sentido, considerando que os fãs têm especulado sobre a introdução do amigão da vizinhança na franquia do anti-herói desde que o acordo previamente rompido com a Disney foi renovado com novas cláusulas. Será que o Venom será apresentado oficialmente ao Universo da Marvel?
Por enquanto, trate a informação apenas como um rumor.
Recentemente, um habilidoso fã desenvolveu um incrível e aterrorizante trailer que traz o Homem-Aranha deTom Holland enfrentando o vilão vivido por Woody Harrelson.
O material traz uma bela edição, que une cenas dos filmes do Teioso, com algumas tomadas do primeiro ‘Venom’.
Confira o impressionante resultado:
Lembrando que a estreia de ‘Venom: Tempo de Carnificina‘ acontece em 24 de junho de 2021, oito meses depois da data original (02 de outubro de 2020).
Confira o teaser nacional:
A sequência trará de volta Tom Hardy e Michelle Williams como Brock/Venom e Anne Weying, respectivamente. Woody Harrelson irá retornar como Carnificina, enquanto Naomie Harris viverá a vilã Shriek.
Introduzida em 1993 nos quadrinhos, Shriek é a amante de Carnificina e é descrita como uma supervilã insana com habilidades psíquicas e poderes de manipulação de sons que a transformam na nêmese de qualquer simbionte. Ela apareceu primeiro como uma das pacientes no Instituto Mental de Ravencroft, sendo libertada por Carnificina durante a própria fuga.
Após o fim de ‘Vingadores: Ultimato’, a volta de Steve Rogers ao passado gerou muitas perguntas entre os fãs, imaginando se uma nova linha temporal teria sido criada por causa de sua viagem.
Os irmãos Russo confirmaram o fato de Steve voltar e viver com Peggy Carter criou uma nova linha do tempo.
E os roteiristas Stephen McFeely e Christopher Markus disseram que ele esteve na principal linha do tempo do MCU o tempo todo e que também é o pai dos filhos de Peggy.
“A maneira que isso funcionaria é que quando o Capitão América voltar, ele criaria uma realidade ramificada”, disse Joe a Fox 5 DC. “Agora ele existiria naquela realidade com um segundo Capitão América que estava congelado no gelo.”
Anthony adicionou:
“Peggy entendeu que ele estava morto naquele momento na história porque Steve voltou a um ponto em que ninguém sabia que ele ainda estava vivo, hibernando no gelo.”
Markus e McFeely já foram questionados sobre essa questão, dizendo o final foi idealizado para ser aberto a interpretações, até que um filme ou série forneça uma reposta definitiva.
As gravações da vindoura série do MCU, ‘Ms. Marvel’, seguem a plenos pulmões e parte dos seus episódios já estão em estágio avançado de produção.
E por meio de sua conta oficial do Instagram, o diretor Adil El Arbi compartilhou uma nova imagem dos bastidores, anunciando que está em sua última semana de filmagens.
O cineasta, ao lado de seu parceiro de trabalho Bilall Fallah, ficou responsável pela direção de alguns dos episódios de ‘Ms. Marvel’.
Atriz Laurel Marsden também foi escalada para a produção.
Marsen, conhecida por sua performance na série ‘Survive’, dará vida a Zoe Zimmer, personagem que apareceu ainda no começo das histórias em quadrinhos e foi uma das valentonas que maltrataram Kamala Khan (Iman Vellani) na escola. Eventualmente, as duas se aproximam e desenvolvem respeito mútuo que beira a amizade.
Confira o primeiro vídeo de bastidores da produção abaixo:
Para quem não conhece, Kamala Khan é uma adolescente paquistanesa-americana nascida em Jersey City, fã de super-heróis, em especial da ‘Capitã Marvel‘.
Ela é atingida pela névoa Terrigen, responsável pela criação dos Inumanos. Quando acorda com superpoderes, decide ser uma heroína como sua ídola e adota o antigo codinome da Capitã, Miss Marvel.
Obaid-Chinoy é mais conhecida por ser uma vencedora de dois Oscar pelos curtas documentários ‘Saving Face‘ (2012) e ‘Uma Garota no Rio‘ (2015). Já Menon possui em seu currículo uma série de créditos na TV, como ‘The Walking Dead‘, ‘O Justiceiro‘, além da série ‘Titãs‘, do Universo DC.
Os primeiros episódios de ‘WandaVision‘ exploraram o casal vivido por Elizabeth Olsen e Paul Bettany através de sitcoms que reproduziam a década de 1950.
O trabalho de representação foi tão bem feito, que deixou muitos fãs impressionados com a fidelidade ao visual da época.
Durante uma entrevista para a Elle Magazine, a equipe responsável por compor o cabelo e a maquiagem dos personagens explicou como foi esse processo.
“Eu costumava assistir muitos desses programas com a minha mãe depois da escola, então eu sou meio que uma especialista”, disse Tricia Sawyer, a chefe do departamento de maquiagem. “Mas não foi nada fácil reproduzir essa sensação de antiguidade. Foi um trabalho muito bem elaborado entre figurinistas, maquiadores, operadores de câmera e a equipe de efeitos visuais. Se você errar em um simples detalhe, os personagens ficam parecendo bonecos de cera ou muito artificiais.”
Karen Bartek, chefe do departamento de cabelo, acrescentou:
“Acho que todo protagonista tinha perucas dos anos 50 aos anos 80. Nós realmente não podíamos trabalhar com o cabelo de verdade dos atores porque levaria muito tempo para mudar de um penteado para o outro e não ficava muito legal nas filmagens. Se precisássemos fazer tomadas de épocas diferentes em um dia, isso não funcionaria. Quando começamos a produzir as perucas, foi muito mais fácil.
Ela continuou:
“Os estilos eram tão diferentes de época para época, que foi divertido relembrar como era a moda há algumas décadas atrás. A única coisa difícil nessa parte das perucas foi manter as cores de cabelo sempre iguais, mas conseguimos reproduzir o tom que os personagens apresentam nos filmes do MCU.”
Lembrando que o nono e último episódio vai ao ar no dia 05 de março.
Segundo o The Illuminerdi, a Marvel Studios parece estar se preparando para a introdução dos ‘X-Men‘ no MCU, já que um novo relatório indica que a reinicialização da icônica franquia está atualmente em desenvolvimento.
O projeto está sendo desenvolvido com o título ‘The Mutants‘ (Os Mutantes).
Desde que a Marvel Studios assumiu o controle das franquias ‘X-Men‘ e ‘Quarteto Fantástico‘ em 2019, os fãs estavam se perguntam quando os ‘X-Men‘ seriam incorporados ao MCU .
Em entrevista ao Screen Rant, Kevin Feige foi perguntado sobre a aguardada introdução dos X-Men no Universo da Marvel. Apesar de não ter se esquivado do assunto, o produtor confirmou que estão acontecendo “longas discussões” sobre a entrada dos mutantes no MCU.
“Vocês sabem o quanto eu amo os X-Men. Não posso dizer nada antes de anunciarmos oficialmente, mas, fiquem tranquilos, estamos tendo longas discussões sobre isso.”
Recentemente, o roteirista David Hayter, responsável por ‘X-Men’ 1 e 2, foi questionado se já havia pensado em uma história caso fosse chamado para escrever os novos filmes dos mutantes para o MCU.
Em resposta, ele fez mistério, mas deixou bem claro que adoraria ser contratado para o cargo.
“Se eu tivesse pensado, não poderia dizer, porque não valeria mais à pena fazer. Mas se me chamassem [para escrever o roteiro], é claro que eu toparia.”
No entanto, é difícil imaginar que a Marvel queira repetir a fórmula dos filmes anteriores, e Hayter foi bem realista ao dizer:
“Quero dizer, seria incrível, mas não espero que isso aconteça. Se eu fosse Kevin Feige, eu diria: ‘Precisamos de novas vozes, novas ideias, e novos rostos.’ Acredito que eles querem se afastar das versões dirigidas por Bryan Singer por vários motivos. Mas se eles me perguntarem, eu já deixei claro para Kevin que posso trabalhar em qualquer produção da Marvel. Eu ficaria feliz em fazer isso pelo resto da minha vida.”
Lançado em 2000, o 1º filme dos ‘X-Men‘ revolucionou as adaptações de quadrinhos para o cinema e serviu de inspiração para diversas produções de sucesso, como o MCU.
Orçado em US$ 75 milhões, a adaptação dirigida por Bryan Singer foi um sucesso de crítica e público, arrecadando US$ 296 milhões pelo mundo, além de acumular 81% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Ao todo, a franquia principal também conta com ‘X-Men 2′, ‘X-Men: O Confronto Final’, ‘X-Men: Primeira Classe’, ‘X-Men: Dias de um Futuro Esquecido’, ‘X-Men: Apocalipse’ e ‘X-Men: Fênix Negra’.
Há 21 anos, o primeiro filme dos X-Men chegava aos cinemas para causar uma verdadeira revolução no mundo do entretenimento.
Tudo começou no já longínquo ano de 2000 quando um diretor ainda novato chamado ‘Bryan Singer’ foi escalado para trazer à telona um dos grupos de super-heróis mais famosos dos quadrinhos: os X-Men. Mesmo quem não leu os gibis deve ter se familiarizado com os personagens graças ao excelente desenho animado da década de 90 que fez muito sucesso na televisão brasileira e retratou a “Era Jim Lee” dos mutantes. Eu sou um grande fã dosX-Men e acompanhei justamente esta era fantástica deles nos quadrinhos e na TV.
Apesar dos personagens serem propriedade da Marvel, os direitos para seus filmes estão com a Fox. Nesses anos desde que debutaram no cinema, existiram altos e baixos. Ainda assim, diferente do que fez com outros heróis cujos direitos detém (como oQuarteto Fantástico, por exemplo), a Fox não decepcionou e no geral os filmes doX-Men mantiveram uma boa qualidade e alcançaram o sucesso de bilheteria que garantiu sua continuidade. Os últimos, inclusive, foram sucesso de crítica e público imensos.
Como estamos falando do “universo X-Men”, é bom deixar claro que farão parte da lista todos os filmes que foram estrelados por mutantes e não só os do grupo principal, ou seja, foram incluídos os filmes solo do ‘Wolverine’ e ‘Deadpool’. Contando com o último filme, isto nos dá um total de 14 longas para serem ranqueados. Sem mais delongas, vamos à lista! Por favor compartilhe a sua opinião e o seu ranking pessoal na seção de comentários!
Apesar de não fazer parte do cânone oficial, decidimos adicionar o filme na lista. Adiado diversas vezes, o longa chegou datado.
Dividido em basicamente três partes, “Novos Mutantes” tem seu pior momento nos 20 minutos iniciais. Atuações ruins e fora de tom, correria ao apresentar os personagens e um clima de mistério que não engana ninguém. O meio do filme é sua melhor parte. Com uma vibe Clube dos Cinco, é o momento que realmente passamos a nos importar com algumas das histórias, os relacionamentos entre os mutantes, sua visão do mundo e que entendemos as dores de cada um dos cinco jovens aos lidar com seus poderes. Já os 20 minutos finais trazem o esperado de qualquer filme de ação e que o último trailer, lançado na San Diego Comic-Con, revela quase por completo.
Aliás, “Novos Mutantes” está muito mais para uma “Malhação” com poderes especiais do que para a ideia de filme de terror, que o primeiro trailer e o diretorJosh Boone venderam. Não há nada de terror. Não há sustos e sempre que o filme ameaça mostrar algo mais pesado, rapidamente a cena acaba. A cena do Mancha Solar na piscina e da Lupina com uma ilusão no chuveiro são clichês, mas tinham muito potencial de realmente trazer algo mais forte e impactante. Tudo fica pelo caminho.
Não há dúvidas de que um dos maiores responsáveis pelo sucesso dos filmes dos X-Men foi o Wolverine interpretado porHugh Jackman. Sendo assim, e considerando também todo o legado do personagem nos quadrinhos, nada mais natural do que ele ganhar seu filme solo. Após a primeira trilogia do grupo de mutantes, foi a vez de Wolverine brilhar em carreira solo. A expectativa era enorme, principalmente pela questão da história de origem que traria as “garras de osso” e pela oportunidade de vermos um “Dentes-de-Sabre”, um dos maiores vilões dele nos quadrinhos, feito da forma correta. No entanto, o resultado final foi muito decepcionante, principalmente no terceiro ato que ficou marcado pela transformação de Deadpool em um misto de “Baraka” e “Ciclope” com a boca costurada. Nem mesmo as aparições de Gambit e de umCiclopeadolescente ajudaram a diminuir o estrago. Para completar a bagunça, o filme vazou meses antes de ter seus efeitos finalizados e uma versão com efeitos toscos e fios aparecendo foi assistida por muitos, o que acabou piorando a recepção.
Já na cena pós-créditos do filme anterior ficou claro que o próximo filme dosX-Men iria explorar um dos vilões mais famosos dos quadrinhos:Apocalipse. A expectativa era enorme, mas logo depois dos primeiros trailers algumas pessoas já começaram a torcer o nariz para o que parecia ser uma tradução muito literal do gibi. Na minha opinião, o filme inseriu esse “mutante Deus” no universo dos X-Men da melhor forma possível, mas infelizmente isso não quer dizer que o filme seja perfeito. Muito pelo contrário. Um mutante que é praticamente um Deus, com poucas expressões humanas e poderes ilimitados, dificilmente causará uma empatia com o público. Considerando tudo isso, até que Bryan Singer conseguiu superar minhas expectativas e dar alguns traços humanos ao vilão, mas suas motivações e personalidade ainda continuaram esvaziadas e genéricas. Outro problema enfrentado pelo filme é ter que lidar com muitas novidades ao mesmo tempo. As “estreias” de mutantes nesta linha de tempo são numerosas e infelizmente não há tempo de desenvolver todos da forma necessária. Personagens interessantes como Tempestade, Psylocke e Anjo tem pouquíssimas falas e são relegados a capangas acéfalos. O excesso de conteúdo também retirou tempo para a evolução de relacionamentos pré-existentes como o de Xavier com Magneto e dos dois com a Mística. Problemas à parte, é inegável o fato deste filme ser o mais ambicioso da franquia em termos de escala e de cenas de ação. E, neste quesito, o filme não decepciona. Temos batalhas épicas individuais e grupais que elevam alguns desses mutantes ao status de deuses e um desfecho que irá arrancar gritos dos mais empolgados e deixar os fãs com água na boca. Tanto que, quando os créditos rolaram, eu pensei: “espere, eu quero ver esse filme aí!”. No final das contas, para mim ficou a lição de que nem tudo que dá certo nos quadrinhos necessariamente irá funcionar também no cinema. Eu só espero que o pessoal da Marvel também tenha visto isso e nos poupe de cometer os mesmos erros com a próxima saga da “Guerra Infinita” que está sendo preparada e que trará outro “supervilão” com Thanos.
‘Fênix Negra‘ é um filme que adapta uma das maiores e mais importantes – senão A Mais Importante – saga dos X-Men nos quadrinhos. E como adaptação, não dá para cobrar algo que não seja minimante grandioso ou impactante. Apesar de Sophie Turner se esforçar para entregar uma boa Jean Grey, o arco dramático da personagem simplesmente não funciona e tudo parece superficial. A história é séria, mas por não ser mais aprofundada, acaba sendo direcionada para um segundo ato bastante arrastado. Sem contar que os vilões não ajudam a criar um contraponto interessante. Nem mesmo a presença da incrível Jessica Chastain é capaz de trazer algo de interessante. E desperdiçar uma atriz do seu calibre em um papel genérico desses é um pecado enorme.
‘X-Men: Fênix Negra‘ é um filme cansativo que tem a responsabilidade de encerrar uma franquia cheia de altos e baixos. Com jeitão de filme de domingo, o longa é bem intencionado, mas não passa disso. Uma produção de potencial desperdiçado, que não fossem os problemas de bastidores, talvez conseguisse um trabalho mais inovador ou marcante.
O fato do segundo filme solo do Wolverine ter sido bem melhor do que o primeiro não diz muita coisa e a verdade é que a Fox ainda está nos devendo um filme digno do talento de Hugh Jackman e da importância do personagem. A ideia de usar a história deLogan no Japão foi bem interessante, mas a execução dela foi fraca. Mais uma vez se perdeu a oportunidade de explorar mais a fundo os conflitos psicológicos de Logan e o roteiro nos deu um vilão clichê, isso sem falar da atrocidade de transformar o “Samurai de Prata” em um robô. Hugh Jackman já disse que o próximo filme solo de Wolverine será seu último na pele do mutante canadense e estou torcendo para que ela possa se despedir de forma magistral.
Na era dos reboots e remakes – a famosa reciclagem de histórias – não é de se admirar que alguém poderia surgir com a ideia de reeditar o próprio filme para transforma-lo em algo apropriado, em tese, para os pais assistirem com seus filhos mais novos – estes os quais não possuem idade suficiente para o original. Era Uma Vez um Deadpool traz essa premissa em sua base e como diz a própria sinopse, “(…) volta aos cinemas em sua versão conto de fadas (…) o público de quase todas as idades poderá desfrutar o Mercenário Boca Suja repaginado através do prisma da inocência infantil.” Se você, caro telespectador, está esperando uma história com diferentes inserts, cenas novas e situações não vistas anteriormente, meu conselho é nem comparecer ao cinema. O longa-metragem em questão é exatamente o mesmo filme que teve estreia no mês de maio só que alguns cortes, uns dois momentos inseridos e é, claro, toda a narração de Wade Wilson (Ryan Reynolds) dos acontecimentos para Fred Savage (The Wonder Years). No geral, Era Uma Vez um Deadpool seria melhor se tivesse sido lançado em home vídeo invés de nos cinemas. É, de fato, uma reedição do longa-metragem original, com alguns poucos cortes aqui e ali, umas poucas cenas preguiçosamente colocadas que ganha seu público muito mais pelas cenas pós-créditos, em especial, a homenagem ao mestre Stan Lee. No final só fica a sensação de que a história de Wade Wilson não funciona quando censurada.
Após ter alcançado enorme sucesso dirigindo os dois primeiros filmes dos X-Men e ter elevado seu nome ao status de um dos diretores mais promissores do cinema, Bryan Singer decidiu “mudar de lado” e foi comandar o novo filme do Superman. Desta forma, a Fox o substituiu por Brett Ratner e seguiu em frente com sua franquia de mutantes. O terceiro filme da série veio e, para a tristeza de muitos, foi muito inferior aos dois primeiros. Apesar de contar com os mesmos atores principais já apresentados antes e com algumas adições interessantes (como a Kitty Pride de Ellen Page), o filme padeceu de uma trama muita rasa e genérica e que significou um retrocesso para os filmes de super-heróis em geral com sua pegada excessivamente leve. A forma como foi tratada a “Saga da Fênix” também não agradou os fãs, tanto que o penúltimo filme dos X-Men aproveitou o conceito de viagem no tempo para apagar este terrível erro do passado da franquia.
Para entender a importância deste filme é preciso voltar a um tempo onde os filmes de super-heróis ainda eram tratados como entretenimento bobo e juvenil. Seguindo o embalo do excelente “Blade”, de 1998, que marcou o ressurgimento dos heróis da Marvel nos cinemas, o diretor Bryan Singer conseguiu superar a enorme desconfiança sobre o projeto e nos presentear com uma versão realista desse universo que revolucionou a forma de se fazer filmes do gênero e formou a base para esta franquia de sucesso. A própria escalação de Hugh Jackman para o papel de Wolverine foi algo polêmico devido à clara diferença de estatura entre ele e o personagem nos quadrinhos, mas nos primeiros segundos em cena o ator australiano conquistou os fãs e provou que Singer estava certo. Claro que existem defeitos no filme, como por exemplo a transformação de “Dentes-de-Sabre” em um monstro acéfalo e sem nenhuma relação com Wolverine, mas sem dúvidas os pontos positivos se sobressaem e o resultado é um filme que soube explorar bem o tema de discriminação e que se mantém atual até hoje.
Quem conhece o personagem Deadpool nos quadrinhos sabe que a sua versão que foi retratada no primeiro filme solo do Wolverine é totalmente absurda e ofensiva aos fãs. O único acerto foi escalar Ryan Reynolds para o papel, uma vez que ele sempre confessou ser fã do personagem. Porém, após aquele desastre, foram preciso anos de insistência e muito trabalho da parte dele e do diretor Tim Miller para convencer a Fox a fazer um filme solo do mercenário falastrão. Felizmente para nós, o filme foi feito com a devida censura de 18 anos e pudemos ver na telona o verdadeiro Deadpool que conversa com o espectador e o quão criminoso foi “costurar sua boca” no filme de 2009. O filme fez tanto sucesso que parece ter disparado uma onda de “filmes de super-heróis para adultos” com essa classificação prometida para o próximo filme do Wolverine e uma “versão adulta” do recente “Batman vs Superman”. A parte do humor e da ação são representados de forma perfeita e este filme só não está mais acima na lista devido à sua trama genérica que acabou cedendo a muitos clichês do gênero tão criticados em muitas falas do protagonista.
Dois anos depois do lançamento de ‘Deadpool’, eis que a sequência chega aos cinemas com um orçamento muito mais robusto (especula-se que na casa dos US$ 120 milhões), e sem medo de arriscar. A brilhante dupla de roteiristas Rhett Reese e Paul Wernick (‘Zumbilândia’) conseguiu pegar tudo que funcionou no primeiro filme e repetir em uma dose ainda maior: piadas de cunho sexual, metalinguagem abusiva, linguagem nerd e referências a milhares de outros produtos pop – passando pelo tenebroso ‘Lanterna Verde‘, os filmes da franquia ‘X-Men‘, as produções da Marvel Studios e até o obscuro Universo Cinematográfico da DC. Irreverência é a palavra da ordem aqui. Todos os possíveis rumos que você acredita que o roteiro possa tomar, ele vai totalmente ao contrário entregando um filme repleto de reviravoltas chocantes, e algumas até dramáticas e mortais. Se você nunca imaginou chorar em um filme do Deadpool, você definitivamente pode se surpreender. ‘Deadpool 2’ consegue a difícil proeza de ser ainda melhor que o filme original. Apesar de se levar um pouco mais a sério, o filme não perde seu característico humor irreverente e usa seu orçamento maior para adicionar mais ação, efeitos especiais, explosões e participações de outrosX-Men – afinal, agora sobrou uma graninha para pagar o cachê do resto dos alunos do Professor X.
Depois da fraca recepção de ‘X-Men: O Confronto Final‘, ficou claro que osX-Men precisavam se reinventar e foi exatamente isso que aconteceu com este filme de 2011. O roteiro é muito bem escrito e, além de desenvolver bem os personagens, ele insere de forma muito inteligente a temática mutante em um dos incidentes mais tensos da guerra fria: a crise dos mísseis em Cuba. Mesmo um excelente roteiro não poderia obter sucesso sem bons atores para trazê-lo à vida e podemos dizer que o filme é extremamente afortunado neste quesito. Se aproveitando bem da ousadia de atores promissores e em ascensão (algo que parece ser uma das marcas dos filmes da equipe mutante, como diziamHalle Berry eHugh Jackman), os produtores e o diretor conseguiram montar um elenco de luxo. Quem não ficaria empolgado para assistir a um filme que reúneJames McAvoy, Michael Fassbender e Jennifer Lawrence? Com este elenco estelar e uma direção excepcional deMatthew Vaughn, realmente eu colocaria esta película no hall dos filmes de super-heróis que transcendem este universo e conseguem agradar a um público mais tradicional, assim como a trilogia do Cavaleiro das Trevas de Nolan.
Depois do inesperado sucesso da estreia dos mutantes no cinema, era só uma questão de tempo até que tivéssemos uma continuação. A diferença é que a cobrança e a expectativa eram bem maiores, mas Bryan Singer não decepcionou e conseguiu entregar um filme bem superior e que desenvolveu de forma ainda melhor seus personagens. Ele fez isso se aprofundando na questão da intolerância ao “fenômeno mutante” e no impacto que isso teria no governo e na sociedade. Além disso, ele elevou o nível das cenas de ação e nos mostrou o quão intenso poderia ser um filme de super-heróis em uma época ainda anterior aos filmes de Nolan e do universo cinematográfico da Marvel. Para fechar o pacote, ainda tivemos um excelente gancho para a ‘Saga da Fênix Negra” que prometia muitas emoções. Infelizmente, “tiraram o doce da nossa boca” no filme seguinte, mas como esse erro já foi “apagado” ainda há esperança de vermos essa saga aparecer nas telonas da forma que merece.
Aproveitando uma saga famosa dos quadrinhos, “Dias de um Futuro Esquecido”, surgiu a ideia de juntar as “duas fases” dos X-Men nas telonas. Mesmo modificando a história original dos quadrinhos, isto é feito de forma inteligente para adequar ao que já havia sido feito no cinema nos filmes anteriores. Ainda assim, alguns acontecimentos são ignorados, principalmente do fiasco ‘X-Men: O Confronto Final’, mas isso não prejudicou em nada a experiência, muito pelo contrário, serviu para dar novo sopro de vida à franquia nos cinemas. Além da união de atores da primeira trilogia e de Primeira Classe para formar os protagonistas, temos participações especiais de praticamente todos os atores dos filmes da franquia. É preciso destacar a forma magistral como o diretor conseguiu homenagear o elenco antigo e criar uma consistência de todo o legado já estabelecido anteriormente. Mais uma vez, os atores de Primeira Classe roubam a cena e esbanjam talento, com destaque para James MacAvoy e Jennifer Lawrence. Isso sem falar da fantástica cena doMercúrioque, por si só, já valeria o ingresso, ou da aguardada aparição das sentinelas. Em minha modesta opinião, não há dúvidas que este foi o ponto mais alto dos mutantes no cinema que aperfeiçoou a fórmula definida antes e nos deu um dos melhores filmes de super-heróis recentes.
‘Logan‘ é ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas‘ da franquia ‘X-Men‘, um filme sério, brutal e dramático – que deixa o “fator” super-herói de lado para mostrar o lado humano desses personagens… A alta classificação indicativa (17 anos) dá liberdade para que o diretorJames Mangold adicione cenas de violência extremas das quais os fãs dos quadrinhos estavam ávidos para conferir nos cinemas desde que Hugh Jackman deu vida ao personagem pela primeira vez. As cenas de violência são gráficas e podemos ver Wolvie destruindo o crânio e a jugular de seus inimigos enquanto o sangue jorra para todos os lados – algo NUNCA visto antes nos filmes dos mutantes. É o fim de uma era, e isso fica bastante explícito no derradeiro capítulo final da trilogia Wolverine. Em sua despedida, Jackman nos brinda com o melhor filme do personagem e o melhor da franquia ‘X-Men’.
Em um conversa “despretensiosa” entre a conta oficial do filme e a conta oficial do Twitter, a rede social “confirmou” o retorno dos dois ‘Homens-Aranhas‘ anteriores. Será brincadeira ou marketing?
“Escrevendo biografias hoje, quem quer?” escreveu a conta oficial do @Twitter.
“O que você tem para mim?”, perguntou a conta oficial do Homem-Aranha no Twitter.
Depois de uma brincadeira em suas redes sociais na noite de ontem em que postaram possíveis títulos do filme, como Phone Home e Home-Wrecker,Tom Holland, Zendaya e Jacob Batalon finalmente divulgam o título oficial da sequência.
Espera-se que o filme siga a nova batalha de Peter Parker após ter sido desmascarado publicamente por J. Jonah Jameson no final do ‘Homem-Aranha: Longe de Casa‘.
Amy Pascal atuará como produtora da sequência ao lado deFeige, representando a Sony e aMarvel, respectivamente.